Toscana

Toscana

Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença

Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano

Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia

Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui a Toscana)

Onde ficar na Toscana

50 hotéis no interior da Toscana comentados pelos leitores

Como é o hotel Laticastelli, em Rapollano Terme

60 hotéis em Florença comentados pelos leitores

Torre de Pisa: como chegar, como subir, com que destinos combinar

Assis, um pit-stop redondinho de trem entre Roma e Florença

Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia

Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)

Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo

Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    245 comentários

    Olá, Bóia!! Obrigado pela orientação!!! Caso eu queira manter o mesmo perfil da viagem citada na minha última postagem, qual é o melhor mês do ano então pra fazer essa viagem e conseguir curtir a Toscana e outros pontos turísticos da Itália??? Eu e minha esposa provavelmente passaremos uns 7 dias ). Obrigado!!!!!!

    Estou planejando uma viagem pra Itália em dezembro de 2015 com minha esposa. Como é a primeira vez, pretendo ir por um pacote turístico de 7 dias. Gostaria de saber se essa época do ano vale a pena,pois tenho medo de encara um frio daqueles e não aproveitar muito bem a viagem, que é uma segunda lua de mel com a patroa!!!!!

      Olá, Emanoel! Dezembro já faz bastante frio. Uma viagem pelas cidadezinhas da Toscana não vale a pena. É melhor ficar entre Siena e Florença.

    Caro Ricardo,
    Parabens pelo blog superinformativo!
    Queremos fazer um Tour pela região de Bologna. Somos 3 adultos (casal + filha), e vamos ficar baseados em Bologna, StarHotels Excelsior, por 4 dias apenas, chegando 26/12 e retornando dia 30. Preciso de um GUIA com carro próprio ou eu mesmo posso alugar, pois quero fazer bate/volta por algumas cidades, como Parma, Modena e Assis. Voce Indica algum Guia ou Empresa? A escolha das cidades estao boas ou tem outras sugestões melhores?
    Antecipo meus agradecimentos pela sua valiosa cooperação.
    Atenciosamente,
    Paulo T Melo
    86 99818888

    Olá, Viaje na Viagem 🙂

    Estou com uma dúvida enorme: quais bate-e-volta valem a pena para quem vai ficar quatro semanas em um curso em florença e tem as tardes livres.
    Estava pesquisando lugares como Siena, Pisa, Vinci… Mas, bem, como vou ficar muito tempo por lá, gostaria de umas dicas boas sobre as cidades que valem a pena ou nao :s
    ps: adoro lugares medievais *-*
    ps2: vou no inverno, em janeiro 😀

      Olá, Pâmela! Você vai ter duas coisas de que 99% dos turistas não dispõem: tempo sobrando e fontes quentes e abundantes de informações locais. Você vai descobrir lugares que aqui nem sabemos que existem.

    Olá,
    Novamente recorro a suas dicas, que, por experiência própria, são sempre valiosas. Retornaremos à Toscana em março próximo. Sairemos de Roma, de carro, com destino a Siena (de lá, pegaremos o trem para Florença, pois minha experiência de chegar de carro nesta cidade foi traumática). Bom, a questão é: primeira parada em Arezzo ou Cortona, fazendo o bate volta para Montalcino, Montepulciano, Pienza e a segunda em Siena, visitando San Gimignano, Volterra etc. Faz sentido? Grata pela paciência.

      Olá, Ana Maria! Recomendamos fazer base em Siena para os dias com carro. Não precisa dividir com outras bases. 😉

    Boia, planejo uma viagem em Maio/15 e separei 5 dias para a Toscana. Analisando as opções de hotel, pensei em ficar em uma cidade no meio do caminho entre Florença e Siena, a Comuna de Certaldo, a uma hora das duas cidades. Planejo um dia em Siena, 2 dias em Florença, um dia em Montalcino/Montepulciano (conhecer vinícolas) e um dia em Arezzo. Pergunto se meus planos fazem sentido ou seria melhor me hospedar em Florença ou Siena?

      Olá, Sergio! Divida a sua estada em dois dias em Florença e depois se mude para Siena ou arredores. Alugue um carro nesta segunda etapa.

      Obrigado pela Orientação, vou ajustar. Estarei vindo de carro de Nice, tenho reserva lá por 5 dias, e separei dois dias 9uma noite) para a viagem Nice/Florença. Estou pensando em um pernoite em Genova. Pergunto se é necessária esta parada e vale a pena uma tarde e uma manhã em Genova, ou vale a pena ganhar um dia em Nice ou na Toscana?

      Olá, Sergio! Você é que sabe. Há muitos lugares na costa lígure que você vai deixar de visitar por estar passando tão correndo.

      Normalmente o Ricardo Freire desaconselha pernoites únicos, sobretudo em cidade grande; você gasta um tempo desproporcional para entrar e sair da cidade, fazer check-in e check-out, e acaba saindo antes de entender minimamente por onde passou.

    Boa tarde! Sou Clarissa e vou me casar em janeiro de 2015, estamos querendo passar a Lua de mel na Itália, é um sonho meu e do meu futuro marido pois ambos temos descendência Italiana, porém já me disseram que lá é muito frio em janeiro! Infelizmente não tem como postergar pois ganhamos de presente de casamento e é junto com nossas férias, como não somos ricos…….rsrsrs, não sei quando terei está oportunidade de novo! Eu já li muito sobre as suas dicas de como se agasalhar e tal e como aproveitar! A minha maior dúvida é que lugares conhecer em 8 dias na Itália nesse frio? Desde já muito obrigada , um forte abraço!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito