Conexão Milão

Milão é servida por dois aeroportos; os vôos internacionais chegam em Malpensa, mas alguns vôos domésticos (sobretudo das concorrentes da Alitalia) continuam saindo de Linate. E tem mais: o aeroporto usado pela RyanAir e algumas outras low-cost não fica nem em Milão, mas em Bérgamo. Mas muita gente chega e já quer fazer uma conexão de trem — neste caso, é preciso ir à Estação Central.

De Malpensa à estação central

Até 2010 só existia o ônibus Malpensa Shuttle, que com trânsito bom leva 50 minutos do Terminal 1 (ou 40 minutos do Terminal 2) à Estação Central, de onde partem trens para outros destinos italianos.

Mas desde 2010 a linha do trem Malpensa Express foi expandida para chegar até a Estação Central, e agora é possível fazer o trajeto entre 45 e 50 minutos, dependendo do horário.

De Malpensa a Linate

Existe uma linha do Malpensa Shuttle unindo os dois aeroportos — mas são só onze partidas durante o dia, algumas com intervalo de uma hora e meia entre uma e outra. A viagem custa 9 euros e leva uma hora com trânsito bom. Se você vai precisar trocar de aeroportos, leve em conta o caos aéreo brasileiro, os procedimentos de chegada e o trânsito milanês, e não aceite nenhuma conexão com intervalo menor do que cinco ou seis horas. Também dá para comprar a passagem online, com o mesmo esquema de horário elástico (partidas entre 6h e 12h, entre 12h e 18h, etc.) Em último caso, você vai ter que morrer com uns 70 euros para fazer esse trecho de táxi.

Se você resolver dar um tempinho em Milão mesmo, e precisar continuar viagem por Linate, existem ônibus que saem da Estação Central (expressos, da Starfly, 3 euros, partidas a cada meia hora) e da Praça San Babila (de linha, da ATM, 1 euro, partidas a cada 10 minutos). O ônibus da Starfly costuma levar 20 minutos; o da ATM, pelo menos o dobro.

De Malpensa a Orio al Serio (Bérgamo)

O aeroporto “de Milão” usado por algumas low-cost (entre elas a Ryanair) é Orio al Serio, que fica em Bérgamo. Não há ligação direta entre os dois aeroportos. Você precisa ir primeiro à Estação Central de Milão (veja mais acima).

Chegando à Estação Central você tem a opção entre dois ônibus. Um é operado pela Autostradale, que parte mais ou menos a cada meia hora, custa 7 euros e leva 65 minutos até o aeroporto de Bérgamo. O outro é o Orio Shuttle, que parte a cada 30 ou 60 minutos e faz o percurso em uma hora e cinco minutos, com trânsito bom. Custa 6 euros e dá para comprar online (mesmo esquema de faixa horária).

Também é possível ir de trem até a estação central de Bérgamo (saídas das estações Central ou Praça Garibaldi, levando entre 40 e 60 minutos conforme o horário escolhido, consulte aqui), e de lá pegar o ônibus Airport Express (Linea 1) da ATB Bergamo, que custa 3,50 euros.

Evite conexões no mesmo dia — voe direto ao seu destino

Se você não vai ficar em Milão, lembre-se de que o ideal é comprar a passagem até o seu primeiro destino realmente desejado na Itália — Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Palermo. Você fará conexão no “hub” da cia. aérea escolhida na Europa.

O problema de chegar em Milão e seguir viagem no mesmo dia em low-cost ou trem é que você nunca tem como prever o intervalo necessário entre o desembarque e o próximo trecho. Você precisa levar em conta um eventual atraso do vôo, os procedimentos de imigração e retirada de malas e o deslocamento até a estação central ou o outro aeroporto. Neste caso, sugiro que você pernoite em Milão e siga viagem no outro dia.

Leia mais:

Como evitar o maior erro ao comprar passagens internacionais

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


105 comentários

OLá amigos
Pretendo passar apenas uma noite em Milão em setembro, como pornte para ver a corrida da F1 em Monza. Gostaria de sugestões de regioes boas de hospedagem em Milão. Obrigada

    Olá, Fernanda! A região mais gostosa de Milão é a do bairro de Brera, em direção à estação Garibaldi.

Olá,

Antes de tudo, o site é excelente. Gostaria de tirar uma dúvida. Vou passar a última noite em Milão (Hotel Berna) antes de retornar ao Brasil. Escolhi um Hotel próximo a Estação Central para que no dia possa pegar rapidamente o trem para o aeroporto de Malpensa.
No site da Trenitalia, vi que há um trem direto da Estação Central até Malpensa. Este destino final é no aeroporto mesmo? Meu voo sai as 21:30, vc acredita que este horário está bom, para que eu não tenha problemas? Se sim, já vou comprar logo. Obrigado desde já.

Dados:
15:57 MI C.LE 16:38 MALPENS 00:41 9528 FRECCIAROSSA

Fernando

    Olá, Fernando! O trem direto existe, sim (este post está desatualizado). A antecedência está ótima, vá tranqüilo.

olá como faço pra chegar no centro de milan vou desembarcar no aeroporto de Bergamo.

    Olá, Lidia! As informações já estão aqui no texto. Leia o tópico “De Malpensa a Orio al Serio (Bérgamo)”. Considere apenas as dicas entre Orio al Serio e a Estação Central.

OLA, poderia obter informação… viajarei para milão chegando em malpensa, agora em outubro de 2011, reservei um hostel, albergue da juventude,(piero rotta) por 2 dias, já que depois irei sair de milão e ir para nice, na frança. minha dúvida é o seguinte eu pretendo pegar o trem na estação de malpensa e ir até estação cadorna, e lá pegar o metro e ir até o estação Q8,perto “SAN CIRO” a 100 metros do hotel. fiz esse percurso pelo google. só estou precisando de um auxilio se esse é o caminho mais correto e mais barato.
Gerson

Oi Bóia….eu não vou fazer td no mesmo dia não!!! eu segui sim o seu conselho…vou passar uma noite em Milão, mas como reservei um hotel bem perto do aeroporto Malpensa precisava saber se posso ir de trem da estação Central até o aeroporto…Seus conselhos são sempre muito bons para não serem seguidos!!!
Será que posso comprar as passagens lá mesmo na hora do embarque?

    Olá, Lucia! A passagem do Malpensa Express pode ser comprada na hora, sim 😀

Olá Bóia…li em um comentário desse site, que existe trem que vai da estação Central de Milão para Malpensa (aeroporto), vcs confirmam essa informação? Pq vou chegar de Roma na Estação Central de Milão e devo sair de volta para o Brasil do aeroporto de Malpensa e estou procurando qual é a melhor forma de fazer esse trajeto. Desde já obrigada pelas informações.

    Olá, Lucia! É o Malpensa Express, que agora tem uma segunda linha que vai até a Estação Central.
    http://www.malpensaexpress.it/il_servizio/servizio.php

    Não é uma boa idéia fazer uma conexão de trem com avião no mesmo dia. Você não informou isso na sua pergunta anterior. O ideal é fazer qualquer trajeto com conexão com passagens que estejam vinculadas entre si. Você deveria ter comprado a sua volta de avião desde Roma.

    Para não correr riscos de perder seu vôo nem chegar horas adiantada por precaução, a melhor solução é dormir a última noite em Milão.

Eu sou uma lowcost profissional e as cias são totalmente confiáveis em termos de horário e o preço da passagem só encarece muito se a gente não ler o que pode e o que não pode.Viajando leve, só com a malinha de mão, paguei 8, 13, 21 euros por muitos vôos. Passei um único dia em Milão, tipo “bônus”da viagem. Ainda prefiro um único dia a dia nenhum, deixo sempre alguma coisa para uma próxima vez. A visão do Duomo é impactante e valeu esse único dia, assim como o Castelo Sforcezco. O metrô é super amigável, facílimo de andar.

http://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com/2011/06/08/re-viajando-milao/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.