Porto Alegre
Por dois séculos e meio Porto Alegre acreditou ser banhada pelas águas do Rio Guaíba. Um dia os porto-alegrenses acordaram com a notícia de que o seu rio é, na verdade, um lago (e que isso mudaria também as regras de ocupação das margens). A nova denominação ainda causa controvérsia – e é um ótimo assunto para puxar quando você não quiser falar de futebol.
O rio que virou lago não é a única novidade. Nos últimos tempos Porto Alegre vem ganhando ares cada vez mais cosmopolitas. A carne continua sagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A programação cultural é intensa e diversificada.
Para descobrir uma das mais surpreendentes capitais brasileiras, basta aproveitar as folgas de uma viagem a trabalho e seguir a agenda dos porto-alegrenses. Ou dar-se ao luxo de uma escala mais demorada antes de subir a Serra.
Quando ir
A umidade é intensa tanto no inverno quanto no verão, acentuando as sensações de frio e calor.
O outono é a estação mais seca, com dias quentes e noites frescas. A época mais bonita do ano, no entanto, é a primavera, enfeitada por uma profusão de jacarandás floridos.
Porto Alegre fica ainda mais interessante na época de eventos culturais.
O maior deles é a Feira do Livro, sempre na primeira quinzena de novembro, e que em 2014 completa 60 anos na Praça da Alfândega. E em setembro há o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.
Como chegar
O aeroporto de Porto Alegre localiza-se ainda dentro dos limites da cidade.
É possível chegar com vôos diretos desde São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. Há vôos diretos também para Buenos Aires, Montevidéu, Lima, Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.
As cidades turísticas da Serra estão a duas horas de viagem.
Gramado fica a 130 km; Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.
Onde ficar
O elegante bairro dos Moinhos de Vento tem tudo: localização central, hotéis, restaurantes, cafés, lojas de rua, shopping e um pequeno parque de nome superlativo, o Parcão.
Por ali, o Sheraton está na boca do gol: em frente à rua dos restaurantes (a Padre Chagas e suas transversais), ao lado de um pequeno shopping (o Moinhos) e a uma quadra do Parcão. Com diárias mais em conta (mas uma pequena ladeira no caminho), o novo Master Premium Cosmpolitan está na mesma rua, algumas quadras abaixo (abaixo mesmo: conte com um belo aclive para chegar à região da Padre Chagas).
Outros hotéis que deixam você perto da badalação são o Lagheto Viverone Moinhos, o Mercure Manhattan, o Adagio Moinhos de Vento e o Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento. Há um bom hotel na borda do parque: o Quality Porto Alegre. Ainda nos Moinhos de Vento, mas talvez fora de mão para ir caminhando até a região da Padre Chagas, considere o Master Express Moinhos de Vento e o Swan Molinos Business.
O Centro da cidade fica ermo à noite; há muitos hotéis (e com diárias em conta), mas eu não me hospedaria por lá não. A não ser que fosse para ficar no Everest, que está junto à Praça da Matriz (onde fica o Theatro São Pedro) e na beira da linda escadaria do viaduto histórico da Borges de Medeiros.
Para curtir a noite mais animada do pedaço, fique no bairro (central) da Cidade Baixa. O Master Express Cidade Baixa está no meio da muvuca. Ficando no Comfort Porto Alegre ou Master Express Perimetral você vai precisar atravessar uma avenidona (a Perimetral).
O novo pólo empresarial da cidade na avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras. Bons hotéis da região: Holiday Inn Porto Alegre, Novotel Três Figueiras e Swan Tower Porto Alegre.
Caso o seu trabalho leve você à Zona Sul da cidade, hospede-se no caminho: no InterCity Premium Porto Alegre ou no Blue Tree Towers Millenium (este, perto do shopping Praia de Belas e o mais próximo que há do estádio Beira-Rio).
O pólo de hotéis junto ao aerporto serve aos apressados e aos que vão apenas pernoitar para seguir viagem à Serra de manhã seguinte. Por ali escolha entre o Express Aeroporto, o InterCity Express, o Novotel Porto Alegre Aeroporto, o Deville Porto Alegre Aerporto e o Ibis Porto Alegre Aeroporto.
O que fazer
Tire uma tarde para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao MARGS (o Museu de Arte estadual), à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Theatro São Pedro, com um pit stop no Mercado Público para tomar uma salada de frutas com nata na Banca 40.
O rio-lago pode ser navegado em passeios com o barco Cisne Branco – e contemplado das janelas da nova atração da cidade, a Fundação Iberê Camargo.
À noite, escolha entre a badalação dos Moinhos de Vento (ruas Padre Chagas e Fernando Gomes) e a cena alternativa da Cidade Baixa (entre as ruas Lima e Silva e José do Patrocínio).
73 comentários
Olá, vou a Porto alegre saindo do aeroporto de Florianópolis em junho de carro alugado. Nunca dirigi por tantas horas e gostaria de saber se tem uma dica da melhor cidade pra pernoitarmos?? Somos do norte e nunca andei em rodovias do Sul
Olá, Raquel! São 6 horas de viagem. No caminho você passa (por fora) por Praia do Rosa, Laguna e Torres.
Prezado Ricardo, suas dicas são ótimas, como sempre, mas sugiro que sejam atualizadas no caso de Porto Alegre. Muita coisa mudou desde sua postagem, como o Hotel Everest, por exemplo, que não existe mais, assim como a Padre Chagas, que já não é mais a mesma. E tem também mais de uma dezena de bons novos restaurantes que merecem tua atenta e saborosa crítica.
E o Sheraton é Hilton, há 2 anos. Também tem o novíssimo Doubletree by Hilton no Pontal do Estaleiro.
Olá !!
No dia 29/12/23 estarei indo para Gramado passar o revéillon. Qual seria a sua recomendação para a noite de revéillon?
Na volta para casa farei um pit stop de 2 dias em Porto Alegre, gostaria de uma orientação para 2 dias em POA.
Obrigada!
Olá, Cristina! Neste post mesmo você vê as nossas dicas de Porto Alegre.
Para o Réveillon de Gramado, existem ceias em muitos hotéis, como os da rede Laghetto.
Mais dicas de Gramado:
https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/roteiros/