Cajón del Maipo

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cajón del Maipo

Cajón del Maipo no Viaje na Viagem:

2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado

Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile (inclui Cajón del Maipo)

19 comentários

Lucelita
LucelitaPermalinkResponder

Ola Ricardo, vi nos posts e comentarios que quase nao se tinha informacoes sobre Cajon del Maipo, eu acabo de vir de la, fui hoje e estou ainda em estado de extase...gostaria de te ajudar (se for do seu interesse) a compor um post com informacoes, pois foi baseado no que vc postou e varias pesquisas que fiz que consegui chegar ate la.
beijos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucelita! Quem responde é A Bóia. Nos interessa muito, obrigada! Vamos entrar em contato por email.

ALINE
ALINEPermalinkResponder

Oi Lucelita! Tudo bom? Estou querendo ir a Cajon del Maipo, mas tenho muitas duvidas...Vou de excursão, alugo um carro??? Como você fez? Visitou quais lugares? Dá pra ir num bate e volta de Santiago ne? Quanto tempo de viagem? Desculpa te fazer tantas perguntas...Espero contar com sua ajuda! Desde já obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Clique nos posts que estão relacionados nesta página e trazem relatos de quem já foi. É bastante improvável que pessoas que já comentaram nesta página voltem para olhar se há perguntas.

Vanessa Huback

O lugar mais bonito que eu fui nos arredores de Santiago. De carro deve ser aproximadamente 1h a 1:30h até a cidade de San José del Maipo.
Da cidade pega-se uma estrada em direção ao vulcão de San José del Maipo para chegar até Embalse el Yeso, que é uma represa que abastece Santiago e que tem um lago lindo.
Na outra direção tem uma estrada para Baños Colinas e Baños Morales. Eu optei ir a baños colinas que é muito mais bonito, apesar de bem mais longe. Os baños colinas são piscinas naturais abastecidas com água que sai a 60º Celsius. Essa água é quente por passar pelo vulcão da cidade. é um local muito bonito.
Porém tanto para Embalse El Yeso como para Baños Colinas a estrada é de terra depois que passa do centro de San José del Maipo. Cada uma das estradas tem aproximadamente 33 km de terra e portanto eu não aconselho a irem por conta própria, já que não tem ônibus que deixe perto e carro alugado só se for bem alto, pois senão é muito arriscado.
Aconselho a ir por uma agência. Em geral as agências não realizam os dois passeios no mesmo dia, mas eu dei a sorte de conhecer o Maurício Tapia Navarrete, que é quem agencia a entrada a baños colinas (valor da entrada: 8 mil pesos chilenos).
O Maurício fez um preço camarada e buscou a mim e a minha família numa Caravan ( carro alto e extremamente confortável, no qual cabem umas 9 pessoas). Saímos as 6: 45 h da manhã do hotel, fomos direto para o Embalse El Yeso, paramos para fotos. Depois fomos para baños colinas, entramos na água e depois almoçamos numa pensão lá perto. Comida deliciosa, apesar do local ser bem simples. Pagamos 4500 pesos por uma refeição completa, que incluía caldo de frango de entrada e de prato principal frago cozido no vapor ( pechuga de pollo ao jugo) acompanhado de arroz e salada. Para quem não quisesse almoçar, eles vendiam empanadas gigantes assadas no forno a lenha e muito gostosas de pino (carne) e queijo na faixa de 1500 pesos.
Super recomendo esse passeio. No local é bem frio, então recomendo levarem casaco, pois está abaixo da cordilheira dos Andes.
Uma outra curiosidade é que Baños colinas faz fronteira com Mendoza, na Argentina. São aproximadamente 7 km apenas de cavalo entre as duas.
Então a minha dica é: vão com o Maurício que é supergentil, e no dia nos buscou e nos deixou no hotel por volta das 17 h .No dia o motorista foi o Alejandro, supersimpático também. O Maurício adora o Brasil e os brasileiros.
Contatos do Maurício Tapia Navarrete :
whatsapp: + 56 9 862 45 155
email: cajon.maipo.chile@gmail.com
facebook: https://www.facebook.com/mauriciot1 ou Termales Turismo Intereses Especiales

Escolho Viajar

A nossa dica é reservar um dia do roteiro a Santiago para visitar sim o Cajon de Maipo! Se possível, aproveitar para unir em um único dia a visita ao Embalse el Yeso e alguma das termas, como o Banos Colina. Não recomendariamos ir de carro próprio caso o mesmo não seja propício para terra de chão batido ou sem tração nas 4 rodas, pois, apesar de rota de fácil compreensão, a estrada não é moleza! Nós fizemos um tour com a empresa "Snow tour". Deu tudo certo e adoramos o passeio. Mas atenção, este não é um passeio para ser feito nos meses frios, pois a estrada fica sem condições de trafego. Maiores informações sobre nossa experiência de unir os dois passeios através de um tour fechado em http://escolhoviajar.com/cajon-de-maipo-um-programa-diferente-para-quem-visita-santiago .

Marcos Pinheiro

Estive com minha esposa em janeiro deste ano (01/2015) no Chile e passeamos pelos arredores de Santiago. Fizemos tudo que todo turista faz por ali (Viña, Valparíso, Vale Nevado mesmo sem neve, etc.). Mas disparadamente o melhor da viagem ao Chile foi o tal "Cajón del Maipo". Fui com carro alugado (Spark da Chevrolet - NÃO conte com ônibus - é comum ver pessoas locais pedindo carona; se achar que é seguro, aproveite para pedir dicas, ouvir histórias e conhecer novas culturas). O "autito" foi super valente. Só passamos um pouco de medo (tá, não foi tão pouco assim!!...rsrs) para atravessar o rio chegando em Termas del Plomo (um rio bem largo com o leito seco, mas como o carro é pequeno, os filetes de água parecem ser mais fundos). Algumas empresas de turismo não visitam alguns lugares. DICA: Alugue um "auto" um pouco maior/mais alto pois para as termas (as melhores e imperdíveis são Termas del Plomo - alguns Km depois de Yeso e Baños Colina), sempre tem rios/riachos rasos ou poças para atravessar. Embora em todos os lugares que chegamos tinham carros iguais ao nosso... (para os chilenos parece ser muito tranquilo) a viagem ficará mais tranquila. As estradas são todas de terra (fecham no inverno por causa da neve), com caminhões das minas de cobre, e depois de um tempo acabam no GPS, por isso muita atenção!! Evite (DE VERDADE!!) voltar depois do por do sol. Lembre-se que vc estará (no caso das termas Banos Colinas na divisa com a Argentina, aos pés dos Andes (as vezes é possível ver Condores), sem civilização por perto..rs. Em pleno verão vimos de perto glaciares gigantescos dos Andes. As termas permitem pernoite (algumas só com barracas), pois as estradas podem ser cansativas. Ficamos hospedado em uma cabana (o que é muito comum por lá) em San Alfonso e passamos 4 dias. Não recomendo menos que isso em Cajón del Maipo. No mais, aproveitem algumas paisagens mais lindas que já vi na América do Sul!! O portal pode ajudar (http://www.cajondelmaipo.com/) com mapas e outras informações. Na época da viagem não havia muita coisa em português, mais turistas chilenos e uma exploração ainda sadia dos lugares.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Bóia,

Em julho foi para o Cajon del Maipo fazer uma cavalgada pela neve! Gostaria de compartilhar meu relato com algumas imagens que fiz por lá! Como eu faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Mande para redacao @ viajenaviagem ponto com, obrigada!

Mariha
MarihaPermalinkResponder

Olá!! Alguém sabe se é realmente não recomendado ir para Embalse El Yeso no inverno? Mandei email para algumas agencias de tour para lá perguntando e estou aguardando respostas, inclusive para algumas listadas aqui.. Queria muito ir, mas tenho visto que é perigoso por conta da estrada..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Mariha! Nesta página mesmo há um link para o relato de uma leitora. Repito aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2013/11/cajon-del-maipo-inverno-carro-alugado

Apesar de a Simone ter feito a viagem de carro, não recomendamos que motoristas sem experiência de dirigir em pista com capa de gelo ou neve façam essa viagem por conta própria. É provável que as agências só ofereçam o passeio em condições favoráveis de terreno. Boa parte do passeio é off-road, se tiver muita neve não dá para fazer mesmo não.

Cris
CrisPermalinkResponder

Gente, estou em contato com a Jorge Excursiones para fazer um passeio a Baños Colina no período de 25 a 30/10. Estaremos em três e eles só fazem com pelo menos cinco pessoas. Alguém interessado? A ideia é um passeio tranquilo, só para curtir a paisagem e as termas, sem trilha.

Obrigada!!!

Lívia Noronha

Hoje desmitifiquei Cajon del Maipo e Embalse del Yeso... meu marido e eu alugamos um carro (um Peugeot 208) e fomos por conta própria até Embalse de Yeso. Foi tudo muito tranquilo...
Saimos de Santiago, guisados pelo GPS até a cidade de San Jose del Maipo. Cerca de 40km do nosso hotel em Vitacura. De lá, seguimos pelo Camino al Volcan. Basta atravessar a rua central de S.J. Del Maipo e no seu fim, seguir rumo à San Gabriel pela rota Camino al Volcan. Depois de andar 22km pelo asfalto (bom, por sinal), encontra-se uma placa que mostra a rota Camino a Yeso (é uma placa bem discreta a esquerda da via - prestar atenção!!!). Então vira-se a esquerda e segue por outra via asfaltada, em bom estado, porém sinuosa. São 17km no asfalto, até que ele acaba... Então começa uma estrada de terra batida muito tranquila de trafegar, apesar de estreita! Após 5km nessa estrada, chega-se a Embalse de Yeso. Agora é só se deliciar com a paisagem!!!!

Magda
MagdaPermalinkResponder

Oi, gente! Eu preciso da ajuda de vocês... Estarei em Santiago pela segunda vez em Julho e gostaria de saber se é possível fazer o passeio a Embalse el Yeso. Li em alguns sites que é impossível, em outros que é possível... Poderiam me ajudar me passando o nome de uma empresa com a qual eu pudesse ir?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Magda! Ninguém aqui da equipe fez esse passeio. Temos esses relatos que você pode consultar clicando nos links da página. Leia também os comentários desses posts. No inverno você vai precisar fazer o passeio com agência, porque haverá gelo na trilha. Consulte as agências indicadas e veja se elas oferecem o passeio. Se oferecerem, será possível. Se não oferecerem, será impossível. Simples assim.

Rodrigo Guevara

Tive muita dificuldade em encontrar alguém que tivesse ido até Cajon del maipo de carro próprio, mais específico no Elbalse el Yeso, pois a maioria dos brasileiros vão de tour com agências. Porém eu queria ficar com o tempo mais tranquilo e livre para parar onde quiser. Usei o Waze do celular, coloquei Elbalse el Yeso, e lá eu fui. A maior parte da estrada é asfaltada é somente os últimos 10km não tem asfalto, porém o chão durante o caminho é melhor de que muitas cidades brasileiras. A estrada é estreita sim, mas é o espaço normal de um carro. Um pessoa experiente na direção vai sem problema. Só verifique a condição climática pq se estiver chovendo acho que não compensa. O lugar tem uma vista muito bonita e a neve estará aos seus pés.
O valor médio para ir até lá de tour é 28.000 por pessoa. Se vc estiver com mais gente e se estiver de carro, pense em ir de carro. Não precisa usar corrente no pneu, como disse a estrada é muito tranquilo.

Maurício
MaurícioPermalinkResponder

Melhor comentário! Excelente. Nos deu a coragem e a decisão de irmos por conta própria.

maria regina prado

gostaria de saber o melhor periodo para ir opra ir pra cajon del maipo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Regina! Entre junho e início de outubro, quando haverá neve nas montanhas ao redor da represa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar