Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

Ricardo,

Pretendo presentear minha irmã com uma semana em Cancum. São um casal jovem e gosta de balada e passeios.
Me sugeriram o The Grand Mayan Riveira Maya Hotel, vocês teriam alguma informação sobre o hotel, preços, locais para alimentação próximo já que não sistema all inclusive, ou se há é opcional.
Nesses casos em que não há all inclusive é oferecido ou menos café da manhã?

Socorro!

Por motivos de trabalho, só poderei viajar pro réveillon em 1.o de janeiro (eu sei, eu sei). Tava pensando em levar o namô pra Plaia, mas só terei oito dias (fora os dias de viagem; uns seis no destino). Muito pouco? Melhor deixar Plaia para quando tiver mais tempo? Quem me ajuda?

    Olá, Lucas! Você terá seis dias inteiros, já dá para curtir. É uma época de bastante agito e muito movimento; prepare-se para praias cheias.

Rs… sou um poço de indecisão! Vc sabe se a praia dos três lugares são parecidas e tem aquela visão que a gente espera ver no caribe?Tem alguma que ganha?

    Olá, Hanna! Leia sobre os três destinos aqui no site e siga seu coração.

Oi Bóia! Viajo em lua de mel agora em novembro…entre os três qual o destino mais indicado para nossa situação especial? Cancun (Melia), Playa(The Royal Playa del Carmen) ou Punta Cana (Barcelo Palace Deluxe)?
Obrigada.

    Olá, Hanna! Decida pelo destino, os hotéis são luxuosos e a época é equivalente nos três locais.

Oi, estou indo com uma amiga no final de agosto para Playa del Carmen. Gostaria de saber se ficarmos em um hotel apenas em Playa, podemos ir e voltar todos os dias para os passeios mais legais da região e quais seriam imperdiveis. E quanto ao hotel em Playa, qual vcs indicam alem do Deseo? Que fique proximo a praia e os bares a noite? Obrigada.

Obrigada Bóia!
Mais uma pergunta… As praias de Xcacel e Akumal vale a pena mesmo? Qual o melhor jeito de chegar até elas? Alugando carro ou tem agencias locais que levam até elas?

Ola Ricardo e Boia! Primeiro gostaria de te agradecer pelo Blog. Top Shelf info!!! Li muitos dos threads e quase todos os posts sobre Playa del Carmem e apesar de voce ter mencionado sobre os hoteis, ainda me permanece uma duvida e se puder me ajudar, ficarei muito grato. Inicialmente, um amigo e eu iriamos pra Cancun mas depois de ler que la Playa e’ uma mini Cancun com menos adolescentes, comeco a considerar melhor a “Playa”. Gostaria de saber se desembarcarmos em Cancun e formos pra Playa sem reservas em Hotel/Hostel/Airbnb, conseguiriamos algo la sem maiores problemas. Costumo viajar assim e tem dado certo rrsrsr. Sera que teremos problemas?? Mais uma vez, muito obrigado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito