Paris

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Paris: como chegar

De avião

A Air France voa direto a Paris desde São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília.

A Latam e GOL voam direto a Paris desde São Paulo.

A TAP liga Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo a Paris com uma conexão em Lisboa - todas as opções de voos para Paris aqui. A cia. portuguesa tem também boas conexões para quem vai a Nice, Marselha, Lyon, Bordeaux e Nantes.

Todas as outras cias. aéreas que voam do Brasil à Europa também chegam a Paris, saindo de São Paulo e/ou do Rio, com uma conexão.

Se você já estiver na Europa, escolha o avião se vier de Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido (com exceção de Londres), Alemanha (com exceção de Colônia, Stuttgart e Frankfurt), todo o Leste Europeu e Escandinávia. Dentro da França, Dentro da França, considere o avião se vier de/for a Nice, Toulouse, Biarritz ou Lourdes.

Leia sobre transporte de/para os aeroportos mais abaixo.

Voltar | Menu

De trem

O trem é o melhor meio de transporte para quem vem de (ou vai a) Bruxelas (1h30), Londres (2h30), Genebra (3h10), Amsterdã (3h20), Colônia (3h20), Lausanne (3h40), Stuttgart (3h40), Zurique (4h) e Frankfurt (4h). Munique (6h, com baldeação em Stuttgart) e Barcelona (6h30, direto) são destinos em que o avião, mesmo com os deslocamentos e antecedência para check-in, pode ser mais rápido (escolha o trem se gostar mais ou se o preço estiver melhor).

Na França, os TGVs ligam Paris com mais rapidez do que o avião (somando deslocamentos e antecedência para check-in) a Aix-en-Provence (3h), Avignon (2h45), Bordeaux (3h20), Marselha (3h20) e Strasbourg (2h20). Outros destinos domésticos, porém, permitem considerar o avião: Nice (5h40 de trem), Toulouse (5h40 de trem), Biarritz (5h40 de trem) e Lourdes (6h de trem).

Para conseguir tarifas descontadas, compre suas passagens de trem a partir de 120 dias de antecedência (se não aparecerem com 120 dias, aparecerão com 90 dias). Passagens com origem na França devem ser compradas na SNCF. Com origem no exterior, compre nos sites das cias. dos próprios países: em Londres, Eurostar; na Bélgica, Thalys; na Holanda, NS Hispeed; na Suíça, SBB; na Espanha, Renfe.

Leia sobre as 6 estações ferroviárias de Paris mais abaixo.

Voltar | Menu

De carro

Não faça isso! Estar de carro em Paris é uma grande roubada. O estacionamento é difícil e caro; o trânsito é complicado; entrar e sair da cidade requer atenção (mesmo com GPS!) e muita paciência.

Se você vem de outro lugar na França, o ideal é entregar o carro e vir de trem (ou avião). A mesma coisa para sair de Paris: vá de trem (ou avião) à região que quer explorar, e alugue o carro a chegar. Isso vale para regiões como a Alsácia (alugue ou deixe o carro em Strasbourg), Bourgogne (alugue ou deixe o carro em Dijon), Provence (alugue ou deixe o carro em Avignon, Aix ou Marselha), Côte d'Azur (alugue ou deixe o carro em Nice), Vale do Loire (alugue ou deixe o carro em Tours), Normandia (alugue ou deixe o carro em Caen), Lyon ou Bordeaux.

Voltar | Menu

Transporte de/para aeroportos

Paris tem dois aeroportos na região metropolitana (Charles de Gaulle e Orly) e um aeroporto low-cost distante, Beauvais, que é vendido pela Ryanair como "Paris".

Charles de Gaulle (CDG)

É o maior e mais importante; os vôos Air France e TAM vão para lá. O táxi agora tem tarifa fixa: 50 euros até a Rive Droite e 55 euros até a Rive Gauche. As outras alternativas são o ônibus adaptado Roissybus (a Étoile), 12,50 euros; o ônibus especial Le Bus Direct, 17 euros (à Tour Eiffel ou às Gares de Lyon e Montparnasse) e o trem suburbano RER B sai 11,40 euros. Vans só valem a pena no trajeto hotel-aeroporto. (O easyBus deixou de operar em outubro de 2016.)

Trânsfers do aeroporto para Paris:

Trânsfers de Paris para o aeroporto:

Orly

É o aeroporto mais próximo da cidade; a TAP opera aqui. O táxi agora tem tarifa fixa: 30 euros até a Rive Gauche e 35 euros até a Rive Droite. As outras alternativas são o ônibus adaptado OrlyBus (a Denfert-Rochereau), 9,20 euros; o ônibus especial Le Bus Direct (a Montparnasse, Invalides e Étoile), 12 euros; o monotrilho OrlyVal combinado com o trem suburbano RER B, que sai 13,30 euros.

Beauvais

Fica a 90 km da cidade e é a base das low-cost RyanAir e da WizzAir. Há ônibus fazendo a linha Beauvais-Porte Maillot, com partida 25 minutos depois da chegada de cada vôo. Custa 17 euros.

Voltar | Menu

Veja prós, contras, horários, duração e detalhes dos trajetos neste post:

Tarifas fixas dos táxis dos aeroportos de Paris
Transporte dos aeroportos: todos os detalhes

Transporte de/para estações ferroviárias

Não existe uma estação ferroviária central em Paris. Você pode chegar ou partir por seis gares espalhadas pela cidade:

  • Na Gare du Nord operam os trens de/para Londres, Bruxelas, Bruges, Amsterdã, Colônia e Lille. É servida pelas linhas 4 e 5 do metrô e pelas linhas B e D do RER.
  • Na Gare de l'Est operam os trens de/para Reims, Strasbourg, Frankfurt, Stuttgart (e de lá a Munique) e Luxemburgo. É servida pelas linhas 4, 5 e 7 do metrô.
  • Na Gare de Lyon operam os trens de/para Lyon, Dijon, Avignon, Aix-en-Provence, Marselha, Nice, Genebra, Lausanne, Basiléia, Zurique e Milão. É servida pelas linhas 1 e 14 do metrô e pelas linhas A e D do RER.
  • Na Gare Montparnasse operam os trens de/para Tours, Rennes (e de lá o ônibus ao Mont St.-Michel), Bordeaux, Lourdes e Biarritz. É servida pelas linhas 4, 6, 12 e 13 do metrô.
  • Na Gare St.-Lazare operam os trens de/para destinos da Normandia, como Caen e Vernon (de onde você segue de ônibus aos jardins de Giverny). É servida pelas linhas 3, 12, 13 e 14 do metrô e pela linha E do RER.
  • Na Gare d'Austerlitz operam os trens de/para Orléans, Blois e Toulouse. É servida pelas linhas 5 e 10 do metrô e pela linha C do RER.

Em todas as estações você encontrará pontos de táxi bem sinalizados, onde dá para pegar táxi 24 horas (é comum esperar). Os táxis funcionam pelo taxímetro. Dentro de Paris, espere pagar entre 10 e 25 euros pela corrida ao seu hotel.

Todas as estações são ligadas pelo metrô. Será inevitável encontrar lances de escadas não-rolantes no seu percurso. Para ver o trajeto entre a estação de chegada e o seu hotel (e para qualquer outro deslocamento em Paris), use esta ferramenta da RATP.

Voltar | Menu

Como ir à Disneyland Paris

Saindo de Paris

Embarque na linha A do trem suburbano RER (pegue nas estações Étoile, Auber, Châtelet-Les Halles, Gare de Lyon ou Nation) e desça em Marne la Valée-Chessy. Dá 47 minutos desde Châtelet; a passagem ida e volta vai custar 15,20 euros. Vale a pena comprar um passe Mobilis zones 1-5 para usar nesse dia; vai custar 16,60 euros e vai dar direito também a quantos trechos de metrô e ônibus dentro de Paris você precisar naquele dia.

O shuttle Disneyland Paris Express passa de manhã pela Gare du Nord, Opéra, Madeleine e Châtelet e leva à estação Marne La Valée-Chessy, retornando à noite. O trajeto entre Châtelet e a Marne La Valée-Chessy leva 1 hora. O trajeto é vendido juntamente com o ingresso do parque, a partir de 77 euros.

Da estação Marne La Valée-Chessy, ônibus gratuitos da Disneyland Paris levam ao parque.

Saindo do aeroporto CDG

Há um TGV que vai do Charles de Gaulle a Marne la Valée-Chessy em 10 minutinhos. Compre na SNCF. Da estação, ônibus gratuitos da Disneyland Paris levam ao parque.

O Magical Shuttle leva entre 60 e 90 minutos e serve também a vários hotéis do complexo Disney. A passagem custa 23 euros (crianças de 3 a 11 anos pagam 10 euros).

Saindo do aeroporto Orly

A melhor alternativa é o Magical Shuttle que chega em 1h10 à estação Marne La Valée-Chessy e serve também a vários hotéis do complexo Disney. A passagem custa 23 euros (crianças de 3 a 11 anos pagam 10 euros).

Voltar | Menu

82 comentários

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, perfeito este post, com dados importantes para quem vai a Paris.
O táxi de CDG, fica entre 50 e 65€, dependendo do horário da chegada, pega-se engarrafamento.
Ida a Londres no Eurostar, saindo da Gare du Nord é super tranquilo.

Keiti
KeitiPermalinkResponder

Adorei esse guia de Paris - muito claro, prático e objetivo! Vou a Paris pela primeira vez em julho, com meu filho de 3 anos. Alugamos um pequeno apartamento na Rue de l'Échiquier, pertinho da estação Bonne Nouvelle. Já estudei o trajeto do aeroporto e Orly até lá com transporte público, mas confesso que preferiria ir de táxi. Você sabe se fica muito caro? Posso falar com o motorista em inglês? Agradeço muito a sua atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Keiti! De Orly recomendamos sempre o táxi. Outro meio de transporte, só se estiver em modo extremamente econômico e 10 euros façam diferença. Escreva o endereço do destino e mostre ao motorista para não haver discrepância de pronúncia. Muitos taxistas em Paris são portugueses, pode ser até que você pegue um deles.

Dillemba
DillembaPermalinkResponder

Olá Bóia e Rick. Por favor me ajudem. Chegarei na Gare du Nord, que dizem ser enorme, pelo Thalys, pelas 21hs e não consigo descobrir onde fica o ponto de táxi. Em alguns lugares diz que é na rue de Dunkerque, em outros que é na rue de Maubeuge. Tenho medo de ficar perdida e acabar caindo no golpe de alguém que se ofereça para "ajudar" e nos leve a algum táxi clandestino. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dillemba! Em todas as grandes estações você verá sinalização para o ponto de táxis. O ponto será um ponto, com placa, e provavelmente uma fila. Apenas recuse eventuais abordagens no meio do caminho, só isso.

Juliane
JulianePermalinkResponder

Olá A Bóia!
Surgiu uma dúvida aqui. Qual a diferença em comprar a passagem de trem pela Eurostar ou pela SNCF?
Obrigada, Juliane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliane! Nenhuma diferença. Compre onde o preço estiver mais baixo e não houver necessidade de enviar a passagem pelo correio.

Álison Karina

Eu li num post sobre a Suíça, de envio de bagagem desacompanhada entre cidades, entre estações de trem. Será que existe serviço semelhante na França? Podem me dar uma dica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Álison! Não tem. Naquele post a gente explica que é uma situação única da Suíça.

Mauro
MauroPermalinkResponder

Ola Boia.
Poderia confirmar o valor atual do taxi do aeroporto Charles de Gaulle à região central de Paris? A informação no texto saiu cortada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauro! Entre 50 e 60 euros. Vamos corrigir, obrigada por avisar.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá pessoal! Pesquisei no site da renfe em várias datas e não localizo nenhuma opção de trem de Barcelona a Paris. Vcs recomendam alguma outra cia? Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Os horários de inverno, para depois do dia 10 de dezembro, só costumam entrar no sistema em meados de novembro. Monitore toda semana.

Cristiano Santos

Olá. Vou a Paris em Dezembro via EUA. Farei uma conexão de cerca de 12 horas em Miami. Há um hotel dentro ou muito próximo do aeroporto para que possa tomar um banho e esticar as pernas? Vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiano! É realmente o melhor a fazer nessas situações. Existe um hotel dentro do aeroporto (o Miami International Airport Hotel) e vários nas redondezas, que oferecem transporte gratuito de ida e volta, incluindo alguns econômicos, como o Clarion Inn, o Holiday Inn Express e o Sleep Inn.

Nice
NicePermalinkResponder

Oi bóia!Vou desembarcar no aeroporto Orly e confesso que estou com medo !!Como vou saber onde fica a saída e o ponto de táxi ??? E outra coisa: O horário de chegada é o que está no bilhete ou é o horário local ?? Me ajude!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nice! A palavra "taxi" é universal, você verá placa em qualquer aeroporto do mundo que use o nosso alfabeto. O horário da passagem é sempre local.

Edmilson Oliveira Melo

Chegamos em Paris, vindo de Londres, descendo na estação Gare du Nord. Para chegar ao hotel, pegamos um Uber. Ficou barato, além do conforto. Uber vale a pena em Paris.

Myriam
MyriamPermalinkResponder

Estarei em Paris no fim do mês de maio e quero fazer um bate e volta à Londres. Vi um City tour que não é guiado, mas como não falo inglês estou apreensiva de fazer. Alguma dica ou informação ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Myrian! Use seu dinheiro para visitar melhor Paris, ou para fazer um passeio aos arredores, como ao Vale do Loire. Você vai gastar uma nota preta nesse bate-volta a Londres e vai continuar tendo que visitar Londres de verdade.

GIORDANO GUERRA

Viajarei em julho à Paris e, preciso saber para usar UBER necessito baixar um aplicativo. Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giordano! É o mesmo que você já baixou no Brasil. Não precisa nenhum ajuste. (Mas o cartão de crédito vinculado à conta precisa ser internacional para funcionar no exterior.)

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá! Chegarei a França pelo aeroporto de Orly e gostaria de pegar um uber ou taxi para alguma estação que tenha guarda-volumes e partir dali para conhecer Paris.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! A Gare du Nord tem guarda-volumes.

Thiago Oliveira

Saindo do aeroporto de Orly, não recomendo de jeito nenhum o OrlyBus. O OrlyBus é um serviço público da RER. Além de caro, demora até 30min pra chegar, chega lotado no Terminal W (West = Ouest), você vai em pé, carregando suas malas, e espremido junto aos demais. São poucos locais para se segurar, então nas curvas é um Deus-nos-acuda. E se você esquecer de validar o ticket na entrada do ônibus, toma multa de 35 euros assim que tentar desembarcar. Próximos às paradas do OrlyBus no aeroporto, tem concorrentes muito melhores e mais baratos. Mas, sinceramente, pegar trem e metrô acaba sendo a melhor opção econômica. Depois dessa, só Uber mesmo.

Pablo
PabloPermalinkResponder

Sem dúvida pra quem não estiver sozinho, é melhor pegar os táxis tabelados para sair de Orly, 30 Euros para o Rive Gauche e 35 para Droit.
Mas todas as vezes que eu peguei o OrlyBus foram ótimas experiências. Rápido e barato (8,30 Euros), demora meia horinha para Denfert Rochereau e pertence a RATP, empresa pública de transportes.
RER é a rede ferroviária urbana, que dentro de Paris pode ser utilizado como metrô. "Esquecer" de validar o ticket é o mesmo que tentar viajar de graça, a multa é totalmente justicada, pois lá não tem "jeitinho".

Joelma
JoelmaPermalinkResponder

Uber nao recebem dinheiro paris???? Tem ser pg cartao???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joelma! Sim. Não deixe de levar um cartão de crédito habilitado em suas viagens ao exterior. Há MUITAS situações em que você vai precisar dele.

Lesly
LeslyPermalinkResponder

Olá!! Viajo a Paris no final de agosto e preciso saber se consigo pagar em dinheiro o UBER? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lesly! Não consegue não. Tenha um cartão de crédito internacional e leve para a viagem. Existem inúmeras situações em que você vai precisar usar:

https://www.viajenaviagem.com/2018/05/cartao-de-credito-internacional-em-viagem-7-situacoes-em-que-e-melhor-voce-usar/

João Alberto de Carvalho Jr.

Olá Bóia! Pretendo levar a Família para conhecer Portugal em Outubro, de 19 à 28. Moramos na Suíça e neste período as crianças não tem aula. Encontrei passagens atrativas saindo de Genebra indo para O Porto e depois retornando por Lisboa. O que me aconselha? Obrigado, abraços a toda Equipe!

Guilherme Malaquias dos Santos Neto

Vocês deveriam alertar que é obrigatório a permanência do bilhete do Metrô até a saída da estação. Como eu não sabia, levei uma multa no valor de 50 euros.

Alice
AlicePermalinkResponder

Ola!
Gostaria de saber se e possivel pegar uber no aeroporto charles de gaulle para os hoteis de paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! Não vale a pena. O táxi é tabelado e acaba custando menos.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Bom dia. Gostaria de uma ajuda, vou fazer uma escala em Paris, meu voo chega as 7:35 e o próximo voo é as 14:10. Tem alguma coisa que eu possa fazer neste intervalo e que eu não corra risco de perder o voo? Detalhe, chego em Paris no domingo. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Você estará desembaraçado da imigração perto das 9h e precisará estar de volta ao aeroporto ao meio-dia. Sobram três horas. O aeroporto está a uma hora da cidade -- ou seja, duas horas de trânsito. Sobra uma hora para passear.

Leve um bom livro, use o wifi local, visite o free shop. Não vale a pena sair do aeroporto.

Patricia Americo

Bom dia! Gostaria de saber se é fácil e cômodo utilizar o ônibus que liga o Aeroporto de Beauvais a Paris Porte Maillot estando com malas. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! O shuttle tem compartimento de bagagem, sim. Veja foto dos ônibus:
https://www.aeroportparisbeauvais.com/en/acces-et-transports/navettes/

GISSELE CENTENARO

olá.. chego em Paris as 13:55 , e meu outro vôo é as 20:50 parta Lisboa (sei que tenho que estar no mínimo 3 horas antes para o embarque), então me sobra 4 horas e meia, mais ou menos.... dá para ir até a Torre conhecer, ou até outros locais próximos? e qual meio de rransporte "barato" me sugere? trem ou ônibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gissele! Caso o seu vôo seja intra-europeu, sem imigração, você pode estar livre às 14h30. Demorará pelo menos 1 hora para chegar a Paris: 15h30. Tem que estar de volta ao aeroporto (aliás, qual aeroporto? Você não falou) às 18h50. Terá que sair de Paris às 17h30, por causa do rush, e com dificuldade extra porque não teve tempo para entender a cidade, se localizar direito e, assim, saber onde pegar a condução de volta. Na verdade você terá apenas duas horas líquidas na cidade, circulando carregada com dinheiro, documentos e bagagem de mão numa cidade onde os batedores de carteira são muito profissionais. No seu lugar, eu ficava no aeroporto.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Ricardo, preciso da sua ajuda. Entrei no Espaço Schengen no dia 9 de janeiro, e ontem voei de Helsinki para São Paulo fazendo conexão em Paris CDG (primeiro vooo pela Finnair, o de Paris para São Paulo pela Air France). Desci no Terminal 2D no aeroporto CDG e fui para o termi al 2E, de onde saiu o voo de volta para o Brasil; porém, no caminho do terminal 2D para o 2E não passei por nenhum controle de passaporte, já saí direto no portão de embarque do voo para São Paulo. O rezultado é que minha saída do espaço Schengen não foi registrada. O que devo fazer para resolver esse problema, a quem devo procurar? Estou completamente perdido e preocupado que essa situação me impeça de entrar na Europa futuramente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Quem responde é A Bóia. Guarde ou grave ou reimprima seu cartão de embarque, caso venha a ser questionado numa próxima viagem.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá, Bóia, vou chegar por Orly e ficar hospedada fora de Paris, vou pegar um táxi, este valor tb é tabelado ou fica valendo o taxímetro? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Daí seria o taxímetro, mesmo.

Você pode estimar o preço da corrida aqui:
https://www.taxifarefinder.com/main.php?city=Paris-France

Anelise
AnelisePermalinkResponder

Boa tarde, gostaria de saber se o valor atualizado do táxi do aeroporto CDG para o centro de Paris continua entre 50 e 55 euros. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anelise! Sim.

Luiz Otávio Guerra

Olá Bóia, chegarei no aeroporto Charles Degaulle no dia 02/04,com horário previsto para às 16:05 e irei pegar um voo para Praga no mesmo dia.A partir de qual horário seria seguro comprar este voo para para que eu tenha tempo de passar pela imigração,me deslocar pelo aeroporto e fazer check-in?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Otávio! Esse é exatamente o tipo de situação que a gente aconselha que se evite. O ideal teria sido comprar uma passagem com ida até Praga. Provavelmente custaria o mesmo que a sua passagem a Paris.

Veja para não errar da próxima vez:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

O 'intervalo seguro' entre vôos desvinculados com passagem pela imigração seria de 5 horas. Mas o único jeito de retirar totalmente o stress da situação é dormir em Paris na noite da chegada e seguir a Praga no dia seguinte. Faça a mesma coisa na volta.

Renato da Silva Monçores

Olá! Tudo bem? Vou viajar para Paris, Roma, Amsterdam e Bruxelas. Nessa ordem. Usei muitas dicas daqui para montar meu roteiro. Gostaria de saber se você tem alguma dica para compra de chip de internet na chegada em Paris e se só esse chip é suficiente para utilizar em todas as outras cidades. Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Compre um chip Orange em qualquer livraria Relais do aeroporto.

Renato da Silva Monçores

Muito obrigado pela dica!

Melissa Ortigoza

Olá tudo bem? Eu vou pra Paris em junho e vou ficar numa casa na zona 2 (Vincennes). O valor do Táxi pra essa zona é o mesmo que você menciona, 30/35 de Orly e 50/60 de CDC? E se eu sair de lá pelo RER, apenas 1 bilhete me levaria de CDC até Vincennes ou precisaria de mais algum? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melissa! Fora dos 20 arrondissements a corrida vai pelo taxímetro. A passagem do RER tem preço variável de acordo com a distância.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Olá, vale a pena pegar uber em Paris? Estarei viajando com pessoa idosa, qual é a melhor alternativa para deslocamento na cidade? Obrigada e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Vale, mas não é baratinho não.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Ola Boia, vou chegar de londres na Gare du Nord as 11hs e tenho um voo no CDG as 15hs, qual a melhor opção, o RER B ou taxi, considerando o pouco tempo que vou ter. O RER pega-se dentro da estação. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O problema do táxi em Paris é que nem sempre está disponível. O RER pelo menos tem saída certa e não pega engarrafamentos para sair da cidade.

Da próxima vez, compre uma passagem múltiplos destinos. Essa volta de Londres a Paris só para pegar um vôo, e ainda por cima com horário apertado, faz você incorrer em gastos que não tinha levado em conta, perder um tempo valiosíssimo de férias e ainda acrescentar um stress totalmente desnecessário à sua viagem.

Veja para as próximas viagens:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Boa tarde, parabens pelo site, esclareceu muitas dúvidas e ajudou bastante nos roteiros. Minha dúvida é: Estaremos em 4 pessoas, os taxis são somente carros pequenos/sedãs? Porque nao caberia 4 malas grandes no porta malas e um transporte de van para 4 pessoas achei muito caro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Há táxis maiores também. Cada passageiro além do 4º paga 4 euros.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Mas esses maiores são mais caros que os tabelados de 50-60 euros? porque nem seria o numero de pessoas, estaremos em 4 mas tem as malas, 4 grandes e 4 pequenas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Se o carro for grande, levará as malas. O preço é o mesmo.

Mas veja: se já na chegada suas malas já são um estorvo, imagine no resto da viagem. Já consideraram viajar leve? Viajar com mais de uma mala por pessoa, sendo que uma é G ainda por cima, não se usa mais.

https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Obrigado pelas respostas, vou ler o link!!

PAULO
PAULOPermalinkResponder

Olá Bóia, quanto tempo de antecedência preciso estar na estação Gare du Nord, para pegar o trem da Eurostar para Londres? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Chegue com 45 minutos-1 hora de antecedência porque vai passar pela imigração.

cassia queiroz

Oi, novamente! Chegarei no aeroporto de Orly as 17h e quero pegar o trem para Nantes que sairá da Gare MontParnasse. Vc sugeriu aqui o bus direct, mas tb disse que todas as estações são servidas de linhas de metrô, daí simulei no app Rome2Rio e vi o " bus pela prly ouest nivel chegadas , saída B-C", É ESSE MESMO? N tem opção de metro dentro aeroporto que me leve direto para MontParnasse? o App registra média de 15min no trajeto desse bus,vou chegar sàbado fim de tarde, posso confiar nesse tempo (pensando em comprar o trem de 18h43....é muito arriscado?).. Agradeço qqer ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cassia! Fazer conexão entre dois meios de transporte não-vinculados é muito complicado. O certo seria ou chegar bem mais cedo em Paris ou dormir em Paris nesta noite.

A linha 1 do Le Bus Direct vai à Gare Montparnasse em 30 minutos. MAIS RÁPIDO DO QUE ISSO, SÓ TÁXI. Os ônibus saem a cada 20 minutos. Dê um intervalo de no mínimo 3 horas entre a hora de chegada do avião e a partida do seu trem.

https://www.lebusdirect.com/lignes-horaires/ligne-orly-aeroport-paris-etoile-champs-elysees.html

maria macedo
maria macedoPermalinkResponder

Estive em Paris mês passado e cheguei pelo CDG. Desde o desembarque até a plataforma do RER B, tudo está bem indicado. Continuo achando que o desafio do CDG é a conexão entre os terminais, para quem não andou por lá ainda, chegue cedo, e peça ajuda se o tempo de conexão for pequeno.
Destaco a infra estrutura de terminais para auto atendimento, mas que conta com auxílio de funcionários para quem quiser comprar o bilhete de trem até a Gare du Nord. Comprei o bilhete, pois meu hotel era praticamente em frente a Gare. Só que, depois vi que tinha uma agência que vende os bilhetes integrados. Fui lá, e como resolvi comprar o bilhete único para trem, ônibus e metrô, em todas as zonas- de 1-5 - para 5 dias, receberam o bilhete de volta e abateram no valor total. O RER B custa 12,30 Euros,ou seja, ida e volta para qualquer aeros será 24,60, portanto, vale muito comprar, pois cobre tudo.Comprar lá na agência é bem melhor, tem fila, mas o atendimento pessoal é super adequado, pois dizendo o roteiro em Paris, eles informam o melhor bilhete.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá ! Acompanho sempre os posts, que ajudam muito na programação das minhas viagens. Gostaria que me tirassem duas dúvida, se possível : a estação Gare du Nord (RER) tem alguma passagem interna direta para estação La Chapelle ? Qual a melhor indicação para ir de CDG para o hotel na região da Sacre Coeur : táxi ou RER + metrô ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! A melhor indicação sempre é o táxi, porque te deixa na porta do hotel numa cidade que você não conhece, depois de uma viagem cansativa em que não é muito fácil se entender com o transporte público.

Existe um túnel entre a Gare du Nord e a estação La Chapelle. Você terá que seguir a sinalização para a Linha 2. O seu ticket do RER será válido para passar na catraca do metrô.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas, sempre me ajudando nas viagens.

Fellipe
FellipePermalinkResponder

Gente, vou para Paris em outubro com minha esposa e três filhos pequenos (um deles é uma bebê de 1 ano e meio). Vamos pousar em Orly. A melhor solução é o taxi, mesmo considerando que talvez tenhamos que pegar dois carros?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! É um carro só. Di 5o. passageiro em diante acrescentam-se 4 euros por pessoa.

ANDRE PDG
ANDRE PDGPermalinkResponder

Boia, vi que você comentou que há taxis com carros maiores que cobram mais caro, mas ainda fique com dúvida. Estaremos em 5. Será que será facil encontrar um carro pra tanta gente? Se sim, quanto mais caro eu vou pagar. Estarei no Hotel ibis Paris Gare de Lyon Ledru Rollin. Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Há carros com 7 lugares. Sai 4 euros a mais por pessoa a partir do 5º passageiro. Na chegada, basta esperar na fila. Na volta, peça no G7 ( https://www.g7.fr/en/ ou aplicativo G7), pagando uma pequena taxa de reserva.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá! Chegarei em Paris pelo Charles de Gaulle. Vou de carro até a Disneylandia Paris. A minha dúvida é: a torre eiffel fica no caminho para a Disneylandia ou eu teria que sair muito da minha rota? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Não entre de carro em Paris. Europa não é Miami. Sem falar que não se deve parar com bagagem no carro em lugar nenhum na Europa. Há quadrilhas especializadas em identificar carros de turistas que deixam bagagem no carro enquanto vão visitar pontos turísticos.

Renata
RenataPermalinkResponder

Boa noite bóia! Estamos em Portugal e iremos para Paris dia 03.09, chegaremos pelo CDG, aqui em lisboa, como em outros aeroportos tem local específico para se pegar uber, é fácil encontrar o local? Iremos ficar na rua das acácias, "pertinho" do arco do triunfo. Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Use o táxi, é tabelado.

luciane
lucianePermalinkResponder

estou indo em maio para Portugal e quero conhecer Paris tambem, estou sem saber se é melhor ir para Paris e depois para Portugal, queria saber o que é menos dispendioso e como fazer esse trajeto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Tanto faz. Veja como comprar passagens multidestinos:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Igor Vieira
Igor VieiraPermalinkResponder

A Boia,

Não existe mais o voo de Brasília para Paris pela AirFrance! Grande abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar