Dólares e pesos na Argentina: cifrões cifrados

$ 150

Acontece o tempo todo em Buenos Aires: você vê um preço na vitrine e por um momento pensa que está em dólar.

É que o símbolo do peso argentino é o cifrão sozinho: $. É como se a gente usasse só o cifrão para designar reais, sem o Rzinho na frente.

Mas quando querem expressar preços em dólar, os argentinos fazem como a gente, e escrevem “US$”.

Quando aparecem preços em dólar? No mercado de imóveis (vitrines de imobiliárias), no de viagens (vitrines de agências de turismo) e em alguns poucos produtos/serviços para turistas (como, de vez em quando, shows de tango).

Então imaginem a confusão que se instalou por uns instantes na minha cabeça quando passei em frente ao Bar Sur de tarde e vi o show anunciado a 150. Por um momento, pensei que pudessem ser 150 dólares, o que seria um absurdo. Mas é só prestar um pouquinho mais de atenção para ver que o cifrão está sozinho, sem a sigla dos United States. São 150 pesos. Ufa.

Nota: preços de 2011.

Leia mais:

82 comentários

Ricardo

Obrigada pelas dicas vc é muito atencioso.Ate eu viajar irei te abusar muito kkkk

Sylvia

Quer dizer se eu usar o cartao visa pra debito vai vir em pesos?

Olá Cadu,
Vamos (eu e esposa) para Buenos Aires no dia 10/07, com muitas (muitas mesmo) dicas aqui do “Viagem”.
Você comprou no site do Teatro?
Para que dia?
Alguma dica especial?
Não entendo nada de ópera (hehe), mas, gostaria de ter essa experiência e, especialmente, levar a madame…
Abraços
Vinícius

Pois é me confundi ontem ao comprar entradas para o Teatro Colón. Ao ver os valores escolhi dentre os lugares que sobravam, entradas de $40,00 pensando eu que eram 40 dólares. Quando ví no extrato do cartão, os $80,00 totalizaram R$36,00.
Ainda bem que não haviam tantas opções de assentos e que o lugar escolhido não perde para nada em relação aos mais caros.
Bem, o mais importanmte é que vamos assistir uma ópera no Colón!
Fica a dica de quão barato está ir ao Teatro Cólon.

Olá trips!
Fiquei quatro noites em Buenos Aires, na semana passada.
Riq, valeu muito sua dica do hotel Park Chateau. Localização maravilhosa por um ótimo preço. Chegando sem maiores pretensões, é de fato um ótimo negócio!
Sylvia, sem conhecer-me, você se tornou minha maior conselheira! rsrsrs Segui suas dicas e achei a cidade simplesmente maravilhosa. Muitas caminhadas pelas lindas ruas da Recoleta, café no Josephina, refeição no Rodi Bar, naquela praça de Palermo…
As compras, apenas em pesos e no cartão Visa, depois de solicitar à gerente do banco o “desbloqueio” para uso no exterior…
Viagem sem absolutamente nenhum perrengue.

    Que beleza Guilherme !
    Aquela rua é mesmo uma delicia né ?
    Já estou com vontade de voltar 😎

    Fiquei hospedada no Unique Park Chateau e por tudo que li sobre o hotel fui completamente preparada para me hospedar numa espelunca suja e da pior qualidade! O que não aconteceu, felizmente! O hotel é antigo, mas limpo, com uma cama ótima, chuveiro quente, ao contrário do que muita gente falava, quarto com cheiro de limpo, foi muito bem arrumado todos os dias e sempre que precisavamos de algo eramos prontamente atendidos! Ate me surpreendi com a velocidade dos atendimentos quando solicitavamos algo!

    Os funcionários da recepção são um capítulo a parte, extremamente atenciosos e solicitos! (Especialmente um recepcionista que trabalha durante o dia, chamado Gonzalo, mais paciente que ele impossível! Em alguns momentos até eu assumia que estavamos extrapolando e ele super tranquilo, atendendo mito bem todos os nossos pedidos!) Bem ao contrário do que dizem na internet! De fato, não tem mensageiros, que fiquem exclusivamente por conta das bagagens, mas sempre tem alguém disposto a ajudar!

    O café da manhã não é fico e farto como os cafés da manhã do Brasil, mas é “honesto”, não varia no dia a dia, mas é gostosinho!

    O Elevador, um dos itens mais comentados é muito pequeno, 3 pessoas no máximo e sem malas, mas fora isso, sem maiores problemas com ele!

    Recomendo o Unique Parque Chateau! Tem um localização incrível, equipe atenciosa, quartos limpos e confortáveis! Muito honesto!

Olá!
Vou a Buenos Aires amanhã, e ainda tenho uma dúvida… Se eu comprar com cartão de crédito ou débito, sei que a fatura virá com a conversão para dólar, mas, ai a dúvida, lá na Argentina a loja digitará na maquininha o preço em peso ou dólar? Alguem pode me explicar?
Grato.

    Vai ser digitado e cobrado em pesos. Quem faz a conversão é o cartão.

    Guilherme, não esqueça de ligar para o 0800 no verso do teu cartão e verificar se está habilitado para compras fora do país.
    Se não estiver, isso é feito na hora, pelo telefone.
    Estou lembrando isso, pois soube em BsAs que a maioria dos cartões emitidos no Brasil ( ao menos os com chip)tem sido “denegados” na hora de pagar .( algo a ver com uma zerada nos sitemas no inicio de 2010). Boa viagem !

    Usei o Master sem problemas , mas o Visa, só aceitavam com valores baixos. Ao chegar aqui, descobri que ” por uma falha no sitema, o meu cartão ( e de outros tantos) tinha *caido a autorização para uso no exterior*.
    A justificativa que recebi foi de que ,por segurança , os clientes devem solicitar o desbloqueio para compras no exterior , e por um prazo de no maximo 24 meses.
    Não sei é com todos os bancos …

    Eu também usei tanto o Visa quanto o Master (ambos com chip) esse ano, na Argentina e no Chile, sem problemas, e sem desbloqueio prévio. Acredito que essa política varie de banco para banco mesmo…

Oi Ricardo!
obrigada mas esse site eu já tinha entrado, to com uma lista aqui de sites de alugueis mas acho todos bem caros, queria alguma outra opção! =/
Me disseram que quando eles veem que a pessoa não é de lá, que cobram na maioria das vezes em dólar, é verdade?
Obrigada, abçs.

    Nada a ver Érika , já paguei uma parte em pesos e outra em dólar . As leis argentinas permitem a cobrança nas duas moedas.

    Se queres apes economicos , procura as ofertas de ultima hora ( com até 55% de desconto ) em https://www.desigbuenosaires.com/ ou no link de apes economicos do bytargentina.
    ( as taxas já estão incluidas no desigbuenosaires , já alugamos com eles e deu tudo certo)

    Nos apes economicos , não espere nada além do super basico , viu ?Normalmente são apes beeem antigos , a persiana pode não funcionar direito , não ter ar condicionado, estar precisando de pintura …
    Ah .. barato quer dizer 40/50 dólares americanos por dia .
    Menos do que isso só quarto compartilhado em albergue .

    Hummmmm, saquei, é que pretendo ficar 1 mes! Aí o mensal ja fica bem carinho!
    Mas to vendo que não tem outro jeito..=/
    Obrigada pelas informações!!
    abçs!

    Os valore de aluguel por 30 dias são bem inferiores aos semanais . Mas não creio que encontres nada decente por menos de 800 dolares o mes, que significa 27 dolares por dia .

    Se você vai ficar um mês, negocie que pode sair desconto. Mas não ache que você vai conseguir preço de aluguel de contrato longo para apenas um mês de permanência — a lógica deste mercado não é essa.

    Érika, ou você não está procurando o suficiente, ou está com valores inalcancáveis na cabeça.

    Eu aluguei um studio duplex por uma semana a 270 dólares (mais 45 de taxa da ByT). Na última hora, consegui um de 250 dólares pra cunhada do Nilo (mais 45 de taxa).

    A Sylvia achou um simplesinho na Recoleta por 30 dólares a diária na Desig.

    Por 60 dólares por noite você descola apês gracinha na Recoleta ou em Palermo.

    Não ache que eles enganam gringo, não: essas imobiliárias praticamente só trabalham com estrangeiros. Se há imobiliárias ainda mais em conta voltadas para o mercado argentino, a gente ainda não descobriu.

Olá Ricardo, achei seu blog agora procurando sobre essa questão do dólar mesmo!
estou querendo ir para Buenos aires ano que vem e to confusa com essa estória do dólar! Uma moradora de lá, brasileira, me disse que o dólar caminha como moeda junto com o peso. Fiquei bastante preocupada, pois estava dando uma olhada em apartamentos para alugar e estavam todos em dólar! então têm q ser pago em dólar? vc teria alguma outra forma de contato pra trocarmos informações?
Desde já agrdeço!
abços.

Eles também escrevem os incorretos “U$” ou “U$S”? Não me lembro…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito