cajon del maipo embalse el yeso

Cajón del Maipo: como é o ‘outro’ passeio à montanha em Santiago do Chile

Fazer um passeio ao Cajón del Maipo é uma maneira de adicionar um pouco de natureza a uma visita a Santiago. O cânion fica na região metropolitana de Santiago, e sua mais famosa paisagem – o Embalse El Yeso – está a 110 km do centro da capital.

A região é bastante procurada pelos santiaguinos para escapadas de fim de semana, e está cada vez mais popular entre os turistas. Excursões de dia inteiro a Cajón del Maipo são oferecidas por várias agências locais. Entre elas, a Somos, a AndoAndes e a Isto é Chile. Os preços variam entre 50.000 e 65.000 pesos chilenos (85 a 110 dólares por pessoa). A diferença costuma refletir o tipo de atividade incluída no passeio.

Um ônibus de linha da Turmaipo, o MB-72, leva até Baños Morales. A leitora Luiza conta neste post como é ir por conta própria.

Para contemplação ou para aventura, como bate-volta ou numa estadia prolongada, conheça as principais atrações do Cajón del Maipo:

O que fazer em Cajón del Maipo

Há muitos lugares e atividades para você escolher na região de Cajón del Maipo. Num passeio bate-volta de Santiago, você vai precisar priorizar o que quer ver e fazer.

Cajón del Maipo | Embalse el Yeso | Trekking | Banhos termais | Aventura

Passeio ao Embalse El Yeso

embalse el yeso cajon del maipo

O passeio clássico ao Cajón del Maipo é o tour de dia inteiro ao Embalse El Yeso, uma represa a 2.500 metros sobre o nível do mar. O caminho até lá é ligeiramente monótono, com uma rápida parada na cidadezinha de San José del Maipo. Tem ainda um pouco de chão até que se alcance os primeiros mirantes e, enfim, o grande lago cor de esmeralda. Com algum tempo para fotos, caminhada e uma linda vista dos Andes, é um passeio contemplativo bem tranquilo.

Algumas agências de receptivo completam a experiência oferecendo um piquenique nas margens da represa. Numa versão mais aventureira, você pode fazer o passeio pedalando. Ou ainda combinar a visita ao Embalse El Yeso com tirolesa em outro setor do Cajón del Maipo. Também há tours que fazem uma dobradinha com as piscinas termais dos Baños Colina.

Ir por conta própria, de carro alugado, não é difícil fora da temporada de inverno. Vá sabendo, porém, que há trechos sem asfalto e com ribanceira.

Trekking às geleiras

monumento el morado cajon del maipo

O Monumento Natural El Morado é o local mais procurado para trekking em Cajón del Maipo. A trilha tem como ponto alto a vista para a geleira San Francisco. É um trekking exigente, com trechos íngremes e duração média de 5 horas.

Na mesma pegada, o trekking à geleira El Morado é menos conhecido, mas inclui paisagens igualmente impressionantes, e tem duração total de 6 horas.

Ambos podem ser feitos de maneira independente, indo e voltando de carro, mas é mais seguro estar em grupo. Ao Monumento Natural El Morado é possível chegar também de maneira mais roots, com o ônibus MB-72 que leva até Baños Morales.

Banhos termais

banos colina cajon del maipo

Há três estações de águas termais em Cajón del Maipo: as Termas del Plomo, os Baños Morales e os Baños Colina. As três tem estrutura bem simplesinha (não espere vestiário, armário, nem chuveiro com água quente) e, na verdade, não valem o deslocamento desde Santiago se forem o seu único destino em Cajón.

De carro ou em tour organizado, visite com expectativas calibradas, e de preferência combinando com outra atração de Cajón del Maipo, como no tour que propõe a dobradinha Baños Colina e Embalse El Yeso.

Aventura

cajon del maipo cavalgada

Cavalgadas pelas montanhas e o rafting nas águas cor de Toddynho do rio Maipo são as principais atrações esportivas na região de Cajón de Maipo, com tours saindo de Santiago.

Se você for fã de atividades de aventura, considere se hospedar na região e alugar um carro para aproveitar mais dias de caminhadas, trekking, canyoning e tirolesa.

Cajón del Maipo: será que é pra mim?

  • Cajón del Maipo é um troféu para caçadores de passeios diferentões. É um passeio que distingue a sua viagem da viagem de quem apenas bateu ponto nas atrações tradicionais.
  • Mas o que os mais animados não contam é que você passa muito tempo na estrada, indo e voltando pela periferia sem-graça de Santiago, para admirar as belezas do Cajón. A cada 10 resenhas de êxtase você vai ver uma de decepção, achando que o custo x sacrifício do passeio é um pouco alto.
  • Por isso, antes de decidir pelo passeio, veja se esse tipo de aventura faz o seu gênero. Se fizer, vá feliz e volte com fotos incríveis.

Onde ficar em Cajón del Maipo

cascada de las animas cajon del maipo

Há uma boa oferta de pousadas e chalés em Cajón del Maipo, com jeitão rústico e rodeados por bonitas paisagens. Ficar hospedado em Cajón del Maipo não é indispensável, mas pode ser uma boa ideia para uns dois dias ou de descanso, ou de muita atividades ao ar livre. Estar de carro é ideal.

cascada de las animas cajon del maipo

O complexo Cascada de Las Ánimas oferece e organiza os próprios passeios, como rafting, cavalgadas, tirolesa e trekking. Tem bangalôs confortáveis e bem equipados, com cozinha, e domos modernosos inspirados na idéia de glamping. Recomendado especialmente para famílias com crianças.

Se você procura mais por descanso do que por adrenalina, fique com o intimista Lodge Andino El Ingenio, com o rústico Maipo Shanti Lodge ou com o novinho El Morado Mountain Lodge, que inaugura este ano uma área de spa.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Quando ir ao Cajón del Maipo

    embalse el yeso cajon del maipo

    A melhor época para visitar o Cajón del Maipo é de novembro a abril, fora da temporada de neve, quando as estradas estão em melhores condições. Quando há neve no caminho alguns trechos podem ficar perigosos ou até intransitáveis. Além disso, fica mais fácil de caminhar nos passeios sem a necessidade de calçados de neve, especialmente nos trekkings. Mas não se preocupe: sempre vai dar pra ver alguma neve no topo da cordilheira.

    Leia mais:

    Valle Nevado temporada 2017

    75 comentários

    Olá estou indo mês que vem(abril),gostaria muito de conhecer cajon, mas vi alguns comentários sobre o passeio ser difícil. Gostaria de saber assim, se o passeio é muito pesado e tem restrições?eu faço controle de asma e canso rápido em algumas atividades.se no caso anda muito a pé ou é tranquilo?

      Olá, Gabriela! As agências têm roteiros diferentes entre si, e que variam também conforme a época do ano. Verifique ao comprar.

    Olá! Estou planejando, para novembro, uma viagem de carro (casal com duas crianças de 4 e 6 anos) de Santiago , passando por Colchagua Valley, Chillan, Pucon ate toda a regiao dos Lagos Andinos, incluindo no roteiro San Martin de Los Andes e Bariloche, na Argentina.
    Vale a pena incluir nos passeios de Santiago um dia (ou meio dia) para ir a Cajon del Maipo? Além de estarmos com as crianças, não somos aventureiros, apenas apreciamos muito as paisagens lindas.

      Olá, Kathia! Cajón de Maipo é um passeio exaustivo e, dependendo da época, perigoso de fazer por conta própria. Lá você vê paisagens de cordilheira que certamente lembrarão as que vocês verão com mais facilidade em Bariloche, San Martín e Pucón.

    Acabei de fazer, no dia 11/02/2019, o passeio Embalse el Yeso + Thermas Valle de Colinas, concordo com alguns comentários que li aqui, fazer somente Embalse, também acho pouco proveitoso pelo tempo que leva a locomoção. Os dois passeios conjugados achei que valeu! Estávamos eu e meu esposo e mais 7 pessoas em uma van (todos brasileiros), foi muito tranquilo. Viajo independente, foi o único passeio que fiz com agência. Usei a Barra Tours que tem no Brasil e no Chile. Facilitou porque reservei pelo Brasil (já estando no Chile), paguei em reais e parcelei em 2 vezes no cartão de crédito. O valor total dos dois passeios foi 45.000 pesos ou 250,00 por pessoa. Tinha agências oferecendo somente Embalse por esse valor. No inverno dependendo da neve Embalse fecha e as Thermas só podem ser acessadas no verão, de setembro a abril.

    Olá, da pra fazer o passeio com uma criança de 3 anos ou fica puxado? Um abraço, Mariana.

      Olá, Marisna! Depende da criança e dos pais. Lembre-se de que estará em grupo, o passeio dura o dia inteiro, quase metade do passeio é passado dentro de um ônibus, se a criança for manhosa pode incomodar a todos.

      adoro seus comentarios e sinceridade! eu vou voltar a santiago pela terceira vez, mas é a primeira com a minha filha de 5 anos. Ainda não conheço embalse en Yelo, mas quero muito conhecer…vamos ver como minha filha vai ser comportar! 🙂

    Olá Bóia. Irei para Santiago agora em janeiro e gostaria tb de ir para Mendonza ou Puccon. O que seria melhor? Obrigada:)

      Olá, Raquel! Se você quer fazer uma viagem focada em vinhos, vá a Mendoza. Se você quer curtir atividades de lago e escalar um vulcão, Pucón. Só você pode saber o que é melhor para você.

    Olá boa tarde.
    Vou para santiago em fevereiro e vou ficar 4 dias. Tenho uma dúvida os passeios para cajon del maipo e as piscinas termais daria para fazer os dois passeios em um dia? ou teria que fazer cada um separado. e o Trekking às geleiras? obrigada.

      Olá, Jessica! Há diferentes roteiros para Cajón, entre as diferentes operadoras, que também costumam mudar o itinerário ao longo do ano, de acordo com o clima. Procure um que combine a represa com os banhos termais.

    Cajon del Maipo é lindo, magnífico, sei que cada um tem a sua percepção, mas para mim se não tivesse ido a Cajon teria perdido uma das vistas mais lindas que já vi, fantástico, soberbo, magnífico, sem palavras para descrever. Sou daqueles que amou.

    Estou indo para Santiago no final de janeiro/19 e eu gostaria de fazer um bate-volta para Cajon del Maipo. Saberiam me dizer se no domingo tudo por lá está aberto? Inclusive os banhos termais? É muito cheio neste dia? Há restaurantes no meio do caminho ou só na cidade de San José de maipo?

      Olá, Daniela! Lugares… turísticos vivem de… turismo. Logo, funcionam no domingo. Sim, estará mais cheio no domingo do que em dia de semana.

    Fui hoje visitar o Embase el yeso, que é um lugar maravilhoso. Aconselho a não contratar a empresa Ski Total. O horário marcado para saída na loja era 8:30, saímos bem depois das 9h. No caminho, paramos em um “pega turista”, chamado casa de chocolate, por uns 45minutos. Uma parada que poderia ser de 15min, para banheiro e alguma comprinha de doce ou chocolate quente. Tivemos apenas 2h em embase e como gostamos de parar, observar, tirar fotos e curtir o lugar, não conseguimos fazer um trecho da caminhada. Na volta paramos em um restaurante caríssimo, com uma comida bem trivial pelo valor que pagamos. O caminho até embalse é lindo, mas não fizemos nenhuma parada. Me senti perdendo tempo! Minha sugestão: vá de carro alugado (verifique as condições de neve na epoca da sua viagem) e curta o caminho tambem. Tem paisagens lindas, o passeio é otimo. Em setembro, alugue bota de neve ou vá com tênis para trecking. O gelo está derretendo e está um lamaçal apesar de ter nevado ha alguns dias atrás. Fui com um tenis comum e não me senti segura em alguns trechos com gelo e muita lama.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito