Bariloche

A neve é nossa
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bariloche é um pedacinho da Suíça que foi parar na Argentina – e entende português. É no alto de seus morros (cerros, em castelhano) que realizamos o sonho da neve própria.

No inverno, só dá a gente: a cidade vira Brasiloche. É um ótimo lugar para aprender a esquiar – mas é sobretudo o destino mais adequado para quem não esquia e quer apenas se divertir com a neve. Esquibunda, tubing, moto de neve: Bariloche não discrimina quem não pretende se equilibrar sobre um par de esquis ou uma prancha de snowboard.

Bariloche é fofa, e os arredores, belíssimos – paisagens alpinas, com lagos azuis entre montanhas cobertas de neve no meio do ano, mas verdíssimas entre a primavera e o outono. Sim, a cidade é linda até sem neve. O ano inteiro, a subida ao Cerro Campanario e a travessia de qualquer um de seus lagos renderá fotos deslumbrantes. Ao voltar dos passeios, as lojinhas de chocolate da calle Mitre sempre estarão à sua espera.

Saiba mais | Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Além de Bariloche

A região inteira é linda. A 80 km, do outro lado do lago Nahuel Huapi (e já na província de Neuquén), Villa La Angostura atrai quem procura sossego e rusticidade. Sua estação de esqui, Cerro Bayo, é tida como uma estação-butique (um adjetivo que também cabe em um punhado de seus hotéis).

Fora da temporada de neve, Villa La Angostura é o ponto de partida da Rota dos 7 Lagos, uma estrada de cascalho que funciona da primavera ao outono e leva a outro vilarejo encantador da região, San Martín de los Andes, à beira do lago Lácar. A estação de esqui de San Martín chega a ser mais conhecida do que a cidade: é a famosa Chapelco.

O Chile está pertíssimo. É fácil combinar Bariloche e Villa La Angostura com os lagos andinos chilenos (Puerto Varas, Puerto Montt, Osorno e região). E San Martín de los Andes faz uma ótima dobradinha com Pucón...

Guia de Bariloche no Viaje na Viagem

226 comentários

Dalila Valério

Gostaria de receber ou saber onde estão escritas as dicas de viagem da data de hoje .Ouvi na radio Bandeirantes sobre um roteiro começando por Santiago ( 4 dias) , depois Bariloche (2) , lagos etc para o verão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dalila!

Na página O que fazer você lê sobre Bariloche no verão. Para Lagos Andinos, clique em Lagos Andinos na caixa Por Perto.

renato
renatoPermalinkResponder

Estive com a família em Julho, foi uma viagem FANTÁSTICA, Bariloche é um lugar muito acima das expectativas, mais bonito que a Suíça, mais barato que os EUA.
A comida é um caso a parte, sensacional, recomendo o Boliche del Alberto, e o chocolate numero 1 é o Rapanui.
Alugue um carro e se perca deliciosamente no entorno do circuito chico, ou na rota 40, talvez esta tenha sido a melhor viagem que fiz na vida( 12 vezes europa, dubai, hong kong, china, africa do sul, chile, etc..), recomendo mesmo.

Ceni
CeniPermalinkResponder

Tambem ja fiz varias viagens estados unidos, africa,europa e gostaria de voltar a Bariloche e fazer a travessia dos lagos. Renato fala como fantastica a viagem. Gostaria de mais dicas sobre passeios de barco e com carro alugado, o que de melhor poderia ser feito?

marcia
marciaPermalinkResponder

Renato,
Estou planejando ir nas duas primeiras semanas de julho. Nevou nessa época em 2014, quer dizer, caíram flocos de neve do céu? Explico: brasileiro vê gelo no chão e diz que é neve! rsrsrs (já passei por isso, sei do que estou falando!) Obrigada

CRISLAINE MENICHELLI PERES

Gostaria de agradecer todas as dicas de primeira viagem para Bariloche. Todas as dicas foram perfeitas. A viagem foi incrível. Melhor chocolate e sorvete: Rapanui, melhor passei: feito com motos na neve à noite no El Refugio De Arelauquem, imperdível.

Rosangela
RosangelaPermalinkResponder

Eu ía escrever aqui como foi a viagem que eu e meu marido fizemos à Bariloche (01 a 05 de agosto/2014),........mas,.... o comentário do 'renato' aí embaixo diz tudo que eu ía escrever =D
kkkkkkk ok, da lista dele só conheço o Chile.
Mas é sem dúvida um lugar linnnnndo em muitos detalhes, passeios espetaculares!
Segui as dicas precisas e preciosas daqui do site e partimos! Nenhuma furada, tudo ótimo!
Ok, calculei mal o "time" da coisa: saímos de PE, então, cruzamos o país. Optei por viajar à noite toda p/ chegarmos lá às 14h para almoço e aproveitar a tarde (após 4 aeroportos, não tem jeito, é longe msm). Conclusão: muuuuuito cansativo! NÃO DURMO NO AVIÃO, o que piora o cansaço, porém, fomos surpreendidos por uma chuvarada que durou dois dias =.(
Moral da história: frio, chuva, e vento de sobra,... e receptivos fechados, claro!
Se tivéssemos mais tempo, aproveitaríamos muito mais, porque quando o tempo melhorou, corremos para as atividades e ficou o gostinho de quero mais.
Dica? Sigam as dicas do site (são muitas!) e boa viagem!
Ah sim,... se for po$$ível, faça sim o NOITE NÓRDICA! Muito bem organizado, da contratação ao retorno ao Hotel, impressionante, divertido, delicioso, inesquecível!
Ah,... a carne do Nuevo Gaucho* (imperdível "lomo" filé com molho de cogumelos e batatinha noisette... #babando). BARATO!!

Voltaremos!!!
Vlw VV!!!
*Transversal da R. Mitre, esquina oposta à chocolateria Mamuschka (tudo é na Mitre, rsrss... rua principal)

Angélica Libardi

Olá! Agradeço a dica do Hotel Tirol em Bariloche. Estivemos hospedados de 13 a 18 de agosto e achamos o hotel super limpo e perto de tudo! Custo-benefício excelente! A cidade estava lotada de brasileiros e o nosso real valendo $ 4,80. Uma viagem maravilhosa! Antes de viajar sempre consulto as dicas de vocês! Obrigada! Angélica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Angélica!

Eduardo Barros Leal

Estive em Santiago em setembro/14, gostei muito, e pretendo em setembro/15, conhecer Bariloche, quero ficar três ou quatro dias em Bariloche e 3 ou 4 dias em alguma cidade chilena próxima, qual a mais indicada ? quero no final deste mês comprar o pacote, pretendo me hospedar em um hostel, (quarto individual), e fazer alguns passeios tradicionais na região, no mês de setembro tem neve ? o que me aconselha ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Pense em Villa La Angostura e em San Martín de los Andes. Ambas têm hostels. A neve em setembro não é garantida.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/villa-la-angostura

https://www.viajenaviagem.com/destino/san-martin-de-los-andes

Taise
TaisePermalinkResponder

Um vulcão no Chile está em erupção, e bariloche é a cidade mais afetada pela fumaça... Tenho uma viagem pará-la começo de dezembro. Alguém sabe me dizer se a cia aérea devolve o dinheiro das passagens? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taise! O vulcão Copahue, no Chile, está mesmo em alerta laranja por sua atividade nas últimas semanas, mas não há informações de Bariloche ter sido minimamente afetada. Acompanhe a situação pelo site da Agência de Notícias de Bariloche

Rejane
RejanePermalinkResponder

Excelente!

Wander Alves
Wander AlvesPermalinkResponder

Cara gostaria de umas dicas para lua de mel.
E parabéns pelo site!!
abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wander! O link a seguir tem várias dicas de passeios e algumas bem românticas. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Monica
MonicaPermalinkResponder

Estou pensando em ir para Villa La Angostura em fevereiro e pretendo ficar na região de Puerto Manzano. Tenho algumas dúvidas quanto ao aluguel de carros. Se vocês puderem me dar uma orientação, agradeceria muitíssimo. Vale mais a pena alugar um carro no aeroporto de Bariloche ou na própria Villa? Pretendo usar o carro para passeios pela Rota dos Sete Lagos, até San Martin, e como não vou no inverno me pergunto se é necessário um carro com tração nas quatro rodas ou se um carro simples dá conta do recado. Quanto à habilitação: a carteira brasileira é suficiente ou é preciso ter uma carteira de habilitação internacional?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! A habilitação brasileira é suficiente. Saia de carro alugado já do aeroporto de Bariloche, ou você vai gastar uma nota de trânsfer à toa.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Ok, obrigada.

Máira Guimarães

Olá Riq e Bóia,
Tudo bom?
Vou com um grupo para Bariloche passar o Reveillón e com a alta do dólar estou confusa o que está valendo levar: Real ou Dolar?
Estive em Bariloche em Agosto passado e compensou bastante o Dolar, mas agora já não sei.
O que você sugerem??

Obrigada e parabéns pelo site e o trabalho maravilhoso que vocês fazem, acompanho há alguns anos e é essencial antes de qualquer viagem consultar vocês.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Máira! Só compensa levar dólares se você já tiver. Se for comprar, o melhor é evar reais. Para saber mais, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina

Sérgio Pereira

Bom dia !!

Gostaria de saber se é mais vantajoso $$$$ deixar para alugar carro em Bariloche.
Ou se é melhor ja reservar aqui no Brasil pela Rent cars etc..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sérgio! Reservando com antecedência você pode conseguir tarifas promocionais. A Rentalcars é nossa parceira e ela pesquisa ofertas entre diversas locadoras de automóvel.

Fernando Correa

Bóia,pesquisando, percebi que a maioria dos vôos que saem do Rio à Bariloche param no Ezeiza e temos e temos que pegar outro avião no Aeroparque,além do transporte da bagagem ficar sob a nossa responsabilidade.Gostaria de saber se encontro transfer entre os dois aeroportos e qual o tempo que vou gastar entre os dois aeroportos.Há voos diretos do Rio para Bariloche?Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A entre os aeroportos Ezeiza e Aeroparque a viagem leva cerca de uma hora. Veja tarifas (em pesos) do Taxi Ezeiza:
http://www.taxiezeiza.com.ar/spa/tarifas

Não há vôos diretos do Rio a Bariloche.

Rosna
RosnaPermalinkResponder

Tem vôos que não precisa fazer o transfer Ezeiza - Aeroparque.
Comprei agora para julho, sendo ida SP - Aeroparque; Aeroparque - Bariloche e na volta Bariloche - Ezeiza; Ezeiza - SP.

Fernando Correa

Obrigado,Bóia.

Pedro
PedroPermalinkResponder

Fernando, se possível, passe ao menos uma noite em Buenos Aires para fazer o "grosso" do câmbio, pois é a melhor cotação. Estive em ambos há um ano atrás e enquanto em Buenos Aires consegui 4,30 por real, em Bariloche o melhor que consegui foi 3,8 (a dica vale para quem vai também pra Ushuaia, El Calafate, Mendoza...).

sabrina
sabrinaPermalinkResponder

Bom dia!

Meu nome é Sabrina, sou brasileira e vivo há mais de 6 anos em Bariloche, lugar aonde me formei como guia de turismo.

Gostaria de felicitar a todos os colaboradores do Viaje na Viagem e dizer que aprendo muito lendo esta página.

Gostaria de convidá-los a visitar o meu humilde Blog (comparado ao Viaje na Viagem, rss) sobre Bariloche:

http://www.barilocheparabrasileiros.com/

Abraços!

Eduardo Barros Leal

Este passeio, de Bariloche ao território chileno, pode ser feito no mês de setembro ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Pode, mas o verão é a melhor época.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá bóia, gostaria de ir a Bariloche na segunda quinzena de maio/2015, mas li que o mês e de chuvas. Será que posso ir mesmo assim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! O mês é um pouco mais chuvoso, sim. Mas a cidade é bem bacana de ser visitada de qualquer forma - https://www.viajenaviagem.com/2010/03/bariloche-sem-neve-bonito-de-todo-jeito/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá,
Vou para Bariloche no próximo final de semana, passar Natal e Ano Novo.
Quais são as dicas para as datas festivas? Tem algum lugar que oferece festa de ano novo (alguma discoteca)?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Temos só uma dica de festas em Bariloche - https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

Janaina Fonseca

Gostaria de dicas para saber qual a melhor forma de chegar a Bariloche partindo de Buenos Aires e qual o período que achamos os melhores preços de passagens. Estou indo com a família em agosto de 2015.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Para saber a melhor maneira de chegar em Bariloche, consulte a página "Como chegar":
https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/como-chegar-bariloche

Depois do Carnaval algumas cias. aéreas podem fazer promoções, mas não é garantido. Para dicas de compras de passagens, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais

Carla
CarlaPermalinkResponder

Janaina, vainde onibus! Poltronas leito com reclinação de 180 graus e refeições incluida! São 22 horas mas paisagens lindas e todo conforto!
Vou no meio do e pesquisando encontrei essa opção.o site da empresa de ônibus é via Bariloche, boa sorte e boa viagem!!!

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Adorei o post!
Pretendo ir com minha família (marido e 2 filhos pequenos) para eles conhecerem a neve.
Já fomos, marido e eu, para Santiago e Valle Nevado.
Alguém que tenha ido pros dois para me dizer qual é melhor para crianças e qual o melhor cu$to benefício?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Valle Nevado pode ser visitada em passeio de um dia a partir de Santiago. Para se hospedar lá, a temporada mínima é de 7 dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/valle-nevado

Bariloche é uma cidadezinha tipo Gramado, com outro tipo de passeios. Em julho a neve é garantida no Valle Nevado; em Bariloche, nem sempre neva em julho, sobretudo no começo do mês.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Ola!!!!

Amando todas as dicas!
Estou planejando nestas ferias de meio de ano ir a Buenos Aires e esticar a Bariloche. Vou de Buenos Aires a Bariloche de ônibus a compra da passagem no site da empresa de onibus que e irritante! A dias informa que não há serviço para a data escolhida. Mas enfim, minha solicitação é de dicas para quem nao dirige! E ai? Como faço? ??? Estarei com minha fikha de 10 anos e prometi que a levaria para ver neve!!! Ela esta ansiosissima! Beijos em todos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! O melhor é ir de avião.

Glauce
GlaucePermalinkResponder

olá, gostaria de levar meus filhos para conhecer a neve, mas estou em dúvida. Em relação ao preço o que sai mais em conta, bariloche ou chile (contando todas as despesas como refeição, nas estações de ski, refeições? Dei uma cotada no aéreo, chile é mais barato, mas e na cidade, sai mais em conta ficar em qual cidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glauce! A hospedagem nas estações de esqui em Santiago é cara. Ficando em SAntiago, você só verá neve no dia em que subir à montanha. Em julho a neve é mais garantida nas montanhas perto de Santiago do que em Bariloche.

priscila
priscilaPermalinkResponder

gostaria de receber dicas para Bariloche com crianças. Serão 3 crianças de 5 anos e nosso objetivo (meu e meu marido) é apresentar a neve para eles!

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Para dicas de Bariloche com crianças, veja o Viajando com Pimpolhos: http://viajandocompimpolhos.com/tag/bariloche-com-criancas/

Odara
OdaraPermalinkResponder

Olá, Estou planejando viajar para Bariloche por 8 dias no inicio de março, mês meu aniversário.
Gostaria de saber o melhor à visitar nessa época do ano e, que tipo de roupas indispensáveis levar na mala. Adoro esportes...Quero levar só o essencial!!
Qual a estimativa básica do custo com alimentação? Obrigada! Odara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Odara! Para ver as médias de temperatura para a época, veja o World Weather Online e assim planeje a sua mala de acordo com a temperatura. É sempre bom acompanhar o tempo um pouco antes da viagem:
http://www.worldweatheronline.com/Bariloche-weather-averages/Rio-Negro/AR.aspx

Gastos são muito pessoais. Para ajudar na conta, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Para mais dicas, veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/o-que-fazer-bariloche

Edilamar Rodrigues

Olá, pretendemos ir a Bariloche no início de julho e estou vendo com tristeza que nem sempre tem neve. Mas enfim, vamos torcer para ter. Na ida vamos ficar em conexão em Buenos Aires por 12:15 e na volta 17:59, no decorrer da noite, e estou pensando em fazer reserva em um hotel próximo ao aeroporto Aeroparque Jorge Newbery, você acha viavel? E nossa bagagem que será despachada no início pela TAM e na conexão iremos na LAN, a própria empresa faz o transporte de nossas bagagens e só a pegamos no destino final ou teremos que pegá-la em Buenos Aires e embarcar de novo no outro dia? As passagens foram adquiridas somente pela TAN.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edilamar! Quando o vôo de continuação acontece no dia seguinte, é possível que você precise fazer o check-in da bagagem no outro dia. Os hotéis de Palermo estão a 10/15 minutos de táxi do aeroporto:

https://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-buenos-aires

Roque
RoquePermalinkResponder

Fui em Agosto de 2014 e peguei bastante neve, fica tranquilo, a neve começa a sumir em Setembro. Só a LAN que não é das melhores mas é a única que vai pra lá, então é só um detalhe, pois Bariloche vai fazer esquecer qualquer empecilho do vôo.

Edilamar Rodrigues

Obrigado. Me responda mais uma coisa o real esta sendo aceito em Buenos Aires ou é melhor que eu leve dolar. Qual a cotação do peso e do dolar em Buenos Aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edilamar! Veja cotações em http://www.dolarblue.net .

Itauana
ItauanaPermalinkResponder

Boa noite! Quero parabenizar pelo site e os serviços prestados a nós que planejamos nossas viagens. Pensamos em ir para Bariloche em setembro, mas gostaríamos de ficar uns 02 dias em Buenos Aires antes.O que vocês recomendam, pensando que nosso foco é Bariloche. É provável que tenha neve em setembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Itauana!

Leia sobre neve em Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-bariloche

Veja o que fazer em Buenos Aires:
https://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-buenos-aires

Sylla Bremer
Sylla BremerPermalinkResponder

Olá Ricardo! Gostaria de fazer uma viagem para El Calafate + Bariloche em abril.
Você recomenda essa itinerário?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sylla! Comece por Bariloche e termine em El Calafate. wink

Daniela Garcia

Sylla, eu fiz exatamente isse itinerário. É muito lindo e vale muito a pena. Em El Calafate, não esqueça de fazer a reserva pro Big Ice com antecedência, por que tive amiga que não conseguiu fazer já que deixou pra comprar o tour quando já estava por lá! smile

Maria
MariaPermalinkResponder

Gostaria de saber quando abrem as estações de eski.
Obrigada

Daniela C.
Daniela C.PermalinkResponder

Olá Boia!
Estou de olho na temporada de sky em Bariloche.
Gostaria de dicas de onde posso acompanhar a neve para escolher melhor data de julho (algum site). Estou com previsão para 11/7, mas gostaria de ter certeza sobre a neve.
Abraços e obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Sky quer céu. Esqui, em inglês, é ski.

As estações anunciam a abertura da temporada pertinho da abertura. É imprevisível. Se você quer ter certeza de pegar bastante neve, vá em agosto.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-bariloche

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Verdade seja dita, esse lugar e um Paraíso deixa os alpes Suíços no chinelo !
Ótimo artigo parabéns !

Roque
RoquePermalinkResponder

Se eu pudesse descrever Bariloche eu diria que é inesquecível! Povo receptivo, cidade facil de locomoção, pra todo lado que você olha merece uma foto. Fiquei no Hotel Villa Huinid Pioneros,ótimo hotel, quartos grandes e bem tranquilo, ao abrir as cortinas tinha uma vista magnífica do lago e das cordilheiras ao fundo; fúncionários super educados e prestativos; fica a 2,5km do centro, mas não é problema, pois os remises (taxistas diferenciados, pois cobram umatarifa unica, e sai muito mais barato que o taxi comum) te levam onde você quiser. Quando cheguei fiquei um pouco preocupado no trajeto do aeroporto ao hotel, pois parecia um lugar horrível, bem pobre, mas isso durou apenas 3 minutos, quando cheguei ao centro da cidade. À noite, tudo tranquilo, sem violência e perigo, diferente de Buenos Aires. Bariloche é a parte rural da Argentina, mas com certeza linda como a Suíça. Fiquei no inicio de agosto de 2014, e pegamos bastante neve nos Cerros (montanhas). Voltarei em breve para lá e já penso em um dia morar lá. Recomendo trocar Reais por Pesos Argentinos na Rua Mitre com cambistas, pagam bem mais que casa de câmbio.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Estamos com viagem marcada para 23 de maio para Bariloche e Buenos Aires. É melhor não arriscarmos por causa do vulcão, estamos preocupados quanto as condições dos alimentos e as cinzas, pois acabei de passar por tratamento de quimioterapia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Consulte seu médico.

Informações sobre o vulcão:
https://www.viajenaviagem.com/2015/05/vulcao-calbuco-terceira-erupcao-noticias

Maraisa
MaraisaPermalinkResponder

Boa Noite
Estamos planejando uma viajem para Bariloche nas ferias de Julho das crianças, mais tivemos a noticia que tem um vulcão ativo neste periodo, justo este ano. Quero saber a sua opinao. Devemos embarcar ou não ?Beijo
Maraisa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maraisa! O cotidiano da cidade tem sido afetado apenas nos dias em que o vento traz cinzas.

Veja o relatório mais atual e nossas considerações:
https://www.viajenaviagem.com/2015/05/vulcao-calbuco-terceira-erupcao-noticias

Maraisa
MaraisaPermalinkResponder

Obrigada !!

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Bariloche sem cinzas e infelizmente com pouca neve. Cerros fechados para ski. Tive que refazer boa parte da programação, mas ainda assim vale a pena!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Olá comandante, boias e tripulação. Escrevo diretamente de Bariloche. Quem vier pra cá agora, na alta temporada tenham em mente algumas coisas:
- De preferência tragam toda a roupa necessária pra neve. A cidade tá muito cheia e é difícil conseguir comprar e alugar porque faltam a maioria dos tamanhos, principalmente pra crianças.
- A cidade está caríssima, o real vale de 3,00 a 3,80 pesos no comércio e para cambio no centro da cidade e quase nenhum estabelecimento aceita cartão de crédito, nem as atrações. Portanto, tragam um caminhão de $ (reais ou dolares) em espécie. Nenhum passeio por agencia custa com transporte menos de 1200 a 1500 pesos por pessoa, que num cambio oficial de 2,8 fica beeeem caro pra quem está em família. Na volta posto mais dicas. Abraços

Rogerio
RogerioPermalinkResponder

Muito obrigado Paula, ótimas dicas.
Vou levar real pois a tx por ai está melhor...
Abs

lilian
lilianPermalinkResponder

Boia, essa é pra vc (ou pra quem souber me responder hehehe): comprei meu voo pela tam para bariloche, com conexao de 12 horas em buenos aires (a partir dai pela lan). chego e saio do aeroparque. escolhi esse voo pq daria tempo pra um jantar em buenos aires, voltando pro aeroporto de manhãzinha.
desculpe a ignorância, mas a bagagem eu só retiro em bariloche, né? mandei email pra tam, mas nunca tive resposta...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Você vai retirar a bagagem em Buenos Aires. Não sabemos se o check-in de transferência estará disponível porque o vôo de continuação é no outro dia. Se vai passar a noite em Buenos Aires, pegue um hotel. Mesmo em férias, precisamos de cama para dormir bem. Estará frio, você vai para um lugar mais frio ainda e seu quarto em Bariloche só estará disponível depois das 14h. Uma noite em claro no aeroporto é o atalho mais curto para adoecer em viagem e estragar suas férias.

lilian
lilianPermalinkResponder

Não acredito que retiro as malas!! kkkk
Mas sim, com certeza, jantar e hotel em Buenos Aires. Não dispenso uma noite de sono hehehhe.
Só imaginei que teria menos trabalho, sem novo check in...
Obrigada

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Boa tarde!
Estou em Bariloche e acabo de voltar de um passeio ao Cerfo Catedral.É sempre gostoso mas infelizmente o Cerro Mágico,área destinada às crianças,esta funcionando precariamente com quase todos os brinquedos fechados.
Brincamos bastante essa semana no Piedras Blancas(chegou a nevar!).Me indicaram tambem o Rocas Negras (não fiz) e ontem fiz o Noche Nordica (esse ultimo simplesmente sensacional).
No mais,sugiro trazer reais mesmo,só não foram aceitos nos parques e no supermercado.

Tiago Silveira

Olá, estou embarcando dia 16/8 para Bariloche, mas estou com uma dúvida. A estadia do meu hotel esta precificada em dolar, a minha duvida é, vale a pena eu trocar o real no paralelo para depois pagar o hotel, ou pago o hotel em reais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! O preço em dólar é só uma referência. Você vai pagar em pesos. Troque reais ou dólares no paralelo e o hotel sairá mais barato.

Nora Stein
Nora SteinPermalinkResponder

Estivemos, meu marido e eu, em Bariloche no final de setembro. Ficamos no Hotel Villa Huinid e gostamos muito, embora ache que ficar no centro deva ter lá as suas vantagens, pois apesar da distâcia de apenas 2,6Km, a estrada é muito movimentada, o que torna o percurso a pé perigoso. Mas o hotel é bonito, confortável e co funcionários muito atenciosos.
Acho que pela intensa queda do turismo brasileiro neste ano na Argentina, especialmente em Bariloche, que segundo o senhor que nos serviu de guia no passeio que fizemos à Vila La Angostura, não se tornou Brasiloche neste inverno, não achamos fácil pagar com real. A maioria não estava aceitando. A cotação foi de R$3,00 (em BsAs conseguimos trocar por R$3,70).
Se for a Bariloche não deixe de ir ao restaurante La Salamandra Pulperia. Vale muuuuiiito a visita!!!!! Comida deliciosa, um ambiente aconchegante, a simpatia do casal de donos, uma brasileira e um argentino, e pela qualidade do que se come é barato.
Bariloche é um lugar ótimo para passear, acho que em qualquer época do ano, cada uma com o seu atrativo.

Nora Stein
Nora SteinPermalinkResponder

Em tempo: trocamos o real por peso argentino a R$3,00 no Hotel. Numa agência de turismo conseguimos trocar por R$3,40.

Priscila Carreiro

Estive em julho em Bariloche com meu filho, e minha viajem não teria sido a mesma sem as maravilhosas dicas de vocês!! Foi sem dúvidas uma das melhores viajens que já fiz! Parabéns a todos que contribuem para este trabalho com tal excelência!

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Já fui 8 vezes a Bariloche e todos os anos eu digo: vou voltar!
E volto
O lugar é muito lindo, as pessoas são especiais, e qualquer época do ano é boa!
Tenho muitas dicas no meu blog
http://www.atravessarfronteiras.com/2013/04/dicas-de-quem-vai-muito-bariloche.html

Cristian Ferrari

Olá
Minha esposa e eu adoramos este blog. Excelente trabalho. Continuem assim!!!
Gostaríamos de ir a Bariloche no verão, mas estamos em dúvida quanto ao vestuário... devemos confiar na estação ou é melhor sempre ter uma jaqueta por perto? Qual é a sugestão? Obrigado e abraços!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiani! Leia em https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-bariloche

Cristian Ferrari

Obrigado, agora podemos nos organizar melhor. Muito bom poder contar com vocês. Agora uma dúvida que ficou é se os passeios aos Cerros como o Tronador, por exemplo, ou ao Parque Nahuel Huapi precisam ser com excursões que custam caríssimo (como vimos no Trip Advisor), ou é possível ir por conta própria? E Valdívia, no Chile é mesmo tão atrativa de se visitar naquela região? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristian! Os passeios que custam caro normalmente são privativos. Em Bariloche você encontrará passeios mais em conta, em grupo.

Não temos conteúdo sobre Valdívia. Leia sobre os Lagos Andinos chilenos:

https://www.viajenaviagem.com/destino/lagos-andinos

Angelo Pavan
Angelo PavanPermalinkResponder

Cristian, estou em Bariloche, no meu último dia aqui. O que aprendi sobre os principais passeios é que são todos tabelados! Pesquisamos pela Internet antes e são os mesmos valores nas principais agências. O que a princípio parece-nos um cartel, é na verdade uma organização da prefeitura para que não haja concorrência predatória entre as agências. A competição entre elas acaba se dando no âmbito da qualidade de atendimento. Não achei isto ruim não.
No Brasil eu tb pensava em fazer por conta, alugando um carro por exemplo, mas desta forma perde-se muitas informações que só os guias podem nos dar. Se gosta de explicações sobre história regional, geologia, fauna e flora, sugiro fazer um passeio destes que pegam no Hotel e te trazem de volta no horário combinado! wink Faça pelo menos o "Circuito Chico" (Circuito Pequeno) que é o equivalente a um City Tour um pouco fora da cidade e que dá um panorama geral do que esperar.
Como experiência própria (e única), indico o Guia-Vendedor de passeios Sebastian da Surface Travel, que atende dentro do hotel Soft Bariloche. Ele foi muito atencioso e honesto na indicação de passeios.

Cristian Ferrari

Angelo Pavan, muito obrigado por esta informação e pelas dicas... espero que você tenha tido dias muito legais em Bariloche e desejo uma boa viajem de volta... valeu!!!

Cristian Ferrari

Conteúdo de primeira... espero poder contar com a preciosa orientação e experiência do Viaje Na Viagem sempre. Tenho certeza de que será um sucesso nossa viagem. Valeu!!!

Juliana Coelho

Olã, estou querendo viajar com a minha família em agosto. Estou na dúvida se ficaremos em Bariloche ou San Martin de Los Andes. Somos 2 adultos e duas crianças (10 e 13 anos). Qual lugar é mais caro pra ficar por uma semana?
Desde já, obrigada!
Juliana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Em ambos lugares, uma cabaña custará menos do que um hotel, e um hotel simples custará menos do que um hotel com estrutura. Bariloche tem mais atrações para quem não esquia, leve isso em conta se for o caso.

Leonardo Ferreira Riera

Nós fizemos toda a região de Bariloche (San Martin de Los Andes, Villa La Angostura) e até um pouco mais longe (Esquel) em dezembro de 2015, e, em nossa opinião, chegamos à conclusão que, apesar de muito linda, Bariloche é a menos legal de todas no verão porque fica muito cheia de estudantes em viagem de formatura. Mas, mesmo assim, recomendamos muito a viagem.
Fiz um relato no blog:
https://comidaparaviagem.wordpress.com/2016/01/10/bariloche/
Obrigado!

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Estou planejando viajar com meus filhos para Bariloche em julho desse ano (2016). Agora quase desanimei de ver os comentários da Bóia, falando que neve é garantida no Valle Nevado em julho e em Bariloche talvez não. Fui ao Valle Nevado ano passado, em julho (era começo de julho, mas no site dizia que a temporada já estaria aberta). Não pegamos nada de neve. Se em Bariloche for mais difícil nevar nessa época, vou repensar meu passeio. Fora que está tudo tão caro! Dúvida!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Ano passado a neve demorou para chegar nos dois lugares. Você deu azar no Valle Nevado, normalmente já tem neve no começo de julho.

leonardo gonçalves

Eu, a esposa e meus filhos (10 e 7 anos) estamos pensando em estender o passeio de Beto Carrero até Bariloche. É possível oferecer alguma sugestão? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A Aerolíneas tem voos de Floripa a Buenos Aires e de lá a Bariloche.

Jucemar Vaccaro

Preciso de um help de vocês!

Vou para Bariloche 04 a 12 Outubro 2016 e quero esquiar no cerro catedral e em outros cerros que tiver.
Será possível? As estações estarão abertas para comprar os tickets e locar equipamentos?
Agradeço muito se conseguir me ajudar com informação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jucemar! As estações funcionarão se ainda houver neve. Eventualmente pode até haver neve nessa época, mas não conte com isso.

Silvio Alves de Oliveira

Boa tarde, estou com viajem marcada para Bariloche em Agosto.
Já fiz a locação de uma cabana e consegui um preço bem razoável.
A dificuldade está na compra das passagens, já vi os preços e para compra agora me parecem caros. Qual o prazo de antecedência ideal para a compra das passagens? Se fizer a compra em uma data mais próxima tenho chances de encontrar preços melhores? Estou pensando em comprar as passagens apenas no fim de Maio. Será que estou certo da decisão? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvio! Dei uma pesquisada em datas aleatórias em agosto e achei passagem a 1.600 reais, já incluindo taxas. Com o dólar a 3,60 reais, deu 440 dólares. Não é caro.

Raquel Figueiredo

Olá, tudo bem?

Meu nome é Raquel, e desde o começo do ano, eu venho acompanhando o Viaje na Viagem, pois tenho uma viagem marcada para Bariloche, em julho. Li suas matérias e dicas lá no site, porém eu não consigo mais comentar devido ao encerramento dos comentários, por isso procurei você no Facebook, espero não estar incomodando.

Estou em um verdadeiro dilema, é a primeira vez que viajo para fora do Brasil, então quero fazer tudo certinho, reservar os passeios, etc. Entrei em contato com o El Refugio Arelauquen (site: http://elrefugioarelauquen.com.ar/ | e-mail: reservas@elrefugioarelauquen.com.ar), no entanto, a pessoa que retornou, solicitou o a numeração e o código de segurança do meu cartão de crédito. Achei isso muito estranho, pois nem com o Hotel que reservei foi assim, e até onde eu sei, aqui no Brasil não tem o costume de passar o código de segurança para segurar reserva e sim somente a numeração (o que também acho perigoso). Enfim, até o momento só passei a numeração (de um cartão meu que não é internacional, trata-se do cartão de crédito submarino), mas tenho o receio de passar o código de segurança. Tentei entrar em contato com o Noche Nórdica também, mas não tive retorno.

Enfim, gostaria de saber, se quando você fez o passeio do El Refugio, você reservou antes e/ou passou pela mesma situação; e se você pode me dar uma dica sobre como agir nesses casos e o que fazer para não perder o passeio.

Desde já agradeço muito a sua atenção, e me desculpe o incomodo.
Abraços!
Raquel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Quem responde é A Bóia. Muitas reservas por email são feitas desta maneira. Se você não se sente confortável com o esquema, deixe para comprar ao chegar ou reserve por meio de uma agência de viagem.

Hagara tristao Goncalves

Viajo semana q vem c minha familia p San Martin e Bariloche. Estou em duvida s compro passes dos cerros, passeios, aluguel d equipamentos... aqui n Brasil ou s deixo p comprar lá d acordo c o tempo, neve. O q vc acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hagara! Nâo há a menor necessidade de sair daqui com essas coisas compradas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar