Jericoacoara

O vento levou
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Era uma vez um vilarejo de pescadores, no oeste do Ceará, isolado por dunas. Seu destino começou a mudar em março de 1987, quando o Washington Post resolveu fazer uma matéria para sua revista de domingo sobre praias exóticas e desconhecidas. Um dos correspondentes do jornal tinha estado recentemente em Jericoacoara, e emplacou a praia na reportagem -- que continha mais duas: Sanibel Island, na Flórida, e Mombasa, no Quênia.

Àquela altura, pouquíssimos brasileiros já tinham ouvir falar de Jeri. Numa época em que não havia internet, a notícia que chegou à imprensa brasileira foi a seguinte: "o Washington Post elegeu Jericoacoara como uma das 10 mais bonitas praias do mundo". Lendo a matéria original, porém, você não vai encontrar nenhuma menção a ranking (na capa, porém, havia a chamada 'As melhores praias do mundo estão chamando'). Mas a história das "10 mais bonitas" pegou, e não há quem tire o título do curriculum vitae de Jericoacoara. (O Guardian britânico explica todo o mal-entendido aqui.)

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer | En español | In English

Muita coisa pode ter mudado nesses trinta anos, mas a marca registrada da vila continua onde sempre esteve: a majestosa Duna do Pôr-do-Sol, um pequeno Monte Fuji de areia no canto esquerdo da enseada que parece estar em permanente posição de desafio ao mar. (Não que o oceano seja ameaçador em Jericoacoara: a praia da vila tem águas rasas e calmas.) O vento também é o mesmo de sempre, e de agosto a dezembro atrai legiões de windsurfistas e kitesurfistas do mundo inteiro.

Os surfistas a vela, por sinal, deram um belo upgrade ao vilarejo, que ganhou pousadas charmosas e restaurantes cosmopolitas, muitos deles tocados por expatriados. Com conforto e charme, Jeri passou a receber mais e mais visitantes. O da vila, como não poderia deixar de ser, mudou.

Hoje, além dos mochileiros de antigamente e dos velejadores que vieram depois, Jericoacoara atrai uma garotada festeira e um pessoal que vem dar bom uso a seus poderosos jipões ou curtir a piscina privativa da varanda do seu quarto de hotel. Jericoacoara se tornou a Morro de São Paulo do Ceará; a Trancoso do Ceará; a Búzios do Ceará. Se você veio há mais de dez anos, talvez sinta falta de quando Jeri era apenas a Jericoacoara do Ceará.

No momento em que Jeri avança mais uma casa no jogo da civilização, com a inauguração do aeroporto e o início dos vôos diretos, é bom perceber que a vila aparentemente aprendeu a administrar o seu crescimento. Depois de muitos anos, finalmente o trânsito de carros e motos está proibido na beira da praia central. E o fluxo de carros de fora está sendo desviado com sucesso para os estacionamentos externos (no centro de Jijoca e na entrada da vila de Jeri). Já se pode novamente caminhar por Jericoacoara na alta temporada sem temer por atropelamento nem ziguezaguear em engarrafamentos na travessa Ismael.

Desde 21 de setembro de 2017 Jericoacoara passou a cobrar uma 'taxa de turismo sustentável' de R$ 5 por dia, por visitante.

A administração, contudo, capitulou no quesito barulho. O pancadão da praia central, que vai até as 2 da madrugada, está institucionalizado. Evite hospedar-se nas pousadas à beira-mar perto da rua Principal.

Jericoacoara: quando dá praia?

198 comentários

Glaucia Carrasco

Bom dia!! Estou fechando uma viagem de 2 a 9/fevereiro para Jeri, e pensamos em ficar 5 dias em Jeri e 2 dias em Jijoca. Viajaremos com dias crianças de 1 e 7 anos. Compensa se hospedar 2 dias em Jijoca? A lagoa está cheia esta época do ano? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glaucia! Em fevereiro pode ser que a Lagoa Azul não tenha água, mas a Lagoa do Paraíso normalmente tem. Você pode confirmar mais perto, ligando para uma das pousadas. Dormir na Lagoa é bem gostoso para quem não quer agito.

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Bom dia! Eu indo para Fortaleza, como chego até Jeri ? São quantas horas de viagem?
Em uma semana de viagem, o ideal seria ficar quantos dias em Jeri e quantos em Fortaleza ?
Obrigada!

pedro holzmann vallim

Como será que esta o nível das Lagoas Bóia?
vou estar por la entre os dias 08/12 e 13/12 de 2018.
ficarei uma noite (de 12 para 13) hospedado na casa B&B na Lagoa Paraíso, por isso, da preocupação com o nível da agua.
qual barraca escolher na Lagoa? o passeio pra Tatajuba ainda esta valendo a pena? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Quando estiver perto da data, ligue para a pousada para saber como está a lagoa. Normalmente o trecho da Lagoa do Paraíso não seca.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá!!! Gostaria de saber se maio ou junho são meses bons pra visitar Jeri.. e quantos dias são o suficiente pra conhecer os principais pontos turísticos!

BEATRIZ
BEATRIZPermalinkResponder

Bom dia, estou bastante perdida quanto a Jeri, irei eu e minha irmã no final de fevereiro/19, de 16 a 23...é muito provavel pegarmos chuvas???sete dias serao muitos em jeri???gastaremos muito para realmente aproveitarmos jeri???é melhor nos dividirmos entre jeri e jijoca ou nos hospedarmos apenas em jeri???estou com altas expectativas a respeito desse lugar, mas estou com medo de me decepcionar, por alguns comentários lidos por aqui, em relacao a preços altos, a praia da vila não ser tao legal assim....enfim,e não entendi sobre as opcoes para unir lençois maranhenses a viagem de jeri...poderiam me ajudar???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Viaje aos Lençóis Maranhenses entre junho e setembro. Em fevereiro as lagoas estarão secas e o tempo, mais para o chuvoso.

De resto, os outros capítulos deste guia tratam de todos os assuntos. Se você vai concordar com quem gostou ou com quem não gostou de Jeri, infelizmente não dá para prever.

anna luiza
anna luizaPermalinkResponder

Oi Pessoal!
Tudo bem?
Gostaria de saber se há transporte de Jeri para o Delta aos domingos (esse passeio é pela estrada de asfalto ou pela praia?).
Gostaria de saber também se é muito perigoso viajar de ônibus durante a noite de Fortaleza para Jeri e de Paraíba para Fortaleza.
Muito obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Luiza! Veja no site da Rota Combo os horários atualizados dos deslocamentos. Não há perigo em viajar de ônibus, de dia ou de noite.

Glenda
GlendaPermalinkResponder

Olá. Vamos a Jeri passa dois ou talvez 3 dias...
Depois queremos seguir pra Fortaleza.
Como faço pra seguir pra Fortaleza depois disso? Qual o preço a pagar?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar