Toscana

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Toscana no Viaje na Viagem

Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença

Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano

Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

Toscana de carro: um dia no Val d'Orcia

Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui a Toscana)

Onde ficar na Toscana

50 hotéis no interior da Toscana comentados pelos leitores

20 vinícolas para visitar na Toscana

Como é o hotel Laticastelli, em Rapollano Terme

60 hotéis em Florença comentados pelos leitores

Torre de Pisa: como chegar, como subir, com que destinos combinar

Assis, um pit-stop redondinho de trem entre Roma e Florença

Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia

Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)

Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo

Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias

Calendário de preço de passagem aérea: Florença (fonte: Viajanet)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

172 comentários

Andre Duarte
Andre DuartePermalinkResponder

Estou com um monte de dúvidas e vontades sobre a Toscana e Roma.
Vamos fazer uma viagem para a Europa, eu e minha esposa. Preparamos um roteiro em que a ultima semana é a Itália 5 - 11/Outubro. Estaremos em Zurich e gostaríamos de conhecer Veneza e Roma. Sei que pouco tempo e não tenho aquela perpectiva de digerir milhares de anos de história em 5 dias.

Eu gostaria de uma sugestão de roteiro, que inclua alguma cidade da Toscana, não visitamos igrejas, mas gostamos de conhecer lugares históricos.

Minha dúvida é qual o melhor meio de transporte?

Onde hospedar?

E o que é possível fazer neste espaço de tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! Recomendamos pelo menos 10 dias para fazer o trio Roma-Florença-Veneza. A partir de Florença você pode fazer passeios bate-volta. Veja os links acima e aproveite nossas dicas wink

RENZO
RENZOPermalinkResponder

Minha dúvida é saber se alguém já viajou ou conhece a opedora Genus do Brasil, pois estamos fechando Toscana com eles e não temos nenhuma referencia, nem boa nem ruim.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renzo! Infelizmente não temos comentários dos leitores sobre esta operadora. Para ajudar a descobrir se uma empresa é de confiança ou não, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

claudia
claudiaPermalinkResponder

Oi Boia, preciso de uma orientação. Iremos em 2 casais para a Itália, região da Toscana. Vamos chegarmos por Milão, de lá conhecemos Murano, ficamos assim 2 dias entre as duas cidades. Descemos de trem até Veneza, no caminho conhecemos Verona, e assim aproveitamos 3 dias entre Veneza, Verona e Vamos também a Maranello, todos são fãs da Ferrari. Dai partimos Toscana e não sei se montamos base em Siena ou outra cidade mais charmosa. A intenção e curtir a Toscana uns 5 dias e partir para Roma onde ficaremos mais 3 dias. Gostaríamos de incluir 2 dias numa visita a Suiça em trem panorâmico também. Temos de 15 a 18 dias para essa viagem. Qual sua opinião sobre o roteiro e se melhor o uso de carro na região da Toscana. Enfim, quais as dicas que precisamos estar atentos, melhor base na Toscana e essa mistura de cidades. Nossa saída é em meados de outubro. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! A melhor base na Toscana para fazer passeios de carro é Siena. Para passeios de trem ou ônibus, Florença. Clique nos links selecionados nesta página para ver dicas. O seu roteiro, como está, já toma o tempo que você tem disponível, somando os deslocamentos entre as cidades. Inclua a Suíça se puder acrescentar mais dias ao roteiro.

MARIA DALVA FERREIRA

Olá gostaria de uma ajuda eu e meu filho queremos fazer uma rota gastronômica,queremos conhecer sobre massas,pizzas,presuntos e embutidos,vinhos,azeite,trufas negra,sorvetes e queijo parmeggiano, sei que existem varios lugares onde tem essas delicias ,mas queria tentar encontrar isso em uma região só tipoToscana .Voce pode me ajudar a equilibrar esse passeio? saio de Brasilia tenho de 10 a 15 dias,para fazer essa viagem.Nós na dirigimos,por isso queremo trem ou onibus.O MES NOVEMBRO DE 2014.Agradecida Maria Dalva

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Dalva!
Combine a Toscana com a Emilia-Romagna:
https://www.viajenaviagem.com/2014/03/emilia-romagna-bolonha-maranello-dicas

Maria Esther
Maria EstherPermalinkResponder

Olá

Vi que seus comentários sobre Suíça estão fechados ! Então, não poderei pedir sua ajuda sobre roteiro q estou montando ?
Maria Esther

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Esther! Olha a caixa de comentários aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/suica

E aqui também:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Gustavo Castro

Descendo de Veneza de carro dia 8/jan/15 passarei uns 3 ou 4 dias conhecendo a região da toscana antes de chegar a Roma. Qual sua sugestão para cidade sede para passeios bate e volta de carro nesta época do ano? Firenze ou Siena? Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Se quiser ficar com o carro, a melhor base na Toscana é Siena. Em Florença, o ideal é visitar as cidades de trem ou ônibus. Você também pode dividir sua estadia entre as duas cidades.

Para mais dicas, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus

cristina nemer

Fiz exatamente isso na nossa viagem á Itália agora em setembro: ficamos 3 dias em Florença com um bate volta de trem á Pisa e Luca, depois alugamos um carro e fomos até Siena, onde fizemos base por 4 dias para passeios nas cidades ao redor. Segui as dicas de roteiros daqui do blog e deram muito certo. Siena é uma cidade muito interessante como base, pela proximidade com as demais cidades de interesse, e pela cidade em si que oferece boas opções para o fim da tarde quando se volta dos passeios.

Rosangela Santos

Olá, por gentileza, vou para Itália em novembro, de 03/11 a 1/12 e gostaria e umas dicas para aproveitar melhor a viagem. Eu já conheço, fui algumas vezes, mas nunca elaborei um roteiro, minha amiga nunca foi, então queria fazer um roteiro que inclua alguns pontos turísticos conhecidos. No entanto, nosso objetivo é conhecer a cultura, os costumes, ir a feiras, conhecer lugarejos e desfrutar da culinária, descobrir os encantos das regiões. Não estamos preocupadas em fazer compras, o foco é passear, conviver e apreciar as belezas de cada lugar. Chegaremos em Roma no dia 04/11, ai como informação temos uma amiga que mora em Pescara, queremos ver um pouquinho do Abruzzo, temos outra amiga em Trento e outra em Lugano . Se possível gostaríamos de estar com elas. Sendo assim, peço sugestão para osso roteiro de viagem, que poderá incluir aluguel de carro.

Grata pela atenção

Rosangela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosângela! Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais.

Veja nosso roteiro para 15 dias na Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

SOLANGE
SOLANGEPermalinkResponder

Olá, Vale a pena fazer esse roteiro de carro pela Toscana no começo de março?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Não precisa repetir a pergunta em outro post. Nós respondemos todas. Veja aqui a sua resposta: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/toscana-san-gimignano-volterra-carro/comment-page-4/#comment-441126

Solange
SolangePermalinkResponder

olá Bóia, obrigada pela resposta. O friozinho da Toscana em março não me assusta. Só fico preocupada se as cidades pequenas não vão estar
Ainda hibernando com tudo fechado. Isso ja aconteceu comigo em outras viagens e foi muito ruim. O que vocês acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! As cidades estarão recém saindo do inverno. Tudo vai depender da temperatura.

Clarissa Berni

Boa tarde! Sou Clarissa e vou me casar em janeiro de 2015, estamos querendo passar a Lua de mel na Itália, é um sonho meu e do meu futuro marido pois ambos temos descendência Italiana, porém já me disseram que lá é muito frio em janeiro! Infelizmente não tem como postergar pois ganhamos de presente de casamento e é junto com nossas férias, como não somos ricos.......rsrsrs, não sei quando terei está oportunidade de novo! Eu já li muito sobre as suas dicas de como se agasalhar e tal e como aproveitar! A minha maior dúvida é que lugares conhecer em 8 dias na Itália nesse frio? Desde já muito obrigada , um forte abraço!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarissa! Atenha-se às cidades de porte grande e médio. Dê preferência ao trem sobre o carro.

O Ricardo Freire tem sugestões:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Cibele Burdmann

Soubemos que as leis de trânsito em Sienna são rigorosas no sentido de estacionamento. O que poide nos informar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cibele! Este site indica estacionamentos privados na cidade: http://www.discovertuscany.com/siena/tourist-info/parking-lots-in-siena.html

Sergio A
Sergio APermalinkResponder

Boia, planejo uma viagem em Maio/15 e separei 5 dias para a Toscana. Analisando as opções de hotel, pensei em ficar em uma cidade no meio do caminho entre Florença e Siena, a Comuna de Certaldo, a uma hora das duas cidades. Planejo um dia em Siena, 2 dias em Florença, um dia em Montalcino/Montepulciano (conhecer vinícolas) e um dia em Arezzo. Pergunto se meus planos fazem sentido ou seria melhor me hospedar em Florença ou Siena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Divida a sua estada em dois dias em Florença e depois se mude para Siena ou arredores. Alugue um carro nesta segunda etapa.

Sergio A
Sergio APermalinkResponder

Obrigado pela Orientação, vou ajustar. Estarei vindo de carro de Nice, tenho reserva lá por 5 dias, e separei dois dias 9uma noite) para a viagem Nice/Florença. Estou pensando em um pernoite em Genova. Pergunto se é necessária esta parada e vale a pena uma tarde e uma manhã em Genova, ou vale a pena ganhar um dia em Nice ou na Toscana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Você é que sabe. Há muitos lugares na costa lígure que você vai deixar de visitar por estar passando tão correndo.

Normalmente o Ricardo Freire desaconselha pernoites únicos, sobretudo em cidade grande; você gasta um tempo desproporcional para entrar e sair da cidade, fazer check-in e check-out, e acaba saindo antes de entender minimamente por onde passou.

Ana Maria S. Neiva Costa

Olá,
Novamente recorro a suas dicas, que, por experiência própria, são sempre valiosas. Retornaremos à Toscana em março próximo. Sairemos de Roma, de carro, com destino a Siena (de lá, pegaremos o trem para Florença, pois minha experiência de chegar de carro nesta cidade foi traumática). Bom, a questão é: primeira parada em Arezzo ou Cortona, fazendo o bate volta para Montalcino, Montepulciano, Pienza e a segunda em Siena, visitando San Gimignano, Volterra etc. Faz sentido? Grata pela paciência.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Recomendamos fazer base em Siena para os dias com carro. Não precisa dividir com outras bases. wink

Eduardo Zanin
Eduardo ZaninPermalinkResponder

Estou planejando ir para a Toscana em 2015. Qual o período de baixa temporada ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! A baixa temporada na Toscana é no inverno (janeiro, fevereiro e março).

monica albano
monica albanoPermalinkResponder

preciso saber se Estação de trem de Verona tem guarda volumes. Como faço?

Pâmela Vital
Pâmela VitalPermalinkResponder

Olá, Viaje na Viagem smile

Estou com uma dúvida enorme: quais bate-e-volta valem a pena para quem vai ficar quatro semanas em um curso em florença e tem as tardes livres.
Estava pesquisando lugares como Siena, Pisa, Vinci... Mas, bem, como vou ficar muito tempo por lá, gostaria de umas dicas boas sobre as cidades que valem a pena ou nao :s
ps: adoro lugares medievais *-*
ps2: vou no inverno, em janeiro grin

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pâmela! Você vai ter duas coisas de que 99% dos turistas não dispõem: tempo sobrando e fontes quentes e abundantes de informações locais. Você vai descobrir lugares que aqui nem sabemos que existem.

Paulo Tajra Melo

Caro Ricardo,
Parabens pelo blog superinformativo!
Queremos fazer um Tour pela região de Bologna. Somos 3 adultos (casal + filha), e vamos ficar baseados em Bologna, StarHotels Excelsior, por 4 dias apenas, chegando 26/12 e retornando dia 30. Preciso de um GUIA com carro próprio ou eu mesmo posso alugar, pois quero fazer bate/volta por algumas cidades, como Parma, Modena e Assis. Voce Indica algum Guia ou Empresa? A escolha das cidades estao boas ou tem outras sugestões melhores?
Antecipo meus agradecimentos pela sua valiosa cooperação.
Atenciosamente,
Paulo T Melo
86 99818888

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Quem responde é A Bóia.

Infelizmente não temos como indicar guias locais.

Há um post com guias indicados por leitores e também auto-indicados:
https://www.viajenaviagem.com/2014/07/guias-brasileiros-exterior-dicas

EMANOEL DA SILVA SANTOS

Estou planejando uma viagem pra Itália em dezembro de 2015 com minha esposa. Como é a primeira vez, pretendo ir por um pacote turístico de 7 dias. Gostaria de saber se essa época do ano vale a pena,pois tenho medo de encara um frio daqueles e não aproveitar muito bem a viagem, que é uma segunda lua de mel com a patroa!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanoel! Dezembro já faz bastante frio. Uma viagem pelas cidadezinhas da Toscana não vale a pena. É melhor ficar entre Siena e Florença.

Emanoel Santos

Olá, Bóia!! Obrigado pela orientação!!! Caso eu queira manter o mesmo perfil da viagem citada na minha última postagem, qual é o melhor mês do ano então pra fazer essa viagem e conseguir curtir a Toscana e outros pontos turísticos da Itália??? Eu e minha esposa provavelmente passaremos uns 7 dias ). Obrigado!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanoel! Setembro é um mês ótimo para explorar a região.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Bom dia pessoal,

Estou organizando nossa viagem para Toscana, 2 casais e 4 crianças, pensamos em ficar na Toscana, gostaria de saber se vocês indicam algum site para locação de casas na região. Obrigada. Andréa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Procure casas ou villas, em sites como o AirBnB: https://www.airbnb.com.br/s/Tuscany--Italy?checkin=07%2F01%2F2015&checkout=11%2F01%2F2015

Falamos mais sobre esse tipo de aluguel, aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Obrigada Bóia!!!

Utilizei as dicas de vocês em outras viagens! Foi ótimo passar por aqui.
Abraços
Andréa

Alexandre S.Lara

Boia

Iremos a Italia seguindo seu roteiro de 15 dias, inclusive aquela escapada de carro para visitar Chianti, pf vc pode nos indicar mais um ou dois destinos para visitarmos vinicolas pois iremos ficar mais 2 dias.
Maio é um mes?

Obrigado

Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Maio é um bom mês. Montalcino e Montepulciano também têm vinícolas. Tome cuidado apenas com a lei seca; na Itália você pode beber um copo de vinho se quiser dirigir.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Estarei na região da Toscana no período de 20/03/2015 à 26/03/2014 e terei duas bases uma em Florença e outra em Poggibonsi, de Florença pretendo fazer bate-volta de trem para algumas cidades e em Poggibonsi estarei de carro para fazer as rotas de Chianti e algumas outras cidades mais próximas. Seria bom montar uma única base ou o que pretendo com duas bases ficará bom.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maurício! Florença não é um boa base para passeios de carro, é uma ótima base para passeios de trem e ônibus. Cidades menores são mais interessantes como base para passeios de carro. Leia as perguntas anteriores, já demos essa resposta dezenas de vezes. Obrigada.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Boa tarde! Parabéns (e obrigado) pelo site. Já me ajudou bastante em viagens anteriores...

Estou indo em Maio à Itália, com uma conexão de 01 dia em Lisboa. Chego em Milão dia 02 de Maio às 10h e retorno ao Brasil no dia 10 de Maio por Roma às 11h30. Minha ideia inicial é:
Dias 02, 03 e 04: Milão - Verona - Veneza
Dias 05 e 06: Florença - Pisa - Siena
Dias 07, 08 e 09: Roma

Inicialmente a intenção é fazer tudo de trem ou quem sabe alugar um carro para ver as belas paisagens da Toscana - meu receio é a vontade de tomar um vinho no almoço e não poder por estar dirigindo.

Sei que o roteiro está meio corrido, mas queria algumas dicas. Devo excluir alguma cidade no roteiro para que fique mais confortável? Qual? Vale a pena alugar um carro? O trajeto entre todas essas cidades é feito de forma melhor sempre por trem (ou ônibus é mais vantajoso)? Enfim, qualquer ajuda que puder me dar será válida.

Muito Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago!

Nossas recomendações para 9 dias na Itália:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Mario Sergio Esteves

Ricardo, boa tarde, vou fazer bodas de prata em Abril/2016 e faremos uma viagem de 14 dias ( 12 uteis) e após vários estudos entre Portugal, USA, França e Itália decidimos pela "bota". Já lemos seus relatos várias vezes sobre a Itália
mas o que não consigmos decidir sem sua ajuda é:
A- Milão-Verona-Veneza-Firenze - Siena e Toscana
B- Roma - Cálcata - Siena - Firenze e Toscana
Tem dias que acho melhor um, depois o outro roteiro.....
Quem somos:
Mário e Marisa
50 e 54 anos
Concordamos em 98% das coisas nesses 25 anos
Fãs de Vinhos
Ela tarada por massas
Nunca fomos a Europa
Eu só falo inglês o suficiente para já ter ido a Disney uma vez
Adoro entrar por ruas, bares e restaurantes fora do roteiro turístico
Faço isso perguntando ao taxista, ao porteiro onde os nativos frequentam, onde e o que gostam de comer.
Pretendo fazer tudo por nossa conta , sem agências de viagem
Vou comprar as passagens, alugar o carro, reservar hotéis, comprar ingressos,etc

Ufa.......chega, senão fico aqui o dia todo....
Grande Abraço.
Parabéns pelo trabalho e ótimo 2015 !!
Mário

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Mario! Com 2 semanas, dá pra fazer uma combinação dos dois roteiros, pois tanto Roma, como a Toscana e Veneza são indispensáveis. Viaje de trem (ótimos e baratos) entre Roma, Florença e Veneza e caminhe ou use transporte público nessas cidades. Alugue um carro em Florença alguns dias para passear pela Toscana, montando base em alguma cidadezinha. Se vocês são fãs de vinhos e massas a viagem vai ser perfeita, comida e vinhos bons e baratos, especialmente na Toscana. De Veneza dá pra fazer um bate volta de trem, se quiserem, à Verona.
Já Milão...Bom, tem quem goste, mas sinceramente não tem nada demais, achei bem sem graça. Só se o seu vôo chegar por aí. Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mario! Quem responde é A Bóia. O que vocês curtem é possível fazer em qualquer roteiro que decidirem pela Itália.

Nossa sugestão para duas semanas:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Vania Almeida
Vania AlmeidaPermalinkResponder

Oi Ricardo! estou indo para Roma no dia 27 maio, e retorno dia 9 junho 2015. Somos casal maduro que gostamos de vinho, visita a vinicolas, boa comida, belas paisagens, cidades medievais. Estaremos retornando a Roma por 3 nts, e os outros dias estamos pensando em visitar a Toscana de carro. É uma boa época para visitar a Toscana? Base ideal seria Siena e arredores? Aceitamos dicas e sugestões

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! É uma boa época, sim. E você acertou: recomendamos ficar em Siena para passear de carro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! É uma boa época, sim. E você acertou: recomendamos ficar em Siena para passear de carro.

Veja mais dicas sobre a Toscana clicando nos posts selecionados acima.

neusa oliveira

Tivoli : Villa Adriana e Villa DÉste que é Patrimônio Mundial da Humanidade são lugares lindos , valem um dia de visita inesquecível .Fomos em outubro.

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Olá,
Participarei de um congresso em Roma de 09/02/15 a 13/02/15. Após, pretendo visitar a Toscana no período de 14/02 a 18/02. Tem alguma indicação de hotel com aula de culinária nessa região? Outrossim, tem alguma sugestão de atividade no inverno toscano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! No inverno há poucas atividades no interior da Toscana. O melhor é pesquisar em cidades maiores, como Florença e Siena.

Rebeca
RebecaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber se vcs recomendam algum hotel na zona rural (Agriturismo) na região da Toscana. Obrigada!

Esther Carneiro

Estou querendo viajar para a Europa no final de março eu e meu marido !!!! Queremos fazer a Riviera Italiana o que vc tem de sugestão !!!!! Queremos fazer de carro !!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Esther! A sugestão é que você até o verão para ir a qualquer destino de praia.

Lais
LaisPermalinkResponder

Olá. Li bastante aqui no site sobre a toscana, inclusive muitos posts e comentários me ajudaram a fazer um roteiro bacana. Estou indo no inicio de Abril, chegando em Paris, indo pra Milão e depois Veneza. A pretensão é fazer duas cidades bases na toscana: Florença e Siena (tenho cerca de 7/8 dias nas duas). A dúvida é: quais as melhores cidades da toscana visitar partindo de cada uma das bases? Irei alugar um carro em Siena e em Florença faço os trajetos de trem. OBRIGADA

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Boa noite, tudo bem? Em primeiro lugar parabéns pelo site e por estar dando dicas tão valiosas sobre a Italia. Já vi algumas sugestões de roteiros para a Italia (9 e 15 dias) e outras de viajantes que estão pensando em roteiros parecidos com o meu. Mas gostaria de saber a sua opinião e se poderia dar um toque no meu roteiro. A principio sairemos de Floripa dia 25 de maio, e ficaremos duas noites em Paris. De Paris vamos para Milão. A ideia é ficar 3 noites em Milão (não é muito?), ir para Verona e dormir em Veneza (duas noites). De lá, duas noites em Florença (conhecer Pisa e Lucca). Tbem gostaria de passar um dia na Cinque Terre. Como faço? Bate Volta (de onde para onde?). E de lá ir para Roma (3 dias) totalizando 15 dias de férias. De Roma volto para Floripa. Minhas dúvidas: O Roteiro é bom? E em termos de Custo Benefício? O que vc agregaria ou excluiria? Obrigada pela atenção e muito sucesso. smile

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Ops, esqueci de dizer que pretendemos fazer o passeio de trem ou ônibus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Dois dias em Paris não dá nem para entender o quarteirão. Cinque Terre em um dia a partir de Florença: esqueça. De Paris a Milão: avião.

Você está precisando ler este post aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Desculpe, mas por que não Florança a Cinque Terre em um dia? Porque são 275 Km? A estrada é ruim? Estava pensando em fazer esse bate-volta, mas agora esse post me deixou confuso.

João
JoãoPermalinkResponder

Olá, vou em Junho/15 para a Itália e pretendo ficar uns 15 dias. Pretendo alugar um carro para conhecer melhor os lugares. Tenho algumas dúvidas para as quais gostaria de algumas dicas:

1 - Vocês acham interessante fazer as reservas antes ou fazendo lá na hora (via Booking.com) podemos conseguir preços bons e economizar tanto quanto comprar com antecedência?
2 - Há muitos pedágios nas estradas? Tem algum site em que consigo os valores para orçar melhor a viagem?
3 - É fácil conseguir postos de combustível por lá?

Obrigado pelo apoio.

Abraços,
João

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Oi Joao,
1 - depende do tipo de acomodaçao que voce procura, se voce nao tiver muitas exigencias em relaçao à qualidade e à localizaçao do hotel, pode ser que voce encontre alguma coisa pra alugar. Mas eu nao viajaria pela Italia, em junho, sem reservas em hotel; e nao è pra economizar nao; è que a Italia lota mesmo e voce corre o risco de nao encontrar nada decente disponivel.
2 - existem estradas com pedagio (as autostrade) e as estradas sem pedagio, mais lentas. Depende do percurso que voce pretende fazer. O site viamichelin ajuda bem na hora de programar a viagem.
3 - O que mais tem è posto de combustivel, vc sò precisa aprender a abastecer o carro sozinho (ou entao pagar a mais para ter o serviço de frentista)

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá Boia, obrigada pelo rápido retorno. Sim, de Paris a Milão vamos de avião. Vou rever o tempo. Mas gostaria muito de incluir Cinque Terre no roteiro. Como faço? É possível? Obrigada. Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Dê uma olhada neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Mas você está cometendo o erro clássico do iniciante: lugares demais em tempo de menos. Não se aproveita uma viagem assim, você volta com a sensação de que vai ter que voltar a todos os lugares com mais calma. Não disperdice seu tempo e seu dinheiro.

Katia
KatiaPermalinkResponder

Pretendo ir para Itália em abril, gostaria de saber o tempo e nossa idéia e alugar um carro e ir de Roma para Florença e ficar lá 2 dias? É uma boa idéia ? E assim andaríamos de carro pelas cidades em volta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Para ter noção da temperatura, dê uma olhada na média histórica da região no Weather.com. Independentemente da época do ano, o melhor é ir de Roma a Florença de trem. Em Florença você pode fazer passeios bate-volta de trem mesmo ou de ônibus para cidades vizinhas - https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Obrigada, Bóia. Vou rever esse roteiro que ainda dá tempo.
Abraços smile

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Roberta. Se você nunca foi à Europa, fique mais dias em Paris, elimine Milão, voe de Paris a Veneza, vá de trem a Florença e depois a Roma. Deixe Cinque Terre e Verona para outra ocasião. Compre todas as passagens (trem e avião) o antes possível. É minha humilde sugestão.

Ivan Rossetti
Ivan RossettiPermalinkResponder

Eu e minha esposa estamos pretendendo comemorar nossas aposentadorias fazendo uma bela viagem pela região da Toscana. Intencionados ficar uns 40 dias entre Setembro e Outubro. Gostaríamos de saber se o evento Expo 2015 Milao pode encarecer a nossa viagem e esse tipo de evento compromete a tranquilidade na circulação por essa região . Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivan! O que encarece a hospedagem em Milão são as feiras.

Luciana moura Reis

Olá Bóia. Estarei em Firenze do dia 05 a 10 de abril, com meu marido, vindo de Roma e indo para Veneza. Pensei em fazer 3 bate-voltas e curtir um dia inteiro em Firenze. Das cidades que já constam do "roteiro pela Toscana de ônibus", quais vc me indicaria, no quesito mais charmosas e mais próximas? Obrigada. Suas dicas são realmente preciosas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Você se refere a estes aqui - https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/ ? Todas as cidades são lindas!

Cibele
CibelePermalinkResponder

Olá, bom dia!

Gostaria de passar entre 15 e 20 dias na Itália (lua de mel), com foco na Toscana.
Neste caso qual roteiro indicaria? Qual melhor ponto para desembarque e retorno ao Brasil?

Mt obrigada =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cibele! Roma, Florença, Pisa e Milão são aeroportos convenientes.

Complemente os posts desta página com este roteiro:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Vivienne Minniti

Oi. Teremos um casamento dia 04/07/2015 em Treviso - Hotel Villa Soligo. Temos 20 dias de férias neste período, que pode ser antes do casamento ou depois. Poderia sugerir um roteiro, incluindo a Toscana? São 4 pessoas. Pode ser de carro ou trem, ou ambos. Melhor chegar por Milão?

Gustavo Leoni
Gustavo LeoniPermalinkResponder

Oi Bóia.
Eu e minha esposa estamos super a fim de fazer a Toscana de bike, na verdade um mix de bike e carro para curtirmos os vinhedos os hotéis, etc. Uma viagem romântica, aventureira, charmoperegrinante (só isso).
O que nos indicaria?
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! A idéia é ótima! Google tuscany bike tours e estude os resultados.

valerio caiado

Bom dia Boia, estou programando uma viagem a italia com minha esposa e vamos ficar 8 dias na Toscana , pelo que vi aqui nas suas indicaoes vamos fazer nossa base em Florenca, nao queremos ir de carro, o que e quais cidades voce voce indica para conhecermos? Estava planejando a principio ir nas seguintes cidades: San Gimiginano, Pisa, Lucca, Montalcino e montepulciano. Queremos conhecer vinicolas mas se vamos de trem para fazer bate e volta que transporte usar nas cidades para ir em locais mais afastados?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valerio! Veja dicas de bate-volta a partir de Florença aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Anita
AnitaPermalinkResponder

Olá! Em novembro (fim do outono) as cidades menores da Toscana já começam a hibernar? É melhor deixar essa região de fora do roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anita! Novembro já esfria e é chuvosinho. Já dá para considerar um mês em que é melhor se dedicar às cidades de porte médio e grande.

marcos
marcosPermalinkResponder

Passei rapidamente por montepulciano no trajeto para Milão. Agora vou voltar com 2 dias de prazo. Minha dúvida onde me hospedar? Montepulciano ou Montalcino. Estarei de carro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! É indiferente. Escolha pelo charme do hotel; vale todo o Val d'Orcia

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Boa tarde, estou montando um roteiro de viagens para final deste ano. Sei que não é a melhor época por causa do inverno mas quero passar o Natal lá... gostaria de alguma sugestão de vinicula que eu possa ir perto de florença, você acha que é possivel, pelo menos para conhecer? Obrigada! E parabéns pelo blog, um dos mais úteis que já li!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Vinícola é com "o"! No inverno, prefira as cidades de porte grande e médio. O agriturismo fica bastante prejudicado.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Olá! Sou uma grande fã do site, e essa é a primeira vez que escrevo!

Vou de lua de mel para a Toscana no final de novembro/começo de dezembro. Pelo que li nos comentários, é um período complicadinho, pois já começa a esfriar a chover mais, e por isso deveria optar pelas cidades de porte médio/grande. Por outro lado, eu adoraria passar pelo menos uma tarde com meu marido em uma vinícola e me hospedar nos arredores, em um hotel de charme, por uma noite. Nessa época do ano ainda é viável ou melhor mesmo me concentrar em Firenze, Siena, San Gimigniano, etc?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Respondemos isso na pergunta de cima e em inúmeras peguntas anteriores. O agriturismo fica prejudicado no inverno. Muitos hotéis fecham no inverno. Prefira cidades de porte médio e grande.

Rita
RitaPermalinkResponder

Estive em cinco cidades, em duas regiões: Milão, Bolonha e Parma, na Emilia-Romagna, e Florença e Siena, na Toscana. Se a Itália como um todo é boa de garfo, essas duas regiões produzem produtos únicos e conhecidos mundialmente. Fiz um roteiro com dicas no meu blog, o Hora da Comida, para quem estiver planejando viagem....
http://www.horadacomida.com.br/a-italia-oferece-tudo-de-bom-e-de-melhor-1/
http://www.horadacomida.com.br/a-italia-oferece-tudo-de-bom-e-de-melhor-2/#more-5007

alysson
alyssonPermalinkResponder

Ola boia e Ricardo. Vou alugar um carro em Florença para ir ate Siena onde ficarei por 3 dias conhecendo a Toscana. Dúvida: descobri a Rota Chiantigiana e agora não sei se vou por ela ou pela Autoestrada. O que acham??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Alysson! A Chiantigiana é um passeio de um dia que pode ser feito entre Florença e Siena em qualquer sentido. Pode incluir também San Gimignano.

Jose Acacio Nunes Vesper

Vou viajar de Milão, Genova,Lucca,Pisa,Florença, veneza e verona e lago como de motorhome com 6 pessoas tem alguma dica?, posso dormir em algum posto ou em lugar publico para economizar ? ou so em camping.
Em milão so vou dormir na 1 noite

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Acácio! Há regras bastante estritas para estacionar na Europa. A locadora do seu motorhome pode lhe orientar. É um tipo de viagem que funciona melhor em destinos de natureza.

Este post traz bons pontos de partida:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-viagem-motorhome-rv

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar