De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

Big Sur, Califórnia


Atenção: Highway 1 reaberta

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

O segundo dia da travessia amanheceu feio — mas lá pelas 10, oba!, as nuvens foram se dissipando. Precisei trabalhar online, então só conseguimos sair perto do meio-dia.

O dia seria dedicado à segunda parte do filé (ou do medalhão de Kobe) da viagem: a costeira de Big Sur.

Por circunstâncias alheias à nossa blogagem, o objetivo não era muito ambicioso. Como a Highway 1 estava interditada logo depois de Big Sur (por desabamentos ocorridos durante enxurradas; não está mais), eu resolvi apenas marcar um almoço no restaurante do hotel Post Ranch Inn. De lá eu voltaria a Carmel e iria em direção à Highway 101 para seguir ao sul.

Foram 50 quilômetros daquilo que os antigos chamam de ~mais puro deleite visual~.

Carmel Mission

Na saída de Carmel, demos uma paradinha na Missão — e estava rolando uma primeira comunhão! (Tem pelo menos uma garota que não estava gostando muito da situação, não.)

Carmel Mission

Basta sair da zona urbana para a estrada se transformar numa mega-Niemeyer. Ou numa Rio-Santos sem construções (e com mais mirantes).

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

A comparação não é gratuita. Temos coisas tão-bonitas-quanto bem pertinho de casa.  (Uma costeira dessas em Itacaré ou mais pertinho da praia no norte de Ubatuba seriam um show igual.) Mas a posição da estrada e a paisagem intacta, sem vestígios de urbanização, realmente fazem diferença.  É uma lindeza.

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

Big Sur, Califórnia

De novo, os mirantes se sucedem, e a gente não consegue não parar em todos.

Big Sur, Califórnia

Lá pelo 40º quilômetro, porém, a estrada se afasta do precipício e entra numa região de parques. Por ali, logo no começo, se esconde a praia mais famosa do pedaço, a Pfeiffer Beach (é preciso pegar o Sycamore Canyon Drive, a única estrada asfaltada à sua direita entre os Correios — Big Sur Post Office — e a entrada do Pfeiffer big Sur State Park).

Big Sur, Califórnia
Mas eu não sou muito a favor de ter trabalho para achar praias que não vou aproveitar… então nem tentei achar.

Fui direto para o Sierra Mar, o restaurante do Post Ranch Inn, que funciona para almoço das 12h às 15h e aceita reservas de não-hóspedes.

Post Ranch Inn

Post Ranch Inn

O hotel é um dos precursores da onda do luxo despojado (as diárias das cabanas mais simples começam em US$ 550). Mas a vista é um sonho. E a comida, bem boazita (espere gastar uns US$ 140 para duas pessoas com entrada, prato e uma taça de vinho para cada. Mas o cardápio tem até hamburger).

Sierra Mar, Post Ranch Inn, Big Sur, Califórnia

Sierra Mar, Post Ranch InnSierra Mar, Post Ranch Inn

Já passavam das três da tarde quando retomamos a viagem… mas isso é assunto para o próximo post.

Parcial Carmel-Big Sur: 50 km

Total desde San Francisco: 263 km

Leia mais:

Passagens mais baratas para San Francisco no nosso parceiro Kayak

Passagens mais baratas para Los Angeles no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em San Francisco no Booking

Encontre seu hotel em Los Angeles no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em San Francisco na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Alugue carro em Los Angeles na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões Califórnia com a Viator

54 comentários

Poxa, papou não só uma mosca, mas um vespeiro inteiro ao desistir de procurar a praia… Foi totalmente o highlight da minha viagem agora em agosto de 2014 com meu american husband. Na praia do Julia Pfeiffer State Park cai uma cachoeira, a McWay Falls. Achei no gps do celular, a gente estacionou no acostamento (mas depois descobri que é tranquilo estacionar no parque, mas deve ter que pagar), 15 min de trilhazinha moleza, e voilá, ficamos totalmente mesmerizados!! Mesmo com a cachoeira magrinha pq estava em época de seca! Pra mim foi o mais bonito da viagem que tbm incluiu carmel e monterey (que eu amo e pretendo voltar muitas vezes qdo formos visitar família).

Ola,
Estou planejando ir em Marco por 6 dias com meu filho para sao Francisco , entao vendo seu blog gostaria de saber se posso reservar 2 ultimos dias para irmos ate big sur e depois voltar,os para sao Francisco pois tenho hotel la reservado por 6 noites pensei so em perder uma noite la em Carmel fazer o trecho que vc falou e voltar os para sao Francisco. O que vc me aconselharia?

    Olá, Maria Regina! É perfeitamente possível. Reserve uma noite em Monterey, Carmel ou Big Sur.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.