Guia de Brasília
Brasília
Desligue-se do noticiário. Releve qualquer birra que você possa ter com políticos ou instituições. Não verás cidade nenhuma como esta.
Brasília chega aos 60 (e poucos) anos como a cidade histórica mais bem preservada do Brasil. Sim, histórica: o Plano Piloto está congelado em 1960. Mesmo com retrofits feiosos em alguns blocos, o caráter le-corbusiano do projeto de Lúcio Costa não foi desfigurado.
O Eixo Monumental funciona como o melhor portfólio de Oscar Niemeyer, de quando o arquiteto ainda acreditava na convivência pacífica entre curvas e ângulos retos. (Os clássicos ficam ainda mais belos perante as obras recentes, pouco inspiradas, como a Biblioteca Nacional e a Torre de TV Digital.)
Um fim de semana: é tudo o que você precisa para se orgulhar da sua capital.
Quando ir
Chove muito pouco entre maio e setembro (quase nada de junho a agosto). É a melhor época para constatar ao vivo o verso de Fernando Brant: “Nada existe como azul sem manchas do céu do Planalto Central”.
A cidade é mais verde e bonita em maio e junho. Os dias ensolarados, porém, também a baixíssima umidade. Quanto mais tarde na estação seca, mais seco estará o ar.
No início de setembro, no auge da secura, acontece o espetáculo (fugaz) dos ipês amarelos floridos. Mas logo em seguida a cidade começa a sofrer os efeitos das queimadas do cerrado. Evite.
O único feriado em que a cidade lota é o 7 de Setembro, com os convidados oficiais. Nos outros, a capital federal sempre é uma bela alternativa, com a vantagem de voar no contrafluxo.
Como chegar
A capital federal é ligada por vôos diretos a quase todas as capitais estaduais. (Só Boa Vista e Macapá que não.)
Com exceção de Rio Branco, as outras estão a no máximo 2h30 de vôo. (De São Paulo e Rio, dá para escolher o aeroporto: há vôos também de Congonhas e Santos Dumont.)
A cidade histórica de Pirenópolis fica a 140 km a oeste (vá pela BR 070, via Águas Lindas). A Viação Goianésia faz a rota.
A Chapada dos Veadeiros fica na direção norte; saia da cidade por Sobradinho. Alto Paraíso, a esotérica, fica a 220 km (de ônibus, vá pela Real Expresso, saindo da Rodoviária Interestadual). São Jorge, a hipster, fica 35 km adiante — os últimos 12 km de terra (a Viação Santo Antônio sai da Rodoviária do Plano Piloto).
Onde ficar
Royal Tulip e Golden Tulip
A hospedagem em Brasília é cara, mas as tarifas baixam no fim de semana.
Perto do Alvorada, o complexo Royal Tulip + Golden Tulip funciona como um resort à beira do Lago Paranoá.
- Encontre o Royal Tulip no Booking – nota 9,0/10 (agosto/2022)
- Veja tarifas exclusivas do Royal Tulip no Zarpo – nota 4,0/5 (agosto/2022)
- Encontre o Golden Tulip no Booking – nota 8,5/10 (agosto/2022)
- Veja tarifas exclusivas do Golden Tulip no Zarpo – nota 4,0/5 (agosto/2022)
Brasília Palace
O vizinho Brasília Palace tem charme histórico.
Eurostars Brisas do Lago
Um dos mais novos hotéis da cidade fica ali perto, o Eurostars Brisas do Lago.
O Setor Hoteleiro Sul e o Norte são vizinhos, separados pelo Eixo Monumental.
Meliá Brasil 21
A melhor estrutura é a do complexo Meliá Brasil 21, com três hotéis (Meliá, Brasília 21 e Convention) a passos do shopping Pátio Brasil.
Os dois Mercure (Eixo e Líder) e os novos Comfort Suites Brasília, Nobile Suites Monumental e Culinan Hplus Premium ficam ao lado do Brasília Shopping.
- Encontre o Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental no Booking – nota 8,6/10 (agosto/2022)
- Encontre o Mercure Brasilia Lider no Booking – nota 8,3/10 (agosto/2022)
- Encontre o Comfort Suites Brasília no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
- Encontre o Nobile Suites Monumental no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
- Encontre o Cullinan Hplus Premium no Booking – nota 8,8/10 (agosto/2022)
Procure tarifas razoáveis nos renovados St. Paul e Naoum Express (próximos ao Pátio Brasil) e St. Moritz Hplus Express (junto ao Conjunto Nacional).
- Encontre o St. Paul no Booking – nota 8,4/10 (agosto/2022)
- Encontre o Naoum Express no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
- Encontre o St. Moritz no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
O que fazer
Para quem está sem carro, o Brasília City Tour é uma mão na roda: sai da Torre de TV, passa por toda a Esplanada, vai ao Alvorada e à Ponte JK. Algumas saídas podem ser coordenadas com o passeio de catamarã Mar de Brasília (informe-se com o pessoal do catamarã, que está dividindo as saídas entre o Royal Tulip e o Pontão do Lago Sul).
Dê um pulo ao Catetinho, o primeiro palácio provisório da cidade: vá de carro ou cacife um táxi.
Há visitas guiadas todos os dias no Congresso Nacional. No Itamaraty também, mas com horário restrito. O Alvorada abre às quartas (chegue às 14h para pegar senha), e o Palácio do Planalto, aos domingos.
Para ir à nova (e sem-graça) Torre de TV Digital, saia pelo Eixão Norte. Abre sábado e domingo; as senhas costumam acabar antes das 15h.
Num fim de tarde vá ao Pontão do Lago Sul, point de bares e restaurantes à beira do Paranoá.
Brasília no Viaje na Viagem
- Brasília: 10 passeios capitais
- Brasília: como visitar o Palácio da Alvorada e o Catetinho
- Brasília: como visitar o estádio Mané Garrincha
- Mar de Brasília: a vida à beira-lago
- Pirenópolis: o café sertanejo da Fazenda Babilônia
- Instapost: São Jorge, Chapada dos Veadeiros
- Brasil: 10 museus imperdíveis (inclui Brasília)
67 comentários
Alguém pode acrescentar algumas dicas de gastronomia em Brasília?
Olá, Kamila! O boteco-símbolo de Brasília é o Beirute Asa Sul. Para um jantar em ambiente descoladinho, pense no Universal Diner e no Dudu Camargo. O melhor custo x benefício da cidade está no Nossa Cozinha Bistrô. Podendo ir para o Lago Sul, considere o o peruano Taypá. Dois campeões de bilheteria são os nordestino Mangai e Coco Bambu.
Estou planejando conhecer Brasilia durante o feriado de Páscoa. É um bom período? Ou há o risco de encontrar os pontos turísticos e museus fechados? Obrigada desde já, Emilene.
Olá, Emilene! Estará tudo funcionando.
Eu moro em Brasília há 42 anos… nasci aqui
No meu blog, estou preparando um post com várias dicas sobre a minha amada cidade, para as comemorações dos 55 anos de Brasília, em 21 de abril. Já escrevi uma amostra aqui. Aguarde mais https://www.atravessarfronteiras.com/2015/03/olhos-dagua-um-oasis-no-coracao-de.html?m=1
Oie!!! Já morei em Brasília e acabei de publicar um relato sobre passar o fds por lá é só conferir no http://www.dupladeviagem.com.br
Moro em Brasília. A Torre de TV Digital está “temporariamente” (mas há um bom tempo!) fechada (esta informação consta no link do texto acima). Para Pirenópolis sugiro um caminho alternativo, cerca de 30km a mais, indo até Abadiânia (na estrada Brasília-Goiânia, em pista dupla) e somente a partir daí pegar uma pista simples (a saída para Pirenopolis está medianamente sinalizada, melhor usar um GPS).
Como é a disponibilidade(facilidade de encontrar) e as tarifas de taxi em Brasília?
Grato
Marco
Olá, Marco! Você pode simular o preço de corridas em https://www.tarifadetaxi.com/brasilia .
Para chamar um táxi, use aplicativos como 99Taxis ou EasyTaxi.
Olá
Quero ir à Brasilia no período do carnaval.
Será que os pontos turísticos estarão abertos? Pretendo ficar hospedada no Nobile Suites Monumental, a localização é boa?
Obrigada.
Olá, Karin! Não testamos o hotel, mas as opiniões de ex-hóspedes do Nobile Suites Monumental no Booking indicam que a localização é um dos pontos fortes.
Infelizmente, ainda não encontramos informações sobre a abertura ou não dos pontos turísticos no Carnaval deste ano.
Oi, pretendo conhecer Brasilia e Goiania no carnaval de 2015. Como é fevereiro em termo de clima, preços e eventos? pra quem está sozinha e sem carro, rola rodar a cidade de onibus? Alguém conhece os hostel de lá?
Olá, Evie! Dê uma lida nestas séries de posts: https://www.viajenaviagem.com/destino/brasilia e https://www.viajenaviagem.com/destino/goiania
Oi Evie, moro em Brasília e nessa época os preços ficam bem mais em conta por ser considerada baixa temporada na cidade. Esse ano o carnaval acontece no meio de fev e as aulas estarão acabando de começar, a cidade ainda vai estar um pouco vazia o que é uma delícia para aproveitar. É totalmente possível e tranquilo rodar a cidade de ônibus. O melhor hostel daqui é o hostel 7.
OI Camila, infelizmente não estou bem de saude no momento. E como é Brasilia em abril? Pensei em ir no feriado da semana santa. Tem algum site sobre o transporte público em Brasilia?
Olá, Evie! Abril marca o início da estação seca na região, é uma ótima época para ir.
Este site orienta sobre transporte público no DF:
https://www.sistemas.dftrans.df.gov.br/horarios/src/mapas/index
Vou para Brasilia neste final (27à29) consigo conhecer todos os pontos turísticos em 1 dia e ir para Pirenópolis no outro ?
abraços
Estarei chegando em BSB num vôo vindo de Miami por volta das 9:30 junto com minha esposa e meus 2 filhos e nosso vôo para João Pessoa onde moramos será apenas as 19:30 , alguém indica alguma alternativa p passarmos o dia ? Hotel próximo aeroporto? Sala Vip ? Algo com boa relação custo-benefício
Olá, Glauco! Você teria que ligar para um hotel que garantisse day-use (entrada ainda de manhã, saída à tarde). Dê uma tentadinha com os hoteís à beira-lago, como o Royal Tulip e o Brasília Palace, que têm piscina.
Obrigado bóia ….
Ao lado do aeroporto tem um hotel chamado Base Concept, que tem serviço day-use e vans de transportes. Sei que a informação não serve mais para o Glauco, mas pode ajudar algum outro futuro leitor.