Chapada das Mesas

Nem tão remota assim
  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Apesar de ser vendida como a última bolacha do pacote das Chapadas, uma espécie de Jalapão 2, A Missão nos confins do Maranhão, a verdade é que a Chapada das Mesas é bem menos selvagem do que a imprensa de viagem faz parecer.

O lugar é um pólo turístico bem estabelecido, com balneários e cachoeiras que, nos fins de semana e feriados, lotam com visitantes das cidades da próspera região agrícola entre o norte de Tocantins e o sul do Maranhão, como Araguaína, Imperatriz e Balsas.

Carolina

E com razão: pelo menos três atrativos são sensacionais (Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira do Santuário).

Fora do circuito mais turístico, a área do Parque Nacional da Chapada das Mesas tem atrativos off-road, mas devido à pouca procura e à pequena estrutura de apoio, o ecoturismo autêntico acaba saindo caríssimo.

Poço Azul

Para curtir os atrativos mais bonitos, é bom estar de carro. E se quiser fazer também as atrações dentro do parque nacional, aonde não se chega de carro convencional, o melhor é encaixar-se num pacote que inclua hospedagem e passeios; assim não ficará tão caro.

4 comentários

Fabricio Moura

Apenas mais um guia maravilhoso, mais um cantinho que eu não conhecia e já fiquei tentado.

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Só queria dizer que, profissionalmente, eu me inspiro no Ricardo Freire, mas sou fã mesmo é da Bóia e suas respostas nem sempre tão pacientes nos comentários. Bóia <3

Igor Barros
Igor BarrosPermalinkResponder

Mais um lugar lindo no Brasil. As cachoeiras são o ponto alto. Pena que, quando eu fui, o Poço Azul estava com a água turva.

Michelle Santos

Fui passar o Reveillon na chapada das mesas e foi muito bom!!! Fiquei uns dias na Pousada Candeeiros no centro de Carolina para conhecer o Poço Azul e Encanto Azul (que na verdade ficam em Riachão), Cachoeiras de Itapecuru e outros balneários com cachoeiras menores mas também bonitas. Todas as visitas são pagas. Apenas para o Poço e Encanto Azul contratamos o serviço de agencia (Torre da Lua) porque precisa de carro 4x4 e saiu R$ 180,00/pessoa.
Do dia 30.15 a 02.16 ficamos no Santuário Ecológico de Pedra Caída, um hotel/resort onde ficam várias outras cachoeiras, inclusive a mais bonita que achei, do Santuário. Lá você tem a opção de várias piscinas, teleférico, tirolesa de 1.400m, jogos e etc. Valeu muito a pena conhecer a região do cerrado!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar