Guia de João Pessoa
João Pessoa
Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.
Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.
Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.
Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.
Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.
É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.
287 comentários
No mês de abril da p aproveitar as maravilhas? Como é o tempo ?
Olá, Orlando! Em abril já pode chover.