Guia de Búzios - dica de viagem a Búzios

Guia de Búzios

Búzios

Búzios é o destino de praia mais charmoso do Brasil, a apenas 160 km do Rio de Janeiro — e a 8 horas de carro de São Paulo.

Búzios oferece uma coleção de praias perfeitas, de diferentes formatos, que podem ser frequentadas o ano inteiro.

Veja tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo neste guia prático de viagem a Búzios.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Búzios

Búzios era uma pacata vila de pescadores quando suas praias começaram a ser frequentadas para veraneio, na década de 50. Algum tempo depois, a visita de uma jovem Brigitte Bardot – que passou duas temporadas no vilarejo, entre 64 e 65 – acabou revelando o balneário ao mundo.

Desde então, Búzios nunca mais saiu de moda. O reconhecimento a Brigitte está materializado numa estátua localizada num passeio à beira-mar batizado com seu nome: Orla Bardot.

O balneário pode ter crescido, mas o casario continua baixo, resistindo a qualquer tentativa de verticalização.

Os ares ainda bucólicos, as vitrines da Rua das Pedras, as pousadas-boutique e a noite animada fazem de Búzios um dos de nossos destinos mais desejados. Sobretudo por estrangeiros: Búzios é nosso vilarejo de praia mais visitado por argentinos e europeus. Deveria se chamar Riviera Fluminense.

As praias – mais de 20 pela península! – , mesmo não sendo tão secretas como nos tempos de Bardot, ainda conservam um certo je ne sais quoi. Não foi só Brigitte: parece que um pedacinho do Mediterrâneo veio parar aqui.

Localizada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, Búzios faz uma excelente dobradinha com a capital. E também pode ser combinada com as vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio para uma longa temporada pelas praias mais bonitas do litoral fluminense.

Ou simplesmente visitada sozinha; Búzios se basta. (Mas, pra gente, nunca basta de Búzios…)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    173 comentários

    O Sollar fechou mas abriu no mesmo local o Buziano, com boa comida, cardápio variado e uma vista linda. A casa em que fica o restaurante foi de propriedade de JK e mantém alguns aspectos originais. Vale muito a visita, apesar de estar distante do burburinho da Rua das Pedras. Sugiro um “almojanta” para aproveitar o horário do por do sol que pode ser visto das mesas no deck.

    Achei bastante informativo os ensinamentos para fazer viagens, além disso essa cidade é maravilhosa mesmo. Obrigado pelo conteúdo de qualidade.

    òtimas dicas. Senti falta apenas do Mistico, na pousada Abracadabra, achei muito gostoso e especial.

    Excelente guia de Búzios! Dicas preciosas! Só queria confirmar que a Pousada Pedra da Laguna (perto da Praia da Ferradura) é excelente. Recomendo muitíssimo!!! O hotel é lindo, charmoso, confortável. O atendimento é excepcional. A Ponta da Lagoinha (atração de interesse geológico) que fica praticamente ao lado do hotel merece ser visitada de dia e à noite (para se ver a lua). Também compartilho uma dica de restaurante na Rua das Pedras: Primitivo (perto da conhecida creperia Chez Michou). O medalhão do coração de alcatra que eles chamam de “bombom de alcatra” com inhoque (e queijo parmesão ralado na hora por cima) é imperdível! O prato ainda vem com uma sobremesa de chocolate bem interessante. Um Cabernet Sauvignon chileno para acompanhar o prato ainda cabe no bolso e harmoniza super bem com o prato.

    Só quero aproveitar pra agradecer as dicas, já tinha olhado tudo do site antes de ir e, justamente no dia que embarquei pra conhecer buzios, vcs atualizaram o post.

    Site excelente sempre. Parabéns! E buzios é fantástica. Voltarei com ctz.

      Olá, Marcos! Obrigadíssimo pelo feedback! A Mariana arrasou nesse guia 🙂

    Búzios é tudo de bom mesmo, mas trocar a Linha vermelha pela Av. Brasil é trocar 6 por meia dúzia se a preocupação for segurança.Infelizmente não tem pra onde correr. Tem tanto tiroteio e assalto na Brasil quanto na linha vermelha.

    Que saudade me deu agora! Trabalhei 6 anos na Bee e tínhamos a loja mais linda da rede em Búzios. Passei vários feriados lá trabalhando, era muito legal!
    Fiquei feliz em ver que o Satirycon e o Chez Michou ainda sobrevivem bravamente 20 anos depois do meu último feriado por lá. Nosso ‘patrão’ nos levava no Satirycon sempre para comemorar as vendas. E eu amava jogar gamão no Michou.
    Muita saudade…

    Olá estou indo em Janeiro pra Búzios…só da pra ir nessa época por causa das férias das crianças..tem como ir 1 dia no Rio pra conhecer?

    .

      Olá, Marcia! São três horas de viagem para ir, três horas para voltar.

      Oi Márcia, tudo bem? Ja fiz isso que você pretende fazer e achei extremamente cansativo… Apesar de ser relativamente perto, o trânsito na capital não ajuda e como você estará com crianças (que foi o meu caso) a viagem se torna estressante e muito corrida! O Rio tem tanta coisa pra fazer e visitar que vale uma viagem exclusivamente pra lá!

    Olá, irei para o RJ em janeiro e gostaria de saber se você recomenda passar um dia em Buzios, visto que não posso passar mais que isso por causa da programação da minha viagem.
    Se sim, tem dicas do que fazer nesse 1 dia?

      Olá, Camila! Deixe para ir a Búzios quando tiver mais tempo disponível. A viagem de ida e volta do Rio lhe custará boa parte do dia. Aproveite o Rio de Janeiro; se fizer questão de um bate-volta, pense em Petrópolis.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito