Guia de Nova York

5 coisas que você ainda não fez em Nova York

Nova York é inesgotável. Por mais que você fique — e por mais que você volte — sempre haverá coisas a conferir ou a descobrir. Aqui vão cinco experiências que talvez você ainda não tenha tido.

Passeio de helicóptero

5 coisas que você ainda não fez em Nova York 1

Que Empire State que nada: para ter a exata noção do tamanho de Nova York, o mirante ideal é um helicóptero. A companhia mais recomendada pelos usuários do TripAdvisor é a Liberty, que faz passeios de 15 minutos por US$ 249 e de 20 minutos por US$ 279. Ambos vão até a Ellis Island, onde está a Estátua da Liberdade; mas só o mais longo se aproxima do sobre o Central Park.

Note que desde o 11 de setembro é proibido sobrevoar Manhattan; os helicópteros se mantêm a uma distância segura dos arranha-céus, mas mesmo assim a vista vale.

Uma noite no Birdland

5 coisas que você ainda não fez em Nova York 2

Todo mundo que vai a Nova York bate ponto na Broadway — mas você parou para pensar que a noite de Manhattan não se resume ao teatro? A cena musical também é riquíssima.

Da próxima vez, que tal experimentar um clube de jazz? Pertinho da Times Square você encontra o mítico Birdland, onde só os feras se apresentam. (Nossa venerável Leny Andrade costuma fazer uma pequena temporada anual por ali; Tony Benett sempre aparece numa noite.)

Strawberry Fields forever

Nova York museus: Strawberry Fields

Já reparou que sempre tem um cantinho do Central Park onde parece que você não passou antes? É fácil de explicar: o parque tem 341 hectares; seu território cobre 6% da ilha de Manhattan. O Central Park se mostra diferente a cada estação — e proporciona novas sensações a cada novo roteiro que se faz por dentro dele. Perder-se no parque sempre é um grande programa. Ter um mapa na mão, porém, é indispensável para achar lugarzinhos específicos — como o memorial a John Lennon na área conhecida como Strawberry Fields.

O mosaico, montado com pedras portuguesas por artesões lusos, reproduz um mosaico original de Pompéia, com a inscrição Imagine no centro. Está sempre decorado com flores frescas deixadas por fãs. Não é difícil achar: fica no lado oeste do Central Park, à altura da rua 72, perto do edifício Dakota, onde John morava com Yoko.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    High Line Park

    5 coisas que você ainda não fez em Nova York 3

    O parque mais original dos últimos tempos — não só em Nova York, mas no mundo inteiro — surgiu no alto de um trilho de trem suspenso abandonado, no arrabalde do Meatpacking District, à beira do Hudson. O elevado foi transformado numa praça comprida e suspensa; o trecho entre a rua Gansevoort (uma antes da rua 12) e a rua 20 ganhou gramados, arbustos e bancos.

    A criação do parque fez aumentar ainda mais o bochincho do Meatpacking District, um bairro que nos últimos anos atraiu boutiques de designers de vanguarda, hotéis superdescolados, restaurantes e clubes. (Dois dos restaurantes mais disputados são o Pastis, que reproduz um bistrô de estação ferroviária na França, e o Spice Market, cuja decoração veio toda da Índia e do Camboja.)

    Abre diariamente das 7h às 20h; a última entrada é às 19h45. Suba pela escadaria à altura da rua Gansevoort.  Leia mais aqui.

    Do Soho ao Lower East Side, via Nolita e Bowery

    5 coisas que você ainda não fez em Nova York 5

    Nos últimos anos o Soho perdeu bastante da sua aura de inovação e originalidade — e transformou-se num agradabilíssimo shopping de rua, onde você encontra boa parte das grifes de moda casual. Caminhe na direção leste, no entanto, e você vai encontrar um ambiente parecido com o Soho de quinze anos atrás, com butiques independentes, lojinhas de trecos, pop up stores (lojas temporárias), bares animados.

    O caminho é fácil, não tem erro. Pegue a rua Prince. Atravesse a Broadway e siga em frente. Bata em revista as duas calçadas das transversais: Mulberry, Mott e sobretudo Elizabeth, que é o coração da moda de Nolita. A próxima avenida será a Bowery; você sairá em frente ao New Museum.

    Depois de dar uma olhadinha na exposição, prossiga por uma das duas ruas laterais: a Stanton ou a Rivington. As duas vão dar na nova fronteira da moda e da noite de Manhattan, o Lower East Side. Dê uma atenção especial à rua Orchard, onde dá para achar lojas bacanas em meio às lojinhas de bairro. Leia mais aqui.

    41 comentários

    Ola, viajo para NY em 22 de junho e la garanti meu passeio de helicoptero (adoro!)e tambem coloquei Strawberry Fields na minha lista de lugares para ver no Central Park. Vou ficar hospedada no Hilton New York, entre 6a Avenida e a 53. Tem alguma dica de show musical que eu possa ir a pe a noite, perto dessa regiao?

    Pessoal, em abril vou para Miami e NYC e pretendo comprar uma máquina fotográfica, queria uma máquina profissional ou ao menos semi profissional, alguém tem uma dica para me dar? E será que compro em MIA ou espero e procuro em NYC???
    Abraços

      Marina, estive em NY há seis meses e também queria muito comprar uma câmera. Por orientação de uma amiga fotógrafa, comprei na B&H uma Nikon D3000. A máquina é muito boa e o preço foi bem legal (cerca de 400 dólares com cartão de 16). Não sei como estão os preços em Miami, mas achei legais os preços de NY. Boa sorte!

    Será que alguém vai a NY e não explora o Central Park? As sugestões foram ótimas, principalmente a do roteiro Soho-Lower Eastside.
    Existe ainda uma NY que pouquíssimos turistas conhecem, onde os motoristas param para vc atravessar, as pessoas cumprimentam vc sem lhe conhecer, onde há praia e surfistas e ruas tranquilas. Uma Big Aple quase interiorana. Duvida?
    https://jccbalaperdida.blogspot.com/2010/06/o-lado-b-de-nova-iorque-para-turistas.html#links
    abraço

    Não acerto nenhuma charada, mas me senti uma viajante mais in após esse post rsrs (vi Strawberry Fields da 2a vez que fui a NY e já fiz o caminho do Soho… eacho que foi aqui que entendi que valia a pena mas não sabia que era um top 5!)

    Pronto… Uma noite no Birdland entrou na minha listinha. O passeio de helicoptero não tenho interesse, acho que apreciar a skyline de Manhattan é mais interessante…
    Os ultimos três nós já fizemos e super recomendamos também!!!

    Fiquei feliz que das cinco coisas…só não voei de helicóptero e nem conheci Birdland.
    Eu incluiria aí achar a estatua do Balto e andar no Central Park de pedcab, e dar a sorte de pegar um motorista russo que conheça os lugares onde os famosos moram e também sobre as particularidades do parque.
    Conheci a No Reason Bridge, a antiga cadeia do Central Park, a parede que construíram ao lado do prédio da Jackie Kennedy para evitarem assédio dos paparazzi, cobertura de Al Pacino, Angelina Jolie, Bill Gates….foi uma aventura sensacional.

      Eu e meu filho pegamos um pedcab da mongólia,maravilhoso,vi todos os detalhezinhos do Central Park(fonte do Friens,estátua de Balto,Strawberry field,a ponte do Sexy and the City e outros filmes,etc…mesmo)amei o passeio,ele ainda tirou foto da gente,narrou a viagem inteira com uma alegria que dobrou a tip.

    NY é demais né? Ler o post dá uma vontade de ir… Eu procurei Strawberry Fields, me bati um pouco porque fui pelo outro lado mas valeu a pena. Tinha um cara tocando Beatles no violão, muito bacana, criou um clima bom. E não era pedinte não, era fã! Também fui no High Line Park, em um dia frio com muito sol, gostoso até para passar um tempo nas chaises disponíveis. O resto não conheço. Olha só que bom motivo para voltar, hehehehe!

    Sem dúvida, minha noite mais agradável em NYC foi no Birdland e adorei as outras que passei no lendário Blue Note e no Iridium.
    Passear pelo Central Park foi uma delícia que considerei indispensável na visita a NYC.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito