Aparados da Serra

5 passos para fazer viagens seguras antes da vacina

Aparados da Serra

Dicas para fazer viagens seguras antes da vacina

Depois de 4, 5, 6 meses em casa, aos poucos vamos saindo da quarentena. Até a vacina chegar, porém, toda viagem vai envolver algum risco. Veja como fazer viagens seguras neste estágio da pandemia.

1. Dê preferência ao carro

Estrada para o Espelho

Ao viajar de carro você evita o contato prolongado com muitas pessoas + em ambiente fechado + sem distanciamento social que acontece em aviões.

Mesmo que você confie na sua máscara e no filtro HEPA do avião, viajar de carro nesse momento sempre será menos estressante.

Mas se você tiver que viajar de avião, bora lá: siga essas dicas de como viajar de avião na pandemia.

2. Descubra se o hotel está sendo firme com os hóspedes

viagens seguras café da manhã na mesa

O maior fator de preocupação na hospedagem em hotéis, pousadas e resorts é o comportamento dos outros hóspedes.

Clientes que se aglomeram ou que não respeitam a obrigação de usar máscaras (nos ambientes fechados e ao se deslocarem pelo hotel) põem a sua saúde em risco e acabam com o seu sonho de uma viagem relaxante.

Não dá para prever quando você vai encontrar hóspedes assim no seu hotel.

Mas você pode se precaver xeretando se o hotel está sério na implantação dos protocolos. Mais do que nunca, é preciso ler as resenhas de hóspedes recentes. Muitos resenhadores estão dando detalhes sobre a aplicação dos procedimentos de higiene na pandemia. Dê uma olhada nas resenhas do Booking e outra nas do TripAdvisor.

NOVO: Veja pousadas, hotéis e resorts indicados pelos leitores do Viaje na Viagem com base nos procedimentos de segurança. Clique aqui.

3. Escolha um destino à prova de aglomeração

Gonçalves: destino turístico sem coronavírus

Destinos próximos de grandes cidades, e que tenham uma “rua do footing” concentrando o comércio e os restaurantes, são lugares onde a aglomeração sempre foi um atrativo. Muita gente escolhe esses destinos justamente por causa do movimento.

Por isso, vale a pena investir em lugares menores e pacatos, à prova de aglomerações:

  • Cidades de montanha com hospedagem em chalés
  • Praias de acesso complicado e/ou sem muvuca de barracas (
  • Destinos de natureza sem obrigatoriedade de passeios em grupo

Lugares desse tipo rendem as viagens seguras mais proveitosas e livres de stress deste momento da pandemia.

4. O lugar é movimentado? Vá entre 2ª e 5ª

Búzios viagens seguras

Fora de férias, feriados e fins de semana, praticamente todo destino turístico brasileiro estará meio vazio — mesmo aqueles mais perto das capitais, famosos pelos restaurantes e com as praias mais procuradas.

Campos do Jordão, Gramado, Búzios, Paraty, Ilhabela, Praia do Forte, Tiradentes, Pirenópolis… lugares em que a aglomeração é norma no fim de semana estarão super tranquilos de 2ª a 5ª. Você vai poder reviver parte da rotina de antes da pandemia, indo a bares e restaurantes sem risco de aglomeração.

5. Se viajar em feriadão, prefira alugar uma casa

Chalé da Floresta viagens seguras

Daqui até a vacina, os viajantes mais privilegiados são os que podem viajar fora de feriadão.

No entanto, se você só pode viajar em feriadões, um jeito de minimizar o risco e o stress é alugar uma casa de temporada.

Mas não qualquer casa: uma casa bacana. Que seja um destino em si. Uma casa que proporcione essa escapada da quarentena e possa fazer você prescindir de sair à noite ou mesmo fazer muitos passeios de dia. Você viaja no feriado, mas só se aglomera em família.

Para não ter trabalho, leve congelados de casa e/ou aproveite o delivery, que se desenvolveu barbaramente em tudo quanto é canto durante a pandemia.


Como voltaremos a viajar pós-pandemia

26 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.