cajon del maipo embalse el yeso

Cajón del Maipo: como é o ‘outro’ passeio à montanha em Santiago do Chile

Fazer um passeio ao Cajón del Maipo é uma maneira de adicionar um pouco de natureza a uma visita a Santiago. O cânion fica na região metropolitana de Santiago, e sua mais famosa paisagem – o Embalse El Yeso – está a 110 km do centro da capital.

A região é bastante procurada pelos santiaguinos para escapadas de fim de semana, e está cada vez mais popular entre os turistas. Excursões de dia inteiro a Cajón del Maipo são oferecidas por várias agências locais. Entre elas, a Somos, a AndoAndes e a Isto é Chile. Os preços variam entre 50.000 e 65.000 pesos chilenos (85 a 110 dólares por pessoa). A diferença costuma refletir o tipo de atividade incluída no passeio.

Um ônibus de linha da Turmaipo, o MB-72, leva até Baños Morales. A leitora Luiza conta neste post como é ir por conta própria.

Para contemplação ou para aventura, como bate-volta ou numa estadia prolongada, conheça as principais atrações do Cajón del Maipo:

O que fazer em Cajón del Maipo

Há muitos lugares e atividades para você escolher na região de Cajón del Maipo. Num passeio bate-volta de Santiago, você vai precisar priorizar o que quer ver e fazer.

Cajón del Maipo | Embalse el Yeso | Trekking | Banhos termais | Aventura

Passeio ao Embalse El Yeso

embalse el yeso cajon del maipo

O passeio clássico ao Cajón del Maipo é o tour de dia inteiro ao Embalse El Yeso, uma represa a 2.500 metros sobre o nível do mar. O caminho até lá é ligeiramente monótono, com uma rápida parada na cidadezinha de San José del Maipo. Tem ainda um pouco de chão até que se alcance os primeiros mirantes e, enfim, o grande lago cor de esmeralda. Com algum tempo para fotos, caminhada e uma linda vista dos Andes, é um passeio contemplativo bem tranquilo.

Algumas agências de receptivo completam a experiência oferecendo um piquenique nas margens da represa. Numa versão mais aventureira, você pode fazer o passeio pedalando. Ou ainda combinar a visita ao Embalse El Yeso com tirolesa em outro setor do Cajón del Maipo. Também há tours que fazem uma dobradinha com as piscinas termais dos Baños Colina.

Ir por conta própria, de carro alugado, não é difícil fora da temporada de inverno. Vá sabendo, porém, que há trechos sem asfalto e com ribanceira.

Trekking às geleiras

monumento el morado cajon del maipo

O Monumento Natural El Morado é o local mais procurado para trekking em Cajón del Maipo. A trilha tem como ponto alto a vista para a geleira San Francisco. É um trekking exigente, com trechos íngremes e duração média de 5 horas.

Na mesma pegada, o trekking à geleira El Morado é menos conhecido, mas inclui paisagens igualmente impressionantes, e tem duração total de 6 horas.

Ambos podem ser feitos de maneira independente, indo e voltando de carro, mas é mais seguro estar em grupo. Ao Monumento Natural El Morado é possível chegar também de maneira mais roots, com o ônibus MB-72 que leva até Baños Morales.

Banhos termais

banos colina cajon del maipo

Há três estações de águas termais em Cajón del Maipo: as Termas del Plomo, os Baños Morales e os Baños Colina. As três tem estrutura bem simplesinha (não espere vestiário, armário, nem chuveiro com água quente) e, na verdade, não valem o deslocamento desde Santiago se forem o seu único destino em Cajón.

De carro ou em tour organizado, visite com expectativas calibradas, e de preferência combinando com outra atração de Cajón del Maipo, como no tour que propõe a dobradinha Baños Colina e Embalse El Yeso.

Aventura

cajon del maipo cavalgada

Cavalgadas pelas montanhas e o rafting nas águas cor de Toddynho do rio Maipo são as principais atrações esportivas na região de Cajón de Maipo, com tours saindo de Santiago.

Se você for fã de atividades de aventura, considere se hospedar na região e alugar um carro para aproveitar mais dias de caminhadas, trekking, canyoning e tirolesa.

Cajón del Maipo: será que é pra mim?

  • Cajón del Maipo é um troféu para caçadores de passeios diferentões. É um passeio que distingue a sua viagem da viagem de quem apenas bateu ponto nas atrações tradicionais.
  • Mas o que os mais animados não contam é que você passa muito tempo na estrada, indo e voltando pela periferia sem-graça de Santiago, para admirar as belezas do Cajón. A cada 10 resenhas de êxtase você vai ver uma de decepção, achando que o custo x sacrifício do passeio é um pouco alto.
  • Por isso, antes de decidir pelo passeio, veja se esse tipo de aventura faz o seu gênero. Se fizer, vá feliz e volte com fotos incríveis.

Onde ficar em Cajón del Maipo

cascada de las animas cajon del maipo

Há uma boa oferta de pousadas e chalés em Cajón del Maipo, com jeitão rústico e rodeados por bonitas paisagens. Ficar hospedado em Cajón del Maipo não é indispensável, mas pode ser uma boa ideia para uns dois dias ou de descanso, ou de muita atividades ao ar livre. Estar de carro é ideal.

cascada de las animas cajon del maipo

O complexo Cascada de Las Ánimas oferece e organiza os próprios passeios, como rafting, cavalgadas, tirolesa e trekking. Tem bangalôs confortáveis e bem equipados, com cozinha, e domos modernosos inspirados na idéia de glamping. Recomendado especialmente para famílias com crianças.

Se você procura mais por descanso do que por adrenalina, fique com o intimista Lodge Andino El Ingenio, com o rústico Maipo Shanti Lodge ou com o novinho El Morado Mountain Lodge, que inaugura este ano uma área de spa.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Quando ir ao Cajón del Maipo

    embalse el yeso cajon del maipo

    A melhor época para visitar o Cajón del Maipo é de novembro a abril, fora da temporada de neve, quando as estradas estão em melhores condições. Quando há neve no caminho alguns trechos podem ficar perigosos ou até intransitáveis. Além disso, fica mais fácil de caminhar nos passeios sem a necessidade de calçados de neve, especialmente nos trekkings. Mas não se preocupe: sempre vai dar pra ver alguma neve no topo da cordilheira.

    Leia mais:

    Valle Nevado temporada 2017

    75 comentários

    Olá. Gostaria de saber se considera viável passar por Monumento Nacional El Morado, San José de Maipo e Embalse el Yeso no mesmo dia.

      Olá, Rafael! Recomendamos fazer o passeio por agências. Verifique os roteiros oferecidos na época da sua viagem. Nem todos estão disponíveis todos os dias ou durante o ano todo.

    Bem, gostei do texto, mas alguns comentários, me trouxe dúvidas sobre valores na conversão do peso, para real. Em média, o peso chileno, fica em torno de 16/19 centavos de real, e vi aqui, muitos “gastando” horrores, fiz a conversão e não chegou a metade de alguns valores. Será que só eu, encontrei peso chileno bem baixo em relação ao nosso real? Estive em Santiago, em março/19, fiz todos os passeios citados nos comentários. Estive em Valparaiso, agosto/19, e, achei TUDO, barato, incluso, a comida e vinho! Em relação à vinho, estive em Mendoza-AR. no início de Nov. de 02 à 09, lá sim é o point, dos bons vinhos arrrrrgentino! Claro que li algumas coisas no texto, que não faria, mas, repito, boas informações. Ps. Para quem quer paisagens deslumbrantes, a travessia dos Andes de ônibus, gosto da CATA Internacional, é imperdível! Vale muito a pena fazer, claro, entre 07/08 horas, no ônibus, mas vale sim. Chegando em Santiago, CUIDADO com os TAXISTAS! Se não for OS DE EMPRESAS REGISTRADAS, TODOS IDENTIFICADOS, não use nenhum, pois com certeza, você SERÁ ROUBADO, pelos trambiqueiros que se passam por oficiais. E saindo de Mendoza, as 06;00 horas da manhã, o passeio de ônibus, é um espetáculo, ao ver o Andes coberto de neve, sendo iluminado pelo Sol.

      Olá, José Carlos! Acredito que você não tenha feito a conta certa. Quando o peso está muito caro, 1 real compra 160 pesos (1 peso, neste caso, vale R$ 0,00625). Quando o peso está barato, 1 real vale 190 pesos (1 peso, nesse caso, R$ 0,00526). Ou seja, 1 real comprar 160 ou 190 pesos não significa que o peso esteja 16 ou 19 centavos de real… 1 peso nunca chega perto de valer 1 centavo de real.

    Vale avisar que a represa El Yeso está fechada desde o acidente com as meninas brasileiras que morreram lá, em julho. Da pra chegar até a cascata, mas não se pode ir nem a pé a represa. De qualquer modo, a vista até lá vale a visita, muito! E a estrada está muito boa

    Vou viajar para Santiago em Dezembro/2019, e quero ir no Cájon Del Maipo. Criança de 3 anos pode fazer esse passeio?

      Olá, Gabriela! Os passeios diferem uns dos outros. Verifique se o itinerário inclui caminhadas — caso inclua, não é interessante levar criança, você não acha?

    Estou montando meu roteiro, assistindo alguns vídeos, e sem sombra de dúvidas, o de vcs ganha de longe aos demais, pelas indicações e a riqueza no detalhamento.
    Parabéns !!

    Olá! Vou a Santiago com meu marido na primeira semana de Maio/19, ficaremos 4 dias. Nosso interesse é explorar Santiago e incluir mais algum destino próximo, além da visita à uma vinícula é claro. Poderia nos recomendar outro passeio no lugar de Cajon del Maipo? (à exceção de Vina del mar e Valparaiso que não visitaremos desta vez) Muito obrigada.

    Vou com o grupo de 9 pessoas para Santiago e Puerto Varas. Ficaremos 4 dias em Santiago.
    Vale a pena incluir Cajon dei Maipo? Ou fica meio parecido com o que veremos em Puerto Varas?

      Olá, Maira! Aqui no blog, contrariando a opinião da maioria das pessoas, a gente não é fã desse passeio, não. Na nossa opinião, dá menos trabalho ver belas paisagens em Puerto Varas.

    Ola, estou programando uma viagem de sete dias ate Santiago, e gostaria mto de conhecer a Patagonia Chilena, o que vc me aconselha? É possível conhecer as Torres del Paine. Até pensei em ir direto para Bariloche, pois nao fechei com a agencia ainda. Gostaria de uma opinião.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito