João Pessoa

Escondidinha
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

João Pessoa: farol de Cabo Branco

Farol de Cabo Branco

Os pessoenses se orgulham do título de 'uma das cidades mais verdes do mundo', mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse 'nariz' do Nordeste) está uma hora adiantada -- o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

208 comentários

Verônica
VerônicaPermalinkResponder

Olá. João Pessoa-PB, é simplesmente é a melhor cidade do planeta terra, tenho um irmão que viaja muito, e ele sempre diz que não há um lugar à altura de João Pessoa-Pb, e sempre que eu viajo tenho esta mesma impressão. Ainda bem que é só agente que acha, pois temos João Pessoa só para poucos. Kkkk

João Graciano Santana

Para mim, João pessoa melhor cidade do nordeste

Denise Rogiardine Pires

Eu tenho o privilégio de conhecer algumas cidades maravilhosas, mas João Pessoa sempre será a minha paixão ?

Marcio Murcia
Marcio MurciaPermalinkResponder

Visitei JP na semana passada. Eu e minha esposa ficamos deslumbrados. Tudo que se diz a respeito dessa cidade é a mais pura verdade. Praias lindíssimas até mesmo as urbanas Tambaú e Cabo Branco. Não deixem de visitar.

Azuíla Da Silva Sousa Paiva

Realmente, viajando esse Brasil vejo o quanto João Pessoa tem praias lindas e uma gastronomia completa. Em quase toda esquina encontramos um restaurante dos mais variados gostos e paladares.

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Qual a maré devo tomar como referência em João Pessoa, já que aparece Praia de Cabedelo e praia de Tambaú?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eryka! Não acredito que haja diferença. Mas, vá lá: as piscinas naturais ficam perto de Tambaú, e Areia Vermelha em Cabedelo.

Juliana Moura
Juliana MouraPermalinkResponder

Vou a JP de 21 a 28 de março em 2020 e estou confusa com relação a maré....diz que a Lua Nova aparece dia 24/03 ...aí achei que seria bom...mas depois vi as marés e aparece maré alta durante toda a semana...ou seja...é bem ruim para os passeios, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! A maré alta acontece todos os dias do ano, duas vezes por dia. A maré baixa também. Na lua nova e na lua cheia, a maré baixa acontece de manhã e fica suficientemente rasa para possibilitar os passeios às piscinas naturais. Na lua crescente e na lua minguante a maré baixa ocorre à tarde e baixa menos. Em João Pessoa nem são oferecidos passeios de piscinas naturais nessas luas.

Neusely Toledo

No início de março ainda é uma boa época fora das chuvas? Vou dia 11/03 e volto 15/03.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neusely! É um mês de transição. Este ano a chuva está vindo mais cedo e mais forte.

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada.
Tenho mais uma dúvida.
Quando entro no clima tempo aparece uma maré, e quando entro na Marinha do Brasil aparece outra maré, as marés do clima tempo estão melhores e tem mais dias com maré baixa a 0.2 enquanto que a maré Marinha do Brasil estão maiores e menos dias com a maré baixa, e a maré mais baixa é 0.3. Sempre vi a maré pelo site da Marinha do Brasil que era a que você indicava e sempre deu certo, agora vi que você estava indicando o clima tempo e fiquei na dúvida, porque tem uma diferença grande entre os dois. Qual desses devo seguir para planejar os meus passeios? No dia 21/02 - uma está dando 0.3 e a outra 0.5. Mais uma vez obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eryka! A gente trocou da Marinha para a Climatempo quando a página da Marinha deixou de ser funcional. Agora pelo menos tem as fichas completas como PDF, já dá para consultar de novo. Realmente há discrepância. Vou falar com o Ricardo Freire, acredito que ele vá voltar para a página da Marinha.

Eryka
ErykaPermalinkResponder

Obrigada Bóia!
Então vou planejar os meus passeios de acordo com a Marinha do Brasil.

ALEXANDRE GODO

Ola, vou em novembro para Jampa em Lua de Mel, eu e minha noiva gostamos de beber e não queremos alugar carro, vale a pena fazer os passeios de uber ou 99, ou contratar uma empresa ou motorista? Ficaremos 10 dias em Cabo Branco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! É melhor combinar com taxista, já que não dá para ter certeza de conseguir Uber para voltar no horário que você quiser, e em tarifa normal.

ALEXANDRE GODO

Obrigado pela diga, vale a pena fechar com um 99 para ficar a nossa disposição

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Os taxistas que fazem ponto nos hotéis têm experiência nesse tipo de passeio. O 99 que você chamar vai ser uma questão de sorte, e você vai precisar combinar por fora do aplicativo.

ALEXANDRE GODO

Obrigado........

Carolina Steter

As praias são lindas! Fizemos passeio de buggy com o capitão América, visitamos as praias do Norte e as praias do sul foi incrível! Ele é muito atencioso!!!

ALANA
ALANAPermalinkResponder

olá boa tarde ....
Estamos com viajando para JOAO PESSOA na segunda semana de abril... é nossa primeira viagem á praia e !!!BÓIA poderia me infomar referente ao clima nessa época do ano??!!

Alexandre LINNET

Ainda bem que ainda não há descobriram. Pena pelo turismo mais Fica pra gente rs Simplesmente a melhor cidade do Nordeste muita praia mesmo na cidade conheço todas e não tem uma pra superar nossa Jampa no aspecto praias

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá!! Vou a JP em fevereiro. Passarei poucos dias (poucos mesmo! rsrs) e estou pensando seriamente em alugar um carro. Vi que para chegar nas praias do litoral sul a grande maioria das vias, se não forem todas, pegam parte de terra ou areia. Mesmo assim é tranquilo?? Obrigada! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Tranqüilo.

EDNARDO MELO DE FARIAS JUNIOR

Olá, boa tarde. Viajarei para João Pessoa com esposa e dois filhos (2 e 4 anos) no período de 18/09/20 a 28/09/20. Alugamos uma carro que iremos retirar no aeroporto. Ficaremos hospedados em um apartamento emprestado pelo Tio. Pode nos passar dicas de passeios e praias mais tranquilas para tomarmos banhos com as crianças? Obs: temos interesse em conhecer as piscinas naturais em João Pessoa e nas proximidades.

Daise lucide barbosa leite

Pra quem está indo a primeira vez, quais praias mais lindas vc me indica? Uma vez eu estava em Carneiros e conheci um casal daí, eles me falaram da praia mais linda mas esqueci o nome kk. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deise! Na nossa opinião, a mais bonita é Coqueirinho.

https://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/o-que-fazer-joao-pessoa/

Valter
ValterPermalinkResponder

Alguem ja foi de carro de Sao Paulo ate Jampa pelo litoral? Se foi, poderia enviar a rota rodoviária?
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valter!

https://www.viajenaviagem.com/sul-bahia-de-carro/

Veja a rota até a Bahia. Depois de Salvador siga pela Linha Verde até Aracaju, atravesse a Alagoas pela balsa de Neópolis a Penedo, então siga pela litorânea até Recife e finalmente, pela 101 novamente até João Pessoa. Mas esse caminho só vale a pena se você parar bastante pelo caminho, com pernoites. O mar nunca aparece para quem está na estrada.

Cristian Dias
Cristian DiasPermalinkResponder

Olá, estou planejando a viagem de 2021 com a família, as férias serão em Outubro e pensei em 15 dias com bases nas seguintes localidades: João Pessoa, Pipa, Natal e Gostoso, a princípio 3 dias em duas bases e 4 dias nas outras duas. Alguma dica ou recomendação sobre este esboço de roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristian! Você pode voar a João Pessoa e voltar por Natal.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá! Estou planejando uma viagem de Brasília a João Pessoa de carro em janeiro. Procuro dicas para o percurso, pois pretendemos sair umas 5h da manhã de Brasília e fazer algumas paradas na estrada para alimentação e pernoitar em hotel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Um bom caminho é via Barreiras, pegando a BR 101 em Feira de Santana. São mais de 30 horas de viagem, fora as paradas -- você vai precisar dormir duas noites na estrada. Não trafegue à noite, é super perigoso por causa da imprudência dos motoristas de caminhão. Hospede-se o mais perto de onde estiver às 6 da tarde de cada dia.

Vanessa Carmo
Vanessa CarmoPermalinkResponder

Estivemos em João Pessoa por seis dias. Como sempre paguei todas as dicas com vocês, que foram ótimas. Mas fiquei tão encantada com os locais que visitamos que ouso discordar que 3 dias são suficientes. Fizemos uma praia por dia porque você chega e não quer sair.

Magali Marques Arruda

Sou de Minas Gerais, e amei muito conhecer João Pessoa - PB
VOLTAREI SEMPLE.
Que seja feita a vontade de Deus.
Amei... amei...amei.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá. Estou gostando das dicas. Vou passar o pós carnaval no sesc cabo branco com a família. Fico pela região de Cabo Branco mesmo ou você indica fazer o que por perto? Restaurantes, praias, passeios, etc

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar