Croácia

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Croácia no Viaje na Viagem

15 dias na Croácia: o roteiro da Mirian

De moto pelo Adriático, passando pela Croácia, nas dicas da Lu

Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário

#Linkódromo | Croácia em 12 blogs brasileiros

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

89 comentários

Marli Jacinta Gomes Segamarchi

Viajamos para a Croácia em maio deste ano através da Kmauf (www.Kamauf-zagreb.com), fomos muito bem atendidos pelo Jeronimo, dono da agência que atende brasileiros com muito carinho, fomos num grupo de 3 casais, foi uma viagem maravilhosa, recomendamos essa agencia que faz um trabalho super profissional.

Rosaria
RosariaPermalinkResponder

Vcs fizeram só croácia?
Qtos dias recomendam e quais lugares para ficar. Estamos pensando em ir em maio próximo , porém iniciaremos Berlim.

Abraços

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Olá, passando aqui pra avisar sobre os posts que estou escrevendo sobre minha viagem feita pra Croácia em Agosto/14. Espero que possa ajudar aos futuros viajantes

www.viciosdeviagem.com

claudia
claudiaPermalinkResponder

Ricardo bom dia! Ouço sempre vc a noite na Bandnews, adoro! Queria uma dica e saber se é viável ... gostaria de conhecer a croácia em set/2015 mas não queria fazer junto com a Itália, que é o mais comum. Apesar de não conhecer nenhum dos dois países, a Itália seria para uma proxima viagem. O que vc acha de conjugar com Amsterdam? fazendo tres dias nessa cidade e outros 8 ou 9 pelas ilhas da Croácia, incluindo a capital Zagreb? valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Quem responde é A Bóia. Nada impede smile Entre Amsterdã e Zagreb, vá de avião.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá, eu vou fazer França e Croácia em junho de 2015!
A passagem interna ficou mais cara, mas Italia, também quero deixar para fazer em uma viagem a parte.

Maria Vitória Martins

Ricardo, boa tarde! Pretendo ir em Junho para a Croácia e para a Grécia, mas já vi pelas pesquisas que fiz que é complicado ir de trem. Você sabe se tem alguma forma de fazer o trajeto de barco? Queria alguma alternativa para evitar ter que pegar um avião. Brigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Vitória! Entre a Grécia e a Croácia existem a Macedônia, a Albânia, Kosovo, Sérvia, Montenegro e Bósnia. Não há barcos de passageiros entre lugares tão distantes e sem demanda de tráfego. Você pode até conseguir um cruzeiro que desça ou suba o Adriático entre Veneza e a Grécia e passe na Croácia, mas para uma viagem convencional entre os dois países, como estão apontando as suas pesquisas, é preciso ir ao aeroporto.

Laura
LauraPermalinkResponder

Boa tarde! Vou fazer uma viagem p Europa em junho com duração de 23 dias.
Chegarei em Berlim e voltarei de Budapeste.
Eu pretendia fazer o seguinte roteiro: Berlim - Praga - Cracóvia - Viena - (Croácia) - Budapeste. Na Croácia eu pretendia ficar uns 6 dias e conhecer Hvar, Dubrovnik... aproveitar uns dias no litoral.
A minha dúvida é a seguinte: qual a melhor maneira de ir de Viena para Dubrovnik? E retornar após para Budapeste? Sei que o ideal seria ter retornado para o Brasil de Zagreb mas nao consegui passagem. Pesquisei algumas passagens aéreas para estes trechos internos mas eram bem caras e com escalas...
Será que existem boas opções de trem? Ou o ideal seria alugar um carro paa fazer este trecho?
Obrigada e parabéns pelo site que adoro!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Sua viagem está um zigzag esquisito.

Cracóvia está sobrando no seu roteiro. As ligações ferroviárias com a Polônia são lentas. Vá de Berlim a Praga, de lá a Viena, de trem. De Viena, voe a Dubrovnik ou Split. Veja se há vôos de Dubrovnik ou Split a Budapeste. Caso não haja, vá de ônibus a Zagreb e siga de trem a Budapeste.

Uma dica: se a passagem aérea não leva e traz você dos destinos que você quer visitar, ela é uma passagem errada, por mais barata que seja. A volta que você vai ter que fazer para voltar a Budapeste só para pegar o vôo custa não só dinheiro como tempo, que é algo ainda mais valioso numa viagem.

arnaldo
arnaldoPermalinkResponder

Bóia está com razão. Neste roteiro, a passagem comprada não se adequa a sua vontade de ir à Croácia, nem à Cracóvia. Roteiro muito legal ao qual fiz no ano passado foi: Budapeste - Bratislava - Viena - Praga - Berlim. Dá para fazer tudo de trem e entre Praga e Berlim tem uma cidade muito bonita que você pode encaixar uns 2 dias, Dresden. Ah, Laura, outra coisa, um roteiro enxuto hoje, com países de uma mesma região, próximos, te evita desperdiçar tempo e dinheiro nesta e nas próximas viagens...mas quando dá vontade de viajar e conhecer certos lugares...nem sempre agimos com a razão. No seu caso, são muitos locais maravilhosos para zanzar...boa viagem.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

E vale a pena ir para Croácia na lua de mel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! A diferença entre uma viagem de lua de mel e outra viagem qualquer é que normalmente caprichamos nos hotéis, pensando em lugares mais românticos. Você vai encontrar esse tipo de hotel em qualquer lugar do mundo.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Estou indo em maio a Roma e tenho 10 dias para aproveitar, mas estou querendo fazer Toscana e Veneza, que não conheço, e depois ficar uns dias na Croácia. Ainda não sei como e de onde partir, nem para qual região da Croácia conhecer. Vc pode me ajudar? Pensei em Split, Hvar, Bol e Dubrovinik.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Quem responde é a Bóia. Não dá pra fazer Veneza, Toscana e Croácia em 10 dias nem sendo The Flash.

Andrea Novaes
Andrea NovaesPermalinkResponder

Olá, somos um grupo de 6 amigas de infância - algumas, casadas, separadas e solteiras - e queremos ir à Croácia neste ano. Quais o roteiro ideal considerando que teremos em torno de 10 dias? Quais as cidades que não podemos deixar de ir? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Vá no verão europeu e divida a estada entre Zagreb, Dubrovnik e Hvar. Clique nos posts desta página para aprender mais sobre o destino.

rafael franco
rafael francoPermalinkResponder

Ola andrea, fui em junho de 2013 para croacia. Fiquei 10 dias e pegamos 3 semana antes de começar o verão europeu. Falam que na época do verão fica muito cheio a croacia pois ainda continua barato em relação a países mais tradicionais da europa. Imperdíveis lugares são a ilha de Hvar (muita festa e muita gente jovem), dubrovinick (cidade histórica medieval), Parque nacional de Plitvice Lakes (Lugar surreal e com turismo similar as cataratas do iguacu) e Zagreb (capital e cidade de entrada). As pessoas são muito receptivas e voltadas para turismo. Tem muitos "apartamento" para alugar nas cidades turísticas. Seria uma boa opção para quem não quer hotel. Aluguei um carro e percorri uma boa parte do pais.

Everton Maia
Everton MaiaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo, estou sempre te escutando na BandNews. Estou pretendendo ir para a Europa em Jun/Jul, desembarcar em Frankfurt (temos um familiar esperando lá) e seguir para a Croácia / Itália o que mais vc sugere em 20 dias ?
Grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everton!

Quem responde é A Bóia.

Comece a montar sua viagem lendo este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Evertonildo Maia

Obrigado, vai ser muito útil.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia,

Vcs me ajudam tanto com o blog no planejamento de minhas viagens que o mínimo que posso fazer para retribuir é fornecer o link dos posts das minhas viagens relacionadas às matérias que vcs publicam.
Muito obrigado.
Aqui está o post:

Dubrovnki: http://leoviajandao.blogspot.com.br/2014/10/dubrovnki-croacia-eu-queria-ter-um.html

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá, comprei minhas passagens e do meu maridopara Europa para ficar entre os dias 08/06 a 25/06.
Vou ficar em paris entre os 08 a 13/06 (onde estou com tremenda dificuldade de achar um local limpo, confortável e barato para ficar) e de Paris vou para Zagreb (megaaaaa dificuldade de char um voo barato para la tb), vou alugar um carro e conhecer lagos plitvice, zadar, hvar e dubrovnik. De dubrovnik vou para paris (outra dificuldade enorme de conseguir passagem de volta para paris para pegar meu avião de volta)
Me ajuda com essas dificuldades que estou tendo please!!!

Gabrielle
GabriellePermalinkResponder

OI Boia, boa noite!
Estou querendo ir com mais duas amigas para Eslovenia e Croacia no início de setembro. Faríamos tudo de carro. O que acha do roteiro abaixo:
Liubliana
Zagreb
Zadar
Split
Hvar
Dubrovinik

Duvidas: consigo fazer esse roteiro todo de carro? Parece que entre Hvar e Dubrovinik tem que pegar ferry para carros?
Entre Liubliana e Zagreb tem alguma cidade interessante para parar?
Quantos dias vc recomenda em cada cidade dessas?
Você acha que vale a pena ir em Zagreb?
Obrigada
Gabrielle

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabrielle! Primeiro a gente estuda os lugares, vê o que tem pra fazer, estuda os arredores. Depois a gente monta roteiro. Não dá nem pra começar a te ajudar se a tua primeira pergunta é "vale a pena ir pra Zagreb?". Faça uma pré-pesquisa. É essencial para a viagem, qualquer viagem, dar certo.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá boia! Vou para Croácia em agosto, mas quero ir a partir de Veneza. Pode me indicar algum lugar que faça o trajeto veneza /split, mas em um veleiro ou catamarã mais bacana, passando o dia ou dormindo uma noite. Não quero ir de ferry, queria aproveitar o trajeto.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Googlando você achará sites como este:

http://www.charterworld.com/?sub=venice-yacht-charter

Lilian Abreu
Lilian AbreuPermalinkResponder

Paula, estou retribuindo esse magnífico trabalho do Ric. Não é bem o q vc perguntou mas estive na Croácia em setembro passado vindo de Veneza. A internet me enganou dizendo que teria barco rápido para fazer a travessia Veneza- Pula onde tem aeroporto. Então a única forma q encontrei foi de ônibus para Pula. Lá é interessante pois tem um Coliseu e é uma cidade interessante. Pulei Zabreb pois verifiquei não havia nada de bom lá.Peguei um avião bem cedinho e fui direto para Zadar e imediatamente para os maravilhosos lagos Plitivice. Fui de ônibus de rodoviária, mesmo mas já comprei a volta, q foi o lugar mais bonito e interessante na Croácia. Fui sozinha pois sou viúva e "véinha". No parque me juntei a um grupo de alemãs q estavam com guia , e apesar de não entender nada de alemão, pelo menos não me perdi. É imperdível, mesmo. Voltei par Zadar e sua cidade medieval e orgão marinho, luzes e cores. Depois, Split ( amei), Hvar, Dubrovinik , de lá Medjugorge e Mostar ( imperdível) e Rotor- Montenegro, imperdível, também! A Croácia somente para quem não tem nenhum problema de mobilidade, tanto para jovens como veínhos. Muito agreste, muita pedra, muita ladeira, pouco transporte público, poucas calçadas, restaurantes ( só nas cidades velhas) e supermercados com muito pouca variedade para comprar.Nem um achocolatado tem! É que algumas vezes fiquei em apartamentos e tive oportunidade de conhecer alguns supermercados.Estou a disposição se puder ajudar, ok?

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá! Meu marido e eu estamos planejando férias para Italia e Croácia em abril/15. Pegamos um voo ida e volta por Roma. A ideia é subir até Veneza e atravessar para Croácia, descendo até Dubrovnik. De lá, vimos a opção de retornar para Itália de barco de Split para Ancona, porém, os barcos são a cada 3 dias. É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Se você viu e era isso mesmo, então é isso mesmo.

Querendo checar novamente, fique à vontade:
http://www.directferries.co.uk/ferries_from_croatia_to_italy.htm

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olá!! Queria fazer agora em junho Berlim-Praga-Viena-Budapeste-Split-HVar- Dubrovnik, mas tenho só 20 dias , você acha que é viável? Da pra fazer tudo de trem/bus? Obrigada!!!

diogo
diogoPermalinkResponder

Que acham do meu roteiro de 9 a 15 de Agosto de 2015.
Chegada a zagreb às 12h00. Pego o carro e conheço a cidade à tarde com pernoite.
10/08- continuar a conhecer a zagreb de manha e depois de almoço vou para os lagos e passo lá a noite.
11/08- levantar bem cedo e conhecer o parque pivlitce no final do dia pernoite no mesmo sítio
12/08 bem cedo parar em zadar e sibenik para conhecer a cidade e no final do dia pernoitar em troguir
13/08/ conhecer troguir demanha e ir para split à tarde com pernoite lá
14/08 continuar a visitar split e ir a brela conhecer uma das praias mais famosas e pernoitar em buska vudda
15/o8 ir para dubrovnik bem cedo e entregar o carro
16/08 conhecer dubrovnik
17/08 ir a uma das ilhas perto qual aconselham?
18708 demnanha despedir de dubrovnik e a tarde apanhar o aviao
Que acham do roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Marcelo (Álbum de Viagens)

Diogo,

Eu não me hospedaria em Trogir e em Split. As duas cidades são bem perto uma da outra, 28 quilômetros. Acho mais prático se hospedar em Split e fazer um bate-volta até Trogir.

Eu incluiria no seu roteiro uma visita à ilha de Hvar desde Split. Achei a ilha um dos lugares mais bonitos e bacanas da Croácia. O ideal seria pernoitar em Hvar, mas se você não tiver muito tempo disponível, pode fazer um bate-volta também desde Split por catamarã.

Seguem os relatos das visitas que fiz a Trogir e Hvar em 2013:

http://albumdeviagens.blogspot.com.br/2013/09/trogir-cidade-museu-da-costa-croata.html

http://albumdeviagens.blogspot.com.br/2013/09/hvar-beleza-e-exuberancia-no-adriatico.html

Marcelo (Álbum de Viagens)

Corrigindo a informação que prestei acima: os horários do catamarã entre Split e Hvar não se prestam a um bate-volta, pois o único horário é à tarde. Para fazer o passeio de um dia, deve-se pegar o ferry até a ilha, cuja duração de viagem é de duas horas O ferry aporta em Stari Grad, e de lá se pega um ônibus até Hvar Town, a 21 quilômetros de distância.

mirna
mirnaPermalinkResponder

Diogo, palavra de quem fez algo muito parecido: se chegar lá pelo meio-dia em Zagreb, não pegue o carro neste mesmo dia pois o centro antigo é todo visitável a pé, coisa que vc fará desta hora até de noite (e este dia bastará para ter uma muito boa ideia de tudo). No dia seguinte, sim!, pegue o carro bem cedo e siga sem parar até Plitvice onde passeará até o parque fechar pois é bem grande e lindo. Durma por lá e no 3o. dia desça para Zadar onde vai andar a pé por todo o centro mais o órgão marino até o fim da tarde quando vc deveria prosseguir para Sibenik só para dormir pois o que interessa aqui são os lagos do parque das cascadas KRK que vc faz na manhã seguinte. De tarde, prossiga para Troguir que é uma joinha imperdível. Aqui vc não poderá circular de carro mas há estacionamentos fora dos muros que circundam a cidade que é toda reservada aos pedestres.Logo que se instalar, vá correndo ver a catedral antes que ela feche (lindíssima!) e depois passeie por toda a cidade. Na manhã seguinte siga para Split. Visite o centro "antigão" e lá pela hora do almoço pegue o ferry para Supetar na ilha de Brac cuja capital é Bol e aí vc terá a praia mais linda (língua de ouro) de todo o país. Durma em Bol e na manhã seguinte cruze de novo para o continente (mas desta vez por Sumartin) até Makarska que tem uma orla marítima muito bonita (e uma praia bem razoável) e ótimos restaurantes para almoçar. Pela tarde,prossiga até Ston (vale uma visita!), durma por lá e na manhã seguinte até Orebic onde pega o ferry para a ilha de Korcula para visita-la e pernoitar (há ótimas acomodações em Lumbarda que fica perto da capital tbém chamada Korcula (imperdível de dia e de noite!!!).
Daí sim,no dia seguinte, deixando Korcula (terra do Marco Polo), vc prossegue para Dubrovnik, entrega o carro e fica lá como pedestre pois o carro não serve mais para conhece-la. Não deixe de subir no teleférico no fim da tarde para ver o por do sol sobre a cidade e o mar. Vai por mim, otimizei o teu roteiro ao máximo, espero que goste e na volta me diga se acertei, boa viagem, ab.

Ana Luce
Ana LucePermalinkResponder

Mirna, adorei o seu roteio e estou pegando para fazer a viagem em meados de agosto. Gostaria de saber se na Croácia é facil andar de carro?? E faria uma alteração na viagem, de Split iria para Hvar e depois para Dubrovnik. Vc surgeria isso??

abs,
Ana

diogo
diogoPermalinkResponder

Obrigado pelas respostas.
A razão por não incluir as ilhas perto de slip foi porque como em agosto há muita gente queria evitar as filas de espera para o ferry e penso que a deslocação do carro no ferry aumente os custos da viagem.Alguém sabe os preços?mas secalhar vou seguir a dica de apenas ficar uma noite nos lagos e ficar em ston. De dubrovnik há alguma ilha que vale a visita=? obrigado a todos pelos esclarecimentos

mirna
mirnaPermalinkResponder

Diogo, vc pode ir com tranquilidade de Split à ilha de Brac se estudar as informações todas para o planejamento no site que te dá os horários das travessias (tanto para Supetar como de Sumartin) e os preços. Para ir à ilha de Korcula desde Dubrovnik, visite . Não quero ser inisistente mas estas 2 ilhas são maravilhosas e valem a visita com certeza!

mirna
mirnaPermalinkResponder

Diogo, os sites que te passei não apareceram na minha resposta. Vc coloca o nome da ilha seguido da palavra info e daí ponto com

Luis Eduardo Wurdig

O nome da praia em Bol, na Ilha de Brac, é ZLATNI RAT. Não perca essa maravilha, mas fique atento que os últimos ônibus que te levam de volta apra Stari Grad saem as 17h do ponto de chegada/partida. Esse é um bate-volta bem fácil de fazer a partir de Split, saindo do porto bem cedo da manhã. Achei poucos dias no teu roteiro para essa região, o resto está OK.

diogo
diogoPermalinkResponder

Obrigado pelas respostas.estou a pensar escolher apenas uma ilha para visitar e pernoitar. vi as passagens e as mais economicas são de orebic para korkula ou de makarska para a ilha de bol. Nas ilhas é bom ter carro para explorá-as?Qual a que vale mais a pena?dá para ir e depois voltar em qualquer um destes trajetos?com a alteração do trajeto fica assim:
1 noite zagreb
1noite nos lagos
1noite em zadar vale a pena visitar a ilha de pag em zadar?
1noite em troguir na passagem por sibenik não faço questão de ir ás cascatas de kra
Se for a bol passo noite lá a partir de makarska e a outra em ston antes de ir para dubrovnic (ou passo 1 a noite em ston e a outra em korkula) e depois sigo no dia 15 para dubrovnik.
Que acham ?

diogo
diogoPermalinkResponder

Outra opção para ir auma das ilhas é ir de drevenik para skuraj para hvar e pernoitar lá.

mirna
mirnaPermalinkResponder

É uma grande pena que vc faça só 1 ilha. Definitivamente Brac e Korcula são imperdíveis, tente dar um jeito de ir a ambas (e sim!, de carro porque há vários pontos tanto em uma como na outra que valem a pena ser visitados e transporte público nas ilhas é inexistente). Já Pag é muito árida, não tem vegetação quase nenhuma e só rochas (resumindo: não é para ir).
Quanto ao seu novo roteiro, sugiro que para encurtar uma noite, saia cedo de Plitvice e siga direto para Zadar para ficar lá até o fim da tarde e então desça no mesmo dia até Troguir para pernoitar (como vai no verão, terá luz do dia até umas 21:30, aproveite!). No dia seguinte, depois de dar uma boa volta nela, já saia para Split onde sua parada para conhecer o principal será de umas 3 hs no máximo. Pegue o ferry e já vá para Brac chegando em Supetar mas chegue até Bol para encontrar mais opções de acomodação e jantar. Além de ser uma gracinha de "capital", ela fica muito próxima da praia que vc quer ver na manhã seguinte (Zlatni Rat, língua dourada). Após a praia, deixe a ilha por Sumartin para Makarska, continue descendo a costa até Ston (parada rápida para um café) e prossiga para Orebic para o ferry até Korcula. Durma aqui e na manhã seguinte chegue no teu destino final, Dubrovnik. Boa viagem!

victoria
victoriaPermalinkResponder

Ola Mirna. Adorei suas recomendações e como pretendo viajar sozinha para lá gostaria de saber se você teve alguma dificuldade. Não gostaria de alugar carro, você acha possível fazer a viagem sem o mesmo. Obrigadão

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Diogo, fui pra Croácia no último verão e já escrevi quase todos os posts no meu blog, incluindo um post com todo o roteiro. www.viciosdeviagem.com/categoria/croacia/

Se eu fosse você, depois de visitar o Plitvice, já seguiria para Zadar. Eu rodei o parque todo das 8 às 13, fui pra Trogir e depois pra Split, num dia só. Também não pernoitaria em Trogir. Faça Split de base e de lá, faça um bate-volta. Conisdere conhecer a ilha de Brac e a famosa praia Zlatni Rat ou a linda Hvar. Abraços

Lilian Abreu
Lilian AbreuPermalinkResponder

Diogo:
Realmente é quase impossível ir de Split para Hvar em bate e volta. Eu fui de catmarã e já saltei em Hvar não tendo necessidade de pegar o tal ônibus. É mais rápido do que o ferry.A única complicação é que fui comprar a passagem num dia para o dia seguinte e lá não tinha informaçõ de onde partiria o catmarã. Essa informação só no dia mesmo. Por sorte,saiu em outro cais, mas bastante perto do lugar onde comprei a passagem. A rodoviária ficava em frente de onde comprei as passagens e o catamarã saiu,já que depois de 3 dias em HVAR eu iria de ônibus para Dubrovnik. Porém na volta, o catamarã, parou em outro lugar, mais longe, em frente ao lindo calçadão.Não posso dizer que era muito longe, porém com mala e ainda tendo que atravessar as ruas bem movimentadas, e também o fato de calçadas às vezes não existirem na Croácia. Devo dizer também que não é o forte na Croácia, informações, no que tange a transporte. Por exemplo você não consegue saber também que tipo de ônibus você irá pegar porque quem vende as passagens não sabe dizer. Bastante complicado essa falta de informação!

diogo
diogoPermalinkResponder

Obrigado pelas respostas. Em principio Depois de pernoitar nos lagos no outro dia sigo bem cedo para zadar passo por sibenik e acabo em troguir. No outro dia exploro mais um pouco troguir e sigo para split para visitar o centro historico. Acabo o dia em Baska Voda depois de visitar algumas praias perto( Brela). No outro dia sigo para Orebik visitando a costa e ston e há tarde apanho o ferry para Korula. Nesse dia visito o centro historico e no outro dia vou explorar o resto da ilha passando por lumbarda e vale a pena conhecer Vela Luka O que me aconselham a explorar na ilha Pernoito em Korcula e no outro dia sigo para Dubrovnik.
Evitei ir a outra ilha pk penso que iria fazer tudo a correr e assim visito os sítios com mais calma e ouvi falar que o tempo de ferry para as outras ilhas em Agosto é de 3/ 4 horas.

VIVIANE ALMEIDA

Oi, muito legal site do vnv!
Estou me programando para ir a Croacia na segunda semana de MAIO, e devo permanecer la por umas duas semanas.
Gostaria de saber o que acha desse periodo, em relação ao clima, se ja esta confortavel curtir o mar e os lagos, se os estabelecimentos ja estao todos abertos.
Grata desde ja,
Viviane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Para tudo o que tem a ver com água na Europa, pense entre junho e setembro.

diogo
diogoPermalinkResponder

Obrigado pelas respostas. Em principio Depois de pernoitar nos lagos no outro dia sigo bem cedo para zadar passo por sibenik e acabo em troguir. No outro dia exploro mais um pouco troguir e sigo para split para visitar o centro historico. Acabo o dia em Baska Voda depois de visitar algumas praias perto( Brela). No outro dia sigo para Orebik visitando a costa e ston e há tarde apanho o ferry para Korula. Nesse dia visito o centro historico e no outro dia vou explorar o resto da ilha passando por lumbarda e vale a pena conhecer Vela Luka O que me aconselham a explorar na ilha Pernoito em Korcula e no outro dia sigo para Dubrovnik.
Evitei ir a outra ilha pk penso que iria fazer tudo a correr e assim visito os sítios com mais calma e ouvi falar que o tempo de ferry para as outras ilhas em Agosto é de 3/ 4 horas.

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Prezados,

é possível aproveitar as praias da Croácia em Setembro ou o perigo de frio/chuva é grande?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cíntia! Junho a setembro é a época ideal para praia em toda a Europa.

Maria Elizabeth

Olá, Bóia
Em junho pretendo ir a Split e também a Hvar me hospedando nesses lugares. Minha dúvida é sobre a melhor forma de conhecer também as ilhas de Brac (Bol) e Korcula em bate e volta. De onde é melhor ? De Split ou de Hvar?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Elizabeh! Encontre todas as informações sobre ferries na Croácia em http://www.croatiaferries.com .

Os dois bate-voltas só são possíveis em transporte público a partir de Hvar, porque os barcos saem de manhã e voltam à tarde. Os barcos de Split a Bol e Korcula saem à tarde e voltam de manhã.

É possível fazer o bate-volta de Split a Supetar, na costa oposta à de Bol em Brac.

Marcia Macedo
Marcia MacedoPermalinkResponder

Dá pra aproveitar Dubrovnik, Hvar e Split no inverno (fevereiro), ou não vale a pena? Não ligo para praia (na verdade, adoro praias no frio) e adoro frio, mas não sei se não se perde muito indo para lá nessa época (e minha companheira de viagem só pode nesse período, então estou tentando encontrar algum lugar pra ir)
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Visite o litoral europeu entre maio e outubro. Se tiver intenções balneárias, entre junho e setembro. Na baixa temporada muita coisa fecha, é meio deprê.

Marcelo (Álbum de Viagens)

Márcia,

Minha primeira viagem à costa da Croácia foi feita num mês de março. Não recomendo, alguns hotéis estavam fechados e havia pouca gente na rua, além dos dias curtos e cinzentos.

Mari D`Angelo
Mari D`AngeloPermalinkResponder

Quando decidi colocar a Croácia no roteiro (depois de ver fotos no Google e ficar encantada), não sabia muito bem o que esperar, foi em 2012 então ela ainda não estava tão em alta, não tinham tantas informações como agora, mas vou dizer, me surpreendi, o país é lindo! Tem praia, tem história, tem belezas naturais surreais e além de tudo não é cara!

Deixo aqui o link para meus relatos sobre este lugar maravilhoso: http://www.queroirla.com.br/category/europa/croacia/

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Ricardo,
Fomos recentemente à Croácia e foi maravilhoso! Fomos a Dubrovnik, Hvar, Split, Parque Nacional Krkha, Parque Plitvice, Zagreb, Zadar e Pula. Fiz um post bem detalhado no meu blog: http://namochiladaninja.blogspot.com.br/2015/08/dubrovnik-e-seus-arredores-iniciando.html
bjos

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Muito legal seu post Dani. Bem escrito e com muitas fotos e informações relevantes. Depois darei uma passada com mais calma no blog.

Armando Nunes Coelho Junior

Prezados,
bom dia, estou com dificuldades de comprar passagem de trem entre zagreb e Liubliania, a empresa não está disponibilizando. Será que terei dificuldades para comprar de lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Armando! Não dá para comprar do exterior nos sites das cias. ferroviárias croata e eslovena. Compre ao chegar, não haverá a menor dificuldade.

Samara de Moraes

Olá, Bóia, gostaria de tirar um dúvida, andei pesquisando mas não achei nada que afirmasse, você sabe me dizer se a Croácia faz parte do Tratado Schengen? Só achei informações antigas que afirmam que ela não faz parte, mas não sei se algo mudou em 2016.

Armando
ArmandoPermalinkResponder

Obrigado pela ajuda, acabou que não usei trem, usei o serviço de vans goopti, super recomendo. Se quiserem dicas da croácia, estou concluindo uma série de posts e colocando no meu blog www.glogaviagem.com. Abraços

cristiane
cristianePermalinkResponder

Olá
Alguém já fez aqueles cruzeiros em pequenos navios entre split e duvrovnik ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Cristiane,
no meu caso, fiquei alguns dias em Dubrovnik que é muito bonita. De lá peguei um ferry boat para Hvar onde fiquei hospedada. Hvar é uma ilha linda, com ótimos restaurantes e vida noturna muito legal. De lá dá para fazer passeios de um dia para as ilhas próximas que são super famosas (eu não tive tempo de ir).
No último dia peguei um ferry para Split, é super rápido, e em Split aluguei um carro e fui fazendo várias cidades até Zagreb.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá Cristiane,
Não sei se é o que você procura, fiz um passeio de barco pelas 3 ilhas Elafiti, partindo de Dubrovnik, veja todos os detalhes aqui: http://www.voupraroma.com/o-mar-de-dubrovnik-croacia/

cristiane
cristianePermalinkResponder

Oi, Ana
Obrigada pela dica,vou dar uma estudada, mas na verdade minha duvida é sobre cruzeiros de 7-8 dias

Luciana Guilliod Fagury Correa

Cristiane, já fiz há uns bons 10 anos e adorei. É simples - veleiros são pequenos, o banheiro é minísculo, a comida é simples... mas as cidades são superpequenininhas e vc conhece em uma tarde, é um bom esquema.

cristiane
cristianePermalinkResponder

Obrigada, Luciana...então vou em frente com a programaçao...vc lembra do nome do navio ou cia?

Cássia Toledo

Estamos na Croácia, e uma dica que quero dar aos viajantes é a seguinte: compre passagem aérea de Split para Zagreb, caso vá fazer o trecho. A viagem de ônibus é cansativa, de 05 a 06 hs pegamos um motorista mega mal humorado, (Bus da Samoborcek EU Grupa)... lotado, quenteee e o banheiro não funciona! Pagamos o equivalente a R$85,00 pela passagem de ônibus. Resolvi dar uma olhada no trecho via Croatian Airlines e o valor seria o equivalente a R$150,00, 45 min de vôo, acho que vale muito a pena! Adoramos a Croacia, o único contratempo até agora foi esse! Bjo e boa viagem!

marco antonio
marco antonioPermalinkResponder

pretendemos viajar em set/out de 18 por 18- 20 dias por eslovenia , bosnia, montenegro e croacia em 2 casais. Pouco interior e mais litoral. A nossa pergunta é : podemos alugar carro em Liubliana, passear por estes paises e devolver em Liubliana novamente? São varias fronteiras (pode?) mas pegar e entregar no mesmo local. Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Antonio! Precisa informar a locadora para ver se ela permite.

Fernanda Jardim

Viajo de 02 a 17 maio/18 para a Croácia e gostaria de saber como estará o clima, para adequar o tipo de roupa que levarei. Na ida, fico 3 dias na holanda, para visitar o parque Keukenhof, com as tulipas floridas e na volta, mais 5 dias em Lisboa, dormindo uma noite em óbidos. Já vai estar calor, dá pra pegar praia na Croácia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! É provável que ainda não esteja quente o suficiente para pegar praia.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Bom dia, preciso ir de Milão para Zagreb e penso em usar o ônibus flixbus para economizar. Você considera uma boa opção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Se você encara 10 horas num ônibus com assento não muito acolchoado e quase sem reclinar...

Maria Luiza
Maria LuizaPermalinkResponder

Ola Ricardo, tudo bem?
Quais sao as alternativas de chegar na croacia saindo de Londres sem ser avião?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luiza! Quem responde é A Bóia.

A distância entre Zagreb e Londres é de 1.600 km, a mesma entre São Paulo e Porto Seguro. Entre Split e Londres são 2.000 km, a mesma distância de São Paulo a Salvador pela BR 116. Se você encararia ir de Porto Seguro ou Salvador a São Paulo de outra maneira que não de avião, então pode ir de trem (19 horas de viagem desde Zagreb, com baldeações em Munique e Paris; 25 horas de viagem desde Split, com baldeações em Zagreb, Munique e Paris) ou de ônibus -- que na Europa é bem menos confortável do que no Brasil (35 horas de viagem desde Zagreb, com baldeação em Paris).

Victória Ede Moreira

Ola.Quando viajo costumo comprar o chip apenas de dados da EasySIM4U e sempre funcionou bem. Estou indo para Paris e Croacia em setembro e gostaria de saber se alguém já utilizou ele por lá ou se tem alguma sugestão para chip de dados na Europa. Obrigada

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Victoria, tudo bem?

Voltei em junho do mesmo roteiro (Paris e Croácia). Logo no desembarque do aeroporto em paris comprei um chip pré pago da Orange com 5GB por 39 euros (se não me engano) válido por 15 dias.
Usei ele na França e na Croácia tranquilamente e não tive problema algum. Como fiquei 3 semanas viajando recarreguei com mais 5gb para continuar funcionando.

Ana
AnaPermalinkResponder

Estive em junho na Croácia e na Bósnia e gostaria de dar umas dicas:
Deslocamentos de ônibus funcionam bem, mas preste atenção nas rodoviárias, uma vez que não há informação precisa sobre a plataforma de embarque – o mesmo vale para as viagens de barco/ferry em Split. Em Zagreb, por exemplo, encontrei o ônibus a partir do nome da empresa impresso na passagem, nenhum guichê conseguiu informar corretamente. Há destinos que fazem parte do trajeto para cidades mais distantes, é bom confirmar se é o veículo correto. Os motoristas não são as pessoas mais simpáticas com turistas e têm dificuldade em se comunicar em inglês. As poltronas, em geral, não são marcadas e as viagens têm diversas paradas para subida e saída de passageiros. Malas no bagageiro são cobradas. Comprei passagens de ônibus e ferry pela internet e deu tudo certo.

Os comerciantes, em geral, se esforçam para atender bem aos estrangeiros e tentam falar inglês. Um ou outro demonstra certo descaso, mas são poucos.

Se seu deslocamento no país for de ônibus, procure dicas de ‘como chegar’ com o hotel onde ficará hospedado. Táxis são meio caros e o transporte público costuma funcionar. O mesmo vale no caso dos Lagos Plitvice, que tem mais de uma entrada. Conforme o local de sua hospedagem, um ponto à frente ou anterior às entradas do parque economiza boa caminhada ou mesmo um deslocamento desnecessário de táxi.

Uma vez nos lagos, atente para os últimos horários dos barcos e ônibus que atendem ao parque. Perdi o último e tive de andar bastante.

Hvar, onde está a maioria dos atrativos e dos turistas, fica cerca de 20 min distante de Stari Grad, de ônibus. O ônibus segue o horário dos ferry boats que saem de Stari Grad e vão para Split. O porto de Stari Grad fica a 2km da cidade. Não é uma caminhada impossível, cerca de 30 min, à beira mar, com um visual bem bonito. O ônibus para no porto e segue para a cidade, que estava beeeem morta no domingo em que estive lá. Definir bem certinho os horários pode fazer a diferença entre um dia bem aproveitado ou não. O posto de informações turísticas estava fechado em Stari Grad.

Padarias, caixas eletrônicos e casas de câmbio são bem fáceis de achar.

Em Split e Hvar, há mais produtos de lavanda do que em Dubrovnik.

Em Mostar (na Bósnia), aceitam-se euros com mais tranquilidade. Em Sarajevo, menos nas lojas turísticas e na Croácia a preferência é pela moeda local. Se for de ônibus ou trem e utilizar a rodoviária principal, o deslocamento para o centro é bem fácil e dá para ir a pé. Os preços são melhores do que em Sarajevo e os produtos são praticamente os mesmos.

As paisagens são lindas. Se puder ir de carro, vale pela possibilidade de parar, curtir os lugares, enfim. Os ônibus são de boa qualidade, com ar condicionado, alguns com wifi que não funciona bem,,rs.., mas nenhum com banheiro entre os que peguei (a viagem mais longa que fiz durou 7h).

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá, tudo bem?
Gostaria de deixar registrada minha experiência na Croácia! Fui no final de maio/início de junho de 2018 e AMAMOS!!!
Que país!!!
Fizemos uma road trip começando por Dubrovnik.

-Dubrovnik: ficamos 4 dias inteiros. Nos hospedamos no Hotel Kompas (localizado em Lapad - distante da Old Town). Tem uma praia linda bem em frente e várias opções de restaurantes. Para chegar a Old Town basta pegar um ônibus (10 minutos) e já está na porta da cidade murada.
Me apaixonei por essa cidade!!! É sensacional!
Dia 1 - City tour pela cidade (Dubrovnik em Português - guia)
Dia 2 - Ilha de Lokrum pela manhã e inicio da tarde
Dia 3 - Bate e volta a Montenegro - Kotor e Budva [aqui vale uma pausa - Não recomendamos esse passeio. Achamos extremamente cansativo. Você passa mais tempo dentro do ônibus do que nas cidades em si. Saímos as 07:30 da manhã, perdemos o maior tempo na fronteira na ida e na volta e nas cidades mesmo ficamos apenas 3h30... ou seja... foi só pra falar que conhecemos Montenegro...]
Dia 4: Passeio de barco pelas blue caves e outras ilhas (fizemos um passeio de meio dia)

-Hvar: a estrada é linda linda, com o Mar Adriático sempre ao lado. É necessário pegar 45 minutos de Ferry para cruzar até a ilha e lá mais uns 70km de estrada, que devo dizer é um tanto quanto emocionante...
É uma ilha muito jovem, com belas praias, por lá ficamos 3 dias inteiros.
Nos hospedamos no Pharos Hotel.

-Split: devo confessar que não estava muito animada para Split, mas depois de fazer um walking tour e realmente ENTENDER a cidade, ela conquistou meu coração.
Ficamos hospedados no Dioclecian Experience, e por lá ficamos apenas 1 noite.

-Parque Nacional dos Lagos Plitvice: optamos por nos hospedar próximo ao parque pela comodidade, e porque sabíamos que andaríamos bastante pelas trilhas.
O parque é lindo!!!
Uma dica, a vista mais bonita do parque é entrando pela "Entrada 1".

-Eslovênia: Bled e Ljubljana - 1 noite

-Zagreb: ficamos hospedados 2 noites na capital croata onde devolvemos o carro.

Qualquer dúvida...

Carol

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar