Costa Brasilis, um resort BBB no sossego de Santo André (BA)

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Novamente controlado pelos donos originais (depois de arrendado pela GJP Hotéis e pelo grupo Mabu), o Costa Brasilis tem uma origem, digamos, pousadeira: foi construído pelo dono das pousadas Corsário (que tem filiais em Paraty, Búzios e ali pertinho em Santo André mesmo). Isso explica o porquê do hotel ter um astral bastante diferente dos resorts convencionais. O Costa Brasilis oferece o básico que você espera de um resort, numa escala mais humana. Longe da área da piscina você se sente numa pousada de boa estrutura.

A localização

Santo André da Bahia

Santo André da Bahia é um distrito de Santa Cruz Cabrália, primeiro município ao norte de Porto Seguro. Durante a Copa do Mundo, ganhou o noticiário por ser a sede da seleção da Alemanha. O aeroporto está a 30 km. A região é preservada pela dificuldade de acesso — não há ponte para atravessar o rio João de Tiba, apenas balsas, que operam de hora em hora (na temporada, durante o dia, de meia em meia hora). O táxi do aeroporto custa R$ 180.

Santo André é um vilarejo sossegado, com muitos moradores estrangeiros. É um lugar a um só tempo sofisticado e relax, como na Trancoso de antigamente — mas sem o nariz empinado. O centrinho fica à beira-rio. A ocupação se espalha na direção norte, ao longo da praia. O Costa Brasilis fica a 15 minutos de caminhada do centrinho.

A praia

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Deserta, de águas calmas, boa para ir com crianças pequenas. A maré baixa descobre uma faixa de areia firme ótima para caminhar. O mar só fica azul-azul no verão, depois de estiagem prolongada. A área de barracas freqüentadas por turistas de um dia fica longe, no canto direito da praia, junto à barra do rio. Indo pela areia você chega a dois charmosos clubes de praia — o da pousada Victor Hugo (à direita, vizinho de cerca) e a Casapraia, menos de cinco minutos de caminhada para a esquerda (abre somente na temporada; ainda não está certa a reabertura para 2015).

As instalações

O hotel tem três alas distintas. No canto esquerdo (de quem olha para o mar) encontra-se o prédio principal, de dois andares, construído em torno da piscina animada; além de apartamentos, ficam por ali o restaurante, o bistrô, a sala de ginástica e o gazebo de atividades.

No centro do terreno fica uma ala de bangalôs, em torno da piscina calma. Ao fundo você vai achar o gazebo de estar, o kid’s club, o spa e as quadras de esporte.

À direita fica a ala mais nova, em prédios de dois andares que mimetizam a arquitetura colonial portuguesa no Brasil.

Os apartamentos

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

São 120, divididos entre o prédio principal, os bangalôs e a ala colonial. Têm ar e TV convencionais. As suítes master vêm com banheira de hidromassagem.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Os bangalôs são inteligentemente geminados dois a dois: as unidades têm a porta de entrada em lados opostos. A varandinha com rede aumenta a sensação de espaço.

Piscinas

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

A piscina principal não é enorme, mas é grandotinha. Seus dois nichos são separados por um gazebo (que serve de espaço para atividades) e uma ponte.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Há também uma segunda piscina, sem música, na ala dos bangalozinhos, para quem quer sossego.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Kid’s club

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Fica nos fundos do terreno e é uma graça: todos os brinquedos são de madeira, corda e pneu, sem presença de plástico.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Copa do bebê

Está ao lado do kid’s club.

Refeições

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O resort não funciona mais no sistema all-inclusive. As diárias podem ser compradas com café da manhã, meia-pensão (café + jantar) ou pensão completa (café + almoço + jantar). Como uma das atrações de Santo André é a sua cena gastronômica, se você não estiver com crianças é recomendável pegar só o café e aproveitar os restaurantes da vila (em caso de preguiça sempre dá para pagar à parte o buffet do hotel).

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O spa

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Oferece tratamentos estéticos e de bem-estar. É aberto a não-hóspedes.

A sala de ginástica

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Está ao lado da piscina.

Os passeios

Do cardápio de passeios, os mais próximos são o da chalana (barco grande) que passeia pelos recifes e também pelo rio João de Tiba  e o passeio de um dia à praia do Guaiú, deserta, onde um riacho desemboca no mar. Os demais passeios envolvem a travessia do rio por  balsa. Dá para fazer city-tour de meio dia em Porto Seguro, passar o dia no parque aquático do Arraial D’ajuda ou ir a Trancoso.

Se você estiver de carro pode fazer os passeios ao Arraial D’ajuda (35 km, com duas balsas) e Trancoso (110 km). O bate-volta ao Espelho é bastante puxado; são 130 km, com balsa e 20 km de estrada de terra. Um passeio lindo é ir até Belmonte (70 km ao norte) e chegar durante a maré alta, para fazer o passeio de voadeira pelos canais e igapós do rio Pardo.

Mas se eu fosse você, ficava só com os passeios mais próximos e silenciosos, que evitam pegar a balsa ou entrar na vibe Porto Seguro. Leia sobre eles aqui.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Um cantinho

O gazebo de estar, junto à piscina dos bangalôs, é charmosíssimo.

O hotel Costa Brasilis, em Santo André…

  • É para você: que quer recreação e piscina de resort para seus filhos, com a opção de se sentir numa pousada e comer em bons restaurantes da vila.
  • Talvez não seja pra você: que gosta de mega-estruturas e quer estar melhor posicionado para fazer os passeios ao sul de Porto Seguro.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Leia mais:

Passagens mais baratas para Porto Seguro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Santo André Rentcars em até 10 vezes


159 comentários

Estive com minha esposa e filha de 2 anos em novembro de 2016 e tivemos uma ótima estada. Na ocasião, após várias mudanças de administração, o hotel parecia ter encontrado sua vocação a meio caminho entre uma pousada para casal e um ” resortão barulhento e tumultuado” e funcionava em sistema de meia pensão, além de um bônus de 100 reais por quarto, para gastos dentro do hotel ( restaurante e bar da piscina).
Fomos muito bem atendidos, com destaques para limpeza, cordialidade dos funcionários, arquitetura e paisagismo do hotel, bem como a natureza exuberante e a proximidade do mar. A comida servida no buffet foi apenas razoável, sem maiores pretensões gastronômicas. Em algumas ocasiões, usamos o serviço a la carte, bom, mas nada excepcional, mas nosso foco e pelo que vimos da maioria que estavam lá era a tranquilidade e o contato com a natureza maravilhosa do local.
Saí com a certeza de que, finalmente, depois de muitas trocas na administração e reclamações, tinham achado a fórmula que melhor se adaptava ao estilo do hotel. Havíamos programado voltar em março de 2017 e agora fomos surpreendidos pela notícia de que retornará o sistema all-inclusive, que funciona bem em outros locais com maior infra-estrutura, mas que neste hotel, vide comentários nos diversos sites de pesquisa ( tripadvisor, hoteis.com, booking) , teve uma má experiência. Transformar um local em all-inclusive não é apenas oferecer bebidas e comidas inclusas.
Sinceramente, acho que irão cometer um grande erro.
Temo que, de um ótimo hotel de médio porte, volte a se tornar um resort all-inclusive de qualidade duvidosa.
No próprio site do hotel temos pistas disso :
Não inclusas cervejas, apenas chopp e por aí vai…

Riq e bóias, estive lá em janeiro e amei muito além do que esperava amar. O resort está impecável, serviço ótimo, comida super ok (considerando o preço e o fato de ser buffet. Uma coisa bacana é que eles atenderam gentilmente pequenos pedidos especiais, como de preparar um frango grelhado em dia no qual nenhum dos pratos de carne me apeteceu.
Eu gostaria de uma música mais baixa e mais low profile na piscina. Em alguns dias a playlist foi mais calma e variada – interessante até -, mas em outros foi mais repetiviva e agitada. Fiquei por lá sete dias – algo inédito na minha experiência – mas saí com a sensação de que ficaria dez ou doze tranquilamente, já tive uma autêntica experiência de desaceleração.
Um detalhe: gostei muito do esquema de meia pensão com um cartão de consumo com crédito de 100 reais por dia. Como nós não consumimos muita bebida alcoólica, foi bem interessante. Mas vi no site que a partir de 1 de março será all inclusive. Quero voltar!

Olá, bóia! Queria ir pro Mabu Costa Brasilis em setembto e verifiquei que a rede Mabu nao contra mais o hotel! O relato de vcs atualiAdo tem 1 mes e, infelizmente, a informacao ja mudou…
Gostaria de aproveitar e pedir q, se algu tiver relato rwcente do resort, que volte pra compartilhar! Obrigada, Marina

Estive no hotel para o reveillon,a arquitetura é linda, o quarto que fiquei era bem espaçoso e confortável, boas piscinas, muitos jardins, gazebo, redários, enfim o hotel é razoavelmente grande e bonito. A comida era simples mas muito gostosa, apesar do cardápio não ter tantas opções comparado a alguns resorts que já fui, foi a mais saborosa, só senti falta de grelhados na hora, estações de tapioca e omeletes ,massas, crepes… como já vi em outros lugares, qto aos lanches durante o dia, só faltou a famosa baiana fazendo acarajé, tinha os salgadinhos de festa que tantos já se queixaram (são deliciosos), camarão, lula, batata frita, cachorro quente, e no lanche da tarde bolos e sanduiches, enfim me atenderam muito bem. Destaque para a ceia de Reveillon que foi maravilhosa, cardápio muito bem escolhido de primeira, decoração muito bonita, muito organizado. Agora a parte ruim, a recreação muito ruim, eles tem as atividades no papel mas fica só lá,os recreadores fazem o que querem a hora que querem, tem uma menina lá com boa vontade e o rapaz que faz tatuagem nas crianças porque o resto era terrivel, minha filha de 8 anos ainda aproveitou um pouquinho, mas meus filhos de 12 e 14 anos nunca ficaram tão entediados em uma viagem , foi péssimo não tinha nada para eles fazerem além da piscina, não tem uma sala de jogos para eles, a unica que tem é só para adultos, para os adultos tbém resta somente a piscina, e uma hidroaxé que dura 20 minutos, a noite é terrivel não tem nada para fazer, mas nada mesmo, nesse quesito é o pior resort que já fui. A praia bonita não gostei muito pois gosto de praia com água clarinha. A localização é para quem quer sossego pois na vila não tem nada.

Estarei hospedado no hotel do dia 10 À 14 de novembro com esposa e filha! Gostaria de saber o valor para alugar carro, e como é cobrado o a balsa com e sem carro? E tb quanto tempo de balsa até porto seguro.

Pessoal,
Cheguei do Mabu sexta-feira. Eles estaõ reestruturando o hotel e fazem de tudo pra lhe atender bem. O sistema é all inclusive, são 16 horas de alimentação. É bem farto, mas a cozinha deixa um pouco a desejar sim… Nada que atrapalhe sua estadia. Eu gostei de tudo, mas vi muitos hopedes reclamando da comida. Picolé (que é incluido) só tinha de cajá! risos. Mas vale a pena sim. O resort é LINDO. Se possível, peça pra ficar hospedado no casario. É mais afastado da área de lazer (quem vai com crinaças talvez não goste), mas é lindo, lindo. É uma vila que reproduz Parati e cada casa tem um nome (prefeitura, barbearia, casa da moeda,…). São apartamentos mais novos que os demais. Tem também o Mosteiro, que tem os quartos pequenos, mas são lindos e novos (mosteiro e casario são as alas. Além de ter uma vegetação em volta de tirar o folego, com pássaros de todas as cores!! Adorei e voltaria com certeza!

Oi!! Estou com reservas para o resort no mês de outubro. Meu voo chega por volta de 18:30h. Gostaria de saber mais informações sobre a balsa. Só funciona durante o dia?

    Olá, Viviane! Funciona 24 horas. De meia em meia hora até o início da noite, depois de hora em hora até de manhã cedo.

Olá! Estive no Costa Brasilis Resort em janeiro de 2009 e simplesmente amei! Fui sozinha e este ano pretendo voltar com a família em novembro. Quando fui a administração era da GJP, aliás o hotel era recém-adquirido pelo grupo hoteleiro. Agora virou Mabu e não consigo mais encontrá-lo no site da CVC!!! Será que eles não operam mais pacotes para lá?! Que pena… alguém esteve lá recentemente? Conta aí pra gente! Beijo!

    Olá, Cynthia! Ainda não temos relatos de hóspedes depois da mudança de administração. A tendência é o hotel ficar mais confortável.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito