Guia de Curitiba
Curitiba
Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.
Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.
A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.
Quando ir
O inverno é bastante frio e relativamente seco. Uma excelente combinação para curtir a culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos – e tomar um submarino, o chope com um petardo de steinhäger tradicional do Bar do Alemão, no Largo da Ordem.
Na primavera e no verão a umidade aumenta, trazendo mais chuva.
O outono é perfeito para curtir os parques e pegar o tempo mais firme no litoral, a pouco mais de uma hora de viagem.
O maior evento cultural acontece em março: o Festival de Teatro de Curitiba.
Como chegar
O aeroporto fica em São José dos Pinhais, a menos de 20 km. Recebe vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Campinas, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Brasília, Assunção, Buenos Aires e Miami.
Por via rodoviária a cidade está a 400 km de São Paulo (apenas 30 kmnão estão duplicados). Joinville está a 110 km; Balneário Camboriú, a 210 km; e Florianópolis, a 300 km.
O melhor acesso à Ilha do Mel é no Pontal do Sul, a 120 km; desça pela estrada para Paranaguá.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Onde ficar
Há grande concentração de hotéis entre o Centro velho e as imediações da Estação Rodoferroviária. Perto da estação (que tem um shopping anexo) ficam os minimalistas-baratinhos CWB Express e Ibis Budget Curitiba Centro, além do Slaviero Conceptual Rockefeller, que faz a linha hotel-butique.
A zona hoteleira mais nova e agradável, porém, está na região do Batel. Por ali você vai estar junto ao comércio mais sofisticado e à vida noturna mais animada da cidade. Na zona mais bacana estão o Quality Hotel Curitiba, o Slaviero Conceptual Full Jazz, o Transamerica Prime Batel, o Bourbon Batel Express, o Radisson, o Mercure Sete de Setembro e o Ibis Curitiba Batel. Nem tão no miolinho, mas ainda em lugar agradável, encontram-se o Pestana Curitiba, o Slaviero Executive Batel e o Four Points by Sheraton.
Existem também hotéis na região do aeroporto, como o Bourbon Dom Ricardo, o Tulip Inn São José dos Pinhais, o Howard Johnson e o Ibis Curitiba Aeroporto, próprios para quem vai trabalhar na região metropolitana.
Em qualquer uma dessas regiões as diárias baixam no fim de semana.
Promoções para sua viagem
O que fazer
A Linha Turismo, um ônibus turístico de dois andares, vai do Centro a Santa Felicidade, passando por todos os parques e museus (não perca o Museu Ferroviário, o Museu do Perfume e o Memorial Ucraniano).
À noite tome a direção do Batel, um bairro central com inúmeros bares e restaurantes, muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José (continuação da avenida Batel).
Na primeira oportunidade que tiver, pegue o Serra Verde Express, que vai serpenteando pela Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes (onde você pode experimentar o autêntico barreado).
Curitiba no Viaje na Viagem
- Curitiba: como montar seu próprio city-tour
- De parque em parque em Curitiba: 5 passeios verdes
- Curitiba: feiras gastronômicas, noturnas e outras feirinhas
- Roteiro cult em Curitiba: museus, centros culturais e eventos
- Curitiba com poesia: o Roteiro Paulo Leminski
- Em novembro e dezembro, Curitiba é a capital do Natal
- Brasil: 10 museus imperdíveis (inclui Curitiba)
Comentários
Olá! Pretendo ir para Curitiba em abril/2025 com meu marido e gostaria de saber quantos dias vocês recomendam ficar por lá, contando com um dia pra ir pra Morretes de trem.
Olá, Vera! 3 a 4 dias.
Olá! Gostaria de saber se há alguma cidade mais ou menos turística, entre São Paulo e Curitiba para pernoitar e conhecer, pq todas as sugestões de São Paulo a Curitiba pela estrada, não aparece nenhuma cidade.
Olá, Cecilia! É um trecho auto-estrada sem muita coisa interessante perto; você percorre em 5 horas. Se quiser fazer um desvio, antes de Curitiba pode descer a Serra da Graciosa e pernoitar em Morretes.
Oi, Bóia!
Gostaria de saber se a indicação de vocês seria para comprar apenas o bilhete de trem a Morretes ou fazer o pacote que inclui também almoço, tour e visita ao Hisgeopar? A diferença de preço é bem significativa…
Obrigada!
Olá, Renata! O mais importante é o passeio de trem.
Olá!
Gostaria de saber se as indicações de onde ficar ainda são válidas, pois acredito que o post é antigo.
Quantos dias seriam ideais para conhecer Curitiba com passeio a Morretes?
Obrigada
Olá, Renata!
Veja este link:
https://www.viajenaviagem.com/feriados/#curitiba
Festas do último réveillon:
https://ric.com.br/rn24h/arte-e-cultura/reveillon-em-curitiba-veja-lugares-onde-passar-o-ano-novo/
https://curitibacult.com.br/ano-novo-em-curitiba-veja-o-que-fazer-na-virada-para-2024/
Boa noite. Como sempre não viajo sem antes de pegar as dicas dos locais aqui no site. Estou planejando uma viagem a Curitiba de 9 dias. Vc recomenda ir até Paranaguá? Vale a pena? Morretes é certo que irei de trem.
Olá, Sandra! Infelizmente não temos conteúdo sobre Paranaguá. Recomendamos pasdeios pela Serra da Graciosa de carro ou trem até Morretes e pernoites na Ilha do Mel. Paranaguá pode ser uma parada intermediária.
Retornei ontem de uma viagem de carro pelo sul, e a última parada foi em Curitiba. Comprei os tickets para a Linha Turismo. O embarque na rua 24 horas tinha bastante fila, assim como na parada do Jardim Botânico. O problema é o embarque em Santa Felicidade após as 14:00. Como quem para nesse local vai principalmente para almoçar, tentar embarcar por volta das 16:00 é quase impossível, porque os ônibus passam mas ninguém desembarca… a prefeitura deveria colocar ônibus adicionais nesses locais em alta temporada
De 13 a 29 de julho irei de São Paulo à Gramado de carro com minha esposa. As paradas serão: Curitiba (13-15), Blumenau (15-20), Gramado (20-25), Floripa (25-29), qdo voltaremos pra Sp, pernoitando em alguma cidade. Alguma sugestão de vocês? Como atrações nas cidades citadas ou próximas delas? Obrigado
Olá, JOsé Luiz!
Você pode se basear neste post:
https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/sao-paulo-gramado-de-carro/
Olá!
Estamos pretendendo fazer uma viagem de carro de São Paulo até Pomerode, para comemorar nossas bodas, pernoitando em algumas cidades para descanso. A BR 116 já está toda duplicada? Tem alguma dica de hotel em Curitiba? Obrigada
Olá, Sonia! No trecho São Paulo-Curitiba sim. Depois é melhor pegar a BR 101.
https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/sao-paulo-gramado-de-carro/