Jericoacoara

O vento levou
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Guia de Jericoacoara

Veja neste guia prático de viagem a Jericoacoara:

Leer en español

Read in English

Jericoacoara: o que esperar

Jericoacoara Hotel Essenza

Hotel Essenza

O vilarejo de pescadores que saiu na revista do Washington Post em 1987 (eu conto a história verdadeira aqui) tornou-se um vilarejo cosmopolita.

Em 2017, não são apenas os ventos que atraem os wind e kitesurfistas: sair à noite é o outro esporte oficial de Jericoacoara.

O pôr do sol mais concorrido não é mais o da Duna, mas o do rooftop do Café Jeri.

Não há mais jangadas no mar -- mas o hotel Essenza tem uma na piscina, para os hóspedes tirarem selfie.

Jericoacoara o que fazer: lagoa da Barrinha

Barrinha

Nos anos 80, redes serviam de cama nas pousadas. Hoje, fazem o papel de espreguiçadeiras aquáticas nas lagoas de Jijoca, Barrinha e Tatajuba.

À noite, por sinal, o barulho que predomina não é o do mar -- mas o da festa mais próxima de você.

E antes que você ache que todas essas mudanças têm a ver com a inauguração do aeroporto, saiba que não. O aeroporto é muito mais conseqüência do que causa dessa nova Jeri.

O importante para curtir a viagem é não ir em busca de uma Jericoacoara que não existe mais. Jeri é uma festa -- você só precisa aceitar o convite.

Voltar | Topo

"Uma das 10 praias mais bonitas do mundo", a lenda

Jericoacoara

Em 1987 Jericoacoara não passava de um vilarejo de pescadores isolado por dunas nos confins do oeste do Ceará.

Seu destino começou a mudar em março de 1987, quando o Washington Post resolveu fazer uma matéria para sua revista de domingo sobre praias exóticas e desconhecidas. Um dos correspondentes do jornal tinha estado recentemente em Jericoacoara, e emplacou a praia na reportagem -- que continha mais duas: Sanibel Island, na Flórida, e Mombasa, no Quênia.

Àquela altura, pouquíssimos brasileiros já tinham ouvir falar de Jeri. Numa época em que não havia internet, a revista Visão resolveu turbinar a notícia, anunciando que "o Washington Post elegeu Jericoacoara como uma das 10 mais bonitas praias do mundo".

Só que não. Lendo a matéria original, você não vai encontrar nenhuma menção a ranking.

(Na capa da revista, porém, havia a chamada 'As melhores praias do mundo estão chamando').

Mas a história das "10 mais bonitas" pegou, e não há quem tire o título do curriculum vitae de Jericoacoara.

Se você quer entender todo o mal-entendido, leia esta matéria do 'Guardian' britânico, que inclui uma entrevista com o autor da reportagem original.

Voltar | Topo

Jericoacoara: quando ir

Praia Malhada

A melhor época para ir a Jericoacoara é o segundo semestre: de julho a dezembro, praticamente não chove.

Em janeiro e fevereiro, porém, já pode nublar mais do que você gostaria, e até mesmo chover.

Historicamente, os meses mais chuvosos são março e abril, quando a precipitação costuma atingir 300 mm. Maio também pode ser chuvoso, mas um pouco menos: a precipitação média é de 200 mm.

Jericoacoara: quando dá praia?

Quase não chove: Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

Pode chover: Janeiro | Junho

Deve chover: Fevereiro | Maio

Vai chover: Março | Abril

Alta x baixa temporada em Jeri

A alta temporada começa em julho e vai até o Carnaval. Os preços não chegam a baixar entre agosto e dezembro porque esta é a época dos ventos, atraindo kitesurfistas e windsurfistas do mundo inteiro a Jeri (e a todo o Ceará).

Temperatura em Jericoacoara

Jericoacoara

Ao longo do ano, Jeri tem mínimas sempre acima de 22ºC e máximas entre os 30ºC e 35ºC. Ao ar livre, o vento sempre aplaca o calor. Para dormir, porém, você vai precisar de ar condicionado.

Voltar | Topo

214 comentários

mimi
mimiPermalinkResponder

Pessoal a quem interessar,utilizei o transfer do Isaac para ir a Jeri.Fiz o depósito previamente, e eles foram super pontuais.Ele atende pelo sms 08597004089.
Eles indicaram o Clodoaldo que faz os passeios ,mto competente também.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá Mimi...
Eu e minha esposa faremos nossa viagem a Jericoacoara na segunda quinzena de setembro.
Gostaria de saber se você fez a ida pelo trecho das praias. E qual o valor praticado.
Obrigado pela ajuda.

Sibele
SibelePermalinkResponder

Olá pessoal, em Março fiz a Rota das Emoções, peguei muitas dicas por aqui, em Jericoacoara fiquei hospedada na Pousada do Maurício ótimo custo/benefício, localizada bem no centrinho, perto de tudo. Utilizei o serviço de transfer do Isaac, fiz o depósito com antecedência e fui super bem atendida.

mimi
mimiPermalinkResponder

Ricardo, acabei de chegar de Jeri.Nao fui pelas praias, mas a opcao exite, só que é

o dobro do preco também.Paguei rs 800 ida e volta.Abs e boa viagem.

Obs.Cuidado com certas pousadas,nao recomendo Villa Terra Viva.

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Olá! Qual foi o problema com essa pousada?

Tereza Cristina

Quanto tempo é legal de se ficar em Jeri? Tem época melhor? Obrigada e abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! Reserve 4 dias para Jericoacoara. Pense de junho pra frente para visitar a região. Para entender mais, veja o nosso Praiômetro:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Já li que essa praia é um pouco afastada, vale a pena se deslocar mesmo assim? Que outros tipos de atividade podem ser realizadas na cidade? Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Vale sim! Você pode ir na famosa Pedra Furada, praticar wind e kitesurf, ir de bugue até a Lagoa de Jijoca e mais. wink

carlos mendes
carlos mendesPermalinkResponder

tbm utilizei o serviço de tranfer com o isac ( fone 085 97004089) . buscaram eu e minha esposa no aeroporto em fortaleza e deixaram na pousada araxá em jeri....infelizmente na ida nao conseguimos ninguem pra rachar os 400,00.....mas na volta o proprio isac, sabendo do dia de nosso retorno, arrumou 2 pessoas e o custo caiu pra 250,00....pessoal pontual, educados e prestativos....e os 4x4 em boas condiçoes...viagem tranquila e agradável....recomendo

Andréa Flores

Boa noite, estou programando minha ferias e gostaria de sugestão de pousadas, verifiquei a pousada praia na areia e a pousada Kanaloa, verifiquei pelo site as duas parece ser muito boa, qual seria sua sugestão? desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andréa! Você chegou a ver a opinião de ex-hóspedes da pousada Kanaloa no Booking? A outra a que você se refere é a Pousada Casa na Praia? Ou o Hotel Casa de Areia?

Andréa Flores

Realizei sim a pesquisa Booking da pousada Kanaloa, é não fiquei muito feliz por que tem muito problema com chuveiro e outras coisa. Pousada casa na Praia Jeri.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andréa! Leia as resenhas dos ex-hóspedes do Casa na Praia no Booking para ajudar na sua escolha. smile

Ana
AnaPermalinkResponder

Pessoal, sob pena de soar repetitiva, já que tem vários outros comentários similares aqui, mas... também usei o Isaac (e o irmão dele, Claudio) pro transfer Fortaleza/Jeri na semana passada e foi excelente. Eles são profissionais, pontuais e gentis. Tratamos tudo por mensagem e watsapp e deu tudo 100% certo. Como peguei a dica por aqui, não queria deixar de dar esse feedback também. Quanto à pousada, fiquei uma semana na Windjeri e foi perfeito.

Hudson
HudsonPermalinkResponder

Olá, Ana. Vc poderia me passar o numero do whatsapp do Isaac? Obrigado

Erika Fujimoto

Oi Ana, tudo bem?
Estou indo agora no Carnaval e vou ficar na Windjeri também. Alguma dica do que levar? A Pousada é 10? =)
Obrigada,
abraços

Gilson Lima
Gilson LimaPermalinkResponder

Estou saindo do DF no dia 18 dez2014 para Parnaíba, onde passarei uns 4 dias, depois pretendo passar uns 2 dias em Camocim, outros 3 dias em Jericoacoara e depois 7 dias em fortaleza, mais precisamente o final de ano. O que gostaria de saber é se vale a pena passar esses 2 dias em Camocim ou se vou logo para Jijoca ou Jericoacoara?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilson! Recomendamos Barra Grande do Piauí:
https://www.viajenaviagem.com/destino/barra-grande-do-piaui

marilu
mariluPermalinkResponder

Bom dia! Sou ex moradora de Jericoacoara e através de pesquisas parei aqui...Camocim não vale a pena nem de passagem, mas é rota não têm jeito, Barra grande é uma parada entre Jeri e Parnaíba, alguém precisando de ajuda pode entrar em contato comigo, através do meu site. Um abraço.

natalia
nataliaPermalinkResponder

Boa Tarde,
Estou me programando para ir a Jericoacoara em Março/2015, queria saber se nesta época tem muita chuva ou seria melhor deixar para ir em Maio?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! O verão é mais seco. Confira no Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

também vamos nessa epoca smile

Andreia Motta
Andreia MottaPermalinkResponder

Ola pessoal, estou indo com meu marido passar 20 dias em Jeri, canoa quebrada etc, e gostaria de uma recomendacao de pousadas com custo beneficio interessante... alguem tem essa info?smile a proposito, quanto sai o onibus pra Jeri? Achei tao caro esse transporte de 400, uau! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Para pousadas em Jericoacoara, pesquise sites como o Booking.

Para passagens de ônibus, veja preços e passagens com a ClickBus.

Flavia Moreira

Ainda não fui a Jeri. Mas amigos já foram. Indico Pousada Mauricio e Casa da Alice, bem localizada e ótimo atendimento.

Ricardo Marques

Olá pessoal, viajei para Jericoacoara e estou aqui para divulgar o Sr. Isaac, o qual me levou até Jeri e me trouxe de lá. Ele foi muito pontual, nos levou com muita responsabilidade, e a viagem foi muito confortável. Pra quem se interessar deixo aqui os seus contatos: (85) 97521670 (88) 99045636. Ele possui uma página no facebook: facebook.com/isaacjeri4x4 . Estou divulgando pois para mim é muito importante o trabalho que ele faz, e faz muito bem.

Hudson
HudsonPermalinkResponder

Olá, Ricardo. Vc poderia me informar qual idade aparenta ter o Sr. Isaac? Obrigado

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Hudson não fiz a pergunta a nenhum deles.kkk Mas o Isaac aparenta ter uns 40 anos e o Claudio 30 e poucos.

Hudson
HudsonPermalinkResponder

kkk valeu. É pq no whatsapp q me passaram era do filho dele. Obrigado!

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Aqui o Wpp dele Hudson (88) 9712-7535

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Lembrando que esse é o do Claudio.

jose ricardo pontes

Caros,
Estou indo para jeri, com uma prancha de stand up, é melhor ir no meu carro ou de transfer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Carlos! Nâo há o que fazer com seu carro em Jeri. Arranje um trânsfer que leve sua prancha. Fale com sua pousada.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Pessoal,viajei a Jeri Recentemente.A principio eu e minha família optamos pelo ônibus,mas temos filhos e não conseguimos lugares próximos para o dia em que desejávamos.Não considerávamos a possibilidade do transfer porque tínhamos receio.Mas recebi algumas indicações de amigos e gostaria de agradecer os contatos que postaram aqui no site.Nos foi muito útil e de inteira confiabilidade.Entrei em contato com o ISAAC o numero que vi aqui,que me passou o contato do CLAUDIO(seu irmão).Ele nos buscou no aeroporto de Fortaleza e nos levou até o hotel.O hotel se chama My Blue que também super recomendo. Sobre o Transfer,o Claudio atende no telefone e Whats app (88)97127535.O veículo em ótimo estado e a viagem muito agradável,além doque mais adorei,a facilidade de combinar tudo por Whatsapp.Com certeza repetiremos a viajem.

Mary Mello
Mary MelloPermalinkResponder

Pessoal, fui para Jericoacoara com o pessoal da 4x4 adventure e foi muito bom. Nosso transfer era com o André, numa camionete Triton nova e ele foi muito atencioso e nos proporcionou passeios maravilhosos pelas praias e dunas. Voltamos de Jeri pelas praias, com duração de mais ou menos 10 horas, mas foi MARAVILHOSO.... Fomos tb a Canoa Quebrada pelas praias e foi muito bonito.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi mary! Estou indo pra Jeri em abril e tenho algumas duvidas. Vc fez o transfer de ida e volta com essa empresa, sendo a volta pela praia? Quanto ficou? Pq queria fechar pacote tbm, me ofereceram inclusive o transfer de ida e volta mais 2 dias de passeio em pontos turísticos, mas não sei se é muito necessário. O q vc acha?

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Paula, tb quero fechar o tranfer.. vou chegar em Fortaleza 20/4 as 3h. É este dias q tb estará? Tenho interesse em dividir o transfer para diminuir os custos. Vou com mais uma pessoa. Se tiver interesse me add no whats app 21 996510620

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi Jessica! Vou chegar em fortaleza dia 19/04, mas fico lá ate 21. Esse dia q vou pra Jeri. Se tiver interesse me fala!

Elisa
ElisaPermalinkResponder

oi Paula! Vi seu comentário anteriormente. Também irei para Jeri no dia 21. Já estarei em Fortaleza ( mais precisamente Cumbuco) desde o dia 16. Também tenho interesse em dividir o transfer. Caso tenha interesse, me passa seu e-mail.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi Elisa! Ótimo, podemos combinar sim! Aguardo seu contato: paulacfdias@hotmail.com

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Alguém indo pra Jeri no dia 25/01 pra rachar o transfer???

Rogerio
RogerioPermalinkResponder

Alguém para dividir um transfer de Fortaleza / Jericoacoara dia 21/01/15???

Gisele
GiselePermalinkResponder

Indo para Jericoacoara no dia 5 de fevereiro. Alguém querendo dividir o transfer? Chego em Fortaleza às 17h. Grata.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá, sou nova por aqui. Estou escolhendo um roteiro para as férias e Jericoacoara me chamou muita atenção. Devo ir sozinha em 23/02/2015? Gostaria de dicas de pousadas. E também saber, qto tempo e o valor do transfer de Fortaleza a Jeri?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! O transfer custa R$ 500 em carro privado. Recomendamos ir de ônibus com a FretCar. Fevereiro é época chuvosa já. Há dicas de pousadas no post sobre pousadas, por favor clique nos posts listados e veja nosso conteúdo sobre o destino.

Erika Fujimoto

Oi Boia,
O Transfer é R$500 reais o casal ou por pessoa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erika! É por jipe, por trecho.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá! Estou em Jericoacora e um guia nos disse que a lagoa do paraíso está poluída (os moradores estão escoan esgoto até la), acredito que ele tenha avisado, pois estamos com crianças. Já ouviu falar algo a respeito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Não nos falaram nada. Confirme com outras pessoas. Para vender um outro passeio, um guia poderá contar ou aumentar lorotas.

Erika Fujimoto

Olá pessoal,
Estou indo com meu namorado para Jeri no Carnaval, chegamos em Fortaleza no dia 14/02 lá pelas 10h, alguém que chega no mesmo dia para dividirmos o transfer! rs =P

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Oi Erika, tudo bem? Duas amigas minhas chegarão nesse mesmo dia e horário. Me manda email para passar o contato. Adrianatcarneiro@gmail.com Depois voltaremos em 3 no dia 18/2... Abraços

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Pessoal, chego em Fortaleza dia 12/02 por volta do meio dia. Alguém pra rachar o transfer? Se sim, me manda email adrianatcarneiro@gmail.com abraços

Telma
TelmaPermalinkResponder

Pessoal chego em fortaleza dia 17/02 mais ou menos as 8h30 da manhã. Teria alguém pra dividir o transfer até Jeri mais ou menos neste horário?

Hugo
HugoPermalinkResponder

Oi Telma! Irei com minha esposa para Jeri no dia 18/02, estou procurando pessoas para compartilhar o transfer...
Você tem interesse?

Agenor Sodré
Agenor SodréPermalinkResponder

Hugo, estarei indo para Jeri dia 19/02/15. tem interesse em dividir o transfer?
Whatsapp 71 8688 1803

Telma
TelmaPermalinkResponder

Uma dúvida tentei ver ônibus pelo click bus mas o site só remete a rodoviária. Como faço pra ir de ônibus do aeroporto pra Jeri? Parece que vai até Jijoca E depois pega um outro transporte... Alguém pode me indicar melhor os sites e telefones, whatszap ? Como fazer...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Telma! Compre no site da Fretcar:
http://www.fretcar.com.br/

Telma
TelmaPermalinkResponder

Olá no Fretcar os horários não casam com o que eu preciso. Vc teria alguma outra companhia de ônibus pra indicar? Ou alguma outra ideia em conta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Telma! O jeito mais em conta é pela Fretcar.

Telma
TelmaPermalinkResponder

Li algo sobre um mini bus. O que seria ? E onde consigo ver? Pena que não poderei ir de Fretcar....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Telma! Desconhecemos. Fale com sua pousada, ela oferecerá todas as alternativas, quem sabe você não consegue um trânsfer compartilhado.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Pessoal chego em fortaleza dia 21/02 mais ou menos as 2h30 da manhã. Teria alguém pra dividir o transfer até Jeri mais ou menos neste horário?

ANA PAULA
ANA PAULAPermalinkResponder

Oi gente , vou deixar uma dica , irei para Jericoacoara agora em 03/2015 , fechei com a pousada Jerimar , muito atenciosos, e a diaria é 100,00 para casal e a mesma pousada oferece transfer de 60,00 o trecho por pessoa , que sai 240,00 o casal ida e volta pega no aeroporto de fortaleza /jerimar e leva de volta jerimar/ aeroporto fortaleza .....pesquisei muito antes , tanto o onibus da rodoviaria quanto as agencias de turismo de jeri ou fortaleza esse tranfer foio mais em conta ....e só vi elojios da pousada nos comentarios da net .... espero ter ajudado..

Celine
CelinePermalinkResponder

Oi pessoal, estivemos em Jeri em outubro de 2014. Fomos com a Fretcar e voltamos à Fortaleza pela praia. Fechamos o transfer de volta + passeios com o Romário (88)9908-9869 da Jic Tur. Foi o melhor preço e o atendimento excelente, carro em ótimo estado. A volta pela praia é bem bonita, vale a pena!
Vá de Fretcar se tiver tempo e não tiver mais pessoas pra rachar o transfer. A viagem é demorada e cansativa.

naldiana
naldianaPermalinkResponder

Indo por São Luis do MAranhao, qual a forma mais rápida!!!??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naldiana! Você terá que ir de avião a Fortaleza e então seguir de trânsfer ou ônibus. Por via rodoviária são 700 km entre São Luís e Jijoca.

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Algum casal interessado em dividir transfer para Jeri em 08/03???

Rogério
RogérioPermalinkResponder

Fizemos o transfer (minha esposa e eu) ida e volta Fortaleza / Jericoacoara em 19 e 26 jan/15 com o pessoal da Jeritour - Cláudio - whatsapp 55 88 97127535. Galera da melhor qualidade, pontualidade britânica, segurança, boa de papo, Hilux 4x4 show de bola, limpinha e cheirosa. Vale a pena conferir!
Ficamos na Pousada Windjeri, pertinho da praia na Rua do Forró que nos satifez plenamente. Td de bom ... excelente café da manhã, instalações novinhas e gente muito atenciosa. Adoramos !!!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Pessoal! Eu e meu marido estamos indo para Jeri de 21 a 26 de abril. Pensei em ir pela praia e tenho interesse de compartilhar os transfers de ida e volta. Alguém interessado?

Agenor Sodré
Agenor SodréPermalinkResponder

Pessoal, estou indo para Jeri com minha esposa dia 19/02/15.
Alguém para dividir o transfer para Jeri, saindo de Fortaleza?
71 8688 1803

Priscila Franceschi

Olá! Estou pensando em ir pra Jeri em abril/15 e queria saber sobre o clima...chove nessa epoca? nao achie posts sobre o clima...como é baixa temporada, tem restaurantes legais essa epoca? pensamos em ficar o my Blue mas ouvi dizer que tem festas na praia...e é barulho e queria saber quanto tempo ficar numa primeira vez.,..please, dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! É época chuvosa, sim:

https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Márcia Balassiano

Gente, meu comentário foi pro espaço. Estou pensando em ficar uns 2 dias na Lagoa do Paraíso em Jijoca e o restante em Jericoacoara. Mas preciso saber como estão as lagoas, pois me falaram que estão quase secas. Alguém teve esses dias por lá e sabe de alguma coisa ? Estou dependendo disto para fechar meu roteiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Ligue na Pousada do Paulo, eles são bastante honestos. A época das chuvas recomeça no começo do ano. Mais para o fim do ano é normal que as lagoas estejam secas.

mariana saffioti

Marcia, acabo de voltar de la. A lagoa azul esta seca. A Paraíso esta ok. Pelo que me informaram nao esta cheia como ja foi, mas da para aproveitar normalmente.

mariana saffioti

Utilizei o transfer do Claudio, pois vi a indicação aqui no site. Foi tudo bem tranquilo, pois saímos do aeroporto de Fortaleza as 12h30 e chegamos em Jeri as 17h (com direito a parada para almoço. Negociei tudo por whatsapp e o motorista dele estava la no horário combinado e foi super profissional. O contato dele eh 88 9712 7535.

Aproveito para deixar a dica sobre o ônibus FretCar, pois como estava apenas eu e meu namorado quisemos economizar com o transfer da volta e entao utilizamos a jardineira + onibus. De certa forma eh tranquilo. Mas se preparem para um atendimento nao profissional e atrasos. Compramos o horário das 14h45 e a jardineira so chegou em Jeri as 16h. Fui questionar o atraso educadamente e o atendente foi bem rude dizendo que nao podia fazer nada e que se quisesse mais esclarecimentos teria que ligar no SAC.
De Jeri ate Jijoca eh no mínimo uma hora de jardineira. Nao eh confortável mas da para encarar. Chegando em Jijoca o ônibus estava nos aguardando. Vale ressaltar que ônibus eh sim confortável e os bancos reclinam bastante. Como pegamos o ônibus VIP e nao teve paradas chegamos em Fortaleza as 22h.

Diana
DianaPermalinkResponder

Gostaria muito de conhecer Jeri, mas será que dá pra encarar o percurso do aeroporto de Fortaleza para Jeri com uma criança de dois anos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! É um trajeto puxado para fazer com uma criança pequena.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Eu vou na próxima semana, 28/02/2015 para Fortaleza e Jericoacoara... Alguém nesse período?

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Iremos para Jeri (casal) nesta quinta, dia 26; chegaremos em Fortaleza 10:30 (segundo a Avianca). Alguém gostaria de dividir o transporte? Pegamos o contato de uma 4x4 que sairia por 450 total, ele disse que chegaríamos em umas 4-5
horas.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Olá pessoal, estou indo (casal) para Jericoacoara no dia 23/05/15, alguém interessado em dividir um transfer em 4x4?

Tais
TaisPermalinkResponder

Eu e o meu esposo utilizamos o transfer do Cláudio, pois vimos a indicação nós sites relacionados a jeri, a equipe dele é muito profissional pois tivemos ó voou cancelado e mesmo assim o motorista dele nós recebeu super bem chegamos quase 3 horas após o combinado mesmo assim não tivem nenhum custo adicional da parte dele, ele é muito pontual muito profissional e faz à viagem que longa se tornar super agradável eu mega indico o facebook é jeri route tel: (88)9712-7545 WhatsApp e o email: jeriroute@outlook.com nossa viagem aconteceu dia 06/03/2015.

Eilany
EilanyPermalinkResponder

Galera pretendo ir a Jeri em abril, carro próprio, fiquei sabendo que poderíamos deixar o carro em Jijoca, mas de Jijoca pra Jeri, como fazemos para ir, já que os transfer que vi saem todos de fortaleza??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eilany! De Jijoca partem caminhonetes ao longo do dia a Jijoca. O dono do seu estacionamento pode chamar por telefone. Uma boa tática também é passar a primeira noite (ou as duas primeiras noites) em Jijoca. Você pode combinar de deixar seu carro na pousada; as caminhonetes passam nas pousadas para buscar passageiros.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Pessoal, somos de Fortaleza mesmo resolvemos passar a semana santa em Jeri. Não gostamos das condições da Fretcar e também achamos o transfer 4x4 muito caro. Acabamos optando por um meio termo: o transfer de micro-ônibus com o LuizJeri (da pousada do Brad Pitt). O Luiz é bem atencioso e também oferece passeios para o leste e para o oeste de Jeri. O preço foi mesmo do Vip da Fretcar (70 uma perna por pessoa).

Sobre Jeri: local de pessoas muito acolhedoras e simpáticas, de fato. Mas o povoado em si e a praia mais imediata são extremamente sujas. Muita mosca, muito cachorro, cavalo e jumento dividindo a areia com os turistas (muitas fezes e lixo pela areia). As pratos servidos nos restaurante são muito simples e vão de ordinários a péssimos; apesar disso são muito caros (coisa de 90-100 reais o prato para duas pessoas). Bebidas seguem o mesmo padrão de preço (cerveja de 600ml entre 10 e 12 reais, longneck a R$ 6,00). No entanto, há alguns restaurantes que, apesar de caros, oferecem alimentação de qualidade. Indico o restaurante Romã (na rua do Forró) e o Bar e Restaurante do Alexandre, na praia mesmo. Ambos nos serviram muito bem (atendimento e qualidade da refeição).

Sobre as praias: para curtir uma praia mais limpa e reservada, vale a pena fazer uma pequena caminhada a leste (após o pequeno morro) e a oeste (após a duna no pôr-do-sol), já que a praia de Jeri em si é bem suja e muito cheia (se quiser curtir essa praia, aconselho ir bem cedo, 9h, antes dos turistas acordarem, quando a maré está seca e a faixa de areia é maior.

O passeio de buggy é bem divertido. Mas tomem cuidado de conversar com o motorista e explicar o que vocês desejam. Perguntem e pesquisem sobre os pontos de parada, para não se decepcionarem. A lagoa Azul, por exemplo, está seca e a lagoa do Paraíso é no caminho de volta pra Fortaleza, então não vale a pena pagar para ir e voltar de Jeri (melhor conhecer na volta pra capital).

Cuidado também com as extorsões. Alguns motoristas de buggys acabam levando turistas para restaurantes extremamente caros e distantes durante o passeio e os forçam a ficar "presos" por várias horas no período do almoço, para garantir que eles consumam. Vão te levar a dunas onde outras pessoas alugam pranchas para realizar o "esqui-bunda" (não incluso, R$10,00 por pessoa) e para fazer o passeio "ecológico" do cavalo marinho (também não incluso, também R$10,00 por pessoa). Então, o passeio de buggy pula de R$140,00 para R$260,00 rapidinho para um casal.

Também reforço que não há como retirar dinheiro em Jeri e muitos locais (inclusive os passeios) são aceitam dinheiro vivo. Estejam preparados.

No mais, conhecendo muitas das praias do estado, não sei se retorno a Jeri. Acredito que não. Muito transtorno para ir e retornar, muito turismo predatório, muito gasto desnecessário. Temos outras praias mais tranquilas e igualmente bonitas por aqui, como Icaraizinho de Amontada e a própria praia da Taíba, que fica apenas há 50min de Fortaleza.

Eliane
ElianePermalinkResponder

Olá Monica, vc pode me passar o contato desse micro-ônibus? Obrigada

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Eliane, segue contato:

Luiz Gouveia (a.k.a "Brad Pitt")

(0xx88) 9970-0499 - TIM
(0xx88) 8819-3949 - Oi
luizgouveia@hotmail.com

Joyce
JoycePermalinkResponder

Poxa!!! Sua viagem parece ter sido bem ruim!
Também sou de Fortaleza e tenho uma visão um pouco diferente. Acho que todo mundo que pretende ir pra Jeri já deve ir sabendo que lá é uma antiga vila de pescadores e no meio do nada. Lá nem tem asfalto nas ruas. É areia mesmo!!! Tem sujeira na rua sim, assim como em Fortaleza! Tem muita hospedagem simples bem como luxuosa. E comi em um restaurante de um italiano na rua do Forró, uma comida excelente e paguei menos de R$ 30,00 sendo um prato que serviu bem 2 pessoas. Paguei o passeio de um dia para as lagoas e não me arrependi nem um pouco pq na volta não dá pra aproveitar bem. Acho que a viagem muda e depende da pessoa. E olha que viajei sozinha pra lá, fiz amigos e amei a viagem.

sergio
sergioPermalinkResponder

comentario antigo da Mônica,mas bem desanimador.Se for por ela,não se viaja.Perrengues há em todos os lugares...

Juca Aparecido

Muito grato por expressar tão bem e de maneira tão real o que se dá em Jeri. E suas palavras têm ainda maior peso ao meu ver por serem de Fortaleza. Estive em Jeri e notei exatamente isso o que aconteceu. Ocorre que de acordo com um outro guia, Jeri é muita propaganda e os desavisados pagam caro e muito caro por isso. Há outras praias no Ceará como a de Lagoinha por exemplo que são ainda mais exuberantes e com estrutura muito melhor e mais acessível do que em Jericoacoara. A Mônica disse que não sabe se retorna a Jeri, posso dizer com certeza que não retornarei.. Parabens ao site pela prontidão em ajudar. Monica, faço minhas as suas palavras....

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Olá! Ano passado fui para Porto de Galinhas em outubro e peguei sete dias horríveis de tempestade. Não pudemos fazer nada além de ficarmos trancados no hotel, um horror! O praiômetro indica sol nessa época em Porto... Então estou com receio de ir para Jericoacoara esse ano em agosto. Lá também indica sol. Será? Só tenho sete dias de viagem por ano. Fiquei traumatizada!!! E se acontecer de novo? Onde posso ir com mais tranquilidade de que vai dar praia com sol? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecília! As fontes compiladas pelo Praiômetro usam médias históricas que não são infalíveis, mas são o que temos de mais "científico" à mão. Chover sete dias em outubro em Pernambuco é realmente muito azar, completamente fora da curva. Com certeza disseram isso para você o tempo todo por lá. Se fosse em maio, teriam dito que é normal.

Historicamente o verão no Ceará começa em julho, agosto é um mês bastante seco.

Joyce
JoycePermalinkResponder

Olá, Cecilia!
Pode ocorrer chuva em agosto, mas acho pouco provável. Se ocorrer, as chuvas aqui são isoladas. Quando fui pra Jeri foi em novembro e não pude fazer o passeio na lagoa da Tatajuba pra ver os cavalos marinhos pq estava seca, pq não chovia a tempo. Quanto mais perto do fim do ano, menos tem chuva e mais secas estão as lagoas. Agosto é uma altura boa.

Alex
AlexPermalinkResponder

Pessoal, estou indo para Jeri com minha namorada no dia 11/06 e retornando no dia 14/06. Alguém tem interesse em rachar um transfer para essas datas?

Liana
LianaPermalinkResponder

Acho que essa Mônica veio escrever aqui porque quer Jeri só pra ela...não é possível! O lugar é simplesmente maravilhoso, lindo, romântico, acolhedor, encantador! Claro que não é pra todos, tem que ir preparado para não encontrar rua, calçada...só areia. É um vilarejo simples, que há 15 anos, quando o conheci, nem luz elétrica tinha. No entanto, acredito que é justamente a rusticidade é que permite que Jeri permaneça assim, única. Esqueça os sapatos em casa e curta passar os dias de chinelo, comendo super bem (recomendo muitíssimo o restaurante Tamarindo, especialmente o peixe com molho dessa fruta), assistindo diariamente um espetacular pôr-do-sol. Para se hospedar, recomendo o My Blue Hotel. Quem quiser escapar do transporte "roots", sugiro ir até Jijoca (de carro ou de ônibus) e pegar uma Hilux no estacionamento do Joel (http://joeljericoacoara.no.comunidades.net/). Não é caro (se não me engano, 40 reais por pessoa) e o conforto é infinitamente superior. Boa viagem e aproveitem muito esse paraíso!

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Liana e Joyce,

Minhas viagens a Jeri não foram ruim, foram boas. Jeri é muito bonita, os passeios de buggy são bem divertidos e vale a pena conhecer esse destino (com grupo de amigos, à dois, ou mesmo sozinho).

No entanto, não vejo muito sentido em repetir o discurso dos turistas deslumbrados com as belezas do local, quando posso, com a experiência de ser da região, alertá-los dos problemas que podem encontrar e de como fazer para evitá-los. Inclusive, muitos dos problemas que relatei aí em cima não ocorreram comigo, mas com amigos que, gentilmente, me alertaram sobre eles antes da minha primeira viagem a Jeri.

Com relação aos nossos relatos, não existe verdade absoluta, mas as impressões de cada um. O que é justamente o que fazemos aqui: dividir as experiências para oferecer mais informações àqueles interessados no destino.

Em tempo:
Este relato anterior foi da minha segunda viagem a Jeri (a primeira viagem foi em 2009, quando Jeri era mais limpa, mais silenciosa e com menos veículos nas praias). Jeri deixou de ser sinônimo de 'Paraíso Perdido': agora é local de badalação em cartões postais. Se você deseja sossego em uma praia paradisíaca, talvez veja melhor considerar outras alternativas.

Gosto muito deste texto do VNV. Reflete bem a minha impressão:

https://www.viajenaviagem.com/2013/11/vnvbrasil-salvem-jericoacoara

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá!
Eu e meu marido chegaremos em Fortaleza dia 04 de Julho, às 14:30. Alguém interessado em dividir um transfer para Jeri?
Obrigada =)

Lilian
LilianPermalinkResponder

Oi!
Irei até Jeri dia 30/07, saindo de Fortaleza. Alguém quer dividir o transfer?
Volto dia 02/08.
liliandisierivi@gmail.com
bjs

Roselly Gonçalves Rodrigues

Olá! Vou para Jeri no dia 16 de julho, a partir das 15 horas, com meu namorado, caso alguém queira dividir transfer Fortaleza-Jeri é só falar.
rosellyrodrigues@gmail.com

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar