Costa Brasilis, um resort BBB no sossego de Santo André (BA)

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Novamente controlado pelos donos originais (depois de arrendado pela GJP Hotéis e pelo grupo Mabu), o Costa Brasilis tem uma origem, digamos, pousadeira: foi construído pelo dono das pousadas Corsário (que tem filiais em Paraty, Búzios e ali pertinho em Santo André mesmo). Isso explica o porquê do hotel ter um astral bastante diferente dos resorts convencionais. O Costa Brasilis oferece o básico que você espera de um resort, numa escala mais humana. Longe da área da piscina você se sente numa pousada de boa estrutura.

A localização

Santo André da Bahia

Santo André da Bahia é um distrito de Santa Cruz Cabrália, primeiro município ao norte de Porto Seguro. Durante a Copa do Mundo, ganhou o noticiário por ser a sede da seleção da Alemanha. O aeroporto está a 30 km. A região é preservada pela dificuldade de acesso — não há ponte para atravessar o rio João de Tiba, apenas balsas, que operam de hora em hora (na temporada, durante o dia, de meia em meia hora). O táxi do aeroporto custa R$ 180.

Santo André é um vilarejo sossegado, com muitos moradores estrangeiros. É um lugar a um só tempo sofisticado e relax, como na Trancoso de antigamente — mas sem o nariz empinado. O centrinho fica à beira-rio. A ocupação se espalha na direção norte, ao longo da praia. O Costa Brasilis fica a 15 minutos de caminhada do centrinho.

A praia

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Deserta, de águas calmas, boa para ir com crianças pequenas. A maré baixa descobre uma faixa de areia firme ótima para caminhar. O mar só fica azul-azul no verão, depois de estiagem prolongada. A área de barracas freqüentadas por turistas de um dia fica longe, no canto direito da praia, junto à barra do rio. Indo pela areia você chega a dois charmosos clubes de praia — o da pousada Victor Hugo (à direita, vizinho de cerca) e a Casapraia, menos de cinco minutos de caminhada para a esquerda (abre somente na temporada; ainda não está certa a reabertura para 2015).

As instalações

O hotel tem três alas distintas. No canto esquerdo (de quem olha para o mar) encontra-se o prédio principal, de dois andares, construído em torno da piscina animada; além de apartamentos, ficam por ali o restaurante, o bistrô, a sala de ginástica e o gazebo de atividades.

No centro do terreno fica uma ala de bangalôs, em torno da piscina calma. Ao fundo você vai achar o gazebo de estar, o kid’s club, o spa e as quadras de esporte.

À direita fica a ala mais nova, em prédios de dois andares que mimetizam a arquitetura colonial portuguesa no Brasil.

Os apartamentos

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

São 120, divididos entre o prédio principal, os bangalôs e a ala colonial. Têm ar e TV convencionais. As suítes master vêm com banheira de hidromassagem.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Os bangalôs são inteligentemente geminados dois a dois: as unidades têm a porta de entrada em lados opostos. A varandinha com rede aumenta a sensação de espaço.

Piscinas

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

A piscina principal não é enorme, mas é grandotinha. Seus dois nichos são separados por um gazebo (que serve de espaço para atividades) e uma ponte.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Há também uma segunda piscina, sem música, na ala dos bangalozinhos, para quem quer sossego.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Kid’s club

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Fica nos fundos do terreno e é uma graça: todos os brinquedos são de madeira, corda e pneu, sem presença de plástico.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Copa do bebê

Está ao lado do kid’s club.

Refeições

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O resort não funciona mais no sistema all-inclusive. As diárias podem ser compradas com café da manhã, meia-pensão (café + jantar) ou pensão completa (café + almoço + jantar). Como uma das atrações de Santo André é a sua cena gastronômica, se você não estiver com crianças é recomendável pegar só o café e aproveitar os restaurantes da vila (em caso de preguiça sempre dá para pagar à parte o buffet do hotel).

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O spa

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Oferece tratamentos estéticos e de bem-estar. É aberto a não-hóspedes.

A sala de ginástica

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Está ao lado da piscina.

Os passeios

Do cardápio de passeios, os mais próximos são o da chalana (barco grande) que passeia pelos recifes e também pelo rio João de Tiba  e o passeio de um dia à praia do Guaiú, deserta, onde um riacho desemboca no mar. Os demais passeios envolvem a travessia do rio por  balsa. Dá para fazer city-tour de meio dia em Porto Seguro, passar o dia no parque aquático do Arraial D’ajuda ou ir a Trancoso.

Se você estiver de carro pode fazer os passeios ao Arraial D’ajuda (35 km, com duas balsas) e Trancoso (110 km). O bate-volta ao Espelho é bastante puxado; são 130 km, com balsa e 20 km de estrada de terra. Um passeio lindo é ir até Belmonte (70 km ao norte) e chegar durante a maré alta, para fazer o passeio de voadeira pelos canais e igapós do rio Pardo.

Mas se eu fosse você, ficava só com os passeios mais próximos e silenciosos, que evitam pegar a balsa ou entrar na vibe Porto Seguro. Leia sobre eles aqui.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Um cantinho

O gazebo de estar, junto à piscina dos bangalôs, é charmosíssimo.

O hotel Costa Brasilis, em Santo André…

  • É para você: que quer recreação e piscina de resort para seus filhos, com a opção de se sentir numa pousada e comer em bons restaurantes da vila.
  • Talvez não seja pra você: que gosta de mega-estruturas e quer estar melhor posicionado para fazer os passeios ao sul de Porto Seguro.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Leia mais:

Passagens mais baratas para Porto Seguro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Santo André Rentcars em até 10 vezes


159 comentários

Gostaria de saber se vale a pena ficar na suite master. Como a diferenca de preco é quase o dobro e a diferenca do tamanho do quarto é pequena esto na duvida.

Obrigada
Paula

    Olá, Paula! A diferença que o Comandante aponta na resenha é que a suíte master tem banheira de hidromassagem.

Pessoal, estive no feriado de novembro do ano passado no resort Costa Brasilis e confesso que estava receosa, diante de alguns comentários lidos. Pode ser que por ser iniciante no mundo do resort, embora viaje bastante, tenha ficado impressionada ao chegar. O lugar do hotel (jardins e arredores) é lindo! Os funcionários cuidam muito da parte do jardim. Todos os dias vi funcionários montando lindos arranjos com flores do próprio jardim para colocar nas dependências do hotel. Aliás, os funcionários são um caso à parte. Extremamente atenciosos e solícitos, à exceção de uma funcionária da recepção. Nota 10 pra eles! Achei uma gracinha o bilhete que a camareira deixou no primeiro dia, dizendo que ela cuidaria de nós durante a estada e que qualquer coisa era pra procurar por ela.
Os aposentos são simples, mas mesmo assim charmosos. O nosso tinha saída pela varanda diretamente no gramado que leva à piscina. Muito bom! Tudo no estilo colonial português, o banheiro bem espaçoso. As camas eram boas, não eram box (meu quarto acho q era standart, não sei como são os outros), ainda assim, bem confortáveis.
Como o hotel fica em meio à mata, não tem como escapar dos mosquitos, nada que um repelente e/ou inseticida não resolvam.
Com relação à distância de Porto Seguro, como estávamos com criança, saímos de casa já com carro alugado desde o aeroporto.
Ah, a academia era bem pequena e a esteira estava quebrada, acho que poderiam oferecer serviço melhor, mas, sinceramente, tava a fim de descansar mesmo…….rsrs
A praia, apesar de ouvir alguns comentários dizendo que é boa pra entrar, tenho que discordar. Não entramos lá porque a faixa de areia é bem íngreme e o mar, agitado. Porém, fomos na Praia de Bobocas, um pouco pra frente do resort (tem que ir de carro) e lá é muito bom! Ao meio-dia forma uma piscina natural. A praia é calma, poucas ondas, quase deserta, bem legal pra largar as crianças brincarem sem preocupação.
Com relação à copa kids, achei bem simples, mas bem limpinha e com o necessário para preparar a mamadeira dos pequenos. Tinha um microondas, a pia, potes com achocolatado, leite em pó, farinha lactea, acúças, tudo fresquinho (em cada pote havia a data em que foi levado para a copa), trocavam tudo a cada 2 (dois dias), no máximo. As frutas e sopas tinham que ser pagas à parte.
A recreação infantil foi razoável, mas, considerando que tinham só duas monitoras, sabia que elas estavam fazendo o máximo possível. Falando em monitoras, elas eram muitíssimo atenciosas com as crianças e com a gente, só acho que o hotel poderia contratar mais pessoas pra cuidarem das crianças. A tia Tata e a Tia Ana, que saudades, muito queridas! Os meninos da recreação adulta também eram muito atenciosos, só achei o mesmo problema, poderia ter mais gente trabalhando nessa área.
Achei que foi uma boa pedida com um bom custo-benefício.
De qualquer forma, achei o resort muito bom, e voltaria lá com certeza, só não o faremos logo porque estamos querendo conhecer novos lugares….rsrs…
Agora em abril vamos para o Serrambi, em Porto de Galinhas, se a estrutura do resort for parecida com a do Costa Brasilis, já estaremos satisfeitos.
Ah, pra ter como parâmetro, somos uma família composta pelo casal e duas crianças, uma de 2 anos e outra de 4 anos.

Oi, pípol!! Bóias amadas e comandante mega blaster: perguntinha básica – PARA QUAL PRAIA IR EM MARÇO NO BRASIL?! Como moro no MS e gostamos de viajar parando (com 2 crianças), pensei em ir para o Sul (Governador Celso Ramos ou similares) passando por Foz do Iguaçu. Revirei o site buscando um post sobre as chuvas (eu já vi em algum lugar), mas não o encontrei. Aí vi esse post sobre Santo André e lembrei de uma viagem pra lá… Delícia… E aí?! É possivel ir pro Sul ou Sudeste ou o jeito é “nordestear” mesmo?! Obrigada!! “Lovo oceis!” (de to love, conjugação verbal pessoal. kkk)

Vou para o Resort dia 14 de janeiro de 2012 e gostaria de saber qual é a programação noturna e para crianças de 10 e 12 anos tem programação com monitores? E qual o horário?

    Olá, Solange! Para mais detalhes sobre recreação e entretenimento, consulte diretamente o resort 🙂

    Olá,
    Irei para o Costa Brasilis dia 1º/02/2012 com meu namorado.
    Confesso que fiquei assustada quando li que o táxi do aeroporto até o hotel custa R$150. Mas agradeço as dicas da Letícia e das outras pessoas que comentaram. Acho que pegar o ônibus será a solução para nós.
    Quem já foi sabe me dizer se é tranquilo atravessar a balsa do hotel até o outro lado? Eu gostaria de conhecer um pouco de Porto Seguro, por isso tenho essa dúvida.
    Sei que o hotel é distante de Porto Seguro, mas dá pra ir de ônibus até Porto Seguro pelo menos uns 2 dias durante os 6 que ficaremos lá?
    O que há na volta do hotel? Restaurantes?
    No hotel eles emprestam bicicletas?

    Gostaria de saber também o valor da balsa.

    Agradeço a atenção!

    Olá, Luísa! Há muitos restaurantes na vila de Santo André, conforme dito no texto e comentado pelos outros leitores.

    Para atravessar a Porto Seguro você precisa ir até a balsa. Isso pode ser feito de táxi (R$ 10), a pé (15/20 minutos) ou de ônibus (nos horários em que passa; informe-se na recepção). A balsa sai de meia em meia hora durante o dia, e de hora em hora à noite.

    Do outro lado da balsa você pega o ônibus de linha para Porto Seguro.

Olá! Vou para o Costa Brasilis dia 2/janeiro/2012 com meu marido, minha mãe, minha filha de 4 anos e meu filho de 11 meses! Será que alguém esteve por lá recentemente? A infra para bebês é boa? A praia dá para criança nadar sozinha? É funda? Dos apartamentos, qual é melhor para ficar (perto da praia e piscina, mas sem barulho). Obrigada!

    Olá, Fernanda! A praia é calminha, como está dito no texto. O resort é compacto. A ala do Mosteiro fica preservada do barulho da piscina. Comunique-se diretamente com o hotel para ver se o que eles estão oferecendo e o que você precisa levar para o seu bebê.

Acabei de voltar do Costa Brasilis, passei 06 dias lá com meu marido e filho pequeno.
Bom, vou dividir a minha avaliação em dois momentos. Estive a primeira vez no resort em 2007 quando ainda pertencia a outra empresa. O resort era exclusivo, poucas pessoas, serviço impecável e gastronomia feita por uma chef renomado. Não havia recreação, só sossego, boa comida e boa música.
Agora as coisas mudaram, o resort se popularizou, mas não deixou de ser bom. A comida está bem mais simples, mas não é ruim; o café da manhã foi farto e gostoso; o almoço é delicioso, bem servido e com preços bastante acessíveis. Destaque para o bobó de camarão, que por R$ 32,00 serve bem duas pessoas e o prato infantil “Nemo” (R$ 18,00), com um delicioso filé de dourado grelhado que meu filho amou!!
Os funcionários são prestativos e muito atenciosos!! O local é limpo e bem cuidado. Do quarto em que fique só não gostei do colchão, meio desconfortável.
Só não compensa mesmo ir no sistema meia pensão, não que o Buffet da noite seja ruim (também não é lá essas coisas!!), mas é que compensa muito mais escolher seus próprios pratos e jantar, inclusive sai até mais barato.
Como fui com meu filho de 02 anos, destaco que gostei da baby copa, bem limpa e com bons utensílios de cozinha, tem até leite em pó, chocolate em pó, açúcar etc. Por outro lado, não gostei do Clubinho (espaço de lazer das crianças!), não há brinquedos e fecha por volta das 15h, resultado, depois de passar a manhã entre praia e piscina, não tinha nenhum lugar legal para as crianças ficarem!!
Bom, resumindo o resort mudou, mas continua uma ótima opção de hospedagem!!

Oi pessoal!!!
Então cheguei no Costa Brasilis de Porto Seguro há 4 dias e estou amando.Estava apreensiva no início quando li alguns comentários aqui, mas para mim a viagem está ótima.

Comprei um pacote para o hotel, mas não vi onde ficava primeiro, só depois que vi que é bem longe de Porto Seguro, cerca de 35km. Então acabamos ficando mais dois dias em Porto Seguro para conhecer a cidade e também Arraial.

Seguem as dicas primeiro para Porto… eu e meu noivo visitamos a parte histórica e passarela do álcool a pé, todos os dias… super fácil… minha dica é ficar num hotel na Av. dos Navegantes (tem vários). Para a Arraial dá para pegar o ônibus até a balsa (R$ 3,50) ou táxi (uns R$ 10,00). A balsa custa R$ 3,50 por pessoa e só paga ida… Na saída da balsa tem várias vans ou kombi que levam até as praias ou centro…. R$ 2,00 ou R$ 4,00. Vão até Pitinga…. Fomos até essa praia… Mas temos informação que dá para ir até Trancoso de ônibus numa boa.

Para ir a praia da Coroa Vermelha e Barracas Toa-Toa e Axé Moi é só pegar ônibus também… na frente do banco do brasil que fica no final da av. navegantes passam vários… bem simples e barato… não fui nessas barracas, pois não curtimos muita agitação.

Agora para o Costa Brasilis… dá para vir de ônibus tranquilo. Saindo do aeroporto, o ponto fica a aprox 200m. Chama Brasileiro… é só pedir para o pessoal na rua o ônibus que vai até a balsa para Santo André. Será o ponto final. A balsa custa R$ 0,80 por pessoa… tem preço para bagagem, mas bem baixo.
Depois de atravessar tem um ônibus (R$2,25) que sai a uma quadra da balsa e para bem próximo ao hotel…

A balsa sai a cada 30 minutos e o ônibus é de uma em uma hora… Essa parte é chata, mas sinceramente economiza um monte e é bem simples. Só tem que cuidar do horário… a última balsa é às 19h eu acho só que ônibus é às 19h tbm… então se o avião chegar depois das 17h por exemplo ou dorme em porto e vem no outro dia ou vem de táxi mesmo… mas tem que chegar até pegar a balsa óbvio… hehe

Quanto ao local do hotel, tragam dinheiro pois não tem caixa aqui em Santo André e nem perto…. só antes da balsa… vários restaurantes aceitam, mas alguns não.

Tbm comprem tudo antes, protetor solar, repelente não achei necessário, mas aquele negócio – sbp – de colocar na tomada para matar mosquito a noite foi bem útil…

O hotel oferece um pacote de jantar por 300 reais para 6 dias para o casal… compramos pelo peixe urbano uma promoção… então não sei se é válida para todo mundo… mas quando fizer a reserva não custa negociar…

Não compramos pois queríamos conhecer os restaurantes próximos, tem vários que oferecem grátis para levar e trazer do hotel… é só ligar e marcar o horário…

Fomos ao Orquídeas… muito bom, dá para comer comida mais barata do que os outros… para quem tem criança tem uma variedade enorme, pizza, carnes, massas, baiana… dá para gastar 40 reais para um casal ou 100 dependendo da comida…
Fomos à pousada Corsário que é o mesmo restaurante El floridita…. maravilhoso!!! Mas aqui a conta é mais que R$ 100,00 com certeza…. e a comida é mais requintada… melhor não levar criança…. não tem muita opção para eles…

Fomos almoçar na praia do Guaiú um dia… mas é longe… fomos de bicicleta e quase morremos… hehehe vá de carro, ônibus, moto, carona, o que for mas não vá a pé ou de bicicleta!!! hehehe Ficamos na barraca do elias e leo… fica ao lado da barraca da maria nilza…. o lugar é realmente bonito… a barraca é gostosa e comida com preço justo…. barato… não fomos na maria nilza pelo preço e porque encontramos o leo na balsa e ele foi muito simpático…

Aliás isso é um “defeito” aqui… todo mundo é muito simpático… hehehe é maravilhoso, amei as pessoas daqui…. são extremamente prestativas e felizes!!! Não deixem de jogar conversa fora com eles… é muito legal!!

Sobre o hotel… é maravilhoso… lindo… limpo, confortável…
se vc não quer fazer nada achou seu lugar no mundo!!! Fomos muito bem atendidos…

O café da manhã é perfeito… super farto e variado… tem tudo pães, bolos, frios, iogurte, sucos, tapioca, inclusive várias coisas integrais pães, bolos, biscoitos, etc…. Sério quem criticou ou foi para outro hotel ou tá louca… é muito bom….

Fiquei em outros hóteis 5 estrelas e o padrão é exatamente o mesmo.

Bar da piscina… não tem garçom toda hora mesmo… mas sério é só levantar a mão que eles atendem…. tem gente que quer serviço exclusivo então pague bem mais caro que aqui ou traga um garçom na mala…Tudo tem preço justo…

Achei muito exagerada as críticas… mas lembro que estamos em setembro… talvez na alta temporada seja diferente…

A janta só comemos um dia… noite baiana… eu não gosto muito dessas comidas diferentes… mas tinha sopa, macarrão, arroz e feijão como alternativa…

Comemos várias vezes um café bem gostoso que servem no quarto, porções e sanduíches… tudo delicioso.

Minha única ressalva é a cama… que não achei muito confortável… no outro hotel que ficamos era o mesmo modelo… ainda não sei se é o mesmo em todos os quartos… mas isso não é algo que vai acabar com as férias… é só dormir menos e ir para a piscina mais!!! hahaha

Ainda vamos conhecer os restaurantes casapraia, gaivota e victor hugo… o almesclar e pizzaria estrela que tanto falaram está fechado nesses dias… talvez só abra na alta temporada… mas não sabemos com certeza…

Escrevi bastante, pois achei que faltavam dicas…. caso alguém queira mais alguma informação é só mandar email…. depois escrevo mais dos outros restaurantes…

quem quer economizar ou mesmo que tenha dinheiro não queira ser roubado pagando R$ 150,00 num táxi.

    Gostaria de saber se tem ônibus, ou algo mais barato q os taxis para chegar no costa brasilis. $260,00 to achando muito caro, já fiz a reserva agora tenho algumas dúvidas.

    Olá, Marcia! No comentário acima a Letícia dá a dica! Leia com atenção 😉

    Estivemos no Costa Brasilis na última semana de setembro, e achamos muito bom. O resort é grande e bonito, mas a cozinha deixa a desejar- muito aquém do que se espera de um resort. Destaque também para os funcionários, todos atenciosos e prestativos, com menção especial a dois mensageiros: Cajá e Toninho, que fizeram muito além de suas funções para nos agradar. O café da manhã era razoável, sem novidades ou variedade, e o jantar idem. Os sucos do café da manhã eram sucos industrializados, tipo Maguary, e isso em uma terra abundante em frutas- os sucos de polpa de fruta eram vendidos à parte. Os restaurantes da vila são bons- muito melhores do que a comida do resort- e com preço equiparado. Resalvo dois locais: o restaurante Gaivota, com uma bela vista e comida razoável, e o restaurante Orquideas, sem vista mas com uma comida muito boa e a preços honestos.
    Em volta do resort não há nada, sequer farmácia, e se vc pretende ir com crianças leve todos os remédios possíveis.
    Conhecemos a praia de Guaiu e a famosa barraca da Maria Nilza, e sinceramente não gostamos nem da praia nem da barraca- comida razoável e bem cara, não justifica a fama que tem. Comida muito melhor se encontra na vila próximo ao hotel.

    A quem acha caro o táxi até o resort, procure o translado da CVC, vendido independente de se comprar o pacote de diárias. Sai bem mais barato, para 2 pessoas, do que o táxi.

    Olá Letícia,
    estou indo pela primeira vez ao Costa e fiquei meio chateada por ver tantas críticas. vc foi uma das únicas a me inspirar a ficar neste resort..vale à pena mesmo? Estou indo com 02 crianças..03 e 12 anos…vc tem uma dica?..é melhor 1/2 pensão ou só café? Quais os passeios que valem a pena? se lembrar me mande o preço.Dê dicas valiosas para q eu e minha família possamos aproveitar ao máximo. Espero ansiosa..
    Desde já agradeco muito!!! BJS, Rô.

    Leticia,

    adorei seus comentários e dicas. Irei dia 14/03 com minha esposa e filha de 3 anos, porém estou muito apreensivo quanto a localização do hotel e custo de locomoção. Como estaremos com nossa filha tudo fica mais complicado.

    Não sei se tem filhos, mas poderia me passar algumas dicas de passeio para fazer com miha filha e se dá para andar com ela de onibus? Achei um absurdo R$ 150,00 um taxi…rs

    Abraço,

    Diego

    Olá, Diego! O Costa Brasilis é um hotel próprio para aproveitar a praia, calmíssima.

    Santo André não é muito prático para passeios. A maioria vai requerer atravessar com a balsa para Porto Seguro. Mas todos os passeios-padrão da região são oferecidos na recepção pela CVC.

Obrigado pela resposta

E você poderia sugerir um roteiro de 7 dias, onde eu possa conhecer as principais praias e tbm aproveitar o máximo a estadia??

Desde já agradeço a sua atenção

Muito obrigado pela informação

Você poderia me dar uma sugestão de que roteiro eu poderia fazer nesses 7 dias
Onde eu possa conhecer a maioria dos lugares e pontos turisticos

Obrigado pela atençao

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito