Cuba

Índice de posts
  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cuba: dicas do Viaje na Viagem

Cuba: qual moeda levar? Dicas de câmbio e preços

Como tirar o visto para Cuba

Transporte em Havana: táxi, colectivo, cocotáxi, hop-on/hop-off...

Cuba: quando dá praia?

Atenção: Cuba agora exige vacina contra febre amarela!

Vai a Cuba? Compre o visto ('tarjeta turística') no portão de embarque!

Onde ficar em Havana: Habana Vieja ou El Vedado?

Casa particular: a melhor maneira de se hospedar em Cuba

Cuba: dicas essenciais para sua viagem desempacotada

O que muda no turismo de Cuba com a reproximação com os EUA?

Havana, Varadero e Pinar del Río nas dicas do Marco

#Linkódromo | Cuba de carro e em casas de família, no Arquivo de Viagens

#Linkodródromo | Mochilão em Cuba, por Mônica Nóbrega

#Linkódromo | Cuba: roteiro completo, no SinTrip

#Linkódromo | Cuba: praias e dicas práticas, no 1000 Dias

Praiômetro: chuva mês a mês em Havana

Pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe

Caribe: 10 praias nota 10

Como é o inverno no Caribe

Passagens baratas para Cuba no ViajaNet

60 comentários

Silvia Granata

Clico em Praiometro: chuva mês a mês em Havanna e aparecem dicas e posts sobre San Andres!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Obrigada por nos avisar. Vamos corrigir. O ink certo está aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

ingrid wahle
ingrid wahlePermalinkResponder

Vou para Cuba em janeiro. Ficarei 5 dias em Havana e depois gostaria de visitar algum dos Cayos. Qual? Sei que todos tem resorts ( infelizmente não tem Hoteis locais), porem não sei o que eles podem oferecer alem das lindíssimas praias.
Estarei viajando com o meu marido e meu filho de 19 anos. Por favor, me dê dados para me ajudar a escolher entre Cayo largo e Cayo Guilherme. Não gosto do estilo Varadero. grata

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Vou para Miami em Maio e gostaria de passar uma semana em Cuba, como não existem vôos para Cuba de lá, existe algum caminho alternativo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Não há vôos diretos. As rotas com conexão são via Cancún, Nassau ou Cidade do Panamá.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Vem aí um boom do turismo em Cuba!! Imagina poder voar de Miami a Havana em meia hora, ou pegar um ferry em Key West e passar o fim de semana tomando mojito...Logo isso vai ser possível.

elioni campos david

Coloquei um link para o seu site para dar meus leitores informação sobre cuba,
a revista sairá em 28 de Dezembro.
Gentileza avisar me da discordancia deste procedimento antes da data.
Agradecemos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elioni! Não há problemas em colocar link para o Viaje na Viagem. smile Já reprodução de conteúdo necessita autorização.

laisla
laislaPermalinkResponder

bom dia!alguem aqui passou o reveillon em varadero?é mto caro os hotéis?
abs

junia
juniaPermalinkResponder

Consigo trocar milhas daCopa airlenes para Passagem Cuba,por favor ajudem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junia! Basta estar inscrita no programa da Copa, ter milhas suficientes e usar os canais do programa MileagePlus. Havendo disponibilidade de assentos pelo número de milhas que você tenha, você emite sua passagem.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá, estou indo para Cuba no mês de Março, em 2 casais, sem filhos, e faremos de carro partindo de Havana até Cienfuegos e Trinidad e de lá algum Cayo e em seguida retornamos a Havana. Estou descartando Cayo Largo por ter que usar aviões. A grande dúvida é: Cayo Guillermo ou Cayo Santa Maria? Procuramos descanso e praia paradisíaca! Obrigado

Tati Rosa
Tati RosaPermalinkResponder

Oi! Vou para Cuba em março com uma criança e não sei o que é melhor: Varadero ou Cayo Coco. Parece que os hoteis em Cayo Coco não estão muito preparados para crianças... Você saberia de algum hotel muuuuuuito bom para quem vai com crianças para lá? Super obrigada, Tati

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tati! No Caribe em geral não existe a recreação para crianças a que estamos acostumados no Brasil.

Fernanda de Avila

Olá Tati! Acabei de chegar de Cuba, e os hotéis de Varadero têm bastante atividades para crianças sim. Eu fiquei no Meliá Peninsula Varadero e lá até uma área de piscina para crianças.

Vitor J. Nunes

Não sabia se comentava aqui ou no post sobre múltiplos destinos, mas, o fato é que o Submarino passou a fazer buscas em vários trechos.
Para mim que pretendo fazer México & Cuba foi um alento! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Vitor! Vamos testar!

Ricardo Murta
Ricardo MurtaPermalinkResponder

Comprei passagem para Havana de 05 a 15 de março/2016. Posteriormente, vi que a MSC iniciará cruzeiros pelo caribe saindo de Havana e retornando também para Havana. Estou interessado em comprar o cruzeiro que sai de Havana dia 8 de março e retorna dia 15 de março. De acordo com a programação do cruzeiro, o navio atraca no porto de Havana às 15h. Porém, o meu voo de volta ao Brasil saí às 18h24min, sendo o intervalo de 3 horas e 24 minutos. Será que dá tempo de desembarcar do navio e embarcar no voo, considerando que pretendo viajar somente com a bagagem de mão e vou fazer o check-in online?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Volte no dia seguinte.

Anne
AnnePermalinkResponder

Pessoal, minha contribuição aos que querem ir a cuba! Dicas boas de hospedagem! https://fogacas.wordpress.com/2015/10/27/planejando-uma-viagem-desempacotada-a-cuba/

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia..

Estou pensando em ir a Cuba em novembro. O lance é que com essa abertura pro mercado americano, liberação de numero de voos, etc.. Voces acham que vai demorar muito até que Cuba sofra um processo de "Cancun-ização"? Porque o que eu espero ao ir pra lá é ver a vida real, taxis velhos na rua, andar a esmo pra lugares pra ouvir música e tomar um mojito que não sejam "pega-turista".. enfim.. as coisas que ainda diferenciam Cuba de qualquer outro destino de praia do Caribe.. Porque se for pra ir pra um lugar como Cancun ou Punta Cana, eu pretendo mudar meu roteiro.. Vocês acham que até novembro ainda vai valer a pena ir pra lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Temos um post sobre isso, está linkado nesta página.

Cuba já se cancunizou há muito tempo, em Varadero e nos Cayos. Em Havana, Habana Vieja é praticamente um bairro temático.

Mas o viajante independente se hospeda em casas particulares e compartilha a vida dos cubanos, que só tende a melhorar com o fim do embargo.

Welton
WeltonPermalinkResponder

Já entendi que é melhor levar euros para trocar por CUCs em Cuba, mais e se eu já tiver dólares? Devo converter para Euros, ou levo dólar mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Welton! Leve os dólares, haverá 10% de perda, provavelmente seja menor do que a perda de vender os dólares e comprar euros aqui.

Heitor amorim
Heitor amorimPermalinkResponder

Olá,
Estou indo em 2017 para o México, e passarei uns dias em Cancun. De lá quero fazer uma visita até Havana, como mochilão. Gostaria de saber quanto custa uma passagem aérea de Cancun/Havana sendo ida e volta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heitor! Veja em http://www.aeromexico.com

Cristiano Santana da Silva

Olá! Gostaria de agradecer as dicas do blog, as quais me foram muito úteis durante as minhas férias no cruzeiro da MSC de 15 a 22 de março deste ano. Obrigado!

Felipe Menegassi

Boa noite, pessoal! Viajo à Miami dia 22/11/2016. Com os recentes voos diretos saindo da Flórida, rápidos e barato, gostaria de ir a Cuba (saindo de Miami ou Fort Lauderdale) e passar uns dias, mas fiquei na dúvida se posso comprar as passagens tranquilamente, sem correr o risco de ser impedido de embarcar ou algo assim. Em que pese não ser cidadão americano (longe disso), fiquei na dúvida se tenho que justificar o motivo da viagem, pedir autorização ao governo americano ou algo do gênero. Alguém sabe a resposta ou passou por isso? Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Ainda há restrições legais para viagens de americanos para viagens de passageiros de qualquer nacionalidade (é preciso declarar que vão fazer uma viagem com conotação social), mas elas não se aplicam a estrangeiros. A JetBlue vende o visto cubano no balcão do check-in.

https://www.jetblue.com/flights/cuba/

Orlando Vinagre

Turistas mesmo não americanos não podem viajar de Miami para Cuba sem provar que a viagem tem conotação social

JANE TEODOSIO
JANE TEODOSIOPermalinkResponder

Olá Boia! Estou com viagem marcada para Miami em abril e, me surgiu a possibilidade de fazer um cruzeiro saindo de Havana. Como há muitos voos diárias partindo de lá para Havana, fui comprar a passagem pela AA, mas fui informada de que não posso viajar, a menos que tivesse uma real justificativa que se enquadrasse em um de 12 motivos (entre eles, conotação religiosa, provas esportivas, congressos, entre outras). Entrei em contato com o consulado americano no Brasil e eles não souberam me responder. Disseram-me que isto é um caso atípico. O leitor Orlando Vinagre diz que não é possível. Mas vocês afirmam que isto só se aplica ao cidadão americano. E agora? Podem me ajudar por favor???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jane! Eu respondi isso sim, mas foi sem conhecimento de causa, só usando a lógica. Na verdade todos os passageiros saindo dos Estados Unidos, de quaisquer nacionalidades, para Cuba precisam escolher um dos 12 motivos. É pró-forma. Escolha ajuda humanitária ou viagem de estudos.

Thatiana Thales

Olá Pessoal
Estou na mesma situação, viajo para Miami em Maio/17 e queria aproveitar para ir até Havana. li sobre os 12 motivos. Se escolher Ajuda Humanitária, não tenho que provar algo? Jane Teodonisio você foi? Se sim, como foi?
Aguardo ajuda e ou orientação
Obrigada

Carlos Cunha
Carlos CunhaPermalinkResponder

Boa tarde a todos! Gente, por favor preciso de uma ajuda. Estou programando uma viagem desempacotada para Cuba em junho/17. As passagens GRU-HAV-GRU vou comprar com milhas na Avianca. Pretendo ficar 5 noite em casa particular em Havana e mais 4 em Cayo Largo. Porém, todas as minhas tentativas de encontrar passagens para Cayo Largo estão dando errado. No site da Cubana de Aviación o trecho não é oferecido, o site da Aerogaviota está com problemas (o menu para escolha de partida/destino não abre as cidades) e nos sites de agências como Cuba Travel Network, HiCuba e Cuba-Junky também não consigo encontrar vôos para esse trechos, nem muito menos no kayak, skyscanner etc. Alguém recentemente comprou passagens para Cayo Largo? Em qual site e como comprou? Conhecem alguma agência de viagens no Brasil que venda tais vôos? Ou alguma agência cubana que possa contactar? Desde já, muito obrigado!

Junior
JuniorPermalinkResponder

Oi Carlos se vc ainda não tiver resolvido seu problema com Cayo Largo: Comprei há 4 dias um pacote de apenas 2 nts hotel Sol Cayo Largo all inclusive + aereo Havana-Cayo- Havana + transfers. Tudo 378 euros, não achei barato mas o hotel é um resort 4 estrelas, e pesquisei tudo separadamente daria o mesmo valor. Segue o email da Cubatur ( agencia de viagem em Havana): comercial@opcional.cbt.tur.cu Abraço, Junior.

Carlos Cunha
Carlos CunhaPermalinkResponder

Muito obrigado!

Soraya Chara
Soraya CharaPermalinkResponder

Olá! Estamos indo para Cuba, eu e minha filha, de 02/01 até 14/01. Tenho cartão travel money em euros, pesquisei sobre aceitarem estes cartões mas não achei nada, somente uma matéria de 2015 sobre estarem aceitando cartões de débito. A idéia é ficar 2 dias em Havana inicialmente e depois fazer o roteiro. Queremos fazer Cayo Largo, Trinidad, Cienfuegos, Santiago de Cuba, como nosso voo de volta sai de Havana, ficaremos mais 4 dias lá. Ainda não decidimos a ordem! Aceitamos sugestões wink Abs!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Soraya! Eu só iria com cartão pré-pago se tivesse certeza absoluta de que funciona.

Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Maria Bosco
Maria BoscoPermalinkResponder

Olá Soraya. Indo para Cuba? Que bom. Estive por lá no começo deste mês.Não sei dizer se dentro dos grandes hotéis aceitam o cartão (embarcamos em um cruzeiro partindo de Havana) mas posso dizer com certeza que na cidade ele não vai servir para nada.Trocamos euros nas casas de câmbio por CUC (1euro =1CUC mais ou menos). O dólar, por causa do embargo americano, na conversão sofre acréscimo de imposto o que o torna caro demais.Sendo assim a melhor opção é mesmo levar euros em espécie que são até aceitos no lugar do CUC. Espero ter ajudado e fique á vontade para perguntar sobre algo mais que queira saber.

Caio Braz
Caio BrazPermalinkResponder

Oi galera, tudo bem? Estive em Cuba e escrevi dois posts que podem servir para quem vai montar roteiro e também com uma história bem peculiar sobre a vida gay em Cuba.

Roteiro de Viagem: http://caiobraz.com.br/ferias-em-cuba-roteiro-onde-ficar-o-que-fazer/
Grindr em Cuba: http://caiobraz.com.br/um-encontro-amoroso-perigoso-no-grindr-em-cuba/

Não deixem de ir a este destino maravilhoso!

Natalia lage
Natalia lagePermalinkResponder

Ola fui a cayo coco em junho desse ano e gostei tanto da praia e do ambiente que vou agora de novo em janeiro . Pra mim é uma das praias mais lindas de Cuba super recomendo .

Larissa A
Larissa APermalinkResponder

Caio,
Muito agradecida pelo seu relato nos dois links!! Amei!

Leonice
LeonicePermalinkResponder

Tire o hotel pelicano da suas dicas em cayo largo. O hotel está em péssimas condições. Estive está semana nesse hotel o melhor é o cayo largo

walkiria Samulski

Socorro gente!!Gostaria de saber se as pessoas que voaram pela AA conseguiram embarcar para Cuba? Onde compraram o visto turistico para Cuba? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Walkiria! Ainda não apareceu nenhum relato de quem tenha tido problema. Provavelmente ninguém teve. A escolha do motivo de viagem é pró-forma, por enquanto ninguém confere (nada garante que continue assim no governo Trump). O visto para Cuba é vendido no check-in ou no portão de embarque, como em todos os países de onde saem vôos para Cuba.

walkiria Samulski

Obrigada!!!Estava muito preocupada.

Silvestre
SilvestrePermalinkResponder

Viajo para Cuba pela AA através de Miami dia 7 de abril e estou bastante preocupado com essa questão da tarjeta de turismo ser adquirida apenas no portão de embarque, pois fui informado pela AA do Brasil que não há voos de turismo permitidos pela cia aerea para Cuba e que eu teria que cancelar meu bilhete pagando USD 300 pois o motivo "turismo" nao se encaixa em nenhuma das 12 opçoes do formulário. O que devo fazer:

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá,Silvestre! O formulário é pró-forma. Escolha um das 12 motivos. Vacine-se contra febre amarela.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Olá Bóia. Estou com o mesmo problema relatado pelo Silvestre. Ainda que o formulário seja "pro forma" a American Airlines não emitirá visto de turismo no balcão, uma vez que é proibida a ida a Cuba a turismo. O proprio Consulado de Cuba no Brasil informou que "As informações abaixo (para a obtenção do visto) não se aplicam a viagens à Cuba partindo em vôos diretos dos E.U.A."
Para fazer conexão em Cancún (MIA-CUN-HAV), há o mesmo impedimento?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A American não emite visto. Ela vende a tarjeta turística, que dá no mesmo. O consulado quer que você pague a mais e use a burocracia deles para se sentirem úteis.

A tarjeta turística é vendida por TODAS as cias. que levam a Cuba no portão de embarque da última perna do vôo.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2017/02/cuba-via-estados-unidos

Silvestre
SilvestrePermalinkResponder

Seguidores do ViajenaViagem,
a Tarjeta de Turismo é vendida no próprio Aeroporto em Miami, mais especificamente, no Portao D14 (proximo ao Booking Center).
Nao ha burocracia nenhuma, foi muito simples e rapido de comprar. Nao fui questionado nenhuma vez quanto aos 12 motivos e nao tive que preencher o formulario OFAC como muitos falaram.
Ha muita informacao divergente, com profissionais da AA tanto no Brasil quanto bos EUA...
Paguei USD 100 na Tarjeta pela propria AA, antes mesmo da minha viagem à Cuba, uma vez que ficarei 10 dias antes na Jamaica.
Portanto, como o blog muito bem disse: "Fiquem tranquilos"!

Obrigado ao Viaje na Viagem smile

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá Boia eu e meu marido estamos pensando em passar o reveillon em cayo coco e alguns dias em havana. Escolhemos o hotel Mélia para adultos e o hotel nacional de cuba, estes hotéis são bons? 3 dias em havana é o suficiente para conhecer a cidade? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Está de bom tamanho.

Lua Ferreira
Lua FerreiraPermalinkResponder

Rosana, três dias e Havana é suficiente. O Hotel Nacional é um dos pontos turisticos de Havana e mesmo quem nao se hospeda lá, acaba dando uma passadinha para apreciar a vista e conhece rum pouco da história do hotel. smile Achei a comida da rede Meliá lá bem ruim e não tinha a aparência muito fresca... então sempre levava meus lanchinhos pros Cayos.

Eneida Braga
Eneida BragaPermalinkResponder

Já estava há algum tempo pra agradecer aqui as dicas que garimpei por aqui pra minha viagem solo e desempacotada a Cuba no último carnaval. Eita destino difícil pra resolver tudo sem a internet que estamos acostumados. Felizmente tive uma ajuda que enriqueceu demais a experiência, e venho compartilhar com vocês. A Martha Moreira Lima( é filha do pianista Arthur Moreira Lima) está morando em Cuba e dando assistência a viajantes, fazendo reservas em casas particulares selecionadas a dedo por ela, reservando shows e espetáculos que os turistas não costumam saber que está acontecendo(assisti ao ballet Giselle e a um show da Omara Portuondo entre outros menos famosos por aqui. Entrando em contato com a riqueza cultural deles, elevei as impressões que tive do país. Além disso ela reserva restaurantes e fornece um guia graduado em história. Passei duas semanas lá e saí querendo voltar.
Pra quem se interessar, deixo o contato:
marthacmlima@hotmail.com
Pelo WhatsApp 5521996860738

Tati Batista
Tati BatistaPermalinkResponder

Mais uma vez o VnV ajudou DEMAIS em uma trip minha e novamente, eu só tenho a agradecer! Valeussss!!! Fui pra Cuba por 30 dias em Junho agora e fui salva por muitas dicas que peguei aqui... e agora, me propus a ajudar a galera que está tentando se planejar para ir pra lá...

http://viajanderia.com/destinos/americacentral/7-dicas-para-planejar-uma-viagem-para-cuba/

Espero que ajude tb a outros leitores! Obrigada Bóia!!! Arrasando sempre!

RODRIGO CANTO
RODRIGO CANTOPermalinkResponder

boa tarde, minha dúvida é em relação a câmbio, já vi várias recomendações aqui para se levarem euros à Cuba, minha viagem é em março de 2018. Verifiquei as seguintes cotações aqui no Rio:
1 dólar americano: 3,43
1 dólar canadense: 2,77
1 euro: 3,98

neste caso não seria melhor proporcionamente a aquisição de dólares canadenses? eu achei confusa a tabela do banco central cubano...

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Pelo site oanda.com, na cotação interbancária 1 euro vale 1,48 dólar canadense. Dividindo as cotações que você pegou, 1 euro está valendo 1,44 aí no Rio. Ou seja, dá mais ou menos elas por elas, o dólar canadense ligeiramente mais valorizado. Mas se sobrar dinheiro, é melhor você ficar com euros do que com dólar canadense na mão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar