Alter do Chão

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Alter do Chão no Viaje na Viagem

Alter do chão mais perto, com o vôo direto de Brasília a Santarém

Alter que enfim!

Alter do Chão: praias e passeios amazônicos, no relato da Miriam

De Manaus a Santarém, em barco de linha

Como aproveitar a Amazônia: a receita do Hugo

Nasce um mito: "Alter do Chão, a melhor praia do Brasil"

21 comentários

Everaldo Mourão

Prezado Ricardo,
Qual hotel/pousada vc. sugere em Alter do Chão ?
Grato.
E.M.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everaldo! Quem responde é A Bóia. Esta página ainda não está completa; por enquanto, você acha uma rápida explicação dos hotéis em Alter do Chão no guia de Belém (role a página até a seção Onde ficar): https://www.viajenaviagem.com/destino/belem

Fabiola Leal
Fabiola LealPermalinkResponder

Estou ansiosa por maiores detalhes. Alguma previsão da conclusão desta página? Grata, Fabiola.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! O Ricardo Freire está viajando pelo Brasil e esta e outras páginas serão aos poucos atualizadas wink

Dieter Goebel
Dieter GoebelPermalinkResponder

Fui para Alter do Chão em janeiro e gostei bastante. A temperatura da água é uma maravilha e a cor verde também. A água é muito limpa e a extensão do rio Tapajós é imensa. Fiz um passeio de barco (voadeira) que levou o dia todo e compensou muito. Recomendo especialmente a ponta Negra, a ponta do Cururu e o lago verde (ou negro não tenho certeza). Fiz o transfer de Santarém a Alter do Chão com o Donaldo que foi muito prestativo e agradável e conhece bem a região pois é de lá. O contato dele pode ser obtido no Hostel Pousada do Tapajós. Há ventos constantes o que torna a temperatura muito agradável além de não haver mosquitos devido à acidez da água. Cheguei na 3ª feira à noite e retornei na 5ª feira à noite mas achei o tempo curto. Soube que é mais recomendável ir durante a semana.

norma f.silva
norma f.silvaPermalinkResponder

Ola,estive em Alter em outubro 2014,fiquei na pousada tapajos,muito boa,simples,porem o pessoal é bastante atenciosos,ha quartos coletivos para quem quer economizar um pouco e privativos.Eu fiquei 4 dias,mas ficaria mais com certeza,fiz passeios de barco indo para varias praias e lagos,com a barqueira Selma que contratei la na frente da praia do amor,muito atenciosa e tb uma caminhada na floresta tapajos,jari e umpasseio até Santarem de onibus coletivo para ver o encontro do amazonas com o tapajos.Volto novamente esse ano,amei.

Ana Luiza
Ana LuizaPermalinkResponder

Eu fui com a família em julho de 2005! Ficamos no BelloAlter na beira de um lago, bem defronte a ilha do amor! Muito confortável Foi uma estadia maravilhosa!

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Fui para Alter agora em outubro/2016. A cidade é maravilhosa, principalmente para quem já mora no Norte, por diminuir os custos e nos fazer sentir em casa. A extensão do Rio Tapajós é imensa e admirável. Ficamos na Pousada em Ponta das Pedras, simplesmente perfeita, o casal de donos nos receberam muito bem e nos deram dicas de como aproveitar e economizar. A praia é super agradável e a vila um amor e calma. Ficamos sem celular e internet, o que nos ajudou a aproveitar ainda mais o momento e relaxar. Os passeios duram o dia inteiro, e o transporte entre os passeios é de barco. Ir no meio de semana é ótimo para ter a praia só para você.

JACKELINE OLIVEIRA

Oi Boinha, como não viajo pra praia nenhuma sem passar aqui no VnV, só vim perguntar porque Alter do Chão não está listada no praiometro (meu seguro Sol Garantido)... Então, como é o clima em Junho, só viajo se vcs sacramentarem wink
Brigadíssima!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jackeline! Junho já começa a época de chuvas moderadas (nunca dá pra dizer "seca", né) no Norte. Mas as praias de rio de Alter do Chão só começam a aparecer em meados de julho/agosto. Dependendo de como foi a época de chuvas este ano (não sabemos), a ilha do Amor pode ainda estar toda submersa em junho.

JACKELINE OLIVEIRA

Obrigada boinha!!! Então qual a época dos sonhos pra ver aquela praia das fotos que enchem nossos olhos?
Beijão!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jackeline! Agosto é uma boa época para pegar a praia de rio e ainda poder fazer algum passeio de igarapé e assim ter também um gostinho de Amazônia. De setembro em diante as praias ficam melhores, mas os igarapés secam.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá!!!
Não viajo sem passar por aqui para tirar as duvidas.
Estou planejando conhecer Alter do chão em fevereiro ou em julho. Qual época seria a mais recomendada?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Em julho as praias estão apenas começando a se formar, mas chove menos.

Ana Paula Sanchez Bacci

Observei que época pior, mais chuvosa e cheia seria de janeiro a junho e melhor de agosto a dezembro.
Costumo viajar em julho.
Já seria época em que as praias de rio estão à mostra e seriam aproveitáveis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Em julho as águas estarão começando a baixar. O aparecimento de praias vai depender da intensidade da cheia prévia. Se este ano encher pouco, em julho já haverá praias. Se este ano encher muito, em julho as praias podem ser raras.

Alessandra Canivezi

Oi!!
Ouvi hoje se falar em Alter do Chão. Li os relatos da Miriam e me encantei!!
Seria uma boa opção ir de SP a Belém, passar uns 03 dias e de Belém a Santarém para se chegar em Alter do Chão? Ou o inverso?
Grata pelas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Marajó e Alter ficam para lados opostos. Você vai a Santarém saindo de Belém e voltando para lá. Você pode chegar a Alter por Belém ou por Brasília. Ou seja, pode fazer de São Paulo a Belém, de Belém a Santarém e Santarém a São Paulo via Brasília.

Celisa Crepaldi

Olá, eu e meu marido pretendemos viajar em junho para Manaus e fazer o passeio de barco até Santarém e conhecer Alter do Chão. Pensamos em 4 dias em Manaus, para conhecer também Presidente Figueiredo, e 5 em Alter. Será que é muito tempo em Alter?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Descansar em destino de praia nunca é demais. Você vai precisar de dois dias para passear (Flona num dia, praias próximas em outro).

Carlos Eugenio Vieira

Boa tarde,
Melhor época de ir é a partir de agosto quando as aguas começam a baixar. O vilarejo é muito bacana, calmo, hospitaleiro e a tardinha todos se encontram na pracinha central. Diversos passeios para fazer e aproveitar os barzinhos a beira do rio Tapajós. Gostei muito de lá. Fui em setembro de 2015. Do aeroporto de santarem tem um ônibus de linha que te deixa na frente do shopping tapajós em 15 min e ali tu pega outro onibus direto par Alter do Chão com viagem de 1 hora eu acho. Moro em Porto Alegre-RS

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar