caraiva-beira-rio

Guia de Caraíva

Caraíva

Caraíva é o vilarejo do Sul da Bahia que melhor conserva a rusticidade da região. Ruas de areia, luz de lanterna, forró pé de serra. Veja como curtir a praia mais carismática do Sul da Bahia com as dicas deste guia prático de viagem a Caraíva:

O que esperar de Caraíva

Boteco do Pará

Nada define tão bem Caraíva quanto o episódio da chegada da luz elétrica. Depois de décadas funcionando à base de barulhentos (e fedorentos) geradores de energia movidos a diesel, finalmente em 2008 o povoado foi ligado à rede estadual de energia. Mas a luz chegou nos termos que a comunidade exigiu: com fiação enterrada, e sem postes. Tudo para “não apagar as estrelas no céu”.

Mais de uma década mais tarde, a vila continua com o mesmo espírito da época dos geradores (mas sem o barulho nem o cheiro de diesel). Houve outras mudanças, claro. As casinhas da beira-rio ganharam cores vivas como as do Quadrado de Trancoso. Quase todas as pousadas já têm ar condicionado.

Na temporada alguns bares de praia ganham ares de “lounge”. E os dois forrós do povoado se alternam na animação noturna — nos fins de semana fora de temporada, e quatro noites por semana no verão.

Anotes para quando você for. Dois itens são imprescindíveis: chinelos para o dia (a areia fica quente, não dá para circular descalço) e lanterna para a noite (não tem postes de luz, lembra?).

Quando ir a Caraíva

Caraíva: temperatura e chuvas mês a mês

Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa. Você deve pegar sol e um pouco de chuva em qualquer viagem. No inverno (junho-agosto), os dias serão um pouco mais curtos, e as noites, fresquinhas. No verão o calor será intenso.

O que muda Caraíva são as férias. Venha entre o Réveillon e o Carnaval, e a vila vai estar cheia e animada, com festas todas as noites. Em julho, a lotação não será máxima, mas haverá um bom movimento. Nos outros meses, no entanto, o povoado vai estar sossegadíssimo (e o forró vai rolar só nas noites de 6ª e sábado, com mais moradores do que turistas).

Quantos dias ficar em Caraíva?

Caraíva praia

Se você está fazendo um giro pelo Sul da Bahia e quer apenas um gostinho de Caraíva, 2 noites podem ser suficientes.

Mas se você vai sair da sua cidade para ir especificamente a Caraíva, a viagem só se justifica se você ficar pelo menos umas 4 noites.

E se Caraíva for realmente o seu número, então uma semana vai parecer pouco tempo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    121 comentários

    Olá! Planejo ir para Caraiva para o reveillon 2018/2019 e gostaria de saber se:
    1) Para pegar transporte a partir do aeroporto de Porto Seguro é importante comprar com antecedência para evitar preços excessivamente altos
    2) Nesse periodo ha serviço de travessia no rio durante a noite (24horas) ou corro o risco de chegar de madrugada e não conseguir atravessar.

    Obrigada!!

      Olá, Marina! Os preços não são muito razoáveis nem na hora nem reservando antes, por isso é melhor pelo menos garantir o transporte. Sua pousada pode reservar para você. A travessia é 24 horas.

    Oi, gostaria de saber se o local tem serviço de “táxi” do Rio Caraíva até às pousadas. Obrigada

      Olá, Patrícia! Você pode contratar um carregador com carrinho de mão para as malas ou uma charrete.

    Estou planejando uma viagem em novembro – a ideia de roteiro é Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Comecei a ler sobre Caraíva e acabei ficando em dúvida – parece que por ser pequeno e isolado, acaba sendo caro (hospedagem, restaurantes)… Tem lugares baratos e bons, principalmente para comer, em Caraíva?
    E na Praia do Espelho, é possível comer alguma coisinha sem ter que pagar fortunas nas barracas? Tem vendedor ambulante na praia?

    Boa Tarde. Fiz reserva para Caraíva no feriado de Finados em Novembro. Gostaria de saber como é o movimento na cidade nessa época. Outra duvida, saindo do Espirito santo, irei com mais 4 amigas, de ônibus, parando em Itabela, teria transporte público que nos leve até Caraíva?
    Fico no aguardo, abraços!

      Olá, Meyre! O movimento que você está pensando acontece em janeiro e julho. Informe-se com a sua pousada sobre ônibus de Itabela.

    Olá, Boia!
    Eu e meu marido pretendemos passar nossas férias desse ano no Sul da Bahia, montando duas bases, 4 dias em Caraíva e 5 em Trancoso, mas tenho dúvidas: em agosto é uma época boa para ir para Caraíva, a noite (bares, restaurantes e forro) funciona normalmente? É calor nesta época? Vamos de SP, descemos em Porto Seguro, é mais vantajoso alugar um carro (para conhecer as praias e viajar entre Corumbau, Caraíva, Trancoso e Arraial).
    Muito obrigada!

    Boa tarde,desde já agradeço pelas dicas,estou pesquisando ficar 3 ias em caraiva,3 dias em itacare e 3 dias em morro de sao paulo,eu consigo me locomover entre esses tres lugares,não tenho carro,vou sozinha,vou de aviao,moro no Rio de janeiro,viajo em agosto,Obrigado

      Olá, Patrícia! Você quer cobrir praticamente o litoral inteiro da Bahia, incluindo alguns dos lugares mais difíceis de chegar (Caraíva, que requer passar por uma estrada de terra de 40 km; Morro de São Paulo, que é uma ilha), usando apenas transporte público e dispondo do tempo que pessoas sensatas usam para aproveitar um destino de cada vez.

      Se você levar mesmo esse plano adiante, vai perder um dia inteiro de viagem na estrada a cada deslocamento. Dois dias de descanso podem ser pouco para se recuperar dos trajetos em linhas de ônibus intermunicipais pinga-pinga.

      Você vai se lembrar de mim no táxi do aeroporto de Porto Seguro ao embarque da balsa do Arraial d’Ajuda, do ônibus da chegada balsa do Arraial d’Ajuda a Caraíva, depois no ônibus de Caraíva à ao embarque balsa do Arraial d’Ajuda, no táxi da chegada da balsa em Porto Seguro à rodoviária de Porto Seguro, no ônibus de Porto Seguro a Ilhéus via Eunápolis e Itabuna, no ônibus de Ilhéus a Itacaré, no ônibus de Itacaré a Valença, no caminho a pé da parada de ônibus de Valença ao porto, na lancha de Valença a Morro de São Paulo, no catamarã de Morro de São Paulo a Salvador, na subida do elevador Lacerda, no ônibus da Praça da Sé ao aeroporto de Salvador…

      Seria uma viagem linda, se você tivesse pelo menos 3 semanas para fazer.

      Leia:
      https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos

      https://www.viajenaviagem.com/2015/08/costa-do-dende-deslocamento-dicas

    Muito obrigada pelas informações riquíssimas que sempre encontro no site. Mas, gostaria muito que me tirassem uma dúvida. Pretendo ir com marido e filho no final de março para Caraíva e Espelho, no entanto estamos sem saber se vale mais a pena contratar transfers para fazer os trajetos aerporto-Caraiva-Espelho-Porto Seguro (só para pernoitar antes de vir embora pois o nosso vôo de retorno é cedo), ou alugar um carro no aeroporto de Porto Seguro…Mesmo tendo que deixar o carro fora de Caraíva, o custo da diária do aluguel do carro compensa pelos valores salgados dos transfers? Obrigada!

      Olá, Camila! Faça os dois orçamentos e decida pelo melhor custo x benefício. Não deixe de incluir o custo do estacionamento em Caraíva (se a sua pousada for beira-mar no Espelho, o estacionamento estará incluído). Não é aconselhável locar um carro baratinho para ir ao Espelho e Caraíva, devido às más condições da estrada depois de chuva.

    Estive em Caraíva em setembro, lá é tranquilo, parece que você voltou a ser criança e está brincando pelas ruas , sem carro, sem perigos, na sobra das árvores e ouvindo passarinhos. Levem seus netos para que vejam como foi nossa infância. Consultem a Estalagem Oceano é linda e bem em conta (73) 999434127 zap.

    Olá sou de Minas, professora de yoga.
    Gostaria de saber se tem alguma pousada que aceitaria troca? Ex: sou professora de yoga formada no Ananda Marga de BH Tantra yoga e praticante de Ashtanga yoga em GouraShala BH e também massagista com abordagem Xamanica é Ayurvédica. Vou com minha família e em troca do meu trabalho gostaria de um quarto. 😎🤗😆 gratidão. Namastê.

    Minha mulher e eu amamos Caraíva. Já fomos algumas vezes e suas dicas ajudaram muito. Já fomos a pé pro Satu, pro Espelho, já nos hospedamos alguns dias no espelho, vivemos beira-rio, beira-mar… Mas agora estamos querendo conhecer outro lugar tão encantador quanto Caraíva. Temos a segunda quinzena de novembro livre e estamos em dúvida: Boipeba, Milagres?

      Olá, Lucas! As três pertencem ao mesmo universo rústico-bucólico. Boipeba (sobretudo Moreré) tem mais a pegada alternativa de Caraíva. São Miguel dos Milagres já remete ao Espelho, só que com mais conforto e mais urbanização.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito