Guia de Curitiba

Guia de Curitiba

Curitiba

Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.

Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.

A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.

Quando ir

O inverno é bastante frio e relativamente seco. Uma excelente combinação para curtir a culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos – e tomar um submarino, o chope com um petardo de steinhäger tradicional do Bar do Alemão, no Largo da Ordem.

Na primavera e no verão a umidade aumenta, trazendo mais chuva.

O outono é perfeito para curtir os parques e pegar o tempo mais firme no litoral, a pouco mais de uma hora de viagem.

O maior evento cultural acontece em março: o Festival de Teatro de Curitiba.

Como chegar

O aeroporto fica em São José dos Pinhais, a menos de 20 km. Recebe vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Campinas, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Brasília, Assunção, Buenos Aires e Miami.

Por via rodoviária a cidade está a 400 km de São Paulo (apenas 30 kmnão estão duplicados). Joinville está a 110 km; Balneário Camboriú, a 210 km; e Florianópolis, a 300 km.

O melhor acesso à Ilha do Mel é no Pontal do Sul, a 120 km; desça pela estrada para Paranaguá.

Onde ficar

Há grande concentração de hotéis entre o Centro velho e as imediações da Estação Rodoferroviária. Perto da estação (que tem um shopping anexo) ficam os minimalistas-baratinhos CWB Express e Ibis Budget Curitiba Centro, além do Slaviero Conceptual Rockefeller, que faz a linha hotel-butique.

A zona hoteleira mais nova e agradável, porém, está na região do Batel. Por ali você vai estar junto ao comércio mais sofisticado e à vida noturna mais animada da cidade. Na zona mais bacana estão o Quality Hotel Curitiba, o Slaviero Conceptual Full Jazz, o Transamerica Prime Batel, o Bourbon Batel Express, o Radisson, o Mercure Sete de Setembro e o Ibis Curitiba Batel. Nem tão no miolinho, mas ainda em lugar agradável, encontram-se o Pestana Curitiba, o Slaviero Executive Batel e o Four Points by Sheraton.

Existem também hotéis na região do aeroporto, como o Bourbon Dom Ricardo, o Tulip Inn São José dos Pinhais, o Howard Johnson e o Ibis Curitiba Aeroporto, próprios para quem vai trabalhar na região metropolitana.

Em qualquer uma dessas regiões as diárias baixam no fim de semana.

O que fazer

A Linha Turismo, um ônibus turístico de dois andares, vai do Centro a Santa Felicidade, passando por todos os parques e museus (não perca o Museu Ferroviário, o Museu do Perfume e o Memorial Ucraniano).

À noite tome a direção do Batel, um bairro central com inúmeros bares e restaurantes, muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José (continuação da avenida Batel).

Na primeira oportunidade que tiver, pegue o Serra Verde Express, que vai serpenteando pela Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes (onde você pode experimentar o autêntico barreado).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Curitiba no Viaje na Viagem

    Comentários

    Olá! Pretendo ir para Curitiba em abril/2025 com meu marido e gostaria de saber quantos dias vocês recomendam ficar por lá, contando com um dia pra ir pra Morretes de trem.

      Olá, Vera! 3 a 4 dias.

    Olá! Gostaria de saber se há alguma cidade mais ou menos turística, entre São Paulo e Curitiba para pernoitar e conhecer, pq todas as sugestões de São Paulo a Curitiba pela estrada, não aparece nenhuma cidade.

      Olá, Cecilia! É um trecho auto-estrada sem muita coisa interessante perto; você percorre em 5 horas. Se quiser fazer um desvio, antes de Curitiba pode descer a Serra da Graciosa e pernoitar em Morretes.

    Oi, Bóia!

    Gostaria de saber se a indicação de vocês seria para comprar apenas o bilhete de trem a Morretes ou fazer o pacote que inclui também almoço, tour e visita ao Hisgeopar? A diferença de preço é bem significativa…

    Obrigada!

      Olá, Renata! O mais importante é o passeio de trem.

    Olá!
    Gostaria de saber se as indicações de onde ficar ainda são válidas, pois acredito que o post é antigo.
    Quantos dias seriam ideais para conhecer Curitiba com passeio a Morretes?
    Obrigada

    Boa noite. Como sempre não viajo sem antes de pegar as dicas dos locais aqui no site. Estou planejando uma viagem a Curitiba de 9 dias. Vc recomenda ir até Paranaguá? Vale a pena? Morretes é certo que irei de trem.

      Olá, Sandra! Infelizmente não temos conteúdo sobre Paranaguá. Recomendamos pasdeios pela Serra da Graciosa de carro ou trem até Morretes e pernoites na Ilha do Mel. Paranaguá pode ser uma parada intermediária.

    Retornei ontem de uma viagem de carro pelo sul, e a última parada foi em Curitiba. Comprei os tickets para a Linha Turismo. O embarque na rua 24 horas tinha bastante fila, assim como na parada do Jardim Botânico. O problema é o embarque em Santa Felicidade após as 14:00. Como quem para nesse local vai principalmente para almoçar, tentar embarcar por volta das 16:00 é quase impossível, porque os ônibus passam mas ninguém desembarca… a prefeitura deveria colocar ônibus adicionais nesses locais em alta temporada

    De 13 a 29 de julho irei de São Paulo à Gramado de carro com minha esposa. As paradas serão: Curitiba (13-15), Blumenau (15-20), Gramado (20-25), Floripa (25-29), qdo voltaremos pra Sp, pernoitando em alguma cidade. Alguma sugestão de vocês? Como atrações nas cidades citadas ou próximas delas? Obrigado

    Olá!
    Estamos pretendendo fazer uma viagem de carro de São Paulo até Pomerode, para comemorar nossas bodas, pernoitando em algumas cidades para descanso. A BR 116 já está toda duplicada? Tem alguma dica de hotel em Curitiba? Obrigada

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito