África do Sul dicas

Guia da África do Sul

África do Sul

África do Sul: um roteiro completo em 70 dicas selecionadas

Um safári fora do Kruger Park

África do Sul: 15 dias na estrada, na carona da Sandra e do Luiz

África do Sul de carro, nas dicas do Fernando

Entre elefantes e tubarões na África do Sul: o roteiro do Riccardo

Vou pra África do Sul, corro risco de pegar Ebola?

Table Mountain: como visitar o Pão de Açúcar da Cidade do Cabo

Cidade do Cabo: dicas de transporte

Bo-Kaap e Waterkant, onde a Cidade do Cabo acontece

Hotel Twelve Apostles, na Cidade do Cabo: até a vista é um luxo

Postal por escrito: Cidade do Cabo

Turismo de esquerda: teoria e prática

A Montanha Chata

Cidade do Cabo: a minha alegria atravessou o mar

Que moeda levar para 50 países

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Não perca dinheiro no câmbio

    110 comentários

    Olá Ricardo!
    Me dá uma dica de 14 dias na África do Sul, em agosto, Chegando Joanesburgo para National Kruger, Kruger para Cidade do Cabo e cidade do Cabo para Ilhas Mauricio e Joanesburgo Voltando para o Rio
    Seria agosto um mês legal para ver a Bicharada?
    Obrigada!

    Gostaria de saber se visitar soweto é perigoso e se alguém indica guia ou pacote de passeio

      Olá, Ana Paula! Não é perigoso, mas é um passeio para fazer em tour. Você poderá comprar no seu hotel.

    Boa tarde,uma duvida:Meu sobrinho 8 anos de tem no passaporte brasileiro uma autorização para viajar desacompanhado de um dos pais,tanto q ele vem dos eua para o Brasil só com um dos pais.Para Africa do sul precisa de algum outro documento ou só essa autorização q está no passaporte já basta?Obrigado

    Acabo de retornar de um viagem para a África do Sul com minha irmã e fiquei encantada com o país. Tudo muito fácil para o turista, inclusive dirigir do “outro” lado, depois de algum estranhamento inicial. Alugamos um carro automático, o que ajudou muito na adaptação. O Uber é uma alternativa para quem não quer se arriscar na direção e funciona muito bem, tanto na Cidade do Cabo quanto em Joanesburgo, com preços muito razoáveis. Aliás, mesmo com nossa moeda desvalorizada como está, os preços na África do Sul são muito parecidos com os nossos, talvez até mais baratos do que em São Paulo.

    A Cidade do Cabo é encantadora! Montanhas altas, praias com um mar azul de tirar o fôlego, vinícolas incríveis a meia hora de distância…. Achei a mistura perfeita entre o Rio de Janeiro e a Califórnia. A visita ao Cabo da Boa Esperança num dia de ventos de 50 km/hora também foi uma aula de história daquelas.

    Como a viagem foi decidida de última hora e tínhamos pouco tempo, não fomos até o Kruger e optamos por um Safari numa reserva privada a 4 horas de Cabo, chamada Gondwana. A propriedade é enorme e os alojamentos muito confortáveis no estilo luxo despojado. Os animais que estão lá foram resgatados de situações de risco e estão readaptados ao meio natural. Os funcionários são muito comprometidos com a preservação da vegetação original da região e com a proteção das espécies em risco. Foi uma boa experiência e foi emocionante ver aqueles animais tão de perto, inclusive o leão. Mas numa viagem com mais tempo eu iria até o Kruger para ver os animais em seu habitat verdadeiramente natural.

    Nosso único transtorno foi na volta, quando fomos pegas de surpresa por uma greve da South African Airways que cancelou nosso voo
    Fomos muito mal atendidas tanto no call center da empresa quanto presencialmente no aeroporto. Ouvimos que devíamos comprar outra passagem por nossa própria conta, depois que eles só poderiam nos realocar outro voo em uma semana e, finalmente depois de muita insistência nossa, conseguimos voltar via Dubai, numa viagem que durou mais de 27 horas.

    Alô Comandante Ric! Está na hora de fazer um guia daqueles completinhos que só você sabe fazer para esse destino que já está sendo muito procurado pelos brasileiros. Como tivemos pouco tempo para compilar informações de blogs variados, sentimos falta da suas dicas certeiras, que costumamos seguir sem pestanejar, especialmente na escolha das vinícolas.

    Sempre aproveito as dicas de vcs , são ótimas , hoje tirei um tempo pra deixar algumas dicas pra quem pretende viajar pra África do Sul com crianças, fomos em julho/19 . Compramos passagem com a Latam , éramos eu meu marido , nossos dois filhos e minha irmã com meu sobrinho, quando chegamos no check in , minha irmã foi informada que meu sobrinho não poderia embarcar sem autorização do pai , mesmo constando no passaporte , que a África exige uma autorização em inglês assinada pelo pai , aí começou nosso problema , o pai estava fora do Brasil, a Latam informou que então só com a autorização de um juiz, então fomos procurar a vara do menor dentro de Guarulhos, a polícia federal informou que não existe mais e que teríamos que ir ao fórum de Guarulhos, fomos até lá e nos encaminharam pra delegacia do menor , lá encontramos um funcionário muito prestativo que nos informou que nesses casos teriamos que procurar na internet um Tradutor Juramentado , o qual faria a tradução da autorização do passaporte. Encontramos o tradutor pela internet ele precisava de 3h pra fazer e entregar no aeroporto, só tinhamos 2h , resumindo a Latam nos deu a informação errada, nos fazendo perder tempo , irmã tentou mudar a passagem pro outro dia , eles só tinham pra próxima semana , perdeu a passagem da Latam e teve que comprar outras de ida e volta da South Africa por 10 mil, perdemos uma diária no Kruger e dois Safaris. O documento exigido só foi visto pelo funcionário na hora do embarque, oque não faz nenhum sentido ser exigido em inglês. A funcionaria da South África informou que às vezes eles tb exigem a certidão de nascimento do menor , então em se tratando da África e bom estar bem quanto aos documentos. Tb tivemos problemas com
    A carteira de motorista, o guarda pediu proprina 700 rands por não termos a carteira internacional

    Pretendo viajar no inicio de julho para fazer o safari no Kruger( 3 dias) e de la pegar um voo para o Cairo, ficar uns 5 dias para levar os filhos para conhecer as piramides. Será que este roteiro e viavel??????? Preciso da ajuda de vcs.
    saida do Rio dia 29 de junho, chegando em Joanesburg dia 30 de junho, dormindo por lá, saindo para ficar numa reserva dentro do Kruger dia 01, voltando para o aeroporto dia 05 de julho indo para o Cairo, ficando por lá até dia 10 de julho com voo de volto p Rio… Será muito loucura??????

      Olá, Simone! Em princípio não há problema em dividir uma viagem entre um safári e as pirâmides. Seu ritmo, porém, é bastante frenético, a viagem cobre distâncias loucas, não há vôo direto entre Joanesburgo e o Cairo, a passagem deve sair bem caro e julho nas pirâmides é um calor maluco.

      Bom dia, desisti por ser muito caro, e pelo calor excessivo no Egito, agora a minha busca frenetica e comprar um pacote para fazer um SAfari no Kruger. Pq eu nao vou ficar la nas reservas pq e muito caro, fiz um reserva no Kaia Tani que fica a 1km da entrada de um dos portoes (Phalarbowa) só

      …pq estava vendo que é caro esses safaris la nessas reservas.
      Vc pode me ajudar? Queremos fazer dois dias de safari no kruger naqueles carros 4×4 e uma noite. 3 adultos e 1 crianca de 12 anos. obg

      Olá, Simone! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre safáris na África do Sul. Mas é um tipo de turismo caro, mesmo. Dê uma olhadinha em pacotes oferecidos pelas grandes operadoras, você pode encontrar alguma alternativa abordável.

      Oi, Simone. Fizemos o safari no kruger em novembro do ano passado e também pensei que só era possível gastando muito, mas conseguimos fazer tudo isso que você citou gastando pouco. Nos hospedamos dentro do kruger e fizemos os passeios em carro alugado e também com os guias do parque. Já escrevi alguns posts sobre nossa viagem…. vou deixar o link de um post específico que tem dicas gerais sobre hospedagem, passeios, como chegar, por qual portao entrar, etc. Dá uma olhadinha:
      https://acrosstheuniverse.blog.br/roteiro-com-dicas-gerais-para-um-safari-no-kruger-park/

    Final de janeiro, começo de fevereiro é uma boa época para visitar? Ou melhor no inverno? Obrigada

      Olá, Renata! Não é uma boa época para safári. É uma boa época para a Cidade do Cabo e a Rota Jardim. Para ver bichos, vá entre março e outubro (os melhores meses são de maio a setembro).

    Olá. bom dia !

    Eu gostaria de publicar o terrível evento pelo qual minha esposa e eu passamos durante nossas férias na África do Sul. Desta forma, podemos alertar para os riscos e outras pessoas podem não experimentar o mesmo trauma.

    De forma resumida, no dia 7 de setembro fomos violentamente abordados na estrada (a caminho do Kruger Park). O carro que usávamos foi apedrejado por pessoas de uma aldeia em Masoyi. Neste infeliz evento nosso dinheiro, algumas de nossas coisas e cartões de crédito foram roubados. Fomos vítimas desse ato criminoso e minha esposa inclusive teve o braço machucado. Uma experiência muito traumática. Na sequência nós registramos a ocorrência na delegacia de Hazyview. Neste mesmo local, informamos por telefone o ocorrido à empresa locadora do carro (Europcar), cerca de uma hora após o incidente na estrada. Com isso, um representante da empresa fez a troca do carro na delegacia. Na hora dessa troca de veículo, já estava de noite e não havia luz no estacionamento da Polícia. Com isso era impossível ler o documento usado para registrar o incidente. O representante da Europcar insistiu que eu apenas tinha que assinar este que era um documento padrão para poder liberar o carro. Nós estávamos emocionalmente muito abalados e ele estava impaciente para explicar qualquer coisa e até pediu gorjeta (mesmo sabendo que tínhamos sido roubados na estrada). Um verdadeiro absurdo o atendimento oferecido por esta empresa.

    Infelizmente não existe responsabilidade assumida pela empresa locadora do carro (Europcar), pois ela está nos cobrando pelos danos causados ao veículo. Embora também tenha sido um caso registrado na Polícia e considerando que seguimos o percurso indicado pelo GPS que foi fornecido pela própria empresa. Sem falar que a Europcar também não informou previamente sobre rotas que devem ser evitadas ou qualquer rota preferida. Somos do Brasil e, como turistas, não conhecemos os riscos de estradas específicas na África do Sul.

    É também importante salientar que, no momento da contratação e da retirada do veículo no Aeroporto de Joanesburgo, a Europcar não apresentou as opções de seguro. Foi somente solicitada a assinatura para registrar a liberação do carro. Aliás, a empresa se preocupa muito em obter assinaturas, mesmo em situação muito adversas, mas não se preocupam nem um pouco em explicar as condições, contextos, orientações, preocupações etc.
    Com isso, gostaria de alertá-lo sobre esses riscos na estrada e de considerar uma empresa socialmente responsável ao alugar um carro. Uma empresa que se preocupa em proteger seus clientes e não apenas em proteger a si própria. Uma empresa que tenha coerência, senso de justiça e que cuide de casos excepcionais e sérios de forma proporcional, como cada um merece.

    Esteja atento(a). Escolha serviços de qualidade e empresas responsáveis.

    Pessoal, estou indo para Africa do Sul na primeira semana de Janeiro. Lo os comentários e fiquei na dúvida se pela data compensa. Vale a pena? O que podemos aproveitar?

      Olá, Barbara! Não é a melhor época para safáris, mas as demais atrações ficam mais interessantes porque é verão.

    Olá,

    Juro que apesar de ler quase todos os posts, ainda não entendi muito bem a logística ao elaborar o roteiro para Africa do Sul.
    Penso em ficar uns 20 dias em Janeiro de 2019, visitar Johannesburgo, Cidade do Cabo, Safari no Kruger e Garden Route.
    Por onde começar?
    Qual seria o melhor tipo de bilhete aereo?
    Agradeço demais a ajudinha,
    Abraços
    Flavia

      Olá, Flavia! Você necessariamente vai ter que passar por Joanesburgo na ida e na volta. Você sabe que janeiro não é a melhor época para safári, sabe? A ordem você decide — se quer deixar o safári, a Ciadde do Cabo ou a Rota Jardim por último. Escolhida a ordem da triangulação, compre uma múltiplos destinos/várias cidades com ida do Brasil ao primeiro destino a ser visitado (Joanesburgo, se começar pelo Kruger, Cidade do Cabo, se quiser começar a Rota Jardim por esta ponta, ou Port Elizabeth, se quer começar a Rota Jardim por esta ponta) e volta do último último destino que você visitar (Joanesburgo, se deixar o Kruger para o fim, Cidade do Cabo ou Port Elizabeth). Assim, a conexão que você fará, ou na ida, ou na volta, em Joanesburgo, será garantida pela passagem vinculada.

      Obrigadaaaaaa!!!!!!
      Pois é, li sobre o safari em Janeiro, quando a vegetação esta mais abundante, mas infelizmente, tem que coincidir com as ferias de minha filha. Li alguns comentarios positivos também, e gostaria de ficar naqueles hoteis com a “vibe”de reserva natural.
      Vou começar a quebrar a cabeça com o aéreo então.
      Super abraço

      Vou em dezembro de 2018 e comprei minhas passagens na opção de múltiplos destinos. São Paulo-Hoedspruit (com parada em Joanesburgo), Hoedspruit-Joanesburgo, Joanesburgo-Cape Town, Cape Town-São Paulo (novamente com parada em Joanesburgo). Como comprei com milhas, essa foi a combinação que gastei menos milhas.

      Oi Flávia! Eu fui pra África do Sul ano passado. Vale a pena demais. Tenho certeza que vai gostar. Como o ricado falou, você provavelmente vai comprar suas passagens passando por Johanesburgo. Eu comprei minha passagem São Paulo – Cidade do Cabo e fazendo escala em Johanesburgo – Aproveitei a escala para fazer o stopover e visitar o Kruger. Na Cidade do Cabo você consegue passar facilmente uns 5 dias, há muita coisa pra fazer. Depois você pode alugar um carro e ir fazendo a rota jardim até Porto Elizabeth e de lá, você pode voar ou continuar dirigindo pra Johanesburgo. Johanesburgo mesmo dois dias são suficientes. E aí você pode alugar um carro e pro Kruger. Eu fiquei 3 dias e fiz tudo por conta lá! Fiz uns game drives que fechei diretamente com o parque e fiz alguns auto-safaris com o carro alugado. Funciona super bem. Eu fiquei hospedada dentro do Kruger! Gostei muito de tudo.

      Espero que tenha ajudado 🙂

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito