De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km — mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia “tripa” para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach “tripa”, você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia “esquartejamento”: acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro — ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia “tripa”.

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile – de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia “tripa”? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

157 comentários

Esqueci de mencionar, a idéia é alugar carro em Puerto Varas e subir de carro e estou planejando ir em Agosto.

Riq/Boia,
Estou planejando minhas férias deste ano para o Chile. Após ler os posts acima, montei o roteiro abaixo e apreciaria a sua opinião:
SP até Puerto Monnt
. 2 noites em Puerto Varas
. 2 noites em Pucón
. 2 noites em Colchagua
. 2 noites em Valparaiso
. 2 noites na Cordilheira dos Andes (ainda vou decider se vale a pena ficar aqui)
. 2 noites em Santiago
. Travessia para Mendonza
Retorno de Mendonza para SP
Será que vai ficar corridor?
Obrigada e parabéns pelo blog, sempre ajuda muito!

    Olá, Sandra! Devolvendo o carro em uma cidade diferente daquela em que você alugou, talvez incida uma sobretaxa.

    Está pouco tempo em Puerto Varas e Santiago. Não se vai de carro à Cordilheira em agosto. Use vans. (Dificilmente você conseguirá algum hotel que hospede você apenas dois dias em plena temporada.) Você precisa também de dois a três dias em Mendoza. É muita viagem para pouco tempo.

Olá pessoal!
Li quase todos os comentários e o meu roteiro inicial já mudou algumas vezes enquanto fui lendo…rs

Vou passar 2 semanas no Chile, dedicando a 2ª semana para Santiago. Estou em dúvida se vale mais a pena conhecer a Região dos Lagos, talvez seguindo o conselho do Ricardo Freire (ir de avião até Puerto Montt e voltar via terrestre), ou se vale mais a pena ir para o Atacama passar umas 6 noites, visto que estou indo no inverno (final de julho).

É possível aproveitar a região sul nessa época, ou os passeios se restringem a esquiar? Algum palpite de qual roteiro seria mais proveitoso?

Obrigado!

    Olá, Ricardo! Só se esquia em Pucón e Osorno. Não se esquia na região de Puerto Varas. Os chilenos preferem a região no verão.

    Obrigado Bóia!

    Então vc acredita que nesse período (final de julho) talvez fosse mais interessante dedicar a 1ª semana ao Atacama, e deixar para conhecer a região sul em outra época?

    Olá, Ricardo! Isso mesmo. No Atacama você vai pegar frio à noite, mas vai aproveitar o dia com temperaturas amenas. Os Lagos Andinos são melhor aproveitados no verão, a não ser que você considere fazer a travessia para a Argentina para esquiar em Bariloche, por exemplo.

Em março de 2014 aluguei um carro em março de 2014 no aeroporto de TEMUCO para viajar até PUCON com a locadora AVIS. O carro oferecido estava com defeito onde não ligava o GPS, além de pneus velhos. Na vistoria nos cobraram pneus novos além de outras cobranças indevidas! Os funcionários são muito despreparados e grosseiros. Cuidado com a AVIS no Chile! Não aluguem carro com a AVIS.

Boa tarde pessoal!!

Pretendo fazer praticamente o roteiro feito pela leitora Sônia, ou seja, Alugar carro em Santiago e ir até Puerto Montt ou Puerto Varas, onde me parece ser a região dos Lagos Andinos.
A diferença é que penso viajar em Maio próximo, num período de mais ou menos 15 dias. Aí pergunto: é uma boa época pra conhecer o Chile?
Gostaria de obter mais informações sobre o trajeto, tais como: onde alugar e o preço do carro; hotel ou cabana para se hospedar etc..etc..
Um abraços à todos
Adauri

Pelo visto vc não prosseguiu a sua consulta no site da TURBUS.até o fim..siga as etapas: one way / origem Puerto Varas/ destino Santiago/ data da partida selecione 21 de setembro (de fato, está na cor laranja)/ nºde bilhetes:2/ click em “comprar online” e verás que não é por medo de levar choque. Creio que não aparecem, porque não há mais disponibilidade. Mas, como disse antes, já não iremos direto de Puerto Varas a Santiago, pois decidimos ir para Pucón no dia 21 e só no dia 22 seguir viagem para Santiago. O problema é justamente esse: comprar com antecedência qdo chegar lá, pois chegaremos no dia 20 à noite em Puerto Varas e provavelmente os guichês estarão encerrados. E tenho receio de não conseguir com nenhuma outra empresa. Nosso roteiro, sintetizando,será o seguinte: dia 20-Cruce Andino Bariloche/Puerto Varas; dia 21 -Puerto Varas/Pucón(à tarde); dia 22-Pucón/Santiago(à noite); de 23-Valle Nevado(já que chegaremos bem antes do check in); 24 e 25-Santiago e 26-Valparaíso. Se Deus quiser dará tudo certo. Queria viajar pela TURBAS por ser mais confortável e por melhor serviço. Mas verei outras empresas. Obg pela atenção e tentativa de ajuda.

    Olá, Ava! Se não há lugar nos ônibus, deve ser pela volta do feriado de Fiestas Patrias, em que os santiaguinos debandam da cidade.

Valeu, mas tá estranho…qdo acesso o sítio da TURBUS continua aparecendo dias 19,20,23,24.. pulando os dias 21 e 22, como se não houvesse. (Detalhe: tb uso o Chrome). Afff!!! A propósito, ao invés de passar 2 dias em Puerto Varas, me sugeriram passar 1 dia em Pucon. Estou tentando comprar passagens pela JAC(www.jac.cl) – parece brincadeira, mas pela TURBUS não há disponibilidade e pela BUS NORTE não aparece Pucón como destino. Não consigo avançar na operação porque é solicitado o número de um tal RUT…imagino que seja algum código de cadastro do usuário, mas não visualizo link para me cadastrar… Enviei msg pra empresa e até agora não me instruíram como fazer. Vc sabe?

    Olá, Ava! Os dias que você acha que não aparecem são o fim de semana, que têm cor diferente. Clique neles, não dá choque.

    Ainda não tentamos usar o site da JAC. Mas se você não fizer o Chile correndo, poderá comprar as passagens de ônibus ao chegar, com um ou dois dias de antecedência.

Eu e meu esposo iremos a Bariloche no próximo dia 19 de setembro. No dia seguinte faremos o Cruce Andino. A ideia inicial era ficar em Puerto Varas até o dia 22 e neste dia à noite pegar um ônibus pela Turbus para Santiago, pois, a princípio, no dia 27 já estaremos retornando ao Brasil; Acontece que não há ônibus nestes dias (conforme o sitio do Turbus), nem voos pela Lan, e a Pullmann não há disponibilidade de assentos 🙁 E agora? Estou correndo contra o tempo pra buscar a melhor opção…pensei nas seguintes:

1) retornar a Santiago no ônibus noturno do dia 20…e esquecer os dois dias em Puerto Varas; PERGUNTO: Há outras empresas que fazem o trajeto? Há serviço de transfer de Puerto Varas para Santiago?
Não há venda de bilhetes diariamente para Santiago na rodoviária de Puerto Varas?
OU
2) alugar um carro e seguir viagem no dia 21 pernoitando neste dia em Pucon e no dia 22 em Chillán, prosseguindo viagem até Santiago.
Pelo que foi dito aqui, as estradas são boas, sinalizadas, paisagem de encher os olhos, PERGUNTO:
Pelo Google Maps de carro de Puerto Varas/Pucon = 5h40 e de Pucon/Chillán=7horas…é isso mesmo?
O que sugere para hospedagem tipo 3b(bom, bonito e barato)em Pucón e Chillán?

Vou tentar remarcar a volta para o dia 30 de setembro – o que seria o ideal – mas como foi emitida com milhas, não se será possível. Portanto, melhor com contar. Fico no aguardo. Obg.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito