praias em barbados bathsheba

Guia de Barbados

10 praias em Barbados

A ilha de Barbados é banhada pelo Caribe nas direções oeste e sul. É uma costa bastante ocupada, em que as construções costumam chegar até à areia. Se não há avenidas beira-mar, tampouco existem arranha-céus — tirando o Hilton e outro hotel nas cercanias da capital, Bridgetown.

Como normalmente estão fora da visão de quem passa de carro, as praias em Barbados podem ser difíceis de achar e, eventualmente, de entrar. Mas são todas públicas: uma vez que você entra por um acesso sinalizado, pode transitar pela areia mesmo em trechos ocupados por hotéis de luxo.

OESTE (West Coast)

O metro quadrado mais caro de Barbados está ao norte da capital, Bridgetown. O trecho mais metido deste litoral é conhecido como “Platinum Coast” (Costa de Platina), porque reúne alguns dos hotéis mais luxuosos da ilha (o mais mais mais é o Sandy Lane). Pela dificuldade de estacionar e pelos poucos pontos de acesso, é um trecho do litoral pouco amigável ao passante. Se você não estiver hospedado num hotel por aqui, o mais provável é que visite essa costa vindo pelo mar, num passeio de catamarã.

Colony Club Beach

Colony Club Beach, Barbados
Colony Club Beach, Barbados

Esse é um exemplo de praia que você encontra ao se hospedar num hotel da West Coast: faixa de areia estreita, mar calmíssimo. Peguei uma época de mar feio (para o padrão de Barbados). Em condições ótimas esta água fica azul-bebê. O hotel em questão é o Colony Club (oferecido pelas operadoras de pacote brasileiras).

Mullins Bay

Mullins Bay, Barbados
Mullins Bay, Barbados

Se você está de carro, esta é a sua melhor opção na West Coast. A praia (a última do trecho-filés, um pouco antes de Speighstown) é visível da estrada, impossível de perder. Estacione numa rua lateral e aproveite a infra: o restaurante é ótimo e aluga espreguiçadeiras.

BRIDGETOWN

Para o meu gosto, as praias mais bacanas da ilha estão imediatamente ao sul da capital. Por ali a areia é branquíssima e o mar estava transparente até nesta época ruinzinha que eu tive o azar de pegar.

Carlisle Bay

The Boatyard, Carlisle Bay, Barbados
Carlisle Bay, Barbados

É a primeira praia colada na cidade, com bolsões de estacionamento fáceis de achar. Dá para alugar espreguiçadeiras em barracas rústicas que também proporcionam serviço de bordo. Mas o mais bacana, na minha opinião, é entrar pelo Boatyard, um bar de praia que cobra entrada e tem um píer próprio. De vez em quando faz promoções de bebidas all-inclusive. Para quem procura algum agito durante o dia, é a pedida. À noite, vira balada.

Praia do Hilton

Praia do hotel Hilton, Barbados

Maior hotel da ilha, o Hilton está plantado em frente a uma prainha nota 10. Eu cheguei pelo estacionamento, deixei meu carro e atravessei o lobby sem ser importunado — mas acredito que isso não seja muito legal, não. Mas na praia havia vários barbadianos, que certamente vieram pelo outro lado (deve haver algum acesso).

SUL (South Coast)

É o quadrante mais democrático (e animado) da ilha, ideal para quem não quer ficar isolado num hotel de luxo. A ocupação da costa também é praticamente ininterrupta (há muitos hotéis à beira-mar também), mas quem gosta de variar de praia encontra bons trechos aonde levar sua toalha ou alugar uma espreguiçadeira.

Rockley/Accra Beach

Rockley/Accra Beach, Barbados
Boardwalk, Barbados

Uma das poucas praias visíveis da estrada, está num trecho sem construções à beira-mar (deve ser por isso que é chamada de “parque”). Nos cantos esquerdo e direito é possível alugar espreguiçadeiras (o bar do canto esquerdo é bem bom). No canto direito começa a Boardwalk, um deck à beira-mar onde estão instalados alguns restaurantes bem bacanas, como o Tapas e o Black Pearl.

Dover Beach

Dover Beach, Barbados

A mais badaladinha das praias da costa sul. Tem um pequeno estacionamento (e dá para estacionar nas ruas próximas) e alguns quiosques. Fica imediatamente ao sul do Gap, a rua da muvuca; dá para ir (ou vir) caminhando.

Maxwell Beach

Maxwell Beach, Barbados

Trecho selvagem de praia, sem serviços, entre Dover e Oistins. A areia é superbranca. E tem coqueiros!

Enterprise/Miami Beach

Enterprise Beach (Miami Beach), Barbados

Primeira praia passando o vilarejo de pescadores de Oistins (onde você vai vir pelo menos na noite de sexta-feira para comer peixe frito), Enterprise (também conhecida como Miami) é a praia favorita dos nativos.

SUDESTE (Southeast coast)

O lado leste da ilha recebe águas do Atlântico. O mar aqui é bem mais violento do que nos lados oeste/sudoeste. Mas a costa é bem menos ocupada.

Crane Beach

Crane Beach, Barbados
Crane Beach, Barbados

É a praia mais famosa da ilha. Fica ao pé de um penhasco onde está instalado o hotel The Crane, o mais antigo clássico de Barbados. Como eu já disse anteriormente, este não é o tipo de praia que me levaria ao Caribe… o mar é violento e perigoso.

LESTE (East Coast)

A costa leste da ilha tem o mar decididamente bravo. É bonito para passear de carro, já que o horizonte e o mar não fogem do seu campo de visão.

Batsheba

Batsheba, Barbados
Batsheba, Barbados
Batsheba, Barbados

(Diga: “Baxiba”.) A mais importante das praias do leste é uma meca de surfistas. Com efeito: o ambiente está mais para North Coast do Havaí do que para Caribe. As formações rochosas são lindas. O banho é perigoso. Há quiosques, restaurantes e outro clássico da ilha, o hotel The Atlantis.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    105 comentários

    Ricardo, parabéns pelo excelente trabalho!
    Estou indo para Barbados em dezembro com minha esposa e filhas (6 e 3 anos) por uma semana. Ficaremos no Almond Casuarina, em St. Lawrence Gap, mas o sistema all-incluse é obrigatório.
    Vale a pena alugar um carro para conhecer outras praias e voltar para o hotel para as refeições?
    Você tem notícias sobre o turismo na ilha após a passagem do furação Thomas?
    Li alguns comentários sobre cuidados com furtos… É perigoso mesmo?

    Abraços,

    Emerson

    Ricardo, pretendo passar o Reveillon, com uma amiga, em Barbados ou em Varadero. A esta altura as passagens estão difíceis e não sei se teremos escolha, mas o que vc, “do alto da sua experiencia” recomendaria ?

    Abraço,

    Mercedes

      Nunca fui a Varadero, mas a pegada lá deve ser parecida com a de Punta Cana — aproveitar o resort. A diferença é que dá pra fazer um bate-volta a Havana sem sofrimento.

      Barbados é para aproveitar menos o hotel e passear bastante.

    Obrigado Ricardo… Emiti minha ida para Aruba, agora falta definir se a volta será de St. Maarten ou se estico até Barbados…

    Estou encontrando o trecho St. Maarten – Barbados por $203 na Caribbean Airlines… Como a Gol opera vôos para as duas ilhas, dá pra ir por uma e voltar por outra…

      Juliano. Cada uma dessas ilhas tem ilhas-satélites interessantes. É mais racional, a partir de St Maarten, ir a St Barth e Anguilla do que ir a Barbados. A partir de Aruba, ir a Curaçao e Bonaire. A partir de Barbados, ir a Santa Lúcia, às Grenadines ou a Trinidad-Tobago.

      As ilhas não vão sair do lugar. Eu fiz esse périplo para poder cobrir os destinos com vôos diretos do Brasil. Mas não é uma viagem lógica. Se eu não tivesse essa pauta, e se tivesse tempo sobrando, eu teria me dedicado a explorar as ilhas vizinhas.

    Estive em Curaçao e achei as praias incríveis… As praias de Barbados são do mesmo nível de Curaçao?

    Estou em dúvida se repito curaçao ou vou para Barbados desta vez…

      Não estavam nota 1000 quando passei por lá, por conta desta “onda verde” que deixou as águas de uma cor diferente do habitual, então não vi no seu melhor momento, mas ainda assim estavam bacanas.

      Mas, REPETINDO: AS PRAIAS SEMPRE SÃO BONITAS, quando não são eu aviso (não vá a Nevis, não vá a ILha Margarita, não vá a St. Kitts, não há por que ir à Martinica pelas praias). Dessas que têm vôo do Brasil, TODAS VALEM A PENA. Escolha a sua ilha PELO CONJUNTO DA OBRA. Obrigado.

    Oi!! Vou para Barbados na proxima semana do dia 09 para ficar 1 semana, com marido e 3 crianças pequenas , pensamos em ficar no almond beach village , que fica na costa oeste ,parece que em st peter , mais para norte do que o colony que você menciona.
    o que vc acha dessa opção? em relaçao ao hotel , e a praia?

      Não visitei o hotel. As praias da Costa Oeste são como essa que mostrei do Colony Club. O que muda só é a ocupação, se tem prédio ou não. Vocês vão estar longe do agito mas não vão precisar dele, porque o hotel é all-inclusive.

    Boa noite,

    Estou pensando em ir para Barbados em Novembro, e queria saber qual é aproximadamente o valor da alimentação (almoço, jantar) em média.

    Muito obrigado.

    Obs. Fotos maravilhosas.

      Tem de tudo quanto é preço, Marco. Os preços regulam com os do Brasil nas mesmas categorias. Tem fast food, tem “quilo” (tipo rotisserie), tem restaurante-barraquinha (em Oistins). Só não tem prato pra dividir, que isso é mais coisa do nosso Nordeste. Esse negócio de comida a gente adapta ao nosso bolso no segundo dia.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito