Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Estou com viagem marcada para o dia 20/03/2020 para Porto Alegre,como estou indo com minhas filhas,sendo que uma delas tem asma, não sei se viajo,tentei entrar em contato com a decolar mas não estou conseguindo,como devo proceder

    Olá, Marilda! Todas as cias. aéreas brasileiras estão adiando vôos domésticos nesta época. Continue tentando até ser atendida pela Decolar.

Viagem de 28/03 a 12/04 (Lisboa, Viena e Praga), minha experiência: airbnb me reembolsou tudo, até a reserva que eu tinha cancelado antes deles informarem que iriam reembolsar todas as reservas do período em questão, inclusive eu entrei em contato com eles por mensagem e foram eles que me ligaram agora de tarde, para informar que devolveriam tudo – airbnb foi 100%; pelo Booking, a única reserva sem cancelamento gratuito que eu tinha era o Hotel Parque Real em Lisboa, dia 29/03; pedi o reembolso integral para eles pelo site do booking e eles concordaram no dia seguinte; trecho de ida pela azul – crédito com validade de um ano (consegui falar com o call center sem grande tempo de espera e foram super prestativos); trecho de volta pela TAP (entrei em contato, depois de várias tentativas me atenderam, me ofereceram um voucher com o valor integral com validade de um ano a partir de agora, eu aceitei porque sempre viajo com eles, mas a ligação caiu antes de completar a operação, vou tentar ligar de novo mais tarde).

Estávamos com viagem marcada para Cartagena, San Andres e Providencia (COL), no dia 28/03. Voo para Cartagena pela Avianca comprado através do Decolar.
A Colômbia bloqueou a entrada de estrangeiros no país, e estamos tentando contato com todos os fornecedores desde ontem.
Fizemos contato com a Avianca e fomos informados que pelo vôo ter conexão, eles não permitem que a gente cancele, pois ele continua em operação. E pela Decolar não obtivemos retorno, já fizemos a reclamação no Procon. Eu gostaria sim de remarcar a minha viagem, mas somente para o ano que vem, tenho visto que vão deixar remarcar só até dez/2020 e não é isso que queremos.
Alugamos um Airbnb em Cartagena e obtivemos estorno total, foi muito simples e fácil, a hospedagem em Providência também foi bem simples de ser cancelada através do Booking, porém estamos tendo dificuldade com a hospedagem de San Andres que não quer cancelar de jeito nenhum, mas deixaram a gente remarcar para o ano que vem (então por nós até que está ok).
Tínhamos um vôo interno de Cartagena para San Andres através da Latam, fiz o pedido do cancelamento mas ainda não nos retornaram. E também tínhamos um vôo para Providencia, por uma companhia local, eles estão nos atendendo e provavelmente conseguimos o estorno. Além disso, tínhamos fechado um barco para voltar de San Andres, já está sendo resolvido também e provavelmente conseguiremos estorno integral.
Enviei dinheiro pela Western Union para sacar lá, e ontem mesmo solicitei o estorno e me atenderam prontamente, o dinheiro já está de volta na minha conta (ótimo atendimento).
Acho que por enquanto é isso, é tudo muito frustrante, visto que fechamos a viagem com um ano de antecedência, criamos uma expectativa muito grande, mas entendemos a atual situação do mundo e com certeza viajar agora não é uma opção.

    Olá Samira, eu também tenho viagem marcada idêntica ao seu roteiro para o dia 04/05, só que o meu voo é todo pela LATAM que também só remarca até Dez/2020.
    Os Hotéis de Cartagena e Providência são com cancelamento grátis, porém o Samawi Hotel de San Andrés não. Estou tentando cancelar pelo Booking.
    Também estou tentando reembolso no voo de San Andres para Providência e pelo Chat, foi dito que pode levar até 6 meses para reembolsar, enviei requerimento por e-mail e estou aguardando resposta.
    Se eu tiver alguma novidade te falo.

    Eu tenho viagem para o Peru segunda quinzena de maio com a Avianca. Já estou preocupada desde já . Tomara que vc consiga resolver tudo!

Tinha comprado passagem p Cancun pela Aeromexico via Submarino viagens para voar na Pascoa/20. Consegui cancelamento pois estava dentro dos 7 dias do direito de arrependimento.

Temos viagem marcada pela Gol para Caxias do Sul, no período de 17 a 21/4. O problema nem seria tanto as passagens e o hotel, mas a preocupação é chegar lá e as atrações da Serra Gaúcha (vinícolas, parques e restaurantes) estarem fechadas. Como a Gol dá prazo para remarcação, vamos aguardar até o início de abril para ver o quê acontece. 🙁

Tenho hotel “Be Ramblas Guest House” reservado para 03/04 em Barcelona. Reserva feita no Booking. Pelo site o Booking não oferece cancelamento com reembolso total. Vou tentar por outras vias agora.

    Olá, Luis! Acredito que muito em breve o Booking vai atualizar sua política de reembolso incorporando as novas restrições da Europa inteira. A política vigente hoje cobre apenas o toque recolher de duas semanas da Espanha, que expiraria no fim de março.

Tenho viagem marcada para Morro de São Paulo dia 20 em família, temos uma pessoa que é diabética e alguns hipertensos, a pousada fala que temos primeiro que ter aprovação do Booking…não sei o que fazer e nem por onde começar, muito preocupante!!!!

Minha viagem era para estar acontecendo 16/03 a 31/03, mas fiquei com medo de ir e estou na luta com a decolar até hj para alteração de data ou rota tá difícil. Mas o problema maior é o booking que iria me hospedar em Luxemburgo nos dias 26 a 31 de março. Tento entrar em contato por email, por telefone, por todos os contatos que eles oferecem mas sem retorno algum. Será que tenho alguma outra alternativa para que eu possa tentar resolver?

    Olá, Cleber! Acredito que a política de reembolso para a Europa deva mudar rapidinho, refletindo o fechamento de fronteiras da Europa.

    Tem a opção de pedir o reembolso integral diretamente para o hotel (pelo site da booking). No meu caso, o hotel aceitou e eu já recebi o email do booking informando o crédito no meu cartão.

Bom dia. Tenho viagem marcada para o dia 28 de março para o Rio de Janeiro. Férias. Estou na dúvida se viajo ou não. O que fazer?

    Olá, Carlos! Não viaje até o fim de abril para lugar nenhum, esta é a nossa recomendação. Está no título do post inclusive.

Bom dia!
Por favor, eu estou com uma dúvida com relação a validade do voucher. Eu estou cancelando com a TAP, mas ela me oferece a possibilidade de voucher com validade de 1 ano a contar da data de emissão. A dúvida é: a validade é para comprar uma nova passagem ou só posso viajar nesse período de 1 ano da validade do voucher? Já tentei contato mas não estou conseguindo. Alguém saberia informar, pois a partir do momento que eu aceitar, diz lá que é irreversível. Minha viagem seria dia 12/04 Paris. Obrigada!

    A atendente da TAP me disse que a validade para utilizar o voucher é de um ano a partir da data da emissão dele. Ou seja, vamos poder usar o valor para comprar a passagem até março do ano que vem, mas para viajar quando quisermos, inclusive depois disso.

    Também fiquei na mesma dúvida: se a data limite de 31/12/2020 é para a remarcação (podendo viajar depois desta data) ou se é mesmo para o embarque..
    No site da latam diz: “O Grupo LATAM informou que todos os passageiros que possuem voos nacionais ou internacionais afetados, e que viajam a partir de hoje (16 de março de 2020), podem reagendar seu voo gratuitamente até 31 de dezembro de 2020”.

    Olá, Belenice! Acredito que é para embarque até dia 31 de dezembro.

    Bom dia,
    Tenho um voo para Budapeste em 30/04 pela air france. Consegui falar com a atendente para tirar essa mesma duvida, pois eles lá também só oferecem o voucher não fazem o reembolso total, a não ser que você pague uma multa de $240.
    Então, a resposta da Raquel (17:19) está correta, ou seja, se voce pegar o voucher agora, ele vale por 1 ano para voce REMARCAR a passagem, ou seja, pode viajar até final de 2021 ou mais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito