Porto Alegre

Porto Alegre

Por dois séculos e meio Porto Alegre acreditou ser banhada pelas águas do Rio Guaíba. Um dia os porto-alegrenses acordaram com a notícia de que o seu rio é, na verdade, um lago (e que isso mudaria também as regras de ocupação das margens). A nova denominação ainda causa controvérsia – e é um ótimo assunto para puxar quando você não quiser falar de futebol.

O rio que virou lago não é a única novidade. Nos últimos tempos Porto Alegre vem ganhando ares cada vez mais cosmopolitas. A carne continua sagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A programação cultural é intensa e diversificada.

Para descobrir uma das mais surpreendentes capitais brasileiras, basta aproveitar as folgas de uma viagem a trabalho e seguir a agenda dos porto-alegrenses. Ou dar-se ao luxo de uma escala mais demorada antes de subir a Serra.

Quando ir

A umidade é intensa tanto no inverno quanto no verão, acentuando as sensações de frio e calor.

O outono é a estação mais seca, com dias quentes e noites frescas. A época mais bonita do ano, no entanto, é a primavera, enfeitada por uma profusão de jacarandás floridos.

Porto Alegre fica ainda mais interessante na época de eventos culturais.

O maior deles é a Feira do Livro, sempre na primeira quinzena de novembro, e que em 2014 completa 60 anos na Praça da Alfândega. E em setembro há o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.

Como chegar

O aeroporto de Porto Alegre localiza-se ainda dentro dos limites da cidade.

É possível chegar com vôos diretos desde São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. Há vôos diretos também para Buenos Aires, Montevidéu, Lima, Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.

As cidades turísticas da Serra estão a duas horas de viagem.

Gramado fica a 130 km; Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

Onde ficar

O elegante bairro dos Moinhos de Vento tem tudo: localização central, hotéis, restaurantes, cafés, lojas de rua, shopping e um pequeno parque de nome superlativo, o Parcão.

Por ali, o Sheraton está na boca do gol: em frente à rua dos restaurantes (a Padre Chagas e suas transversais), ao lado de um pequeno shopping (o Moinhos) e a uma quadra do Parcão. Com diárias mais em conta (mas uma pequena ladeira no caminho), o novo Master Premium Cosmpolitan está na mesma rua, algumas quadras abaixo (abaixo mesmo: conte com um belo aclive para chegar à região da Padre Chagas).

Outros hotéis que deixam você perto da badalação são o Lagheto Viverone Moinhos, o Mercure Manhattan, o Adagio Moinhos de Vento e o Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento. Há um bom hotel na borda do parque: o Quality Porto Alegre. Ainda nos Moinhos de Vento, mas talvez fora de mão para ir caminhando até a região da Padre Chagas, considere o Master Express Moinhos de Vento e o Swan Molinos Business.

O Centro da cidade fica ermo à noite; há muitos hotéis (e com diárias em conta), mas eu não me hospedaria por lá não. A não ser que fosse para ficar no Everest, que está junto à Praça da Matriz (onde fica o Theatro São Pedro) e na beira da linda escadaria do viaduto histórico da Borges de Medeiros.

Para curtir a noite mais animada do pedaço, fique no bairro (central) da Cidade Baixa. O Master Express Cidade Baixa está no meio da muvuca. Ficando no Comfort Porto Alegre ou Master Express Perimetral você vai precisar atravessar uma avenidona (a Perimetral).

O novo pólo empresarial da cidade na avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras. Bons hotéis da região: Holiday Inn Porto Alegre, Novotel Três Figueiras e Swan Tower Porto Alegre.

Caso o seu trabalho leve você à Zona Sul da cidade, hospede-se no caminho: no InterCity Premium Porto Alegre ou no Blue Tree Towers Millenium (este, perto do shopping Praia de Belas e o mais próximo que há do estádio Beira-Rio).

O pólo de hotéis junto ao aerporto serve aos apressados e aos que vão apenas pernoitar para seguir viagem à Serra de manhã seguinte. Por ali escolha entre o Express Aeroporto, o InterCity Express, o Novotel Porto Alegre Aeroporto, o Deville Porto Alegre Aerporto e o Ibis Porto Alegre Aeroporto.

O que fazer

Tire uma tarde para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao MARGS (o Museu de Arte estadual), à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Theatro São Pedro, com um pit stop no Mercado Público para tomar uma salada de frutas com nata na Banca 40.

O rio-lago pode ser navegado em passeios com o barco Cisne Branco – e contemplado das janelas da nova atração da cidade, a Fundação Iberê Camargo.

À noite, escolha entre a badalação dos Moinhos de Vento (ruas Padre Chagas e Fernando Gomes) e a cena alternativa da Cidade Baixa (entre as ruas Lima e Silva e José do Patrocínio).

70 comentários

Está programado para irmos dia 4 de fevereiro para as serras e dia 09 ao dia 12 para POA. Essa data é muito chuvosa?

E o Jardim Botânico!? É super bonito, mas super esquecido também… Conheço vários portoalegrenses que nunca foram, mas acho que vale a pena…

Há também um belo passeio de catamarã saindo do porto de Porto Alegre e indo até a cidade de Guaíba, uma travessia de 15 minutos (agora em janeiro 2015 está abrindo um novo terminal, ao lado da Fundação Iberê Camargo onde dará para fazer um passeio único visitando estas duas atrações). Lá em Guaíba há alguns bons restaurantes para almoçar com vista para Porto Alegre (um bom exemplo é o Caisinho, com uma excelente cartas de vinho e que serve excelentes peixes).

Pessoal, como os feriados variam de estado pra estado, e cada município tem suas próprias datas comemorativas e feriados, sugiro que use o http://www.calendario.com.br/2015 . Tem os calendários municipais das cidades do Brasil todo. Dessa forma, dá pra aproveitar melhor os dias de folga. Confiram lá!

gostaria de saber se devo levar agasalho ,pois vou em fevereiro para gramado e porto alegre. ainda não reservei hotel em POA .alguma indicação?
obgda

    Olá, Mercia! Veja dicas na seção “Onde ficar” deste guia. Faz calor no verão, mas é sempre bom ter um casaquinho 🙂

Estivemos em Porto Alegre na semana de 11 a 17 de novembro de 2014 para a Feira do Livro. Queremos deixar duas dicas: o passeio pela Zona Sul é imperdível, sai duas vezes por dia, às 10:30 e as 15:30 da Secretaria de Turismo, custa R$30,00, o melhor horário é 10:30. Outra dica, pra quem em está com pouco e fazer Gramado e Canela no mesmo dia. Fizemos esse passeio com o Guia Fernando Rosa, pessoa extremamente atenciosa e competente, saímos do Centro de Porto Alegre às 09:00 e retornamos ás 22:00. Visitamos todos os pontos turísticos nos horários certos, Gramado, Canela, Lago Negro, Fábricas de chocolates etc. Dá para fazer esse bate e volta tranquilo. Os tels. do Guia Fernando Rosa são (51) 97616988 – 82031825 e 93287442. Maneco

Boa noite, gostaria de visitar Porto Alegre e as Serras Gauchas no mês de janeiro de 2015, porém , por conta do clima estou receosa pois é uma época de muitas chuvas o que poderá atrapalhar nossos passeios.Podem me ajudar?

Grata.

    Olá, Edna! É uma época um pouco chuvosa, sim. A chuva normalmente cai do meio para o fim da tarde.

    Sou de Poa e posso te garantir que as chuvas não atrapalharão a sua viagem. As chuvas em janeiro são rápidas, e em seguida para de chover. =)

Para o leitor Elimar, que solicitou dicas da Romênia, eu indico as seguintes cidades: Bucarest, Brasov, Bran (Castelo de Drácula), Targu Neamt, Piatra Neamt, Suceava e Sighisoara.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito