dicas atacama passeios salar de tara

Dicas do Atacama: o essencial para planejar a sua viagem

dicas atacama passeios salar de tara

Este post foi atualizado, ampliado e incorporado ao nosso novíssimo guia completo de viagem ao Atacama.

Clique para ir direto ao tópico:

Passagens mais baratas para o Atacama no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Aluguel de carro no Atacama na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Atacama com a Viator

68 comentários

Bianca, tenho uma filha de 2 anos. Fui ao Atacama em Julho com minha esposa. Lugar é surreal de uma beleza descomunal (mesmo pra quem está acostumado a viajar bastante) então não vale a pena arriscar. Altitude e frio são certezas. Conosco foi tudo perfeito. Seguimos as dicas aqui do VnV e fomos “subindo” os passeios gradualmente. Durante os diversos passeios, presenciamos dois casos de pais com problemas com suas crianças. Não é pra se trancafiar em Resort. Acho que maioria dos lugares vc consegue viajar. Mas pra que ir logo para um Deserto? Minha filha se revezou com as Vovós e apesar da mega saudade ter apertado, valeu d+ à pena!!

Boa noite!
Tenho duas dúvidas:

– Perguntei ao hotel se aceitam cartão de crédito internacional Mastercard como pagamento e me informaram que trabalham com o sistema transbank. Alguém sabe como funciona?

– Estou na dúvida se levo reais para trocar em Atacama ( irei direto para Atacama) ou se compro pesos aqui no Brasil (cotação está a 0,0060 na casa onde compro dólares).

    Olá, Mariana! Não compre pesos no Brasil. Para você ter uma idéia do prejuízo, essa casa de câmbio está pagando 166 pesos por real. Em Santiago hoje você consegue pelo menos 190 pesos, ou 13% a mais.

    Não leve reais para o Atacama. Só leve reais se você puder trocar em Santiago, em dia de semana, no horário bancário, na calle Agustinas no centro ou na Pedro de Valdivia em Providencia. Se só puder trocar no Atacama, leve dólares.

    Hotéis mais modestos em San Pedro realmente não aceitam cartão. O ideal neste caso seria pagar em dinheiro vivo ao chegar. Mandar dinheiro por transferência bancária é arriscado, você pode ser vítima de fraude e não tem proteção nenhuma.

Fui ao Atacama em março de 2015, época em que ocorreram fortes chuvas e enchentes no norte do Chile. Acabou que perdemos um dia de passeios, pois não era seguro fazer em razão das estradas molhadas. Em compensação, tivemos a incrível experiência de curtir uma neve em pleno deserto. Foi no retorno do passeio ao Salar de Atacama e o dia havia começa com céu limpo e sol brilhante. Ainda no salar os primeiros flocos começaram a cair e na estrada a neve nos pegou com mais intensidade. Paramos o carro para curtir o momento! Foi lindo demais!!!

Olá! Estou indo pro Atacama / Uyuni agora em 15/12/2017 e estou com muitas duvidas sobre dinheiro…
Vou fechar os passeios por uma agência que me cobra os seguintes valores nas 3 moedas:
234mil pesos ou Real 1463.00 ou Dolar 387.00
O que faço eu???
O Hostel me informou que a isenção do IVA de 19% só acontece se eu pagar em dolar (moeda), que no cartão de crédito eles cobram sim o IVA.
Procede?
Obrigada!

    Olá, Paty! É gambiarra do hostel para você pagar em dinheiro. Eles provavelmente não estão inscritos no programa de isenção (porque não fornecem nota fiscal de exportação), então se você pagar em dinheiro a transação é feita por debaixo do pano e eles não cobram o IVA.

    Não leve reais para o Atacama. Avisamos em toda parte: a cotação é ruim. Se você trocar 1.463 reais em Santiago, durante a semana, pesquisando a melhor cotação de câmbio da calle Agustinas ou da av. Pedro de Valdivia, vai conseguir entre 278 mil e 285 mil pesos (a Mariana acaba de voltar do Chile e verificou cotações de 190 e 195 pesos em Santiago). Essa agência está fazendo um câmbio a 159 pesos, você perde 20% se pagar em reais. Nas casas de câmbio do Atacama na semana passada você conseguia 180 pesos por real, uma perda de 7,6% com relação à melhor cotação de Santiago.

    A cotação para o dólar é parecida em Santiago (na cidade, em dias úteis) e em San Pedro (se você pesquisar direito). Nas semana passada as melhores cotações eram 630 pesos na capital e 620 pesos no Atacama. Essa sua agência está fazendo o câmbio a 604. Se você levar 387 dólares para trocar em Santiago, consegue 243.000 pesos, ou 3,7% a mais.

Antes de ir ao Atacama, no mês passado, li essa matéria e outras tantas. Ainda assim, não segui as recomendações para os Geysers del Tatio. Não usei segunda pele, calça quentinha, fleece nem luvas. Resultado: 1 hora e meia de um frio que jamais irei esquecer(-9 graus). Não subestimem o frio do deserto, especialmente nos Geysers!

Boa tarde,
procurei informações no site sobre como ir de Santiago para Cálama e não encontrei nada sobre a empresa Sky Airline (https://www.skyairline.com/). Alguém sabe se é segura, de confiança??
Gostaria de saber também se faz alguma diferença ir em dia de semana ou final de semana para a San Pedro de Atacama, os passeios são oferecidos todos os dias?
Obrigada

    Olá, Letícia! É uma low-cost chilena. É mais seguro comprar uma passagem múltiplos destinos pela Latam, com volta de Calama para o Brasil. Qualquer outra combinação vai fazer com que a sua conexão em Santiago na volta para o Brasil não seja garantida pelas cias. envolvidas. Neste caso, será melhor pernoitar em Santiago na ida e na volta.

    Nem todos os passeios podem ser oferecidos todos os dias, mas vai variar mais de acordo com a época do que com o dia da semana.

    é mais seguro para não perder a conexão ou por o avião da low cost não oferecer tanta segurança como o latam?
    vou ficar vários dias em santiago, não tenho pressa para ir ou voltar no voo… me interessei pq o voo é muito mais barato

    Olá, Letícia! Não é seguro fazer conexão entre dois vôos desvinculados.

    A passagem Brasil-Santiago-Calama-Brasil, comprada toda no mesmo bilhete, pode sair praticamente o preço de uma Brasil-Santiago-Brasil.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.