Introdução a Morro de São Paulo

Guia de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Principal povoado da ilha de Tinharé (pertencente ao município de Cairu), Morro de São Paulo é o que temos de mais parecido no Brasil com uma ilha grega. Não nos quesitos paisagem ou arquitetura, mas no departamento animação.

O ano inteiro, gringos alternativos fazem de Morro uma esticada sagrada de suas viagens a Salvador. No verão, é a vez dos brasileiros aumentarem o quórum para o festerê.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Morro de São Paulo

Prepare-se para caminhar. Ao desembarcar no píer, você já vai encarar uma ladeira até o alto do centrinho.

Depois disso, todos os seus deslocamentos entre a pousada e as praias centrais ou a vila vão ser feitos a pé.

Na chegada e na saída, conte com carregadores (chamados ‘táxis’) para transportar sua mala.

Os poucos carros existentes na ilha servem apenas para transporte aos hotéis mais distantes da vila, ao povoado de Garapuá e à Fazenda Pontal, de onde é possível atravessar de barquinho à ilha de Boipeba.

Nenhum carro trafega pela areia. Todos os veículos de transporte vão por uma estrada escondida, que sai nos fundos da Segunda Praia e segue num traçado por dentro da ilha.

Vale a pena combinar Morro de São Paulo com Boipeba?

Essa é uma dúvida bastante comum.

Boipeba é, na verdade, o exato oposto de Morro de São Paulo. Uma ilha com nenhum agito (com exceção da época de Réveillon), e que só está inserida no turismo de massa porque recebe visitantes de Morro que vêm passar o dia.

Por isso, se você apenas tem curiosidade por Boipeba e quer dar uma olhadinha nas suas atrações mais conhecidas (as piscinas naturais de Moreré, a lagosta do Guido, os flutuantes com ostras de Canavieiras), pode se contentar com o passeio Volta à Ilha, que dá a volta na ilha de Tinharé incluindo três paradas em Boipeba.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas se você realmente quiser uns dias de descompressão e natureza depois de passar por Morro de São Paulo, então combine sim as duas ilhas.

    Veja nosso Guia de Boipeba.

    157 comentários

    Oi Ricardo,
    Vc sabe me dizer qual a melhor companhia pra eu pegar a lancha ? Barco seguro, manutenção feira etc… Aqui no site da o nome de 3, e 1 delas o site tá off.
    As outras duas são BioTur ou Ilhabela.
    O que vc recomenda ?

    Tb vi muita gente reclamar do enjoo em alto mar…um dramim deve resolver isso não ?

    Agradeço desde já pela resposta.

      Olá, Vanessa! Quem responde é A Bóia. Não acreditamos que haja uma diferença significativa entre as operadoras, não.

    Bom dia!
    Vou pra Morro na próxima semana, sabe me informar se a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito ou pagamentos somente em dinheiro? Obrigada.

      Olá, Lyvia! Cartões são bem aceitos em Morro, sim.

      (Hoje é muito raro o lugar do Brasil onde não se aceite cartão. Se houver boa conexão à internet, o uso de cartão se dissemina naturalmente.)

    Ricardo, boa tarde! Ótimas dicas sobre o Morro, obrigado por ajudar a divulgar esse lugar incrível! Frequento a ilha desde 97, mas hoje moro aqui, há quase 2 anos e é um privilégio tremendo, poder desfrutar todos os dias um pouco mais desse paraíso! Pra quem vem visitar, olha, não vai se arrepender. Exceto se você tem alguma dificuldade de locomoção, a ilha é um lugar quase perfeito. Tem subidas, descidas, escadarias e boas caminhadinhas, em meio ao verde da natureza e do mar…

    Olá…Se possível, gostaria de algumas dicas.
    Estou planejando conhecer a região do Rio São Francisco, no segundo semestre. É de lá, partir para Salvador e depois, Morro de São Paulo. Estou partindo de carro da Paraíba. Minha dúvida é se eu deixo meu carro em algum estacionamento em Salvador, e depois pegar a embarcação até O Morro de SP, ou se tem alguma localidade mais próxima onde deixar o carro?

    Bom dia;

    Acho que não acertei na data certa para ir a Morros de São Paulo, iremos em três adultos, ficar 04 dia em 08/05/2019. Só agora descobri, que chove muito essa época do ano. Meu Deus será muito azar, mas pegamos uma boa promoção, agora também entendi porque do preço. Tomara que não seja todos os dias chuvosos.

    Gostaria de viajar em julho com meu filho de dois anos para a Bahia e pensei em ilhéus , Trancoso e morro de São Paulo mas gostaria de uma dica de qual melhor local e hotéis ou resorts que tenha varias atividades para criança desta idade e que permita que eu consiga me divertir

      Olá, Francis! O sul da Bahia é bem menos chuvoso em julho do que a região de Morro de São Paulo. Trancoso é uma povoado mas interessante que Ilhéus.

    estou com viagem marcada para morro de sao paulo na segunda quinzena de maio.
    é epoca de muita chuva ?

      Olá, Viviane! Pode chover bastante, sim. É a época de chuvas, de abril a julho.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito