Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Adorei o texto, muito pertinente. Temos viagem marcada agora dia 16/03 e inicialmente vamos à Roma, não temos intenção nenhuma de cancelar ou remarcar a viagem.

Adorei a análise tão pertinente em meio ao caos que temos acompanhado. Iremos para o Japão no fim de Março desde que as principais atrações voltem a funcionar. Estamos acompanhando dia a dia e so iremos tomar uma decisão muito proximo do embarque. E concordo com o Ricardo: nada que tire o sono e tire a paz está valendo.

Boa noite! Estou com viagem marcada para a Irlanda, sendo que as paradas de ida e volta serão em Paris. Como vou estudar por 30 dias, estarei em contato com diversas pessoas do mundo todo e é isso que mais me preocupa, além do avião: sala de aula e apartamento a ser compartilhado. Além disso, pretendia viajar aos finais de semana para Londres, Paris e Amsterdã. Confesso que ainda estou na dúvida. A agência falou que posso alterar a data da viagem, mas, que haverá multa, porque, Irlanda não é um foco. Sei que posso discutir isso depois, numa ação judicial, porém, como colocaram num dos comentários, é tão desgastante… Só que caso eu decida realmente adiar a viagem, não terá jeito. Ah, outra questão: o preconceito está enorme!

Pessoal, minha viagem está programada pra antes da Semana Santa em abril para Amsterdã, trem pra Bruxelas, de carro para Luxemburgo!!!! Só cancelarei no último minuto! Acompanho as notícias e torço pra que isso se acabe rapidinho!!!!

Boa noite. Estou com viagem marcada para Roma e Florença dia 17 de março. Alguém tem informação se os museus e pontos turísticos por enquanto estão funcionando normalmente ?

    Olá, Thiago! Estão funcionando. Só partidas de futebol e eventos tipo feiras e congressos estão sendo cancelados.

Estou de licença tinha planejado viagem pra são Paulo, mas estou apreensiva , medo de aumentar os casos por lá.

Tenho viagem marcada para dia 16/03 para Miami, estou grávida de 20 semanas e vou fazer o enxoval do bebe. Pelo que andei lendo os casos de Coronavírus estão em Washington. é arriscado ir mesmo assim. Meu voo é direto sem escalas.

Acabei de entrar em contato com a Latam. Viagem marcada para daqui a 9 dias para Roma. A Latam me cobrou $600,00 dólares para alterar a data da minha viagem e do meu marido. Disseram que sem custos, somente para Milão. Absurdo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito