câmbio e transporte em Lima

Guia de Lima

Lima

Primeira viagem ao Peru: 9 noites entre Lima, Cusco e Machu Picchu

Lima: roteiro completo de 3 noites

Chegando em Lima: transporte e câmbio

27 hotéis em Lima comentados pelos leitores

Dicas de Lima, parte 1, por Sylvia Lemos

Dicas de Lima, parte 2, por Sylvia Lemos

Lima para duros, por Sylvia Lemos

Hotéis novíssimos em Lima: Four Points by Sheraton e Tierra Viva Larco

Que moeda levar para 50 países

Não perca dinheiro no câmbio

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    141 comentários

    Pessoal, eu e meu marido fizemos uma viagem de 20 dias pelo Peru. Visitamos Lima, Paracas, Ica, Huacachina, Nazca, Arequipa, Puno, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu, Caral e Trujillo. Percebi que aqui no site não existe um tópico para Paracas/Ica/Huacachina. Não vimos praticamente nenhum brasileiro nesses lugares. E o passeio é simplesmente sensacional. Lá está localizado um dos desertos mais secos do mundo, incrível. Nós fizemos vlog de toda nossa viagem. Será uma média de 10 vídeos, 3 deles já estão no ar. Pra quem quiser saber mais mais:
    Episódio 1: Lima (dia 1) – https://www.youtube.com/watch?v=GSOt28GJqxI
    Episódio 2: Paracas/Ica/Huacachina (dias 2 e 3) – https://www.youtube.com/watch?v=zO_MO1Q8bvE
    Episódio 3: Nazca (dia 4) – https://www.youtube.com/watch?v=OQX2g55zJwc

    Temos recebido um feedback super positivo dos vídeos e ajudado bastente gente. Estamos super à disposição pra quem quiser ajuda.

    Fui alguns anos atrás e tive a maravilhosa experiência de dormir no hotel que fica na saída do parque arqueológico. O diferencial é que quem fica hospedado no hotel tem acesso ao parque no horário anterior e posterior à visitação (entre 10 e 16 horas) e portanto sem tantos visitantes. Isso fez toda a diferença, foram momentos mágicos!

    Oi Diego,
    Fiz essa viagem em junho de 2015, na semana da Festa do Sol.
    Penso o seguinte: o destino é muito bom para fazer correndo, além de demandar adaptação.
    Eu nada sofri com o mal da altitude. Mas ao todo fiquei 05 dias em Cusco. E só nos últimos 2 dias que perambulei pela cidade com toda desenvoltura sem me cansar.
    Quanto ao roteiro, tentaria encaixar mais um dia em Cusco. Ou seja, com Arequipa no começo, reserve sua volta Cusco – Rio, sem precisar pernoitar em Lima.
    Para o mal da altitude, como disse, eu e minha esposa nada tivemos: seguimos as dicas do hotel: primeiro dia repouso total, sem alcool, sem comida pesada; hidratação em quantidades industriais; 3 chás de coca por dia (após café da manha e almoço e o último por volta das 17:00); e a última dica que não encontrei em nenhum outro local, foi chupar bala de limão o máximo que conseguir.
    No mais, você vai adorar. Apesar da quantidade de informação e fotos que hoje em dia temos disponíveis, o destino sempre surpreende.

    Diego,

    Em novembro de 2013, fiz um roteiro praticamente igual ao seu, com exceção da região de Arequipa, que não visitei. A diferença foi que passei duas noites em Cusco antes de seguir para o Vale Sagrado. O planejado era conhecer a cidade no primeiro dia e a fortaleza no segundo. Infelizmente tive um ataque forte de soroche no entardecer do primeiro dia e tive que passar o segundo dia repousando no quarto, perdendo o passeio à fortaleza.
    Uma das formas de prevenir o mal de altitude segundo os especialistas é ir se adaptando aos poucos à altitude. Como você incluiu Arequipa no roteiro, pode ser interessante você invertê-lo e colocar Arequipa antes de Cusco, já que ela fica a 2.300 metros de altura, bem menos que Cusco.

    Relatei toda a minha viagem nesse post:
    https://albumdeviagens.blogspot.com.br/2014/03/rumando-ao-peru.html

    Ola, Ricardo!
    Comprei minha passagem de férias para set/15 para o Peru e gostaria de saber sua opinião sobre o roteiro que estou querendo fazer.. Tenho 12 dias.

    Dia 1 – voo Rio>Lima, chegando pela manhã cedo na capital peruana (dia livre)
    Dia 2 – Lima (dia livre)
    Dia 3 – voo Lima>Cusco, chegando meio do dia em Cusco (dia livre)
    Dia 4 – passeio Vale Sagrado
    Dia 5 – passeio Vale Sagrado/ida a Aguas Calientes
    Dia 6 – Machu Picchu (full day)
    Dia 7 – Cusco (dia livre)/onibus para Arequipa (noite)
    Dia 8 – Arequipa, chegando de manhã cedo (dia livre)
    Dia 9 – passeio Canyon del Colca (full day)
    Dia 10 – Arequipa (dia livre)
    Dia 11 – voo Arequipa>Lima (meio dia livre)
    Dia 12 – Lima>Rio

    Obrigado!

      Olá, Diego! Quem responde é A Bóia. Vamos compartilhar seu roteiro no Perguntódromo. Havendo pitacos, aparecerão aqui.

      Diego,
      Concordo com o que o Marcelo disse, o melhor é começar por Arequipa para evitar problemas com o soroche em Cusco.
      Quando fomos ao Cânion do Colca decidimos dormir uma noite lá para acordar bem cedo no outro dia e termos mais chances de vermos os condores.
      Tem um post lá no blog (licença para o merchan, D. Bóia) https://www.dividindoabagagem.com/2013/03/passeio-ao-canion-do-colca.html
      De Arequipa para Cusco são 10h de viagem. Escolha uma boa empresa como a Cruz del Sur ou a Oltursa. Eu me sentiria mais segura viajando de dia, mas acho que eles só fazem esse trajeto à noite.
      Só uma coisinha: você sabe que de 04 a 13 de setembro vai rolar o Mistura, festival gastronômico, em Lima, né? Dá uma googlada e veja se te interessa.
      Boa viagem! 🙂

    Ola! Alguém por aqui já fez o trajeto Cusco-Ica de ônibus para contar a experiência? Meu roteiro tem essas duas cidades ligadas e gostaria de saber se vale a pena fazer o trajato de Onibus ou se é melhor ir para Lima de avião, dormir em Lima e só pegar o onibus para Ica no dia seguinte.
    Obrigada!

      Olá, Renata! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Renata,
      Já fiz essa viagem, ou algo muito parecido com ela: fui de Cusco a Nazca e, de lá, para Ica (para a Laguna Huaycachina, na verdade, que imagino ser tb seu destino).
      Fui de ônibus noturno para Nazca, extremamente confortável; leito, com jantar e tudo o mais. Cheguei lá por volta das sete da manhã. Sobrevoei as Linhas de manhã, visitei o museu local e, ao meio-dia, peguei o ônibus para Ica, duas horas de viagem.
      Não tenho dúvidas que é melhor ir de ônibus do que voar a Lima. Nesse caso, vc, além do tempo de vôo e de todos os perrengues envolvendo deslocamentos pela capital, ainda teria de enfrentar umas quatro ou cinco horas de ônibus para Ica.
      Não lembro se há ônibus diretos de Cusco para Ica; mesmo que não haja, daria para fazer o trajeto que fiz, com certeza ainda bem mais razoável que passar por Lima.
      Aliás, uma sugestão: pq vc não repete o roteiro que fiz nesse dia? Acho um pecado deixar de passar por Nazca, pelas Linhas, ainda mais sendo um passeio que não ocupa mais que uma manhã e encaixa perfeitamente com a seqüência da tua viagem.

      Renata, fui de Lima a Paracas de onibus (visitei Ilhas Ballestas e Reserva de Paracas e adorei), depois, de onibus para Ica para conhecer o Oasis de Huacachina e, finalmente, de onibus de Ica a Nasca. Foi um pouco cansativo mas valeu a pena. Todo o meu roteiro esta no blog http://www.ciaoviaggio.com. Espero poder ajudar

      Fiz a Viagem de ônibus desde Lima, passando por Ica até Cusco, ida e volta. É bem roots, bem rústico….A Moviltours oferece bons preços e condições favoráveis na viagem. Extremamente cansativo, leva quase 24 horas dependendo das condições locais. Mais informações me escrevam.

    Exatamente! Passei o dia inteiro pesquisando os principais sites sobre a região e vi que o ideal é, depois de passar um dia em Cusco se adaptando à altitude, parar em Ollantaytambo (Valle Sagrado) no dia seguinte antes de chegar em Águas Calientes. Maravilha, vou arrumar minhas malas. Abs e obrigado pelas dicas. O site é muito bom, parabéns!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito