China: as dicas dos leitores

Xangai, China

Os queridos Mirella e Kiko do Mikix, que estão morando em Brisbane, na Austrália, estavam com uma escapada marcada para o Japão. Nesse momento de incertezas quanto à real extensão da contaminação radioativa, porém, resolveram mudar os planos, e estão indo para a China.

E pedem opiniões e sugestões:

Nosso roteiro será : Pequim, Xi’An e Xangai. Teremos 11 dias inteiros, que dividirei 5 + 2 + 4 respectivamente (pitacos são aceitos aqui também) eheheh…

Pesquisei o seguinte até o momento sobre os hotéis (nosso orçamento é US150 – US220 por dia):

– Pequim: Hotel G – a preocupação aqui é o barulho!!!

– Muralha: estou empolgada em fazer o passeio Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk com o Beijing Hikers… alguma dica contra?

– Xi’An: acabei reservando o flat Citadines: super review no TripAdvisor e preço quase inacreditável.

– Xangai: estou vendo as dicas da Tofu na China… mas ainda estou em dúvida sobre a localização.

Sei que está tudo desparceirado, mas como o tempo está curtíssimo para organizar essa viagem, ajudas são mais que bem-vindas!!!

A Tati Akamime, do Por aí, já respondeu com um link para o seu post de planejamento para Xi’an, e sugerindo que em Xangai os Mikix fiquem no bairro French Concession.

E você? Tem dicas de Pequim, Muralha da China, Xi’an e Xangai pra Mirella? Contaí, pufavô!

126 comentários

Claudio,
Estive algumas vezes na China, mas nao conheco nem Xian e nem Luyong. Eh sua primeira vez na China ? Se for aproveite para explorar bem Beijing e Shanghai, lembre-se do jetlag na hora da programacao. Nas oportunidades que estive em Beijing contratei os servicos de Interprete (Mandarin-Ingles) e Motorista com o Anton, o cara eh muito gente fina, tem mestrado em historia chinesa e faz a maior questao de mostrar e explicar as coisas. Sendo que acabei fazendo amizade com ele e conhecendo sua familia, sempre que vou la contrato os servicos dele, o preco eh muito bom. Outro detalhe, se voce comprar as passagens na china eh bem mais barato.

Pessoal, gostaria de mais uma ajuda…

Comprei o guia da China da Folha de São Paulo e lá vi fotos de um lugar fantástico e que não vi citado em pacotes ou nas principais dicas de turismo da China, mas achei sensacional que são as cavernas de Logmen.
Procurei então na internet e vi fotos e videos que mostram que deve ser sensacional.
Verifiquei que o lugar fica a 2h de vôo de Shangai então para vaibilizar isso eu teria que diminuir o tempo em algum lugar.

Estou então considerando a possibilidade de tirar um pouco de Xian e um pouco de Xangai. Aí vai minha dúvida :

Estava programando fazer um vôo Pequim-Xian que chega em Xian às 12:25 , ficaria em Xian o dia seguinte inteiro e depois iria num voo Xian- Xangai que sairia às 10:00. Para poder ir às cavernas Logmen, mudaria os planos, passando a ir embora de Xian no segundo dia mesmo à tarde ou à noite.

A pergunta é como chego `as 12:25 em Xian com a tarde deste mesmo dia e a manhã do dia seguinte consigo visitar os guerreiros de terracota e pontos de mais interesse em Xian ?

Qual seria o meu horário mínimo de saída de Xian no dia seguinte para não ser uma correria imensa( quanto antes eu chegar em Xangai melhor, mas não quero também desperdiçar a ida a Xian)

Não gosto muito de correria, mas o que vi sobre estas cavernas realmente me atraíram muito.

E… se alguém aqui já foi às tais cavernas : alguma dica de hotel em Luoyang que seria a cidade próxima onde fica o aeroporto.

É viável ir de Xian direto para Luoyang ?

Desde já agradeço a ajuda.

Um abraço a todos.

    Oi Claudio,
    Estou preparando um post sobre Xian agora…
    Enfim, fiquei na cidade exatamente um dia, mas num esquema diferente do seu. Se nada atrasar, de repente até rola você ir no mesmo dia da sua chegada ao museu do Terracota (fecha as 6pm) e 3-4 horas é mais que suficiente para conhecer tudo (a não ser que você seja vidrado em história e coisa do tipo… mas mesmo assim).
    Tem que considerar o trânsito que é caotico e a distância (cerca de 1 hora da cidade ao museu).
    A noite você pode dar um rolezinho pelo centrinho e curtir o mercado arabe.
    No outro dia não perca o passeio de bicicleta pela muralha, foi o que mais gostei… 🙂
    Qualquer coisa estou por aqui ou lá no blog (mikix.com)

    Ah sim… não tem como você mudar sua passagem para chegar a noite e partir de manhã (passand 2 noites na cidade)?
    Acho que seria mais fácil de esquematizar seu dia….

    O problema é que, para isso ou teria que antecipar a ida para a noite anterior, tirando tempo de Pequim onde já acho estou com pouco tempo , ou empurrar a ida para a noite seguinte e aí,acabaria tirando tempo de Xangai que é meu destino posterior . Nesta opção a idéia foi realmente sacrificar a estada em Xian, aproveitando a segunda noite que seria em Xian, já dando uma curtida na noite de Xangai.

    Obrigado e um abraço…
    ( se tiver mais alguma dica agradeço…)

Obrigado mais uma vez a todos !

Miriam, na verdade vou de milhagem apenas até a Rússia pois minha milhagem só dá até a Europa. Vou então comprar passagem de vôo da Rússia para a China. Aliás, já estou naquele stress de tentar as passagens por milha smiles. Ano passado fui para a Turquia e Alemanha e tinha milhas, mas não consegui usar por falta de vagas em datas compatíveis. Espero que agora consiga. O problema do trem normalmente é carregar a bagagem. Já passei uns sufocos na Europa por conta disso : trem cheio e com pouco espaço para bagagens.Ao mesmo tempo já fiz viagens super agradáveis, onde comemorei a escolha pelo trem.Alguém sabe sobre como é isso nos trens lá e na Rússia também ?

Mais uma vez , obrigado !

    Eu sugiro que voce pergunte para a Tati Akamine ela me deu ótimas dicas. Saiba que os voos internos da China só permitem despachar uma mala de vinte quilos, passou tem que pagar excesso de bagagem e é caro. Eu fiz um trecho que passou tres quilos e me obrigaram pagar, pedimos para relevar mas o cara não quis saber. Sugiro que voce considere a possibilidade de fazer China por excursão contratada no Brasil. O trecho Pequim-Xian-Shangai eu fiz desta forma e foi bem proveitoso. Excelentes hotéis 5 estrelas, ótimas guias que além das informações turisticas foram narrando diversos aspectos do modo de vida deles, forma de pensamento, costumes, etc, e despacham as nossas malas sem que paguemos os excessos de peso!!!

Claudio,
Para Xian fomos de Air China e pagamos aproximadamente AUD$365 por pessoa. Air China faz parte da Star Alliance, dessa forma não confunda com a China Airlines, ok? 🙂
Pelo que li, as pessoas que vão de tre optam pelo horário noturno, para ganhar tempo e não gastar com uma noite extra de hotel. Então paisagem e vista acho que não estaria no seu itinerario. Mas pesquise melhor no tripavisor, tem baste dicas por lá. Pra mim não funcionaria passar a noite no trem e no mesmo dias fazer Terracota + cidade + dormir e depois no outro dia pegar um voo para Xangai 🙂 … como nosso orçamento estava “tranquilo” optamos pelo luxo de ir de avião.
Quanto aos hoteis, gostei de todos. O Hotel G em Pequim é sensacional, o Citadines em Xia é ok e meio sem carater (mas pelo preço … valeu!) e em Xangai fiquei no Donghu e gostei (mas peguei um dos quartos com mobilia coloniais – deluxe com varandah).
O HOtel G realmente não é ali no buxixo, mas isso não me incomodou, taxi é barato e metro ficava a uns 7 quarteirões. Eu não trocaria e se um dia voltar a Pequim ficarei lá novamente.
O Citadines tem uma ótima localização. E o Donghu em Xangai fica na French Concession, eu gostei muito, mas acho que tentaria numa outra ocasião ficar no bairro Xiatiandi.

Mirella e Roberto, muito obrigado pelas dicas.

Mirella,pode me ajudar masi um pouco ?
Por qual cia aérea vocÊ foi para Xian ? Quanto tempo de vôo e custo ?
Ainda não tive tempo de pesquisar mas deve ser possível ir de trem, não ? Será que vale à pena ( em termos de custo e de visual) ?
Vi algumas dúvidas suas em relação a hotéis… gostou dos que ficou ?
Em termos de localização mudou de idéia em relação aos melhores lugares para se hospedar?

Roberto, pelo menos no hotel, conseguiu se comunicar em inglês com facilidade ? Tive uma experiência em Budapeste não muito boa : a atendente do hotel falava um inglês péssimo e era de uma antipatia enorme , dificultando bastante o atendimento. Passou po isso lá ?
Recomenda hotéis ou localização em Moscou e St. Pet.?

Desde já agradeço muito a ambos.
Um grande abraço,
Cláudio.

Cláudio, em 2010 eu fiz a Transiberiana (de St. Petersburgo até Pequim) em cerca de 45 dias. Só posso dizer uma coisa para quem pergunta quanto tempo aqui ou acolá: sempre faltará tempo.
Mas, para mim, o mínimo dos mínimos são 7 dias em Pequim, 5 dias em Moscou e 4 em St. Pet.
Outra coisa: o turismo na Rússia não é aquela barbada da Europa. Alguém que fale inglês é raro (alemão as vezes funciona melhor!) até mesmo em metrópoles como Moscou ou S. Pet. Tu vais achar que todos eles estão sempre te xingando, mas depois notarás que isso é com tudo mundo. hehehe… Mas, claro que vale a pena!
Dá uma olhada no site https://www.waytorussia.net pra ter dicas da sobre a Rússia.

Olá Amigos viajantes !:

Estou planejando uma viagem para Russia e China em setembro, com minha esposa e estes comentários estão me ajudando muito a começar meu planejamento.

Gostaria de algumas opiniões de vocês :

a) Quantos dias consideram razoáveis , em cada cidade ,para se aproveitar : Pequim , Xian e Xangai ?
Obvio que isso depende do roteiro e visitas a se fazer, mas na opinião de vocês, se tivessem fazendo agora uma programação, quanto dias ficariam em cada cidade?

b) Fora estas 3 cidades, consideram que há algo imperdível nas cercanias e que deveríamos fazer um esforço para visitar ?

c) Ouvi falar das 3 gargantas, como uma grande atração, o qua acham ?

d) Tenho milhagem para a Europa e então vou usar para ir para a Russia,onde estou pensando em visitar Moscou e St Petesburgo de lá penso em pegar um voo para a China. Alguma dica em relação à isso ? Como terei que voltar para a Russia em função da milhagem, alguma dica de trajeto melhor entre Russia-China-Russia ?

e) Aproveitando : quanto dias consideram razoavel para Moscou e São Petesburgo?

Desde já agradeço muito aos amigos deste excelente Blog.

Conheço alguns lugares e vou tentar também dar minhas opiniões por aqui.Ano passado estive na Turquia e Alemanha e vou ver se entro lá para dar meus pitacos….

Um grande abraço,
Cláudio.

    Eu só posso falar da China, acabei de voltar de Pequim, Xian e Xangai e fiz o seguinte:
    5 dias em Pequim, 1 dia inteiro em Xian (os translados de avião eu fiz um dia antes e um dia depois) e 3 em Xangai. Outros dois dias foram usados para translado a Xian e meio dia eu aproveitei nas cidades de Pequim e Xangai… deu para entender? 🙂
    (esse meu comentário explica melhor o roteiro: https://www.viajenaviagem.com/2011/04/china-pra-mirella/comment-page-1/#comment-127536 ).
    Pequim tem mais coisas para se fazer que Xangai, mas se quiser fazer dois dias de passeio pelos lagos e canais das cidades vizinhas de Xangai, é melhor reservar mais dias. Pra ser sincera, eu visitei Suzhou e não gostei… estava imaginando a calmaria na terra e nunca vi tanta gente junta em um jardim… sei lá! Mas a experiência de ter usado o trem bala foi bacana 😉
    Comecei a escrever sobre nossa viagen nesse link aqui: https://mikix.com/?cat=128 , mas sou meio demorada e um dia eu chego lá!
    Pequim eu ADOREI e 5 dias e meio dá para fazer tudo com calma e sem correria… Xian deixou um pouquinho a desejar, mas não perca o passeio de bicicleta sob o muro da cidade e chegue CEDO no Terracota, 8h30am já estavamos comprando nossoa ingressos e foi a melhor coisa que fizemos, depois aquilo fica lotado… Xangai é super moderna e ocidentalizada.
    Para ir a Xian tem a opção do trem noturno e avião. Nós optamos pelo avião… mas fica aí a dica se estiver querendo economizar.
    Precisando de qualquer coisa, estou por aí.

    Claudio,

    Acabo de chegar de viagem à Tailandia e China. Na China fiquei 22 dias e fui à varias cidades todas de aviao. Sinceramente, trechos que der para ir de trem se viavel eu escolheria esta opcao. O unico voo que saiu no horario foi Guangzhou-Pequim, todos os outros atrasaram de uma hora a uma hora e meia. E me disseram que os atrasos sao normais!!!
    Somando o tempo para fazer check out, deslocamento ate o aeroporto que nunca e inferior a uma hora, tempo que tem que chegar antes do voo, tempo que perde apos mais chegada no novo hotel, vai-se o dia todo. Com o trem vc economizara um tempo precioso.
    Eu adorei Xian e ficaria dois dias inteiros por la. Se vcs gostam de massagem, fizemos uma massagem la maravilhosa, a melhor de toda a viagem. Denominada foot massage, abrange bracos, pernas, pes, costas e rosto, e deliciosa e vc sai de la novinho. Eu gostei tanto que pedi o cartao deles, so que esta quase tudo em chines. Chama-se Caijizuyu – Caiji Lavipeditum Centre e tem dois numeros no cartao 87621188 e 13991326977 acho que um deve ser o telefone ahahah.

    Fomos para Chengdu e adoramos a cidade, onde entre outros visitamos o Centro de Reproducao dos Pandas e assistimos a um showzinho local a Ópera de Sichuan (que não é ópera).

    Eu vi que vc vai de milhas. Mas gostaria de deixar registrado que seguindo dicas do pessoal aqui do VnV fui de Emirates e amei. O aviao e bem confortavel e contribui para nao chegar tao cansado. Tem ate chuveiro no aeroporto em Dubai e muita gente toma uma ducha! Daí, para aproveitar, fiquei tres dias na volta em hotel na Marina e foi demais. Mar lindo e delicioso, agua transparente, ótima temperatura, comida deliciosa, achei que fechamos a viagem com chave de ouro, afinal, gostamos de uma praia né?

    Cláudio, eu acho que o que a Mirella fez foi um roteiro com boa distribuição do tempo: 5 dias em Pequim, 1 em Xi’an, 3 em Xangai. Se tiver mais tempo / dinheiro, dá pra ficar mais dias em qualquer uma dessas cidades. Eu escolheria ficar mais dias primeiro em Xangai, pra poder visitar alguma cidade vizinha como Hangzhou ou Suzhou, ou mesmo ir a Qibao, que ainda é dentro de Xangai. Em Xi’an, quando eu fui, fiquei 4 noites e achei que foi de bom tamanho, deu pra ver outras escavações arqueológicas mais antigas e mais novas além dos guerreiros famosos, mas pra ver os guerreiros de Terracotta e andar de bicicleta na muralha é suficiente (e andar de Tandem, bicicleta pra 2 na muralha é imperdível pra um casal). Beijing é a cidade que menos conheço (só fui uma vez, 3 noites), mas lá é cheio de lugares famosos que dispensam apresentação.
    Eu ainda não fui ver as 3 gargantas, mas tenho vontade de fazer um cruzeiro pelo rio Yangzé (e acho que é uma maneira mais fácil de achar serviços em inglês e comida ocidental). Já li muitos comentários dizendo que lá é um lugar mais valorizado do que deveria, mas como ainda não fui, não posso afirmar nada.
    Fora isso, o passeio pela China costuma incluir Hong Kong (mas se for fazer no meio do percurso e reentrar na China precisa de visto de mais de 1 entrada). Eu gosto mais de Macau do que de Hong Kong, na verdade, e acho muito interessante pra quem é brasileiro (ou qualquer outro lugar falante de português) dar uma passadinha lá.
    As viagens entre as cidades eu faria de avião porque são bem distantes. Se for entre cidades próximas, como Xangai a Suzhou/Hangzhou o trem é ótimo, mas uma viagem noturna de Pequim a Xangai numa soft bed é quase o mesmo preço e vc ainda vai ter que dividir a cabine com mais 2 estranhos (as cabines são todas pra 4 pessoas). Pra ver como são os trens na China: https://www.seat61.com, lá tem onde achar os horários, durações e preços dos trens internos na China, acho que lá até tem relatos do trecho Rússia-China via transiberiana.
    Pra comprar as passagens de avião internas na China eu procuro no https://english.ctrip.com. Em geral tem voos da China Eastern ou China Southern, só evitaria a Hainan Airlines porque ela teve uns escândalos com piloto voando com menos horas de voo do que o requerido pela lei.
    A viagem do Brasil para a China de avião é extremamente cansativa (a não ser que você não vá de econômica), fora isso você vai ter que se adaptar ao fuso que é de 10h-11h de diferença. Eu gosto de parar no meio do caminho e descansar 1 ou 2 dias, acho que na Rússia seria ótimo. Eu faria o passeio completo da Rússia na ida, mas deixaria 1 ou 2 dias lá na volta também, pra visitar alguma coisa que ficou faltando, revisitar algum lugar bom e descansar. O caminho da China para o Brasil é menos cansativo do que o Brasil-China porque você viaja ganhando horas no fuso (pelo menos me sinto assim toda vez).
    Se precisar de alguma outra dica, deixa um comentário por aqui!
    P.S. Beijo, Miriam, que bom que você gostou das dicas!

Riq e pessoal,
A China é excepcional… estamos ADORANDO nosso passeio por aqui.
Já passamos por Pequim e Xian, e agora estamos desbravando Xangai.
Pequim impressiona com toda sua história, a cidade proibida é enorme e linda, a praça celestial (até parece celestial mesmo eheheeh)… o palacio de verão é perfeito e tantas outras coisas. Até a opera de pequin eu gostei! (e olha que não é mole não… pois aquele miado cantado cansa um pouco, mas o colorido e a delicadeza deixa a gente fascinado! Será que isso vai ser o futuro da Brodway 🙂 ).
Xian deixou um pouco a desejar… muito turistica, sabe?! O museu de Terracota é bem bacana, mas falta ficar pertinho dos guerreiros, só ve-los de longe deixa a gente chateado. O passeio de bicicleta pela muralha de Xian é uma delicia…
Xangai, já está deixando uma belíssima impressão nesse meio dia que passamos por aqui, e olha que só vimos um pouquinho da French Concession e Xitiandi… amanhã será dia do deslumbramento com os bairros Bund e Pudong! Depois vou contar tudo com calma.
Mas deixo aqui registrado que esse “comunismo chines” está dando muito certo mesmo (palavras do Kiko)… o país está bombando!
Só passei por aqui para agradecer de coração todos que deixaram dicas para que minha viagem ficasse ainda mais especial!
Beijo made in china para todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito