Cozinha de autor: o hóspede

Nick na cozinha do hóspede da Pousada do Toque

Todo ano a Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, apronta alguma novidade. Você volta e descobre que os chalés foram renovados, que a lojinha vira lojona, que apareceu um sushi bar.

Nesse verão as novidades foram duas. O sushibar saiu do segundo andar da loja e ganhou instalações próprias. A DVDteca foi para o lugar do antigo sushibar e foi transformada numa cozinha à disposição dos hóspedes.

Na cozinha do hóspede da Pousada do Toque

Se bem que quem inaugurou não foi bem um hóspede — foi o Nick, que juntamente comigo está metido numa tentativa de usucapião praiano de um puxadinho nos fundos da pousada :mrgreen:

O mise-en-place é preparado pela equipe da pousada

A idéia é muito bacana: todo hóspede que curta cozinhar como hobby pode reservar e usar a cozinha, que tem um fogão industrial de muuuitas bocas, um superexaustor e está estragicamente posicionada ao lado da adega da pousada.

O hóspede-chef só precisa entregar sua lista de ingredientes (e de convidados que também estejam hospedados) e a pousada se encarrega de fazer toda a pré-preparação (o mise-en-place, no jargão dos chefs).

O chef por um dia e seus convidados

Com layout de cozinha americana, o chef fica visível pelos convidados, que podem ineragir e dar uma mãozinha, se for preciso.

Se bem que vai ser difícil evitar que o Nilo, chef e dono da pousada, não apareça para dar uns pitacos…

Nilo ajudando Nick

O Nick inagurou a cozinha gourmet do Toque com o seu menu marca registrada: salada vietnamita de frango, creme de abóbora com maçã-verde e picadinho à tailandesa. De sobremesa, arroz-doce ao leite de coco e mousse de chocolate com fio de azeite e flor de sal.

Salada vietnamita de frangoPicadinho tailandêsO chef finalizando a sobremesa

Na noite seguinte foi a vez de outro amigo da casa, o Charlie, que cozinhou um banquete indiano.

A vez do Charlie

Tinha pakoras (primas das samosas) e quatro variedades de curry. De sobremesa, kulfi (o gostosíssimo sorvete feito com leite condensado).

Pakoras, arroz pilao e dois dips (de alho e chutney de manga)Os curries do CharlieKulfi

O jantar de autor está incluído na meia-pensão da Pousada do Toque. No mais… não, não: o chef não ganha cachê, não 😀

Um brinde ao chef!

92 comentários

Que delícia. Mesmo sem saber cozinhar, dá vontade de arriscar!
Parabéns ao chef-turista.
Muitas saudades da Pousada do Toque!

Oi, Riq.
Esqueci de dizer no comentário anterior que o Nilo é um craque.
Só ele podia ter uma ideia tão legal assim.
Nilo, se você ler esse comentário, minha reverência.
Abs.
Sergio Lima

Nick. Que maravilha! São sabia desses seus dotes.
Você precisa vir cozinhar no Quinta da Canta e eu e Teresa, podermos sentar à mesa e comer, como se fossemos clientes, não é o máximo?
Parabens.
Beijos no Riq.
SL

Riq, estou indo jantar mas n resisti e passei aqui ou lá no Toque.A quarta foto …que paredes e a decoração.SHOWWWWW de bom gosto.Acho que uma recarregada no espirito na Pousada do Toque não tem preço.Preciso ir urgente.Com certeza em 2010 eu irei pra lá.

Riq,
Sonho com a saladinha que tive o prazer de provar.
Será que o Nick não dividiria a receita com esta amiga e fã??
Beijosss

Que delícia de post, Ricardo!! Parabéns a todos os chefs! E ao Nilo, claro.
Irei à Rota Ecológica depois do carnaval e mal posso esperar!!

Nick, a cozinha aqui de casa tambem fica `a disposicao dos hospedes, ta? Me manda a listinha dos ingredientes e convidados que eu preparo aqui o mise-en-place pra vc :mrgreen:

Pô, não custa nada por o link do programa aqui, né?

Riq, pena que não apareceu essa idéia super legal no programa do Alvaro Garnero, 50 por 1. Adorei ver a Pousada do Toque, linda, e a sua participação foi demais!!!
Agora, parabéns para o Nick pois arrasou na produção.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito