Guia de Búzios - dica de viagem a Búzios

Guia de Búzios

Búzios

Búzios é o destino de praia mais charmoso do Brasil, a apenas 160 km do Rio de Janeiro — e a 8 horas de carro de São Paulo.

Búzios oferece uma coleção de praias perfeitas, de diferentes formatos, que podem ser frequentadas o ano inteiro.

Veja tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo neste guia prático de viagem a Búzios.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Búzios

Búzios era uma pacata vila de pescadores quando suas praias começaram a ser frequentadas para veraneio, na década de 50. Algum tempo depois, a visita de uma jovem Brigitte Bardot – que passou duas temporadas no vilarejo, entre 64 e 65 – acabou revelando o balneário ao mundo.

Desde então, Búzios nunca mais saiu de moda. O reconhecimento a Brigitte está materializado numa estátua localizada num passeio à beira-mar batizado com seu nome: Orla Bardot.

O balneário pode ter crescido, mas o casario continua baixo, resistindo a qualquer tentativa de verticalização.

Os ares ainda bucólicos, as vitrines da Rua das Pedras, as pousadas-boutique e a noite animada fazem de Búzios um dos de nossos destinos mais desejados. Sobretudo por estrangeiros: Búzios é nosso vilarejo de praia mais visitado por argentinos e europeus. Deveria se chamar Riviera Fluminense.

As praias – mais de 20 pela península! – , mesmo não sendo tão secretas como nos tempos de Bardot, ainda conservam um certo je ne sais quoi. Não foi só Brigitte: parece que um pedacinho do Mediterrâneo veio parar aqui.

Localizada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, Búzios faz uma excelente dobradinha com a capital. E também pode ser combinada com as vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio para uma longa temporada pelas praias mais bonitas do litoral fluminense.

Ou simplesmente visitada sozinha; Búzios se basta. (Mas, pra gente, nunca basta de Búzios…)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

159 comentários

Oii! Estou querendo ir pra Búzios no final do ano com alguns amigos, e vamos alugar uma van. Sabe se preciso de guia pra entrar na cidade? e se precisa pagar alguma taxa de turismo? como faz? hahah

obrigada, amei o conteúdo <3

    Olá, Vitória! Puxa, não sabemos como está essa questão, desculpe.

Ola. Quais as expectativas de lotação nos próximos meses? Pensando em ir logo apos o feriado de novembro, do dia 3 ao dia 9/11

    Olá, Anna! Semanas anterior e posterior a feriado sempre são épocas tranquilas.

Gostaria de ir á Búzios, especificamente Armação de Búzios, que é onde fica a pousada que sou conveniada. Fica muito longe de Búzios Centro?

    Olá, Marli! É a mesma coisa, são dois jeitos de chamar Búzios. Qual o nome da praia onde está o hotel?

Estou com viagem para marcada para esse mês, mas algumas pessoas me disseram que não vale a pena, que tudo é muito caro e a cidade não é tão bonita assim. Fiquei um pouco desapontada, alguém pode me falar em relação aos restaurantes e as praias ?

Fala, bóia! =)

Em abril, pretendo passar 8 dias (9 noites, depois da páscoa) pela região dos lagos, dividindo a hospedagem entre Cabo Frio e Búzios.

Tentando fugir das aglomerações, em qual dessas cidades fica melhor passar o final de semana?

Obrigada!

Outra dúvida: nas praias de Búzios tem que alugar cadeira dos restaurantes ou é possível ficar na areia direto? Obrigada

    Olá, Mariana! A praia é pública, como em todo lugar. Pode levar sua canga, sua cadeira, seu próprio guarda-sol.

    Apenas nesse momento da pandemia a prefeitura não está permitindo a permanência na areia durante o fim de semana. Pela regra, no fim de semana você poderia permanecer nos quiosques fora da areia. Mas não sabemos se isso está sendo fiscalizado com rigidez.

Para viagem em dezembro, procurando tranquilidade e infra-estrutura, seria melhor se hospedar em Geribá ou João Fernandes? Estou na dúvida e vi ótimas pousadas em ambas. Obrigada!

    Olá, Mariana! Geribá é uma praia com jeito de praia do Rio, extensa e com alguma ondulação. Quem fica em Geribá pode usar o pólo gastronômico do Porto da Barra quando não quiser ir para a Rua das Pedras. João Fernandes tem praia mais calminha e está mais perto do centrinho (mas você vai precisar ir de carro ou Uber do mesmo jeito).

    Cariocas amam Geribá, argentinos preferem João Fernandes. (Argentinos são grandes viajantes e sabem das coisas.)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.