Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Gostaria de esclarecimento em relação a um reembolso que fiz pela empresa TAP, possuía uma passagem aérea para Europa em outubro dia 06 volta dia 21, porém devido ao COVID tive que cancelar essa viagem, diante disso realizei todos os procedimentos de reembolso em forma de voucher que a empresa oferecia. Nessa semana que passou agora recebi um e-mail recebendo apenas 20% do valor de minhas passagens áreas. Resumindo minhas passagens custaram aproximadamente 4mil e eu recebi aproximadamente 650 reais

Não sei o que fazer, tentei entrar em contato com a central da empresa em Portugal e não consigo terminar um atendimento de forma alguma. Já estou quase procurando um advogado!!!

Você tem informações para me esclarecer por gentileza?

    Olá, Ulisses! Talvez você tenha solicitado o seu reembolso antes do cancelamento oficial do vôo, e a cia. por isso aplicou a regra da sua tarifa sem concessões. É uma hipótese. Procure assessoria jurídica para ver o que é possível no seu caso.

Boa tarde, Bóia!
Fiz uma reserva no Barceló Bavaro Palace – Punta Cana pela LATAM Travel (Hotels.com/Expedia) para o dia 13/07 para nossa lua-de-mel. Obviamente, não será possível fazer a viagem. Tentei remarcar a estadia (pois compramos estadia separada dos vôos) e Latam Travel diz que não consegue remarcar sem ajustar tarifa, Expedia o mesmo e até o Barceló o mesmo. O que eu faço? O adicional de tarifa está sendo quase 60% a mais!!! Não queremos pagar 2 viagens por uma.

    Olá, Vitor! Se os vôos tiverem sido cancelados, você tem direito ao reembolso integral (que pode ser pago em até 12 meses). Para conseguir o reembolso do hotel será preciso que brasileiros não possam entrar na República Dominicana na época da viagem. Remarcar sem diferença tarifária depende mesmo de negociação com os fornecedores. Você pode tentar acionar judicialmente.

Comprei 04 passagens aereas para Lisboa, e de Paris para Belem/PA, para julho/2020, pela Tap (viagem foi cancelada, conforme observei no site).
E de Lisboa para Londres pela Easyjet.
E de trem Londres para Paris pela Eurostar.
Podem me ajudar, como devo proceder para reagendar a viagem para o mesmo período de 2021 ou conseguir o reembolso dos valores, principalmente quanto à Eurostar?

    Olá, Lucimari! Para as passagens da TAP, caso tenha comprado com ela, entre no site e veja as suas opções. Caso o vôo já tenha sido cancelado você certamente poderá pedir reembolso, mas não sei quais as opções atuais de remarcação. Entre também no site da easyJet — se o vôo tiver sido cancelado, você pede reembolso. Mas se não tiver sido cancelado, você vai precisar seguir as regras da tarifa que comprou, porque a cia. não tem culpa de você não poder chegar a Lisboa. A mesma coisa com o trem.

Tenho viagem marcada para Itália e França a partir de 18 de agosto, mas até o momento não há nenhuma informação sobre remarcação.
O problema está nas atrações turísticas, como museus e parques (Euro Disney). Se mantiverem fechados não há sentido em viajar.
Devo aguardar ou solicitar a remarcação agora?

    Olá, Adalva! Verifique as condições atuais de adiamento ou cancelamento da sua viagem no canal em que foi comprada. Quando o vôo vier a ser oficialmente cancelado você vai poder requisitar o reembolso total sem multa, mas a cia. aérea ou a agência que lhe vendeu a passagem vai ter direito a 12 meses para fazer o reembolso.

Tinha passagens para Miami em Maio e foram cancelados .
Quando começou a pandemia troquei minhas passagens na Copa Airlines para ir para Cancún em outubro. Caso cancelem tenho direito a reembolso ou usar mais para frente.?

    Olá, Martha! Se o vôo for cancelado pela cia. aérea, você terá direito a reembolso total do que pagou. Mas a Copa terá um ano para fazer esse reembolso, de acordo com a MP mais recente.

Olá! Desejo que estejam bem!
Temos viagem programada para o Sul de Portugal e Sul da Espanha na segunda quinzena de julho – via Lufthansa. Alguns hotéis já pagos. Vejo que a Europa está reabrindo, mas nosso receio seria a conexão em Munique. Será melhor cancelar?
Não sei se ajuda, mas temos cidadania portuguesa.
Gostaria da opinião de vocês.
Abraços e muito obrigada!
Ana

    Olá, Ana! O problema maior no momento é ser aceito em Portugal; acredito que com passaporte português você possa entrar no país, mas é bom confirmar isso com a Lufthansa. A fronteira de Portugal com a Espanha permanece fechada. Você vai precisar acompanhar o noticiário para ver se a fronteira será reaberta.

    No momento o vírus está mais perigoso no Brasil do que em Portugal ou Espanha. Mas turistas precisam aderir aos protocolos de visita — não é um turismo você faria antes da crise.

Olá,
Sou leitora assídua desse site, porém, há algum tempo não tenho visto novos “posts”, procede?
Grata.

    Olá, Maria Cristina! Estamos quietinhos por causa da Covid. Assim que voltar a ser possível planejar viagens, voltaremos com materiais específicos dedicados à retomada. Por enquanto só dá para fazer especulação, que não é a nossa praia…

    Durante os últimos 80 dias temos publicado Pílulas de Viagem no nosso instagram e no nosso Facebook, com trechos de livros que o Ricardo Freire escreveu antes do blog. Dê uma olhada, você vai gostar:

    https://www.instagram.com/viajenaviagem
    https://www.facebook.com/viajenaviagem

Tenho férias que não podem ser remarcadas no período de 09/07 à 29/07, comprei passagens para visitar Goiás Velho, Pirenópolis e Caldas Novas no período de 09 à 19/07, será que nesse período ainda não seria seguro viajar? Li que alguns lugares já estão voltando à funcionar.

Muito obrigada

Luciana

    Olá, Luciana! O turismo vai voltando lentamente, mas novas quarentenas ou lockouts podem ser decretados se a estratégia de reabertura não der certo. Não faça nenhuma compra ou reserva que não possa ser reembolsada ou pelo menos adiada sem custo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito