De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km — mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia “tripa” para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach “tripa”, você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia “esquartejamento”: acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro — ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia “tripa”.

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile – de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia “tripa”? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

157 comentários

Olá Bóia, parabéns pelo site. Estarei no Chile entre 21 de dezembro à 10 de janeiro, chegando por Santiago de avião. A ideia é fazer esse roteiro de carro alugado que está incrivelmente bem indicado aqui. Obrigado pelas dicas. Apenas gostaria de saber sua opinião sobre fazê-lo de modo inverso, ou seja, ir até Puerto Montt de avião, alugar um carro por lá e começar subir até Santiago. Como nesse período teremos 24 e 25 (Natal) e 31 e 01 (Ano Novo) você me aconselharia um lugar específico para essas datas?
Grato

Estou pretendendo fazer uma viagem saindo de SAntiago e indo até Pucon, com parada em Chillan, no final de setembro início de outubro, de aproximadamente 8 dias.
Gostaria de saber se vale a pena ir de carro até Chillan ou de trem, e quando fecham as estações de esqui nestes locais. Quais as dicas adicionais as que estão nos posts?
Obrigada!

    Olá, Michelle!

    Tudo vai depender da quantidade de neve que ainda haverá no fim de setembro. Acompanhe a data de fechamento das estações pelos Facebooks de cada uma delas. Aqui você tem os links:
    https://www.viajenaviagem.com/neve-2013

    Se você quer passar algumas noites no Vale de Colchagua, vá de carro. Se quer ir somente a Chillán e Pucón, use o transporte coletivo.

Obrigada Bóia pela resposta tão rápida! Então aproveitando … alguma sugestão sobre algum local na América do Sul ou Central talvez ?! Onde eu possa ao menos ver (e tocar!) neve nessa época do ano ?

    Olá, Mariana! Em abril e maio, não; só mesmo a partir de meados de junho.

Estou planejando uma viajem para o Santiago e Lagos Andinos entre abril e maio do ano que vem.
Alguém sabe me dizer se o topo do vulcão Osorno fica nevado o ano inteiro ? Se não , tem alguma outra atração lá que valha a pena subir nessa época do ano ?
Obrigada!

    Olá, Mariana! O topo do Osorno fica nevado o ano inteiro, mas não haverá neve na estação de esqui, que é a parte visitável.

Estou indo para Santiago dia 10/01 devo ficar 06 dias em Santiago e 14 viajando ( carro alugado ) a partir do dia 16 . Como estou muito acostumado a dirigir gostaria de ir até Puerto Mont. Os passeios nas vinícolas seria melhor fazer com grupos ou alugar o carro 02 dias antes em Santiago. indo até Puerto Mont quais as cidades que poderia passar e dormir.

Pretendo fazer viajem de carro pelo Chile 20 à 28 de setembro. Gostaria de saber do clima neste periodo, se ainda tem neve nas estradas. Estamos em duvida entre fazer Santiago a Puerto Montt (região dos lagos) ou ir de avião até Puerto Montt e carro até Puerto Natales ( Carrete Austral). Pegando o carro em um ponto e largando no outro. Não sei qual trecho é mais interessante já que o percurso em km é praticamente o mesmo. Qual a dica, por favor?

    Olá, Adriana! É muito raro acumular neve em auto-estrada em baixa altitude. Existe neve nas estradas de montanha. Entre PUerto Montt e Puero Natales são 2.400 km, é inviável fazer nesse parco tempo de que vocês dispõem. Além disso, a época de ir à Patagônia é o verão.

    Ok, muito obrigada!
    Vamos fazer Santiago/ Puerto Montt. Para esse trajeto vi que há varias sugestões. Depois conto como foi!

Olá Boia,

Pretendo ir de carro de Santiago a Pucon e voltar de avião de Temuco para Santiago. A viagem será do dia 07 a 16 de agosto.Pretendo fazer o seguinte roteiro: Santiago para San Fernando,depois Termas de Chillan, Pucon e talvez San Martin de los andes. Tem uma dúvida para ir de carro de Chillan para Termas de Chillan e de Temuco para Pucon será necessario colocar correntes?
Quantos dias sugero para San Fernando, Termas de Chillan e Pucon?
Obrigado antecipadamente pelas informações

    Olá, Ismar! Em apenas 9 dias de viagem esse itinerário está muito ambicioso. Os dias no inverno são curtos, e você vai precisar de correntes sim nas estradas de montanha.

    Não pense em “ticar” lugares. Pense na melhor experiência de viagem que você pode ter. Escolha uma estação de esqui, aproveite tudo o que ela pode oferecer. Se ficar em San Fernando, fique o tempo suficiente para fazer quantas visitas a vinícolas a sua curiosidade e o seu nível de conhecedor de vinhos exigir.

Olá! Irei para Puerto Varas em 20/11/13,gostaria de saber a temperatura nesta estação!Abraços!

    Olá, Débora! Nunca é quente demais no sul do Chile, espere pegar picos mínimos abaixo de 15ºC.

Ricardo, gostei muito dessas dicas para vir de carro de Santiago até Puerto Montt, parando nesses diversos pontos sugeridos.
Duas perguntas: Quero fazer essa viagem no começo de Junho, é tranquilo ou vou encontrar muita Estrada com neve, escorregadias nessa época? Terei 12 dias, sendo 4 em Santiago e 8 para ir ate PM: são suficientes para descer de carro e voltar de avião? Abs

    Olá, Sergio! Só haverá neve em estradas para montanhas; na auto-estrada principal não haverá. Pense em dois dias para o Colchagua, três dias para a região de Pucón e três para a de Puerto Varas. Se for a Chiloé, tire um dia de Pucón.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito