Porto Alegre

Porto Alegre

Por dois séculos e meio Porto Alegre acreditou ser banhada pelas águas do Rio Guaíba. Um dia os porto-alegrenses acordaram com a notícia de que o seu rio é, na verdade, um lago (e que isso mudaria também as regras de ocupação das margens). A nova denominação ainda causa controvérsia – e é um ótimo assunto para puxar quando você não quiser falar de futebol.

O rio que virou lago não é a única novidade. Nos últimos tempos Porto Alegre vem ganhando ares cada vez mais cosmopolitas. A carne continua sagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A programação cultural é intensa e diversificada.

Para descobrir uma das mais surpreendentes capitais brasileiras, basta aproveitar as folgas de uma viagem a trabalho e seguir a agenda dos porto-alegrenses. Ou dar-se ao luxo de uma escala mais demorada antes de subir a Serra.

Quando ir

A umidade é intensa tanto no inverno quanto no verão, acentuando as sensações de frio e calor.

O outono é a estação mais seca, com dias quentes e noites frescas. A época mais bonita do ano, no entanto, é a primavera, enfeitada por uma profusão de jacarandás floridos.

Porto Alegre fica ainda mais interessante na época de eventos culturais.

O maior deles é a Feira do Livro, sempre na primeira quinzena de novembro, e que em 2014 completa 60 anos na Praça da Alfândega. E em setembro há o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.

Como chegar

O aeroporto de Porto Alegre localiza-se ainda dentro dos limites da cidade.

É possível chegar com vôos diretos desde São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. Há vôos diretos também para Buenos Aires, Montevidéu, Lima, Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.

As cidades turísticas da Serra estão a duas horas de viagem.

Gramado fica a 130 km; Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

Onde ficar

O elegante bairro dos Moinhos de Vento tem tudo: localização central, hotéis, restaurantes, cafés, lojas de rua, shopping e um pequeno parque de nome superlativo, o Parcão. Por ali, o Sheraton está na boca do gol: em frente à rua dos restaurantes (a Padre Chagas e suas transversais), ao lado de um pequeno shopping (o Moinhos) e a uma quadra do Parcão. Com diárias mais em conta (mas uma pequena ladeira no caminho), o novo Master Premium Cosmpolitan está na mesma rua, algumas quadras abaixo (abaixo mesmo: conte com um belo aclive para chegar à região da Padre Chagas). Outros hotéis que deixam você perto da badalação são o Lagheto Viverone Moinhos, o Mercure Manhattan, o Adagio Moinhos de Vento e o Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento. Há um bom hotel na borda do parque: o Quality Porto Alegre. Ainda nos Moinhos de Vento, mas talvez fora de mão para ir caminhando até a região da Padre Chagas, considere o Master Express Moinhos de Vento e o Swan Molinos Business.

O Centro da cidade fica ermo à noite; há muitos hotéis (e com diárias em conta), mas eu não me hospedaria por lá não. A não ser que fosse para ficar no Everest, que está junto à Praça da Matriz (onde fica o Theatro São Pedro) e na beira da linda escadaria do viaduto histórico da Borges de Medeiros.

Para curtir a noite mais animada do pedaço, fique no bairro (central) da Cidade Baixa. O Master Express Cidade Baixa está no meio da muvuca. Ficando no Comfort Porto Alegre ou Master Express Perimetral você vai precisar atravessar uma avenidona (a Perimetral).

O novo pólo empresarial da cidade na avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras. Bons hotéis da região: Holiday Inn Porto Alegre, Novotel Três Figueiras e Swan Tower Porto Alegre.

Caso o seu trabalho leve você à Zona Sul da cidade, hospede-se no caminho: no InterCity Premium Porto Alegre ou no Blue Tree Towers Millenium (este, perto do shopping Praia de Belas e o mais próximo que há do estádio Beira-Rio).

O pólo de hotéis junto ao aerporto serve aos apressados e aos que vão apenas pernoitar para seguir viagem à Serra de manhã seguinte. Por ali escolha entre o Express Aeroporto, o InterCity Express, o Novotel Porto Alegre Aeroporto, o Deville Porto Alegre Aerporto e o Ibis Porto Alegre Aeroporto.

O que fazer

Tire uma tarde para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao MARGS (o Museu de Arte estadual), à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Theatro São Pedro, com um pit stop no Mercado Público para tomar uma salada de frutas com nata na Banca 40.

O rio-lago pode ser navegado em passeios com o barco Cisne Branco – e contemplado das janelas da nova atração da cidade, a Fundação Iberê Camargo.

À noite, escolha entre a badalação dos Moinhos de Vento (ruas Padre Chagas e Fernando Gomes) e a cena alternativa da Cidade Baixa (entre as ruas Lima e Silva e José do Patrocínio).

Porto Alegre no Viaje na Viagem

Passagens mais baratas para Porto Alegre no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Alugue carro em Porto Alegre na Rentcars em até 10 vezes

Trânsfers e passeios em Porto Alegre com a Easy Travel Shop

48 comentários

O clima no Rio Grande do Sul é bastante imprevisível. Aqui não existe uma temporada de chuvas. Aqui há uma tendência de muito frio no inverno e muito calor no verão. Porto Alegre tem muitos parques, mas também tem muitos museus. Venha em qualquer época do ano, de acordo com sua preferência por frio ou calor. Dica amiga: nunca deixe de ver a previsão do tempo antes de fechar a mala!

Olá Bóia, Ricardo e Viajantes,

Vejam se podem me ajudar.
Em janeiro, eu, marido e filhote de 2 anos iremos fazer Gramado e Serra Gaúcha (6 noites e 3 noites respectivamente). Mas antes de ir para Gramado, passaremos 2 noites em Porto Alegre (não conhecemos a cidade).
Gostaríamos de ficar no Bairro Moinhos de Vento e com isso surgiram algumas dúvidas…
1) Vcs acham melhor eu pegar o carro no aeroporto ou apenas no dia de sair de Porto Alegre para Gramado? Pergunto isso pq, após ler o post acima, fiquei com a sensação de que o carro é desnecessário em Porto Alegre…
2) Estando no Bairro Moinhos de Vento, conseguimos fazer os percursos a pé numa boa? Levaremos o carrinho de bebê…
3) Estamos em dúvida entre o Laghetto Viverone Moinhos e o Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento (não sabemos se os hotéis ficam em ladeiras ou se tem percurso fácil a pé)… Será que alguém já ficou em ambos e pode me ajudar a decidir, levando-se em consideração q estaremos com criança pequena e tal…
4) Os táxis são caros em Porto Alegre? O serviço de Uber funciona na cidade?

É isso… Peço desculpas pelo texto gigante… Desde já, agradeço…

    Olá, Paula! Sem carro você só não enfrentará algum aclive se ficar no Sheraton e andar entre o Parcão e a zona de restaurantes da Padre Chagas. Dá para ir andando tanto do Laghetto Viverone quanto do Ibis até esses dois lugares, mas você pegará alguma ladeira (estando no Ibis, na vinda; estando no Laghetto, na volta). Às outras atrações (Brique da Redenção, Mercado Público, Casa Mário Quintana, Orla da Zona Sul) não dá para ir a pé. Provavelmente táxi ou Uber sairá mais barato do que o aluguel do carro + estacionamentos.

Vou para um show na arena do grêmio. Onde seria bom se hospedar que fosse tranquilo para chegar e dar uma volta na cidade no final de semana? Os do aeroporto? O entorno é tranquilo?

    Olá, Juliana! O aeroporto fica relativamente próximo à Arena, mas não é o lugar mais conveniente para se hospedar para passear pela cidade. As áreas que citamos na seção Onde ficar são muito mais interessantes para quem quer fazer turismo e sair com uma boa impressão de Porto Alegre.

Alguém já ficou no Porto Retrô Flat Boutique? estou na dúvida entre ele e o Ibis Moinhos de Vento. Obrigada.

Vou para Porto Alegre numa 4a feira, a lazer, estou pensando em aproveitar o bairro Moinhos de Vento à noite e conhecer o centro histórico de dia. Será que se eu ficar no Hotel Ibis Style, Rua Garibaldi, de carro, terei problemas à noite? Pelos relatos sobre o centro de PoA à noite estou com medo, comparando com o centro de São Paulo que à noite tbm é ermo e ponto de drogas.

    Olá, Juliana! O Ibis Styles fica na ponta do bairro Floresta mais próxima do centro, a meia quadra de uma avenida de passagem, a Farrapos. Você não vai querer andar a pé ali à noite, mas de táxi chegará aos Moinhos de Vento em pouco mais de 5 minutos. Não vale a pena alugar carro para circular em Porto Alegre.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.