Introdução a Morro de São Paulo

Guia de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Principal povoado da ilha de Tinharé (pertencente ao município de Cairu), Morro de São Paulo é o que temos de mais parecido no Brasil com uma ilha grega. Não nos quesitos paisagem ou arquitetura, mas no departamento animação.

O ano inteiro, gringos alternativos fazem de Morro uma esticada sagrada de suas viagens a Salvador. No verão, é a vez dos brasileiros aumentarem o quórum para o festerê.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Morro de São Paulo

Prepare-se para caminhar. Ao desembarcar no píer, você já vai encarar uma ladeira até o alto do centrinho.

Depois disso, todos os seus deslocamentos entre a pousada e as praias centrais ou a vila vão ser feitos a pé.

Na chegada e na saída, conte com carregadores (chamados ‘táxis’) para transportar sua mala.

Os poucos carros existentes na ilha servem apenas para transporte aos hotéis mais distantes da vila, ao povoado de Garapuá e à Fazenda Pontal, de onde é possível atravessar de barquinho à ilha de Boipeba.

Nenhum carro trafega pela areia. Todos os veículos de transporte vão por uma estrada escondida, que sai nos fundos da Segunda Praia e segue num traçado por dentro da ilha.

Vale a pena combinar Morro de São Paulo com Boipeba?

Essa é uma dúvida bastante comum.

Boipeba é, na verdade, o exato oposto de Morro de São Paulo. Uma ilha com nenhum agito (com exceção da época de Réveillon), e que só está inserida no turismo de massa porque recebe visitantes de Morro que vêm passar o dia.

Por isso, se você apenas tem curiosidade por Boipeba e quer dar uma olhadinha nas suas atrações mais conhecidas (as piscinas naturais de Moreré, a lagosta do Guido, os flutuantes com ostras de Canavieiras), pode se contentar com o passeio Volta à Ilha, que dá a volta na ilha de Tinharé incluindo três paradas em Boipeba.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas se você realmente quiser uns dias de descompressão e natureza depois de passar por Morro de São Paulo, então combine sim as duas ilhas.

    Veja nosso Guia de Boipeba.

    157 comentários

    Existem coisas para fazer em dias de chuva no morro de São Paulo ou tem que ficar trancado dentro da pousada?

      Olá, Marcos! Em praticamente nenhum vilarejo de praia no Brasil há o que fazer em dia de chuva.

    Estive em Morro de São Paulo , com meu noivo, início de Janeiro desse ano, 2018. Nunca tive um experiência em viagem, tão ruim quanto neste pequeno lugar , onde vale lembrar do emaranhado de pousadas, restaurantes e congestinamento de pessoas. Vale lembrar que lá, é rotineiro ter queda de energia, nós mesmos, ficamos 48 sem energia alguma, os mosquitos puxavam por conta da janela aberta, pq se não, morreriamos de calor. Várias pousadas na mesma situação, a manutenção custa a chegar na ilha, toda e qualquer emergência, é mto problemática. As praias são lindas de cima, mas quando se está nelas, você se sente incomodado com tanta gente, por conta da pequena faixa de areia. Duas únicas coisas boas de Morro, restaurantes variados, com preço justo e de qualidade. A toca do morcego etudo de bom. Mas ainda sim, não compensa todo o inferninho que se para por lá, ainda mais com risco de ficar sem energia. Em todos os lugares do mundo, que viagei, nunca tive tanta vontade de sumir de um lugar.
    Ah! Vale lembrar do bando de argentinos, selecionadíssimos, que frequentam constamente a cidade, educação zero!
    Próximo a Salvador, recomendo Itacaré, paraíso na Terra.

    Boa tarde, estou indo com + 3 pessoas para Morro agora final do mês. Como estaremos com tempo sobrando e temos estômago fraco, optamos por ir por conta própria pelo semi terrestre uber até o terminal, ferry até Itaparica, táxi até Bom Jardim e lancha rápida até Morro.
    .
    Minha dúvida é quanto a volta. No atracadouro de Bom Jardim tem disponibilidade de táxi fácil??

    Agradeço desde já pela ajuda.

      Olá, Josy! Não conte com táxi fácil no atracadouro, não. Vai depender do movimento. Sua pousada em Morro consegue que um táxi espere você.

    Pessoal, gostaria de saber se alguém utilizou e gostou dos serviços da Island Tour para o translado semi-terrestre entre o aeroporto de Salvador e Morro de SP. Vi que há queixas em relação à Cassi, que é a maior operadora do translado e está cobrando 140 do translado mais 30 de taxa (taxa por trecho – 3 trechos). Já a Island Tour está cobrando 120 acrescido de taxa conforme a opção de pagamento (entre 10 e 20 reais), portanto mais em conta.

      Olá, Marcus! É melhor você pesquisar essas coisas diretamente no Google, Reclame Aqui ou TripAdvisor. Lembre-se de que os maiores operadores sempre têm maior número de reclamações, é uma questão estatística.

      Sua pousada também poderá lhe dar informações com base em experiências recentes de seus hóspedes.

      Dito isso, o Ricardo Freire voltou de Boipeba com a Island Tour e deu tudo certo.

    Olá boa noite, estou com viagem marcada para Morro de São Paulo agora no Carnaval e tive a orientação de que fazer o transfer semi terrestre por conta sem ser por agência de turismo costuma dar certo! Você saberia me dizer se para o transfer da volta a salvador teríamos algum risco de não embarcar no Ferry de Itaparica para Salvador por excesso de passageiros retornando??? (Pois estaríamos por conta sem passagens reservadas pela agência e correndo risco de perder o voo mesmo saindo de Morro com antecedência…)
    Muito obrigada…!!!

      Olá, Fabiana! Viajar sem passagem assegurada, no momento mais movimentado do ano, com todo mundo voltando ao mesmo tempo, filas e filas em Itaparica, e com um vôo para pegar com hora marcada a 30 km do desembarque em Salvador. O que pode dar errado, não é mesmo?

    Bom dia, gostaria de planejar uma viagem em setembro para Morro de São Paulo, porém gostaria de conhecer ou até mesmo me hospedar em outro local (Barra Grande ou Itacaré), mais confesso que estou meio perdida no planejamento, terei 10 (dez) dias para viagem. Será que vcs conseguem me dar uma direção?

    Bom dia, provavelmente meu vôo chegará no aeroporto de Salvador em torno de 02:30h da manhã, sendo que o primeiro catamarã para Morro São Paulo se não me engano é somente às 08:30h.

    Alguém tem alguma dica de onde descansar neste intervalo?

    Seria uma boa opção pegar táxi de madrugada logo na chegada e ir até o terminal marítimo?

    É seguro andar de táxi neste horário ?

    Tem onde ficar próximo do terminal marítimo para aguardar até ás 08:30h que é o primeiro horário catamarã?

    Ou melhor opção é descansar (se é que é possível) no aeroporto e pegar táxi pela manhã?

    Aguardo dicas e sugestões por favor.

    Obrigado

      Olá, Gleiton! O lugar mais seguro é o aeroporto mesmo. O ideal seria você pegar um hotel para a noite e sair num catamarã mais tarde. Lembre-se que sua pousada em Morro não vai liberar o quarto antes das 14h.

    Boa tarde! estou indo pra morro de sao paulo na primeira semana de dezembro, e ja me falaram pra deixar pra alugar o hotel la, sera que corro risco de nao achar hospedagem ?

      Olá, Patricia! Esse é o jeito que se viajava há 10 anos. Não oferece vantagem nenhuma, você vai ter que se contentar com o que sobrou e ainda vai perder uma parte do seu primeiro dia de férias procurando hotel.

    NAO FACA TRANSLADO COM A CASSI TURISMO

    Translado Morro de São Paulo para Salvador

    Eu e meu marido viajamos para Morro de São Paulo pela Cassi Turismo no dia 28 de maio de 2017. Viagem longa. Tivemos que pagar uma taxa no atracadouro de 1,10 por pessoa, mas nem reclamamos porque a taxa era barata. Na volta contratamos a mesma empresa pra fazer o trajeto até o aeroporto. Contratamos o transfer com o vendedor Thor no dia 30 de maio de 2017 por 220,00. Ao chegarmos para o embarque, o rapaz que nos recebeu da empresa nos informou que a gente tinha que pagar uma taxa de 10 reais por pessoa. Taxa que não existia 3 dias antes e que ele afirmou ser de embarque que não foi avisada no momento da contratação do pacote. Você paga 110 reais para o transporte e não inclui nem a “taxa de embarque”. Perguntei sobre a taxa para o rapaz responsável pelo atracadouro e ele disse que a taxa pra pessoa entrar lá era 1,10 sendo que a empresa estava nos cobrando 2,50. Outra taxa de 5 reais pro percurso rodoviário na van que é da empresa. Nunca vi isso de pagar taxa pra entrar em van da própria empresa. E por último uma taxa de 2,50 pra pegar a lancha que é um pouco mais que 5 reais pros demais passageiros. Tivemos que pagar porque dependiamos da empresa pra pegar nosso vôo. Mas a raiva de ser cobrada de forma abusiva e sem lógica por uma empresa que só quer tirar nosso dinheiro de todas as formas porque sabe que dependemos dos seus serviços. BOICOTE A ESSAS EMPRESAS DE TURISMO QUE QUEREM NOS TIRAR DINHEIRO DE TODAS AS FORMAS POSSIVEIS.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito