Gramado

Tamanho família
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja neste guia prático de viagem a Gramado e Canela:

  • O que fazer em Gramado: roteiro prático
  • Fondue em Gramado

    Fondue em Gramado

    Até os anos 80, Gramado e Canela eram lugares procurados para curtir o frio do inverno e torcer por uma eventual neve -- se desse uma geada, todo mundo já ficava feliz. Subia-se a serra para comer fondue e chocolate, acender a lareira, namorar. Na época do Festival de Cinema, a atração eram as grandes estrelas do cinema nacional, que vinham desfilar no tapete vermelho.

    Em 1986, a região começou a se reinventar. Foi quando teve início o Natal Luz -- originalmente, um concerto de música erudita em dezembro, que inaugurava a ornamentação natalina da cidade. Hoje o Natal Luz começa em novembro e vai até meados de janeiro, e transformou-se na principal atração do calendário.

    Gramado e Canela agora prescindem do frio: são visitadas o ano inteiro.

    A região abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar Gramado num vilarejo alpino. A hospedagem teve um extraordinário crescimento, e hoje não fica nada a dever a nenhum destino do litoral. A cena gastronômica se diversificou, e vai muito além do fondue e do café colonial.

    Uma série de atrações voltadas para o turismo em família -- da pista de esqui coberta do Snowland ao parque temático Terra Mágica Florybal -- fazem você se sentir num pedacinho da Flórida na Serra Gaúcha.

    Mas veja: as novas atrações superproduzidas não impedem você de curtir Gramado e Canela como antigamente. E de descobrir novas atrações de #raiz, como os ótimos passeios de agroturismo pela colônia.

    Este guia foi feito para você descobrir a sua Gramado -- e curtir a viagem ao máximo.

    Quantos dias em Gramado?

    Gramado quantos dias

    Snowland, Fábrica Prawer e Centro da cidade

    Qual é o tamanho da sua expectativa? Se você quer apenas passear e se divertir, qualquer fim de semana (se você mora perto) ou feriadão de 3 ou 4 dias (se você precisa pegar um avião) dão uma viagem redonda.

    Agora: se você quer esquadrinhar tudo o que Gramado e Canela oferecem (incluindo uma escapadela a Bento Gonçalves), pense numa viagem de 7 dias.

    Se não puder (ou não quiser arriscar) investir tantos dias nessa primeira viagem, não tem problema. Gramado permite que você volte outras vezes e sempre tenha novidades para experimentar.

    Veja roteiros de 3 dias ou mais na página O que fazer em Gramado.

    Gramado + Bento: é melhor dividir a viagem

    Bento Gonçalves

    Se você pode passar 6 ou 7 dias na Serra, vai por mim: separe 2 dias para pernoitar em Bento Gonçalves.

    Com dois dias em Bento você faz os passeios básicos do pedaço: visita vinícolas, percorre os Caminhos de Pedra e, se quiser, anda na Maria Fumaça.

    Veja o que fazer e onde ficar em Bento Gonçalves.

    Desde R$ 65 por trecho:

    Quando ir a Gramado

    Gramado quando ir

    Neve fake na Casa do Papai Noel

    O ano inteiro é aproveitável em Gramado e Canela.

    Você pode escolher a época de acordo com a temperatura: entre abril e outubro, o frio é garantido, de dia e à noite. (Nos demais meses, mesmo se fizer calor durante o dia, as noites serão fresquinhas.)

    A chuva varia pouco ao longo do ano: não existe nenhuma época particularmente seca ou chuvosa demais. Não confie na previsão do tempo: só dá para saber com mais certeza se vai chover ou não na véspera. Mas não se preocupe -- a região é bonita mesmo com tempo cinzento.

    Você também pode escolher a época da viagem para aproveitar algum dos vários eventos que acontecem ao longo do ano. Quase todo mês tem um: Gramado In Concert (fevereiro), Páscoa (abril), Festa da Colônia (maio), Estação Gramado (julho), Festival de Cinema (agosto), Festival de Cultura e Gastronomia (setembro) e Natal Luz (finzinho de outubro, novembro, dezembro e comecinho de janeiro).

    Veja o clima e os eventos de Gramado, mês a mês:

    Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

    Janeiro

    Gramado quando ir: janeiro

    Hortênsias em janeiro

    Muito calor de dia, com possibilidade de noites fresquinhas. Mínima de 18ºC, máxima de 28ºC. 150 mm de chuva (pode haver temporais no fim de tarde). As hortênsias ainda estarão floridas.

    Em 2020, o Natal Luz vai até 12 de janeiro.

    Fevereiro

    E continua o verão: mínima e máxima são as mesmas de janeiro (18ºC e 28ºC), assim como a chuva: 150 mm, que podem vir sob a forma de eventuais torós. As hortênsias começam a murchar.

    Em 2020, o Gramado In Concert acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro. Nesse período, a cidade é tomada por apresentações de música erudita e popular, com epicentro na Rua Coberta. Há também oficinas com músicos renomados.

    O Carnaval de 2020 vai cair de 21 a 25 de fevereiro. A programação oficial da cidade acontece na Expogramado, normalmente com um baile de salão na sexta e um desfile de blocos no domingo.

    Atenção: entre os dois eventos (ou seja, de 9 a 20 de fevereiro em 2020) a cidade entra em modo baixíssima temporada. Nesta época, algumas atrações (como o Mini Mundo e o Jardim de Lavanda) costumam aproveitar para fechar por férias coletivas.

    Março

    Gramado quando ir: março

    Preços de baixa temporada em março

    Passou o verão? Ainda não. Para passar um friozinho, você vai precisar torcer por uma frente fria. A mínima continua em 18ºC, enquanto a máxima desce para 27ºC. Chove menos, porém: 110mm.

    Não há eventos programados para março. Por isso mesmo, é uma boa época para conseguir hospedagem mais em conta e aproveitar a cidade menos cheia.

    Abril

    Gramado quando ir: abril

    Mundo de Chocolate Lugano

    O frio está começando a bater à porta: a mínima baixa a 15ºC, enquanto a máxima não costuma passar de 24ºC. As chuvas rondam os 130 mm.

    A Páscoa em Gramado é a primeira grande festa popular do ano, e dura quase um mês. Haja chocolate! Em 2019, vai de 31 de março a 21 de abril. A cidade fica toda enfeitada. Tem atrações na Rua Coberta de 3ª a domingo (incluindo uma trupe de artistas mambembes no fim de tarde), Parada de Páscoa no fim de semana e procissões religiosas.

    Maio

    Gramado quando ir: maio

    Fornos coloniais na Praça das Etnias

    O friozinho chegou, enfim. Salvo um inesperado veranico, pode contar com máximas abaixo de 20ºC, e mínimas pouco acima de 10ºC. Chove pouco: 120 mm.

    O festival do mês é a Festa da Colônia, que em 2019 se realiza de 1º a 19 de maio. É a mais autêntica das festas gramadenses: a Expogramado vira uma feira dedicada aos produtos coloniais alemães e italianos (com uma concessão aos portugueses também). Shows e oficinas culinárias completam o programa.]

    Junho

    Com temperaturas ligeiramente inferiores que as de maio (mínima de 11ºC, máxima de 18ºC) e um pouquinho mais de chuva (150 mm), junho já oferece clima de inverno.

    Não há festivais. Se você evitar a semana do feriado de Corpus Christi (em 2019, de 20 a 24 de junho) vai curtir o frio da Serra com tarifas menos elevadas do que as de julho.

    Julho

    Gramado quando ir: julho

    Julho: frio até fora da Snowland

    Os termômetros oscilam entre 10ºC e 17ºC. Torça para vir uma frente polar, que a temperatura pode cair próxima a zero. A chuva está naquela média: 150 mm.

    A cidade lota, pelo frio e pelas férias. Para entreter os visitantes, acontece o evento Estação Gramado, com eventos culturais na Rua Coberta e degustações na Praça Major Nicoletti, de 1º a 31 de julho.

    Agosto

    Gramado quando ir agosto

    Agosto tem Kikito, o Oscar do Festival de Gramado

    O inverno continua -- mínima de 12ºC, máxima de 19ºC no meio do dia em dias ensolarados. Chuvas de 130 mm.

    Além do frio, a atração do mês é o Festival de Cinema de Gramado. Em 2019, as datas são de 16 a 24 de agosto. Nesta semana, espere hospedagem mais cara. Você pode cruzar com o povo de cinema na rua e em restaurantes. Depois de definida a programação, os ingressos serão postos à venda pelo site oficial.

    Setembro

    Gramado quando ir: setembro

    Descubra os pratos do Festival Gastronômico

    A primavera está próxima, mas as temperaturas ainda continuam invernais. Mínima de 12ºC, máxima de 20ºC no meio do dia de dias ensolarados. Chove um pouco mais: 160 mm.

    O evento do mês é o Festival de Cultura e Gastronomia, que em 2019 vai de 5 a 22 de setembro. A Rua Coberta vira um corredor de quiosques de comida de rua gourmet e todos os restaurantes da cidade anunciam pratos especiais. Há também oficinas de culinária ministradas por chefs de prestígio e shows de rua gratuitos.

    Outubro

    A temperatura máxima já volta a ficar acima dos 20ºC, e a mínima não baixa muito dos 15ºC. Só não dá para saudar a primavera com força porque as hortênsias ainda não floresceram, e o mês é um tiquinho mais chuvoso que a média -- 170 mm.

    Apesar de 12 de outubro não ser feriado em 2019, a cidade pode acabar ficando mais cheia na semana de 15 de outubro por conta do recesso escolar. No mais, dia 24 de outubro começa a maior festa do ano: o Natal Luz.

    Novembro

    Gramado quando ir: novembro

    Novembro: já é Natal em Gramado

    Mínima de 15ºC, máxima de 24ºC, 140 mm de chuva. Se você quer assistir ao Natal Luz antes do calorão do verão, venha em novembro.

    Se vier no feriado de 15 de novembro, compre seus ingressos com antecedência (colocaremos aqui o link quando as vendas abrirem). Na segunda quinzena começa, timidamente, a floração das hortênsias.

    Dezembro

    Quando ir a Gramado: dezembro

    A capital brasileira do Natal

    A temperatura em dezembro vai de 17ºC a 26ºC, com 130 mm de chuva. As hortênsias estarão floridas desde a estrada, deixando ainda mais bonita a decoração natalina.

    A cidade vive a altíssima temporada: o Natal Luz faz mais sentido no mês do Natal. Querendo pagar um pouco menos caro, viaje na primeira quinzena. Caso vá passar a noite de Natal, não se preocupe: há grande oferta de ceias de Natal em hotéis e restaurantes.

    194 comentários

    Adriana Junqueira

    (ah, ultimo comentário, reforcando o que já falaram aqui sobre Gramado: parece mesmo que estamos em outro pais: náo há pixacoes, nao há postes horrorozos com fiaçao exposta (apenas postes de luz!), náo há semáforos, os motoristas respeitam TODAS as faixas de pedestre, o parquimetro funciona!
    As faixas de pedestre sao recuadas, nao ficam nas esquinas, pois as quadras sáo arredondadas. Isso traz mais seguranca em geral. Exemplo!)

    ADRIANA PUERTAS

    olá . onde posso encontrar informações sobre uma viagem saindo de São Paulo de carro, parando em Curitiba, depois na região de Urubici e Aparados , indo para Gramado e voltando por Santa Catarina, porque temos apartamento em Piçarras. Viajo muito a trabalho e tenho uma filha de 9 anos e um de 12. temos priorizado viagens onde fiquemos juntos, inclusive alugando apartamento ao invés de ficarmos em hotel e tem sido o máximo. Meu filho foi com a escola para a Serra e ficamos maravilhados e queremos ir também!!
    Alguma dica? Temos 2 semanas flexíveis em Julho

    amo a coluna, Parabéns
    Obrigada!!

    Roberta
    RobertaPermalinkResponder

    Olá Ricardo Freire, parabéns pelo post! Estou pensando em ir pra Gramado na última semana de janeiro e no site oficial está que o Natal Luz é até o dia 15/1, mas no você colocou dia 14/1, qual o correto? Ir em janeiro diminui a magia do Natal pra criança? Não conheço essa região e queria mostra- lá ao meu filho. Obrigada, sou sua fã!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Roberta! Quem responde é A Bóia. No site do Natal Luz ainda constam as datas da temporada 2016-2017, o site não está atualizado. Nossas datas estão certas.

    Lucimar
    LucimarPermalinkResponder

    Olá, estou pensando em ir para Gramado na semana anterior ao feriado de 15/06.
    Ficaria 4 diárias, e tem um passeio de Maria fumaça, que sai de Bento Gonçalves, mas agora ví que são 120km!!!
    Vale a pena fazer o passeio?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Lucimar! Esta é apenas a introdução.

    Leia sobre passeios em Gramado, incluindo a Maria Fumaça:
    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/o-que-fazer-gramado

    Diógenes Cerqueira

    Sempre que viajo com a Família, antes passo por aqui...

    Comemorando 25 anos de casados, na segunda quinzena de julho, pretendíamos ir pela primeira vez à Serra Gaúcha. Mas, com as fortes chuvas que assolaram a região neste início de junho (vimos nos noticiários Porto Alegre e Caxias do Sul, literalmente, debaixo d'água e as estradas ao redor interditadas...), não sabemos se o passeio valerá a pena, pois achamos 30 dias um tempo muito curto para a região se recuperar!
    O que vocês acham?
    Teriam uma sugestão alternativa para um casal (Bodas de Prata) que gosta de frio, ms ainda não vimos neve... E uma filha de 12 anos que viaja sempre conosco, desde bebê??

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Diógenes! Não vá ao Sul com expectativa demasiada de neve. É um fenômeno muito raro e depende inteiramente da sorte de estar ali no exato dia em que ocorre. Quando sai no Jornal Nacional, já derreteu. As chuvas torrenciais e inundações que ocorram no início de junho ocorreram no início de junho. Não há porque cancelar uma viagem na segunda quinzena de julho por causa de chuvas que ocorreram 40 dias antes.

    Diógenes Cerqueira

    Na verdade, não há expectativa de neve em Gramado, mas citei que não vimos neve ainda na esperança de uma nova sugestão de destino.
    Tentamos o Valle Nevado, no Chile há cerca de 3 seman astrás, ou seja, com 2 meses de antecedência, mas já estavam cobrando preços altíssimos...
    Sobre as chuvas, em nossa lua-de-mel (julho/1992) fomos para uma cidade que (não lembrávamos) havia sido assolada por fortes chuvas em janeiro e, 6 meses depois, várias atrações estavam interditadas por problemas com deslizamentos ocorridos em janeiro, contaminação de águas etc.
    Portanto, acho que cabe sim, uma certa preocupação, não de cancelarmos a viagem, mas por poder se tornar uma viagem bem abaixo do esperado.
    Mesmo assim, obrigado!

    Hugo Braz
    Hugo BrazPermalinkResponder

    Bela e organizada cidade. Juntamente com Canela, forma uma grande área de opções de lazer, hospedagem e gastronomia. Mas, não podemos fechar os olhos para uma situação crescente: a exploração ao turista. Os preços dos alimentos, bebidas e passeios são astronômicos. Faltam os administradores públicos de outras cidades pequenas do Brasil, fazerem um trabalho semelhantes em termos de turismo e segurança para diluirmos essa demanda turística. Cidades decrépitas como Ouro Preto, Mariana, Urubici, São Joaquim e outras, poderiam seguir o bom exemplo daquela administração pública.

    André
    AndréPermalinkResponder

    Olá pessoal. Passando somente para avisar que os ingressos do Natal Luz acabaram de entrar no site oficial como disponíveis (estou monitorando há tempos...rs).

    Abraços

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Obrigada, André!

    leticia
    leticiaPermalinkResponder

    Olá, vou passar o natal em gramado desse ano 2017, e queria saber se além das ceias de natal os restaurantes ficam abertos dia 24 e se teria que fazer uma reserva para esse dia? E quais você me indicaria?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Letícia! Os hotéis Laghetto têm ceia aberta também a não-hóspedes. É preciso reservar com antecedência.

    Fabio Luis Peterlini

    Espetacular...voltei ontem de Gramado (feriado de 7 de setembro) a viagem foi simplesmente espetacular, com a esposa e filha de 2 anos...muitas atrações para criança inclusive, recomendo fortemente.

    Fernando Henrique

    Vale a pena sim é maravilhoso , as vinícolas são bem românticas e o cenário é magnífico

    Juliana
    JulianaPermalinkResponder

    Olá
    Vou para gramado com minhas filhas de 11 e 07 ficar na pousada vovó Carolina vou ficar bem localizada
    Consigo ir nos restaurantes na avenida a pé?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Juliana! Esta é a página de introdução ao destino Gramado.

    Para entender a localização dos hotéis em Gramado, por favor, leia a página Onde ficar em Gramado, onde tudo está explicado, com mapas. Grata.

    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/onde-ficar-gramado

    Luiz
    LuizPermalinkResponder

    Estou planejando sair de Salvador para Gramado, com passagem por Beto Carreiro, ida por volta do dia 6/1/18 e retorno por volta do dia 16/01/18. Que sugestões a Bóia me dá?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Luiz!

    Mencionamos como combinar Santa Catarina e Gramado na página Como chegar.

    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/como-chegar-gramado

    karen matias conatti

    Olá, estive nesta ultima semana em Gramado/Canela, e acho que vale a pena comentar a decepção que foram os espetáculos do Natal Luz, comprei para o Espetáculo no Lago, e Grande Desfile de Natal. O Espetaculo no Lago é o Reencontros de Natal, você fica em arquibancadas descoberta e no dia 28/10 choveu a noite inteira......Mas mesmo sem chuva achei o Espetáculo bem fraco.
    O Grande Desfile de Natal , ocorre na Expo Gramado, que é coberto, porém instalações ruins, parecia tudo improvisado, estacionamento ingreme, e o Show apesar da boa vontade dos Artistas bem fraquinho também. Na hora de sair do local, após o termino, uma bagunça: carros, vans e onibus entravam e saíam pelo mesmo local. Enfim , vale mais a pena o Show de Acendimento , que é gratuito, na Rua Coberta.
    A cidade sim impecável de limpa, varias opcões de comes e bebes.
    Passeio que Vale a Pena : Tour Linha Bella, você visita vinhedo com desgutações, fazendas de descendentes de imigrantes, e almoço numa cantina deliciosa, este vale a pena custo benefício, beijos a todos e boa viagem.

    Francisco Veiga

    Olá. Ouvi falar que é bem difícil estacionar no centro de Gramado, que tem que utilizar parquímetro, com tempo máximo de 180 minutos (apesar de não ser caro). Certamente esse tempo máximo é bem pouco. Há opções, estacionamentos particulares? São caros, o custo-benefício vale a pena?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Francisco! O sistema está explicado aqui:

    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/o-que-fazer-gramado/#deslocamento

    Os parquímetros funcionam das 8h45 às 18h45. Servem a pessoas que vão almoçar, fazer compras ou visitas pontuais. Na hipótese de você ficar mais de 180 minutos, você adquire um outro cartão e substitui no painel do carro.

    Fabíola
    FabíolaPermalinkResponder

    Olá! Gostaria de saber se vale a pena comprar os ingressos antecipados do snowland, dos museus da moda, cera.... Qto aos preços e se evitaria filas, na hora....Comprei apenas o de um dos espetáculos do Natal.
    Grata!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Fabíola! Só há filas no Snowland, então vale a pena chegar com o ingresso já comprado. Há ingressos combinados que dão desconto, então se você for visitar várias atrações, vale a pena comprar com antecedência esses passes. Mas não por causa de filas.

    Danielle Destro

    Estamos fazendo esta semana a rota Gramado/ Canela/ Nova Petrópolis, descobrimos a Rota das Cervejarias pra quem curte uma cerveja artesanal e bem bacana! Você precisa visitar as 7 cervejarias entre as 3 cidades e gastar pelo menos 20,00 e ganha um carimbo em cada uma, na última você ganha um copo da rota. Pra quem curte um chopp e cerveja façam é muito legal!!!

    Andrea
    AndreaPermalinkResponder

    Olá! Estou em Gramado, segui muitas dicas daqui! Mas antecipei a volta! Achei tudo surreal de caro! Na Aldeia do Papai Noel paguei dois adultos e uma criança quase cem reais. Chegando lá, as coisas mal conservadas e para cada atração, vc tinha que pagar mais 10 reais por pessoa por exemplo. No mundo do Chocolate Lugano vc paga uma absurdo para entrar em 3 ou 4 salas que apagam a luz antes que você possa tirar foto! No geral, são atrações pega-gringo e os preços hiper inflacionados para explorar o turista! O mundo a vapor, o bondinho da parque caracol foram as exceções! E restaurante, no Josephine Café valeu!

    Talita Pinto De Araújo

    Gostaria de saber o que fazer em gramado em junho?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Talita! O que fazer em Gramado está na página... O que fazer em Gramado!

    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/o-que-fazer-gramado

    Jaqueline Gonçalves Rodrigues

    Gostaria de saber se é melhor compra o pacote completo na agência ou mais econômico compra passagem,hospedagem, atrações separadamente?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Jaqueline! Os pacotes de agência normalmente não incluem passeios, só aéreo, hospedagem e traslado. O único jeito de saber qual modo é mais barato é pesquisar passagens e hotéis nas datas em que você quer viajar e comparar com os pacotes disponíveis. Os passeios serão pagos à parte nas duas situações.

    Claudia morais

    Vou para gramado em 27/12 a 02/01. Irei com adultos irmãos sendo só uma moça de 15 anos sobrinha.
    Gostaria de aproveitar ao máximo .vamos alugar um carro. Gostaria de um roteiro familiar.
    Aguardo . Obrigada

    Virgínia Schuchter

    O que dizer, simplesmente apaixonante!
    Estive duas vezes em Gramado. Tudo me encantou.As pessoas, o sotaque, a comida , a arquitetura linda.
    Meu sonho é morar em Gramado. Um dia vou realizar esse sonho.

    Adriana Bersou Ruão

    Olá! Vou para Gramano no feriado de Corpus Chisti. É recomendado que eu compre os ingressos para as programações TOP com antecedência ou tudo bem comprar na hora?
    Obrigada!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Adriana! Só o Snowland e os passeios de agriturismo.

    João Victor Porto

    Bóia, primeiro , parabéns pelo site e as colunas no jornal.. já me salvastes de diversas furadas rs.
    Sobre a pergunta, pretendo ir em Agosto( devido ao preço) pra passar 1 semana com a patroa, nessa época vale a pena, ou é melhor fazer um esforcinho e ir no inicio da temporada de natal?

    Regina Canedo
    Regina CanedoPermalinkResponder

    Desejo saber onde comer bem em Gramado

    Priscila
    PriscilaPermalinkResponder

    Olá. Me dá um ajudinha em duas coisinhas. Eu comprei o passeio da Maria Fumaça. Ficaremos hospedados em Gramado. Vamos fazer um bate e volta. Vamos para Bento de carro. O passeio retornará para o mesmo lugar que deixarei o meu carro? O passeio inicia as 13 horas. Tem algum lugar por perto que vc indicaria para almoçarmos antes do passeio? Muito obrigada.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Priscila! Sim. A ida é feita de trem e a volta de ônibus, ou vice-versa, dependendo do horário. Almoce na Casa di Paolo, que está na estrada, na entrada de Bento, e abre às 11h30. Saia no máximo às 12h30.

    Myrian Ferreira

    Sou do Rio de Janeiro e tenho uma semana (que pode aumentar para 10 dias) de férias para viajar com meu marido em data flexível. Gostaria de fazer um roteiro pela região da serra gaúcha, Gramado, Canela. Qual a melhor época para irmos? Pretendemos alugar um carro para ter mais liberdade de movimentação.
    Desde já, obrigada.

    Camila
    CamilaPermalinkResponder

    Olá! Adorei o post de vcs sobre Gramado!
    Vou com a minha família no final de Dezembro para passar o Reveillón e aproveitar o Natal luz. Pelo que já andei pesquisando, existem muitas agências que vendem os ingressos para os espetáculos fechado e já percebi que ocorre diferença de preços entre elas também.
    Existe alguma recomendação para fazer essa aquisição? Alguma forma de comprar com um valor mais em conta? Não faremos questão do transporte incluso até o evento...
    Desde já agradeço a atenção!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Camila! Para pagar o preço da bilheteria, espere a bilheteria oficial começar as vendas online.

    Eduardo
    EduardoPermalinkResponder

    Olá. Nunca fiz uma viagem na vida, mas tenho muita vontade de conhecer Gramado. Como posso verificar o melhor planejamento para uns 5 dias sem depender de agências de viagens?

    jailde sousa
    jailde sousaPermalinkResponder

    vou para gramado no final de ano , não gostaria de dirigir. será que irei aproveitar bem utilizando Uber .pagarei mais caros , ou compensa alugar carro.

    César Gazzinelli

    Boa noite. Vou a Gramado de 6 a 10 de novembro e gostaria de saber se devo comprar os ingressos das atrações (Dreamland, Mundo a Vapor, Mini-mundo e Parque do Caracol) antecipadamente ou se não há problema em comprá-los na hora. Será que vou encarar grandes filas? Obrigado.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, César! Só Snowland tem filas significativas.

    César Gazzinelli

    Show de bola. Obrigado!!!

    Só mais uma coisa: é melhor alugar carro em Porto Alegre pra ir pra Gramado ou é preferível ir de Õnibus e alugar carro já em Gramado?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, César! Dá certo dos dois jeitos. Trânsfer é só um pouquinho mais caro que ônibus e te deixa no hotel.

    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/como-chegar-gramado/

    Mileana
    MileanaPermalinkResponder

    Poderia me informar se consigo comprar ingresso direto, sem ser por agencia? Poderia me informar o site?

    Leia R R Marques

    Vou me hospedar em Caneleira e ficarei até o réveillon. GOSTARIA DE uma dica onde passar a noite da virada em Canela ou Gramado ?

    EGIDIO SILVA
    EGIDIO SILVAPermalinkResponder

    Boa tarde,

    Gente Boia , qual melhor opçao de comprar ingressos para atraçoes de fim de ano exemplo NATAL em GRAMADO. Por algum site ou mesmo em Gramado ? se puder indicar agradeço ! forte abraço

    Kristina
    KristinaPermalinkResponder

    Olá Ricardo,
    Estou em Gramado, em uma viagem em família (eu, meu marido e nossa filha de 6 anos) e li seu blog, para decidir sobre os passeios. Fomos no Zoo, no Mundo a Vapor, nos Bondinhos, no Parque de Lavanda, na Catedral em Canela, e amanhã iremos no Snowland). Amamos o Zoo e o Mundo a Vapor são atrações top, como vc classificou.
    Parabéns pelas dicas!

    Charlize
    CharlizePermalinkResponder

    Olá. Gostaria de ir a Gramado em maio com um filho de 1 ano e meio. Você pode me dizer atrações em que seja possível realizar com ele?

    Sergio Rosario

    Olá,
    Estou programado para ir no carnaval agora 2019, serão 3 diárias (4 dias). Gostaria de saber se existe a possibilidade de estar num hotel com pensão completa, e por exemplo fazer um passeio pela manha (vi que a maioria dos lugares iniciam as 9:30 - 10:00hr), voltar para almoçar no hotel, e fazer outro passeio a tarde.
    Tipo minha dúvida maior, entrar num park, tipo o Alpen ou o florybal pela manhã, e não ser possível sair-voltar no mesmo para continuar a tarde com a mesma entrada já paga (pois creio que uma hora e meia seja pouco para conhecer ao menos esses dois parques de maneira satisfatória).
    Por isso acho que meus passeios nesses lugares maiores que pagam para entrar, somente vão ser após o horário de almoço. E de manhã provavelmente um mini-mundo, um passeio a pé pela cidade no centro em gramado/canela, e até fazer o seguinte: ir na cachoeira em canela de manhã, votar almoçar no hotel, e depois voltar para outro local que requeira um tempo maior.
    Me ajude... obrigado.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Sergio! Não há esse tipo de hotel em Gramado.

    Sergio Rosario

    Ola Bóia, obrigado pela resposta, mas eu vou ficar em um hotel que pratica isso em Gramado (SESC). Então, pode me ajudar nesse caso se minhas pretensões serão possíveis wink
    Obrigado

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Sergio! Todos os atrativos têm sites na caixa de serviço. Você pode ligar e perguntar se é possível voltar depois de sair.

    A localização do Sesc é bem central, na saída de Gramado para Canela. Você pode usar o ônibus de linha sem problema.

    Sandra Augusto Maccheri

    Bom dia!
    Gramado p casal no carnaval, 7 dias e pelo que vimos teremos chuva!? curtimos vinho e na dúvida de alugamos carro, se utilizamos Uber e os transportes gratuitis de algumas atividades...
    Grata desde já.?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Sandra! Previsões com uma semana de antecedência são imprecisas. Bustour e Uber resolvem todos os seus oroblemas, sem precisar se preocupar com estacionamento e lei seca.

    THIAGO
    THIAGOPermalinkResponder

    Estou planejando viagem de primeiro ano de casamento na primeira quinzena de novembro. De 8 a 12 de Novembro. Me sugeriram me hospedar em cidades vizinhas e não em Gramado/Canela. É a melhor opção?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Thiago! Nova Petrópolis fica a 34 km de Gramado e 42 km de Canela. Tem certeza de que você quer fazer esse trajeto duas vezes por dia, e abdicar de estar em Gramado à noite? (Ou pegar 40 km de estrada depois de um espetáculo do Natal Luz às 11 da noite?)

    Se você busca hospedagem mais em conta, procure em Canela, incluindo apartamentos de temporada. Hospedar-se fora do eixo Gramado-Canela não é recomendável para quem veio de longe justamente para aproveitar o que existe no eixo Gramado-Canela.

    Veja:
    https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/onde-ficar-gramado/

    Lis
    LisPermalinkResponder

    Olá,
    Gostaria de dicas de onde comprar queijos e salame.
    Obrigada

    VANESSA MARIA DE ANDRADE SILVA

    Gostaria de saber se realmente essa empresa TOURON é totalmente confiável com a venda dos passeios e ingressos?!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Vanessa! É.

    Douglas
    DouglasPermalinkResponder

    Gramado é lotada o ano inteiro? É
    Gramado é cara? É.

    Mas... Vale tudo muito a pena, porque Gramado é uma cidade totalmente além do que se imagina de uma "cidade civilizada". Além do mais, procurem por PASSEIOS GRATUITOS na cidade, eles não são muito divulgados, mas existem aos montes. Vão até o Lago Negro e caminhem por ele sentindo a natureza, não precisam pagar para andar nos pedalinhos, apenas aproveitem a aura do local; vão até o Belvedere ver as montanhas, caminhem pela Borges de Medeiros e pelas periferias adjacentes (chegam a ser mais limpas e agradáveis que muito centro de cidade rica) e; se quiserem, conheçam os banheiros públicos de Gramado, já li relatos de que são mais limpos que os banheiros dos shoppings (imagino que banheiro público é o último lugar que um viajante busca conhecer numa cidade, mas no caso da Serra Gaúcha, quem sabe).

    Quem quer ficar mais tempo e aproveitar todas as atrações, eu recomendo o seguinte:
    Café da manhã/almoço/janta: Nova Petrópolis, é bem mais em conta;
    Hospedagem/hotéis/pousadas: Canela;
    Atrações naturais e culturais: Canela, Nova Petrópolis, Três Coroas (Templo Budista e Rafting) e São Francisco de Paula;
    Chocolates/cervejas artesanais/romantismo: Gramado.

    Em geral é assim, mas cada turista pode se planejar como quiser, na região há cidade mais caras (Gramado) e mais baratas (Nova Petrópolis, Picada Café, Três Coroas, São Francisco de Paula), a Serra Gaúcha é um lugar único, a educação dos moradores e turistas, a belíssima natureza aliada com um belo clima, faz a região ser única no Brasil.

    Marcelo Nobre
    Marcelo NobrePermalinkResponder

    Boa tarde. Dia 12 de outubro de 2019 será feriado nacional sim de acordo com o site abaixo.
    http://www.brasil.gov.br/noticias/emprego-e-previdencia/2018/12/ano-de-2019-tera-16-feriados-nacionais

    Fábio
    FábioPermalinkResponder

    Marcelo, acho que você não entendeu direito. 12 de outubro sempre é feriado, porém em 2019 cai num sábado e não fará diferença para quem viaja.

    Reila
    ReilaPermalinkResponder

    Passamos apenas dois dias em Gramado e deu apenas para fazer o básico. Foi durante a Páscoa e a cidade estava super bem decorada é linda. Destaco o hotel indicado aqui CERCANO ... excelente . Muito novo, linda decoração, ótima localização e um delicioso café da manhã .

    Rita Selma Quintão de Araujo

    Fui a Gramado agora em maio , passei 4 dias incríveis com uma amiga. Segui (como faço há algum tempo) as maravilhosas dicas do Ricardo Freire, do qual virei fã por nos possibilitar( sem grande esforço ) usufruir do melhor que há em cada cidade , com opções para todos gostos e bolsos.
    Faço propaganda do seu blog para todo mundo.
    Obrigada Ricardo Freire!

    Rita Selma Quintão de Araujo

    Sobre a viagem a Gramado que fiz com uma amiga: ficamos na cidade de 30/04 a 03/05/19. Andamos só de Uber, bem barato, vale a pena!
    .Visitamos pela manhã o Lago Negro e andamos de pedalinho, lugar gostoso para caminhar calmamente e receber o sol da manhã. ( muitos praticam corrida em volta).
    .Mini -Mundo: Lugar que me surpreendeu, vale a pena a visita guiada ( a guia tira umas fotos interessantes), tem um café com apfestrudel bem bom.
    .Mundo a Vapor: bem interessante, passeio histórico, as mini-máquinas funcionam perfeitamente, tem um guia para cada estande . Tem uma lojinha de roupas e souvenir no interior.
    .Museu da Moda: magnífico, mas entrada bastante salgada ( consegui cortesia de 50aniversário). Visita bem cultural, mais apropriado para adulto, pra quem gosta de moda é imperdível. Tem dois pavimentos, 1 de alta-costura e outro com toda a história das vestimentas desde a pré-história aos dias atuais, com seleção de divas do cinema, etc.
    .Bondinhos Aéreos: Não achei imperdível, é bonita a visão da cachoeira do Caracol, mas o passeio em si do bondinho por si só , deixa a desejar...acho que eu perdi mesmo foi não ter ido ao Parque e no Castelinho. A tirolesa não me atraiu porque achei curta e sem aventura. Visitamos neste local a Sala das Esculturas que Falam: as esculturas são lindas, porém é difícil de ouví-las devido ao falta de silêncio que há, ambiente sem acústica boa, pequeno , entram vária pessoas sem nenhum controle. é uma pena!
    .Snowland: nos divertimos muito, estava vazio em pleno feriado de 01/05, então pudemos aproveitar sem constrangimentos os tombos levados pelo esqui (aula paga a parte, bem salgada, mas necessária pra quem nunca esquiou). A dica que faltou pra mim: deve-se ir o mais agasalhada possível (touca, cachecol, luva e meias grossas), pois a roupa que eles nos oferecem é insuficiente para aquecer.
    .Agroturismo: tivemos dificuldade de adquirir os ingressos na Praça das Etnias, pois um quiosque estava fechado antes das 18h, e ninguém nos informou que havia outro, talvez seja melhor fazer direto no site. Por fim , conseguimos e fizemos o Tour Linha Bella (160,00, incluído almoço típico ). Foi bem legal, mas o ápice é o almoço com música, dança, bem divertido. Valeu!
    .Parque de Lavanda: Lugar encantador para contemplar, fotografar e comprar produtos de beleza. Nota 10!
    .Catedral de Pedra em Canela: Linda por fora e por dentro, com seu canto gregoriano. Hora de agradecer!
    Restaurantes:
    .Dile Valduga(Canela) : Buffet bem variado e caprichado, preço bem acessível, almocei marreco delicioso. Apenas as sobremesas não me atraíram. Tivemos uma conversa bem agradável com o chef/proprietário muito simpático.
    .Carlitos Prime: seguimos a excelente sugestão do Ricardo e fomos nos deliciar com a sequência de foundue às 15 horas, após o Snowland, morrendo de fome.
    Estava perfeito, acompanhado de um bom vinho. Digestão feita antes de dormir.
    .Casa di Paolo: infelizmente, não atendeu nossas expectativas no almoço, pagamos caro, o atendimento é muito comercial, os pratos são apenas ok, servem pequeníssimas porçoes e temos que solicitar ao garçom o tempo todo...
    . Cantina Pastasciutta: comemos um risoto bem gostoso, na Rua Coberta, com um excelente vinho nacional Don Guerino, indicado pelo excelente garçon Alex,ouvindo ótima musica ao vivo. Ainda ganhei bolo de aniversário! Excelente!
    .Casa da Velha Bruxa: do centro, não achei lá essas coisas, sem identidade, o diferencial é a opção de chocolate quente sem lactose ( nos outros não tinha), o strudell de maça era bom.
    .Casa di Pietro: tem um buffett de sopa no jantar, o lugar é bem acolhedor, tem um bom vinho, mas eram apenas 4 opçoes de sopa, apenas 1 sem leite.
    .Chocolateria Prawer: tudo de bom , qualidade ótima, muitas opçoes para presente, degustação, preços compatíveis /altos.Ótimo atendimento. Tem sorvete tambem, 1 sabor sem lactose! Visitamos a fábrica, mas é perfeitamente dispensável.
    Bom, é isso ! Espero ter contribuído um pouquito.
    Meu muito obrigada ao Ricardo Freire por todas as dicas dessa viagem e de todas outras que já fiz , sempre me dando bem viajandonaviaegem do seu blog.

    Cirlene
    CirlenePermalinkResponder

    Gostaria de saber sobre sites confiáveis para comprar ingressos para o Natal luz de 2019

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Cirlene! As agências que vendem os ingressos com transporte são credenciadas. Você pode ver que são seguras pelo https:// na barra de endereço. Mas se quiser comprar na bilheteria oficial, pelo preço oficial, espere até agosto, quando começam as vendas.

    sandra ventura ornellas

    Nossa que cidade deslumbrante meu sonho e morar ai esta cidade mora no rio de janeiro mais futuramente eu vou morar ai meu esposo não quer ir mais vou convencer ele RJ e só ilusão. ..

    Evilene velasques carvalho lima

    Fizemos uma viagem para gramado em setembro de 12 a 16 de setembro 2019 por conta própria e seguímos esse roteiro e dicas não tivemos dificuldades,desde translado, dicas de alimentação e hospedagem do site de Ricardo Freire foi excelente não tivemos dificuldades. (Virei fã).Super indico para todas as pessoas e amigos.

    Pedro
    PedroPermalinkResponder

    Alguém teria alguma recomendação de restaurante que ofereça ceia de ano novo? (Sem festa, djs, etc)

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Pedro! As ceias, mesmo sem DJs, são todas caras mesmo. A alternativa é fazer compras em mercado e fazer uma ceia no seu quarto de hotel.

    Os hotéis Laghetto abrem suas ceias a não-hóspedes. Nosso parceiro TourOn vende a ceia do Serra Park e do restaurante Bouquet Garni.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
    Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
    Cancelar