Bariloche

A neve é nossa
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bariloche é um pedacinho da Suíça que foi parar na Argentina – e entende português. É no alto de seus morros (cerros, em castelhano) que realizamos o sonho da neve própria.

No inverno, só dá a gente: a cidade vira Brasiloche. É um ótimo lugar para aprender a esquiar – mas é sobretudo o destino mais adequado para quem não esquia e quer apenas se divertir com a neve. Esquibunda, tubing, moto de neve: Bariloche não discrimina quem não pretende se equilibrar sobre um par de esquis ou uma prancha de snowboard.

Bariloche é fofa, e os arredores, belíssimos – paisagens alpinas, com lagos azuis entre montanhas cobertas de neve no meio do ano, mas verdíssimas entre a primavera e o outono. Sim, a cidade é linda até sem neve. O ano inteiro, a subida ao Cerro Campanario e a travessia de qualquer um de seus lagos renderá fotos deslumbrantes. Ao voltar dos passeios, as lojinhas de chocolate da calle Mitre sempre estarão à sua espera.

Saiba mais | Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Além de Bariloche

A região inteira é linda. A 80 km, do outro lado do lago Nahuel Huapi (e já na província de Neuquén), Villa La Angostura atrai quem procura sossego e rusticidade. Sua estação de esqui, Cerro Bayo, é tida como uma estação-butique (um adjetivo que também cabe em um punhado de seus hotéis).

Fora da temporada de neve, Villa La Angostura é o ponto de partida da Rota dos 7 Lagos, uma estrada de cascalho que funciona da primavera ao outono e leva a outro vilarejo encantador da região, San Martín de los Andes, à beira do lago Lácar. A estação de esqui de San Martín chega a ser mais conhecida do que a cidade: é a famosa Chapelco.

O Chile está pertíssimo. É fácil combinar Bariloche e Villa La Angostura com os lagos andinos chilenos (Puerto Varas, Puerto Montt, Osorno e região). E San Martín de los Andes faz uma ótima dobradinha com Pucón...

Guia de Bariloche no Viaje na Viagem

222 comentários

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo,
Vou para Bariloche no dia 22/06 e ficarei ate 28/06, gostaria de alugar um carro la, para ter uma movimentação mais tranquila pela cidade, acha q compensa alugar um carro ou usar o Uber?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! É fácil e relativamente barato se movimentar com remis.

Simone
SimonePermalinkResponder

É seguro dirigir em Bariloche no inverno?? Ir até os pontos turísticos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! No inverno recomendamos usar remis.

https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/o-que-fazer-bariloche/#transporte

Lucas Mallmann

Olá! Tudo bem? Iremos em 4 pessoas para Bariloche, em agosto, com o objetivo de esquiar todos os dias, e comer em bons restaurantes a noite. Por isso escolhemos ficar no centro. As dúvidas são:
a) para ir ao cerro catedral esquiar, o mais viável é usar o serviço de remis? (ou alugar carro, translado, ônibus?)
b) quanto custa aproximadamente a ida e volta ao cerro catedral (saindo do centro) usando remis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Não temos valores atualizados porque há muita inflação na Argentina. Mas sairá mais barato e será mais prático do que alugar carro.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/o-que-fazer-bariloche/#transporte

José Luiz
José LuizPermalinkResponder

Fiz essa combinação! Muito show!! Porém, fui na primavera! Post legal!!

DI GOMES
DI GOMESPermalinkResponder

Gostaria de saber em relação a segurança em Bariloche. Tem muito assalto ou furtos? É tranquilo andar a noite pela rua?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Di! Tome as mesmas precauções que tomaria na sua cidade.

Fernanda Andersen

Olá, estou planejando uma viagem para Bariloche em Outubro/19. Li que em alguns locais é possível algumas atividades na neve como ski bunda e etc, quais são esses lugares? Recomenda quais outros passeios neste período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Atividades de neve em outubro vão depender de ainda haver neve.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche/o-que-fazer-bariloche/

Uxío
UxíoPermalinkResponder

FOMOS ROUBADOS! ALERTA! Pessoal, acabamos de chegar de Bariloche e precisamos alertar a todos sobre o roubo que sofremos. Alugamos um Renaul Logan, carro com porta-malas. No último dia 25/6/19, saímos do hotel em direção ao aeroporto, porém paramos em Bariloche para almoçar e comprar lembranças. Nossas malas estavam no porta-malas. Paramos o carro na Av Vice Almte O'Connor, bem no Centro, ao lado restaurante Família Weiss, e próximo da Mitre e do Centro Cívico. O estacionamento é cobrado pela prefeitura. Assim que estacionei, vi uma policial passando. Então, por ser estacionamento pago, por ter visto um policial, e por Bariloche ser uma cidade pequena e segura, ficamos tranquilos. Porém, ao retornar ao carro, tivemos a triste surpresa de constatar que arrombaram o porta-malas e roubaram as malas de minha esposa e a minha bolsa de mão. Minha esposa ficou sem nenhuma roupa, calçados, jóias, maquiagens, perfumes, etc., pra viajar. Levaram tudo dela. Eu perdi meu tablet, um relógio, todos meus remédios e alguns pertences. E levaram o aparelho CPAP de nossa filha, vital para a respiração dela quando dorme. Assim que a Polícia chegou, foi logo perguntando se o carro era de aluguel. Disse que está ocorrendo uma onda muito forte em Bariloche de arrombamento de carros de aluguel. Parece que os pilantras já conhecem todos os veículos de aluguel. A polícia de Bariloche está investigando, mas não deu muitas esperanças. Então fiquem muito alertas caso forem alugar carro em Bariloche e estacioná-lo na rua, mesmo em local pago.

Renata Wolff
Renata WolffPermalinkResponder

Gostaria de deixar algums dicas para quem vai para Buenos Aires e Bariloche
- trazer Real para gastar aqui. Eles aceitam a nossa moeda e o cambio de troca agora em Junho/Julho 2019 está mais favoravel para fazer a troca na Argentina que no Brasil.
- compras com cartao de crédito não são aceitas em todos os lugares, e muitas que aceitam adicionam 10% na compra para cobrir as taxas administrativas no cartão

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Sempre é desfavorável comprar pesos no Brasil. Isso não é novidade e mencionamos em todas as oportunidades possíveis. O que é necsssário saber é se é mais favorável levar dólares ou reais, e se compensa trocar em Bariloche ou se é mais vantajoso em Buenos Aires. Normalmente em Buenos Aires é melhor, e no inverno levar dólares pode ser mais vantajoso d oque levar reais, tem que fazer conta. O problema de câmbio é que é preciso levar em conta um monte de variáveis, e a maioria dos viajantes tira conclusões a partir de dados insuficientes.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá. Boa tarde. É fácil conseguir táxi no aeroporto chegando de madrugada? Contratei um serviço de transfer porém estou achando um roubo o valor cobrado de R$ 822,00( para 2 adultos e 2 crianças). É isso mesmo? Desde já, obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! É muito caro mesmo, tem certeza que você fez o câmbio direito? Com certeza haverá táxis e remises quando você chegar, que cobrarão por carro, não por pessoa.

Danielle Theobald

Olá, Carolina. Cheguei em bariloche essa madrugada (07/07) e contratei um remis lá no aeroporto. Na loja da Auto Jet estava com papel no video dizendo que um Remis até o centro seria 550(55 reais - o carro) ou ônibus 220(22 reais) por pessoa. Pegamos um carro e viemos 4 adultos e 4 malas.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá Bóia! Meu voo é direto p Bariloche mas chegará lá às 2:10 da manhã de um domingo...Existe alguma empresa q faz o transfer ( hotel no centro, próximo à Plaza Catedral).. ou arrisco chegar lá e pegar um taxi na hora? Vc tem alguma indicação? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Haverá táxis e remises à sua espera. Uma leitora acaba de relatar a chegada nesse horário e a disponibilidade de remises. Fique tranqüila, em aeroporto nenhum do mundo os taxistas vão deixar de aproveitar a chegada de um avião, seja lá a hora que for. Os únicos momentos em que os taxistas argentinos refugam trabalho é nas noites de Natal e Ano Novo.

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

A rota dos sete lagos é bacana em setembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Só é desaconselhável se houver gelo na pista.

BRUNA
BRUNAPermalinkResponder

É necessário algum tipo de vacina?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Não.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Oi Ricardo. Primeiramente, parabéns pelo excelente espaço. Minha pergunta é: por exemplo, para ir até o Cerro Catedral, qual é +- o preço de ida e volta do remis e do transfer compartilhado? Quero fazer a comparação. Obrigado e sucesso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar