De carro na Califórnia, parte 1: San Francisco a Monterey

De carro na Highway 1

Começo aqui o relato da minha viagem de carro pela costa da Califórnia. É possível fazer esta viagem de um sem-número de maneiras, em função do seu tempo disponível, das condições meteorológicas, dos seus interesses específicos e da condição da estrada (que, quando fui, permanecia interditada 100 km ao sul de Carmel, mas foi reaberta alguns meses depois).

No último capítulo vou fazer um resumão de todas as possibilidades; tenha um pouquinho de paciência que eu chego lá :mrgreen:

Como já tinha dito antes, fiquei alguns dias sem carro em San Francisco. Na cidade, e mesmo com GPS, carro é um incômodo — e um incômodo caro, já que você vai gastar por dia pelo menos US$ 25 de estacionamento num hotel central, mais todos os estacionamentos dos lugares aonde você for.

Aluguei apenas na antevéspera de seguir viagem. Fui um dia a Sausalito e aos mirantes do outro lado da baía (leia aqui) e tirei o último dia na cidade para fazer um bate-volta ao Vale do Napa (leia aqui).

O dia da partida amanheceu superfeio, nada convidativo para uma viagem panorâmica.

De San Francisco a Monterey

Há quem pegue a costeira ainda na zona urbana de San Francisco (como a Evelyn). Outros simplesmente dispensam este primeiro trecho e vão direto a Monterey pela Highway 101, que vai pelo interior. Como o céu estava plúmbeo (gostou?), optei por um meio-termo: programei o GPS para me levar à costa à altura de Half Moon Bay (o marcador B no mapa acima), charmoso vilarejo praiano que a Maryanne tinha recomendado no Hotel California Blog. Queria dar uma olhadinha na localização do Ritz Carlton dali, que a Maryanne indica como um bate-volta BBB chic de San Francisco para um chá das cinco, e que de repente também pode virar uma parada numa viagem de lua de mel…

Half Moon Bay -- vizinhanças do Ritz-Carlton

Half Moon Bay: campo de golfe à beira-mar

–> Parcial 1:

–> De San Francisco a Half Moon Bay pela Highway 280, via San Bruno: 52 km

–> (pela costeira também seriam 50 km)

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Fiz minha estréia então na Highway 1 em Half Moon Bay. Dali até Santa Cruz a minha única reclamação é com relação ao céu carregado de nuvens. Pôxa, São Pedro!

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1, entre Half Moon Bay e Santa CruzHighway 1, entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Este trecho atravessa uma série de parques e praias estaduais, então você praticamente não vê edificações (esse ranchinho onde paramos para tomar um café e um bolo foi uma das exceções pelo caminho). Os mirantes se sucedem e, mesmo com mau tempo, a gente ia parando em todos. Há muitas falésias e algumas dunas ocasionais. Lá pelas tantas apareceu o farol de Pidgeon Point.

Pidgeon Point

Pidgeon Point

Pidgeon Point

Quer ver como fica esse trecho com sol? Clique no post do Oscar no MauOscar.

–> Parcial 2:

–> De Moon Half Bay a Santa Cruz pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 78 km.

–> Desde San Francisco: 130 km.

Já o trecho seguinte, de Santa Cruz até Monterey, é totalmente sem-graça. A região é urbanizada (você cruza inclusive áreas industriais) e a estrada se afasta da costa. Mas o trecho mais feio rápido, e não é motivo para deixar de vir pela costeira.

Highway 1 a caminho de Monterey

–> Parcial 3:

–> De Santa Cruz a Monterey pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 68 km

–> Desde San Francisco: 198 km

Canning Row, Monterey

Não importa que tempo esteja fazendo, sua chegada a Monterey será recompensada por uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium. Vá direto à CanningCannery Row, uma área portuária onde funcionavam, na primeira metade do século passado, enlatadoras de sardinha. Com o sumiço da sardinha da região, o lugar foi abandonado e depois recuperado como uma versão menor e simpatiquinha do Fisherman’s Wharf de San Francisco.

Canning Row, Monterey

Canning Row, Monterey

O aquário fica no finzinho da rua. Deixe seu carro num estacionamento coberto (há um da prefeitura que cobra bem barato), mas não deixe nenhum indício à vista de que você tem bagagem no carro (não esqueça de retirar também o GPS do vidro do carro).

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

O lugar é uma lindeza só. Dá pra passar uma tarde inteira só na ala dos invertebrados. Há também lontras fofas. E belas exposições temporárias, como a da Vida Secreta dos Cavalos Marinhos, atualmente em cartaz. Não deixe também de entrar no túnel transparente para sentir a sensação de estar debaixo de uma onda.

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Aquário de MontereyAquário de MontereyAquário de Monterey

Já passava das cinco da tarde quando o inesperado ocorreu: as nuvens se dissiparam e o fim da tarde ficou perfeito para o último (e mais bonito) trecho do dia, entre Monterey e Carmel. Mas isso é assunto pro próximo post…

Leia mais:

Passagens mais baratas para San Francisco no nosso parceiro Kayak

Passagens mais baratas para Los Angeles no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em San Francisco no Booking

Encontre seu hotel em Los Angeles no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em San Francisco na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Alugue carro em Los Angeles na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões Califórnia com a Viator

148 comentários

Olá Ricardo, quando você diz para deixar o carro em um estacionamento coberto e nenhum indício de mala ou GPS é poque mesmo em estacionamento a cidade não é das mais seguras? Pretendo me hospedar 1 noite em Carmel, então iria até lá deixar as coisas no hotel e aí voltaria para Monterey. Acha que é ruim?
Obrigado.

    Olá, Felipe! No mundo inteiro, nunca dê sopa para quem pode furtar a bagagem do seu carro.

Meu voo BRA-SFO foi alterado, e chegarei só a meia noite no destino. Minha programação inicial era ir direto a Monterey. Agora que chegarei a noite, voce acha que vale fazer esse trecho a noite ou perderei muito da beleza? qual indicação de rodovia voce tem para quem quer ir direto a monterey? abraço e obrigada

    Olá, Adri! De maneira geral, a gente aqui não recomenda chegar de uma mega-cansativa viagem internacional e alugar um carro para pegar estrada. De noite, então, é mais complicado. O ideal é dormir em San Francisco e pegar a estrada no dia seguinte.

    Não transforme sua viagem numa maratona. Não vale a pena.

Riq fizemos ontem esse trecho e ainda que eu não seja fã de mc donalds em Half Moon Bay tem um pouco antes de um Burger King e p meu filho que não come pão, os nuggets e chips salvam – e eu comi salada até !

Fizemos esse roteiro, mas ao contrário. Subimos de Los Angeles para Monterey e depois para San Francisco. A viagem é linda mesmo e valeu muito a pena! O aquário de Monterey é parada obrigatória.