João Pessoa

Escondidinha
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

João Pessoa: farol de Cabo Branco

Farol de Cabo Branco

Os pessoenses se orgulham do título de 'uma das cidades mais verdes do mundo', mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse 'nariz' do Nordeste) está uma hora adiantada -- o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

200 comentários

Verônica
VerônicaPermalinkResponder

Olá. João Pessoa-PB, é simplesmente é a melhor cidade do planeta terra, tenho um irmão que viaja muito, e ele sempre diz que não há um lugar à altura de João Pessoa-Pb, e sempre que eu viajo tenho esta mesma impressão. Ainda bem que é só agente que acha, pois temos João Pessoa só para poucos. Kkkk

João Graciano Santana

Para mim, João pessoa melhor cidade do nordeste

Denise Rogiardine Pires

Eu tenho o privilégio de conhecer algumas cidades maravilhosas, mas João Pessoa sempre será a minha paixão ?

Marcio Murcia
Marcio MurciaPermalinkResponder

Visitei JP na semana passada. Eu e minha esposa ficamos deslumbrados. Tudo que se diz a respeito dessa cidade é a mais pura verdade. Praias lindíssimas até mesmo as urbanas Tambaú e Cabo Branco. Não deixem de visitar.

Azuíla Da Silva Sousa Paiva

Realmente, viajando esse Brasil vejo o quanto João Pessoa tem praias lindas e uma gastronomia completa. Em quase toda esquina encontramos um restaurante dos mais variados gostos e paladares.

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Qual a maré devo tomar como referência em João Pessoa, já que aparece Praia de Cabedelo e praia de Tambaú?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eryka! Não acredito que haja diferença. Mas, vá lá: as piscinas naturais ficam perto de Tambaú, e Areia Vermelha em Cabedelo.

Juliana Moura
Juliana MouraPermalinkResponder

Vou a JP de 21 a 28 de março em 2020 e estou confusa com relação a maré....diz que a Lua Nova aparece dia 24/03 ...aí achei que seria bom...mas depois vi as marés e aparece maré alta durante toda a semana...ou seja...é bem ruim para os passeios, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! A maré alta acontece todos os dias do ano, duas vezes por dia. A maré baixa também. Na lua nova e na lua cheia, a maré baixa acontece de manhã e fica suficientemente rasa para possibilitar os passeios às piscinas naturais. Na lua crescente e na lua minguante a maré baixa ocorre à tarde e baixa menos. Em João Pessoa nem são oferecidos passeios de piscinas naturais nessas luas.

Neusely Toledo

No início de março ainda é uma boa época fora das chuvas? Vou dia 11/03 e volto 15/03.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neusely! É um mês de transição. Este ano a chuva está vindo mais cedo e mais forte.

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada.
Tenho mais uma dúvida.
Quando entro no clima tempo aparece uma maré, e quando entro na Marinha do Brasil aparece outra maré, as marés do clima tempo estão melhores e tem mais dias com maré baixa a 0.2 enquanto que a maré Marinha do Brasil estão maiores e menos dias com a maré baixa, e a maré mais baixa é 0.3. Sempre vi a maré pelo site da Marinha do Brasil que era a que você indicava e sempre deu certo, agora vi que você estava indicando o clima tempo e fiquei na dúvida, porque tem uma diferença grande entre os dois. Qual desses devo seguir para planejar os meus passeios? No dia 21/02 - uma está dando 0.3 e a outra 0.5. Mais uma vez obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eryka! A gente trocou da Marinha para a Climatempo quando a página da Marinha deixou de ser funcional. Agora pelo menos tem as fichas completas como PDF, já dá para consultar de novo. Realmente há discrepância. Vou falar com o Ricardo Freire, acredito que ele vá voltar para a página da Marinha.

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Obrigada Bóia!
Então vou planejar os meus passeios de acordo com a Marinha do Brasil.

ALEXANDRE GODO

Ola, vou em novembro para Jampa em Lua de Mel, eu e minha noiva gostamos de beber e não queremos alugar carro, vale a pena fazer os passeios de uber ou 99, ou contratar uma empresa ou motorista? Ficaremos 10 dias em Cabo Branco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! É melhor combinar com taxista, já que não dá para ter certeza de conseguir Uber para voltar no horário que você quiser, e em tarifa normal.

ALEXANDRE GODO

Obrigado pela diga, vale a pena fechar com um 99 para ficar a nossa disposição

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Os taxistas que fazem ponto nos hotéis têm experiência nesse tipo de passeio. O 99 que você chamar vai ser uma questão de sorte, e você vai precisar combinar por fora do aplicativo.

ALEXANDRE GODO

Obrigado........

Carolina Steter

As praias são lindas! Fizemos passeio de buggy com o capitão América, visitamos as praias do Norte e as praias do sul foi incrível! Ele é muito atencioso!!!

ALANA
ALANAPermalinkResponder

olá boa tarde ....
Estamos com viajando para JOAO PESSOA na segunda semana de abril... é nossa primeira viagem á praia e !!!BÓIA poderia me infomar referente ao clima nessa época do ano??!!

Alexandre LINNET

Ainda bem que ainda não há descobriram. Pena pelo turismo mais Fica pra gente rs Simplesmente a melhor cidade do Nordeste muita praia mesmo na cidade conheço todas e não tem uma pra superar nossa Jampa no aspecto praias

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá!! Vou a JP em fevereiro. Passarei poucos dias (poucos mesmo! rsrs) e estou pensando seriamente em alugar um carro. Vi que para chegar nas praias do litoral sul a grande maioria das vias, se não forem todas, pegam parte de terra ou areia. Mesmo assim é tranquilo?? Obrigada! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Tranqüilo.

EDNARDO MELO DE FARIAS JUNIOR

Olá, boa tarde. Viajarei para João Pessoa com esposa e dois filhos (2 e 4 anos) no período de 18/09/20 a 28/09/20. Alugamos uma carro que iremos retirar no aeroporto. Ficaremos hospedados em um apartamento emprestado pelo Tio. Pode nos passar dicas de passeios e praias mais tranquilas para tomarmos banhos com as crianças? Obs: temos interesse em conhecer as piscinas naturais em João Pessoa e nas proximidades.

Daise lucide barbosa leite

Pra quem está indo a primeira vez, quais praias mais lindas vc me indica? Uma vez eu estava em Carneiros e conheci um casal daí, eles me falaram da praia mais linda mas esqueci o nome kk. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deise! Na nossa opinião, a mais bonita é Coqueirinho.

https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/o-que-fazer-joao-pessoa/

Valter
ValterPermalinkResponder

Alguem ja foi de carro de Sao Paulo ate Jampa pelo litoral? Se foi, poderia enviar a rota rodoviária?
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valter!

https://www.viajenaviagem.com/sul-bahia-de-carro/

Veja a rota até a Bahia. Depois de Salvador siga pela Linha Verde até Aracaju, atravesse a Alagoas pela balsa de Neópolis a Penedo, então siga pela litorânea até Recife e finalmente, pela 101 novamente até João Pessoa. Mas esse caminho só vale a pena se você parar bastante pelo caminho, com pernoites. O mar nunca aparece para quem está na estrada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar