Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Boa tarde, comprei minha passagem pela decolar para a próx quinta feira pra São Paulo e até agr eles não me falaram nada ligo pra central não atendem oq faço ?

    Olá, Gabriela! Você está querendo cancelar a viagem? Verifique se não tem um link no site para tratar de remarcações/cancelamentos.

Obrigada!
Fiz reserva pelo booking com cancelamento gratuito, caso não esteja seguro até lá…
Numa situação de pandemia, cancelar uma viagem é o de menos.
Torcendo para tudo isso passar.

Fiz uma reserva em hotel em águas de Lindóia – SP para o feriado de setembro. É aniversário dos meus 2 filhos. Estamos em isolamento desde março em Sampa, eles sem aula, eu e o pai em trabalho em casa. Saímos para o necessário apenas.
No site consta que academia e spa estão indisponíveis em julho.
Há alguma informação no meio de hotelaria que indique que em setembro haverá reabertura de espaços de lazer nos hotéis?

    Olá, Marisa! Infelizmente hoje é impossível saber. Prepare-se para estarem indisponíveis — 7 de setembro será o primeiro feriado da pandemia, é bastante provável que ainda se queira evitar aglomerações em ambientes fechados.

Tenho viagem marcada com a familia p final de Dezembro para João Pessoa, será que teremos algum problema até lá? Ou posso ficar tranquila….

Ola bom dia ! Eu fiz um pacote com a CVC para minha viagem que esta marcada dia 10 de agosto mês q vem ,… Só que eu tentei pedi o reembolso , e eles me disseram que a Campânia não iria reembolsa nada somente o hotel Está certo isso mesmo ? Aí eu pedi o adiamento para o ano que vem ,. Aí como meu filho já iria ter 2 anos , aí eles me informo que eu vou ter que pagar a passagem dele também… Pois eu não acho justo isso mesmo, não estamos querendo deixar de viajar de propósito , e sim pela nossa saúde e de todos ! ..por favor me ajudem ? Sou leigo na parte se tenho direito de alguma coisa ou não ? ..o que devo fazer ?

    Olá, Jorge! Se o seu vôo foi cancelado, você tem direito a reembolso total do pacote. A CVC tem até 1 ano para ressarcir o pagamento, de acordo com a última MP.

    Se você quer negociar outra opção e está encontrando dificuldade, tente usar o Reclame Aqui, o Procon e, em último caso, o Juizado de Pequenas Causas.

Bom dia. Tinha uma viagem com voo hotel e cruzeiro pelo caribe para outubro mas foi cancelada em junho. Comprei pela logitravel.
Depois de enviar um email me responderam que receberei uma carta de crédito. É normal demorar para enviarem essa carta? O Cruzeiro falaram que será devolvido em meu cartão. Estou pagando a viagem ainda. Posso pedir que cancelam essa cobrança?

    Olá, Cecilia! Em caso de cancelamento de voo, a MP editada na pandemia dá ao vendedor o prazo de 1 ano para o reembolso do que foi pago. No caso do cruzeiro e do hotel, para acelerar a emissão dessa carta de crédito você poderia acionar canais como Reclame Aqui, Procon e, se não funcionar, juizado de pequenas causas.

Olá! Quero comprar passagens para ir para Dinamarca, eles estão permitindo a entrada para visitar família que é o meu caso, porém estou preocupada com a conexão , Portugal ou Holanda as conexões continuam normal ?

    Olá, Lanna! No seu lugar, eu faria essa compra por meio de um agente de viagem. É preciso garantia máxima de que você vai poder embarcar no Brasil.

Tenho uma viagem para toda família com passagem comprada na decolar, da Azul. Seria dia 21/7/20. Até agora não consigo opção no site da decolar para remarcar para julho/21. Alguma sugestão? Obrigada

    Olá, Ianaubi! A viagem precisa ser remarcada no mesmo canal em que você comprou — no caso, a Decolar. Se o vôo foi cancelado, você pode pedir reembolso, mas a Decolar pode pagar em até 12 meses. Se você não conseguir ser atendida, acione canais como o Reclame Aqui, o Procon ou o juizado de pequenas causas.

Olá! Será que é seguro já fechar hospedagem e voo para janeiro 2021 para Porto de Galinhas? Viagem com crianças (9 e 3 anos). Ou melhor esperar pra ver como ficará a pandemia? Obrigada.

    Olá, Elis! Provavelmente estará controlada ou já teremos nos acostumado a conviver com o vírus. Mas a orientação técnica é a de só comprar viagens que possam ser remarcadas ou canceladas sem custo.

Boa tarde! Estou com férias programadas pra setembro de 2020. Qual destino me aconselham? Devo viajar com minha mãe de 74 anos, gostaria de sugestões dentro do Brasil mesmo.

    Olá, Ivy! Vamos acompanhar para ver a evolução da pandemia, já que muitos lugares do interior, que hoje são atraentes, podem estar com problemas em setembro,p porque a pandemia está se interiorizando. Em princípio, sua mãe deve curtir lugares com variedade de atrações, como Foz do Iguaçu e Gramado. Mas não compre nada antes da curva de contágio apontar para baixo e os destinos adotarem bandeira verde — até porque você vai estar viajando com uma pessoa do grupo de risco.

    https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/
    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito