Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.


airbnb

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:


madri31

630 comentários

BOM PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO BLOG , MUITAS DICAS BACANAS PARA UMA OTIMA VIAGEM , GOSTARIA DE PEDIR UMA AJUDA , ESTOU INDO PARA EUROPA E NO CASO TENHO 1 MES PARA FICAR LÁ , COMO EU MORO NO JAPAO , AS AGENCIAS DE VIAGEM AQUI NÃO TEM UM SUPORTE BOM E EU TBM NÃO SOU PHD EM JAPONES PARA SABER O QUE ELES ESTÃO DIZENDO
EU GOSTARIA DE SABER SE DARIA TEMPO DE FAZER ESSES PAISES FRANKFURT, ZURICH,MILANO ,MADRI,FRANCE, AMSTERDÃ, BELGIQUE VOLTANDO A FRANKFURT PARA PODER RETORNAR AO BRASIL , E QUAL SERIA AS ROTAS MELHORES E BARATAS, SOBRE AS PASSAGENS DE TREM
SE EU COMPRO FORA DO CONTINENTE EUROPEU OU POSSO COMPRAR LÁ MESMO ???BOM SE ALGUEM PODER ME AJUDAR ICARI GRATO DEIXO MEU EMAIL [email protected]
obrigado pela atenção

Gente, eu prefiro hotel… 🙁

    Eu também prefiro hotel. Tem mais cara de viagem. Hehehehe. 🙂 Mas é uma questão de estilo. Tem uns apartamentos bem simpáticos nesse post.

    Mô, não precisa ficar com essa carinha 🙁 eu também prefiro hotel … 😎

Adorei o “tutorial”! E fiquei com vontade de ficar na casa-barco! Os europeus fazem muito isso em viagens dentro da prórpia europa. bjos

Oi Pessoal, alguém tem dica sobre a Islandia?
Eu sei que Islandia (Iceland) não é um destino comum e nem todos sonham em visitar aquele pedacinho da Europa perdido quase no circulo artico…
Mas como eu e meu maridex somos doidos e há quase 2 anos estamos pensando em fazer essa viagem, finalmente ela irá se concretizar agora na Pascoa (thanks a crise que quase matou o país e conseguimos uma passagem a preço especial pela Icelandair).
Estava precisando de ajuda com hoteis em Reykjavik, alguma sugestão? Alguém sabe de alguma promoção escondida por lá?
Estou com vários links e estou começando a montar o roteiro (4 dias)…
Qualquer sugestão será mais que bem-vinda!
Abs

    Mi, eu tenho muita vontade mesmo de conhecer Iceland!! 🙂
    Sorry, não tenho dicas, apenas viajando no seu comentário..rs.

    Mirella, na outra encarnação o Mario Sergio Conti tinha escrito uma matéria no finado NoMínimo sobre a Islândia. Ele tinha ido passar um natal por lá, inspirado pelo João Moreira Salles. Não consigo achar a matéria na rede (o site saiu do ar há uns 3 anos). Ano passado o João Moreira Salles voltou por lá, mas escreveu só sobre a situação da economia. http://www.revistapiaui.com.br/edicao_28/artigo_860/A_grande_ilusao.aspx . Você já deve ter acessado o site oficial do turismo islandês, não? Me pareceu bem bonzinho. http://www.visiticeland.com/default.asp?cat_id=32

    Muito legal pessoal… vou dar uma olhadinha nesses links. Obrigada!!!
    Riq, eu olhei sim o website de Iceland e é legal. Me recomendaram muito ir no Bureau de Turismo quando eu chegar na cidade para pegar mapas, dicas e afins.
    Por enquanto estou dividindo meus dias assim: 1o dia em Reyjakvik (farei o voo red-eye no overnight e chegarei lá cedinho), 2o dia faremos o Golden Circle (pretendo alugar carro e fazer sozinhos), 3o dia… não sei ainda, 4 dia vou na Blue Lagoon (aproveitando que a cidade/país para no domingo de Pascoa e também devido ao meu voo ser a tarde).
    Apesar de dizerem que o país esta no buraco negro (risos!), os hoteis continuam caros para o feriado da Pascoa (eu imagino como os preços deviam ser na época das vacas gordas… Jesuis!)… estou sofrendo para achar um BBB perto da cidade, mas não muito perto dos bares/nightclubs (eu e o Kiko não somos da noite eheheh! e ouvi dizer que o bicho pega na noite de Reykjavik).
    Valeu pessoal!!!

    Mirella, eu tenho umas dicas que consegui por aí (eu nunca fui, mas andei fuçando a Islândi apra vc):
    – Em Reijavick, vá ao Volcano Show (Rock Cinema – Hellunsund nº64)
    http://www.planetware.com/reykjavik/volcano-show-isl-hb-vol.htm
    – O mais famoso artista contemporâneo da Islância se chama Erro, e expõe na Habor House (Tryggvaya, nº17- Reijavick)
    – Ainda na capital, vá ao mercado de pulgas de Kolaportid, perto do Porto de Geirsgata
    – Vá ao Japis, na rua Laugaver nº17, para ver uma exposição sobre a Bjork
    – Como curiosidade, visite o Museu Fálico da Islândia, que expõe as partes íntimas dos mamíferos. (Laugaveur nº24)
    – A 45 minutos de ônibus de Reijavick fica a piscina quente geotermal chamada de Lagoa Azul, que vale para relaxar ao final do dia. As águas são esfoliantes (dizem)

    Mais –
    – A noite, se vc não quiser ir de bar em bara, como eles fazem, vá assistir um espetáculo chamadoo ” A Saga de Guoriour”, um show de uma mulher sobre sobre uma lenda viking, recomendadíssimo (teatro Skemmtihusio – Laufasveguer nº22)
    – Fora de Reijavick, se recomenda a rota 1, a sudoeste da cidade, em diração ao Jardim das Fontes, ou Hveragerdi, na língua deles.

    Paulinha, você é demais!!!
    Já anotei TODAS suas dicas e adorei a idéia do show ”A Saga de Guoriour”… gosto de baladas, mas acho que estou morando muito tempo na America do Norte e perdi o gosto em ficar acordada até altas horas (ehehehe)… acho que vai ser 10 esse showzinho.
    bjks

Essa suas dicas de apartamento estão dez!!!
Riq esse espaço esta ficando cada dia mais bacana!
bjs

Caso interesse: ha 3 anos eu venho alugando um apartamento em Paris, no 6éme, Rue du Dragon. E’ um studio bastante charmoso, super bem localizado ( e por isso entendo: metro perto, supermercado perto, cinemas e museus at walking distance), internet super rapida, e, muito importante: o dono e’ extremamente simpatico e disponivel. O site e’: http://www.paris-pyla.com

    ola eu e meu esposo pretendemos visitar paris quando decidir a data entrarei em contato com vc p alugar, fica com deus.

    ola , eu e minha esposa temos um apartamento em paris 15 eme a 10 minutos da torre eifel onde minha sogra e meu sogro sao zelador do predio . capacidade para 4 pessoas sendo um quarto de casal uma sala ampla com sofa cama de casal banheiro proprio e cozinha equipada perto de metro e comercio,bairro tranquilo e predio tipico de paris.
    meus sogros sao portugueses , podendo informar sobre passeio, dicas….

    Olá Everson, vou viajar com a minha esposa para Paris em maio (ficaremos um pouco mais de 1 mês)e estamos querendo alugar um apto. Vc pode me mandar um email para conversarmos? Obrigado, Leo.

    Everson, pretendo, assim que possível, fazer uma viagem à Europa e, claro, passar uns dias em Paris. Gostaria que, se possível, me informasse o preço que cobra pela estada em seu apartamento e se varia em função da quantidade de dias e época do ano. Se esse for o caso, favor informar o preço em cada estação.

    Até breve

    Paulo

    Se você está interessada no apartamento do Everson, mande um email para ele, transcrevi no comentário anterior.

    quero ir em janeiro de 2011 a europa ,tenho apartamento no jardim botanico [RJ] ao lado do parque lage /jardim botanico. gostaria de fazer uma troca,sera que isso possivel?

    Everson

    Sou brasileira, moro no Rio de Janeiro, e vou viajar para Paris com meu marido, meus 3 filhos (20, 14, 10 anos)e meu sogro. Sempre viajamos para a Europa e ficamos em Hotel, porém como dessa vez meu sogro, que tem 90 anos, vai conosco, apesar de estar bem de saúde e nem aparentar a idade que tem, é melhor para ele que fiquemos mais confortáveis, em um apartamento. Pretendemos viajar entre os dias 17 de julho e 28 de julho de 2010.
    Gostaria de saber se seu apartamento seria adequado para nós todos, quanto custaria essa temporada, se lá tem utensílios de cozinha, roupa de cama, toalhas, e também se haveria alguém para dar uma limpezinha no meio da estadia.
    Aguardo contato.
    Maria Emilia Lopes Monteiro

    O mais fácil é mandar um email para ele: everson_moreirapops arroba hotmail ponto com.

    oi, acabei de ler seu email. Eu sempre vou a Paris. Vc pode me mandar seus contatos? Assim quando eu for da proxima vez entrarei em contato com vcs.

    Ola, tudo bem?
    Estarei indo com meu marido a Paris dia 4 de outubro e parto dia 8 a noite. Gostaria de saber se tem roupas de cama, banho, se tem alguma foto do apto e valor para estes dias, ok? Obrigada

Ric, é o Reis. Tudo bem? Preciso falar com você. Você pode me escrever? Abração. te aguardo.

Em Espanha funciona muito bem o aluger de apartamento de praia, mas sempre pode encontar algum fraude ou engano…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.