Farellones e Valle Nevado: dicas para principiantes

Valle Nevado

As férias de julho chegaram e muitos brasileiros já estão de malas prontas para Santiago. Isso significa que muitos brasileiros estão também a dias de estrear em pistas de esqui. Por conta disso, compilamos alguns depoimentos de leitores sobre suas primeiras aventuras na neve em Valle Nevado e Farellones. São dicas úteis para todos os marinheiros, digo, esquiadores de primeira viagem!

As dicas do Everton:

A dica de que não vale a pena querer conhecer todas estações de esqui em um único passeio é valiosíssima. Fica muito corrido e extremamente cansativo. Se quer apenas brincar, não sabe esquiar e deseja apenas conhecer neve, Farellones é o mais indicado.

Não subam sem touca de lã grossa ou um esquentador de orelhas. Fiquei quatro dias sem sentir minha orelha.

Relato completo aqui.

As dicas da Gabi:

Vale a pena fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada, mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular a coisa fica bem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!

Relato completo aqui.

As dicas do Flavio:

Existem vários locais para aluguel de equipamento na Avenida Las Condes. A SkiTotal é a maior e tem pessoas que atendem em português, inclusive.

Para quem tem alguma noção de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, o snowboard é a melhor pedida. Para quem patina, ou já fez esqui aquático, é melhor o esqui. Todas as estações têm pistas para iniciantes e aulas, tanto em grupo quanto particulares.

Relato completo aqui.

As dicas do Estevão:

Se possível, aluguem os equipamentos nas próprias estações de esqui. Não comparei os preços, mas nas duas vezes alugamos em Santiago e afirmo que dá MUITO trabalho carregar toda a tralha (bota, esqui, bastões, mais os próprios pertences), procurar locker para guardar as coisas, etc.

Relato completo aqui.

As dicas do Márcio

Fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados, e com uma acolhida especial por conta do Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos à tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago lá embaixo.

Relato completo aqui.

As dicas do Hugo

Fui ano passado a Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco, e nós, pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja com equipamento entrar na área da estação. Ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos; como nosso filho tinha apenas 3, não podia ir (este ano a regra mudou; tem que ter pelo menos 1 metro de altura). Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe. O que fizemos? Fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado, e pudemos brincar na neve e ensaiar umas escorregadas.

Relato completo aqui.

Obrigada, pessoal!

Você também já fez sua estréia nas montanhas de Santiago? Deixe outras dicas pra gente!

Leia mais:

214 comentários

Olá pessoal,
Estou indo para Santiago em Setembro juntamente com minha mãe que é uma senhora de 67 anos. Teremos apenas 03 dias na cidade e nosso maior interesse são os vinhos. No entanto, estou com uma dúvida: o passeio à estação é imperdível mesmo para quem não vai esquiar? Existe passeio à estação de Farellones de apenas 1/2 dia, pois gostaríamos de apenas conhecer o lugar. Desde já agradeço. Obrigada!

    Olá, Daniela! Farellones não abriu esse ano por insuficiência de neve na sua área. Qualquer passeio à montanha acaba tomando um dia, são duas horas para chegar, duas para voltar.

    Oi Daniela,
    Eu acho que o passeio às estações de esqui vale mais a pena para quem vai esquiar. Se for de van, perde-se o dia todo e Santiago tem muitas outras coisas legais para fazer. Uma alternativa seria contratar um taxi para levar vocês até lá e voltar, só para ver a neve, mas mesmo assim tem que contar umas 4 horas entre ida, parada e volta.
    Boa viagem!

Oi pessoal!
Voltei de Santiago no dia 12, domingo passado. As iformações do site (posts e comentários) me ajudaram muito a organizar a viagem. Passo aqui para retribuir. A viagem foi ótima, eu e meu marido ficamos no Radisson em Las Condes e foi tudo perfeito, reservei pela internet (booking.com) e deu tudo certo. Fomos a Valle Nevado no dia 09. Farellones estava fechado por falta de neve. Estava calor e o excesso de roupas atrapalhou um pouco. Fomos de van pela Ski Total e alugamos as roupas e equipamentos na estação de ski, o que foi muito melhor porque quem levou tudo teve que carregar o equipamento desde o estacionamento até a pista, o que é bem cansativo. Sobre as roupas, é bom ficar atento porque não precisa alugar tudo (os óculos e casacos usamos os nossos, sem problemas). Eu optei por fazer uma aula de ski e valeu a pena, ajuda muito para quem vai pela primeira vez. O ingresso pode ser comprado junto com a aula, sai mais barato para os iniciantes, paguei R$ 180,00 por duas horas de aula e acesso as pistas. Surpresa boa foi ter 20% de desconto no ingresso, aluguel de roupas e na van pagando com cartão Itaú. Importante, o desconto para roupas e equipamentos é só lá na loja de Valle Nevado, quem aluga antes não tem. Agradeço as dicas de todos e boa viagem!

Ola, parabens pelo blog. Estou indo dia 22/8 para santiago e programei fazer o passeio de 1 dia a uma estação de ski com meu namorado. Vi que ja esta nevando em el colo
rado. Duvida, nao quero esquiar, quero brincar na neve apenas. Se eu for direto para el colorado, e nao gostar, as 2 estações tem ligaçao, posso ir para farellones ? Onde eu aproveitaria mais ?
obrigada desde ja.

    Olá, Adriana! Até onde sabemos, parece que Farellones não abriu este ano por falta de neve.

    Adriana, eu fui na semana passada (escrevi um comentário aí) e fiquei o dia em Valle Nevado (Farellones estava fechado). Pela ski total tem uma opção de fazer um tour pelas três estações mas acho que é muito cansativo. A outra opção é escolher uma estação e passar o dia, mas aí, se for de van, chega de manhã e só volta à tarde, não tem como ir para outra estação, nem ir embora mais cedo. Se for de carro, dá para ir a uma e depois à outra (El Colorado e Valle Nevado são na mesma direção). Se vocês não querem esquiar eu acho que nem precisa comprar ingresso para as pistas, pelo que eu entendi o ingresso só é necessário para acessar as pistas e usar o teleférico. Boa viagem!

Seu post é maravilhoso e foi muito importante para a nossa viagem ao Chile com a nossa filha de 7 anos e fiquei com vontade de compartilhar nosso diário-está meio grande mas sempre ajuda em algo, infelizmente não deu para fazer tudo teremos que voltar mas foi muito bom.
Queria de novo agradecer este seu empenho.
Pena que não deu para fazer compras e ir aos outlets mas acho que tb não perdi tanto.
Depois de um contratempo na minha viagem marcada para 13/7/12 por não conseguir embarcar (lembrem carteira de conselho e de motorista não é aceito, só IFP), tive que alterar toda minha programação, começo aí meu texto agradecendo a Ski Total, especialmente ao Pedro e a Aline que me atenderam prontamente, em um momento que eu e minha família estávamos muito nervosos, sem saber o que fazer e nos tranqüilizaram falando que aguardariam os acontecimentos com a alteração da data ou desistência. O hotel foi alterado (mas nesta altura tudo bem) para o RQ Suíte no centro de Santiago, dentro de um complexo comercial – o local não é bom fica muito deserto e longe da maioria das atrações só é perto do Palácio de La Moneda e tem um supermercado e uma pizzaria no subsolo, indico ficar em Providencia, Vitacura e Las Condes.
Graças a Deus conseguimos alterar o vôo para 23/7/12 e eles na maior boa vontade, sempre retornado contato e com profissionalismo alteraram todas as datas dos passeios, hotel, traslado etc.
Dia 23/7-segunda- estávamos nós de volta ao aeroporto do Galeão, entretanto era para chegar em Santiago 1 h da manhã de terça, chegamos as 5 da manhã de terça dia 24/7, mas felizmente tinha a pessoa da Ski Total esperando a gente e uma programação para às 7 hs (ir direto para a estação esquiar) que foi prontamente dada a idéia pela empresa de ser alterada por outra programação mais light às 8:30 hs, onde fizemos o tour nos Andes que é interessante só para quem quer apenas ver neve e conhecer as estações porque para quem quer esquiar, é perda de tempo e dinheiro. Fomos em Valle Nevado, bonito mas bem lotado, estrutura média para o preço cobrado, El Colorado-gostei e voltei, La Parva – tipo casa de praia, local que as pessoas tem apartamento e vão esquiar e por último Farellones que não tinha nem um pingo de neve mas deve ser lindo todo branco e foi onde paramos para dormir neste dia no Challet Valluga – fofíssimo, maravilhoso, atendimento 10, super família, tudo novinho, quarto fofo (só o banheiro era bem pequeno), jantar delicia, lareira, vinho (pena que não fomos no ofurô). Super indicado para quem for para as estações, eles também foram super solícitos, quando tive que alterar a data, se voltasse ficaria lá e queria agradecer e parabenizar Belen e Xavier pela disponibilidade.
Dia 25/7, quarta pela manhã acordamos com aquele visual deslumbrante, café deliciosa e fomos esquiar em El Colorado.
Fizemos a aula coletiva – é bem dificil só deu para ficar na parte de principiante aprendendo a frear e a fazer curvas e muito mal. A bota machuca e só aguentamos neste dia estas duas horas de aula rezando para tirar o equipamento. Não esqueçam de alugar o locker para colocar as botas e trocá-las após acabar a aula.
Minha filha fez mini escuela de esqui pela manha e amou, a bota de esqui não
machucou, não quis tirar, só queria esquiar e já foi pedindo para voltar outro dia. Adoramos lá pessoal simpático, lugar gostoso com restaurante, Express e café com larerinhas do lado de fora !!!!
Dia 26/7, quinta fizemos o city tour pela manhã mas dá para fazer tudo sozinho, com o ônibus de dois andares (Turistik), a tarde que íamos no parque Kidzania estava esgotado (tem que comprar com dias de antecedência mas vale a pena). Fomos patinar no gelo no Shopping Parque Arauco.
Dia 27/7, sexta voltamos para El Colorado para esquiar, como gostei fiz aula particular de 1 h com minha filha que não quis, de novo, tirar o esqui e a tarde a colocamos na mini escuela.
Dia 28/7,sábado fizemos o tour do vinho em Isla de Maipo, personalizado com um grupo de apenas 6 pessoas (nós 3 e mais 3 pessoas), o que valeu super a penas, foi bem mais tranquilo, com mais explicações, sem aquele monte de gente, mas para criança, é um pouco complicado mas se for tranqüila como minha filha ok, ela tem 7 anos e se comportou com uma lady – super parabéns para ela.
Primeiro fomos a vinicola De Martino, fizemos um tour pelo processo de fabricação e ao final degustação – local lindo e degustação bem explicada e interessante.
Pegamos uma charrete e fomos para uma casa artesanal de pisco e após para
os maiores hectares da vinicola onde tomamos vinho in loco, foi uma
delicia – algo super diferente e personalizado”. Depois fomos a uma bodega boutique onde o enólogo era chileno que morou na França e produz vinho, espumante e um vinho licoroso. Deu explicações e fez também degustação.
Almoçamos em um restaurante chamado Granja Educativa (muito bom) e depois fomos na vinicola Terramater, onde além de comprar uma caixa de vinho barato (outlet-média 3000 pesos cada), ainda compramos o azeite de oliva extra virgem premiado como o melhor do mundo.
Dia 29/7,domingo fomos ao parque Kidzania que é muito legal, quem tem criança não pode deixar de ir, um dos parques mais criativos que já vi, é uma mini cidade em que as crianças recebem um dinheiro inicial e de acordo com as atividades que vão realizando podem gastar o dinheiro como no salão, cursos de fazer pão, dirigir um carro, etc e podem trabalhar para ganhar dinheiro como médico, pintor, frentista etc, muito interessante – valeu muito a pena.
Achei particularmente a comida cara para o que oferecem.
O aluguel de roupa para esquiar é imprescindível e o ideal é já ir pago ou alugar em Santiago (na hora de ir alugar- mulheres-irem com uma legging, uma segunda pele(ou termica) e uma blusa fina com um casaco que será retirado e homens com calça de helanca/jogging e uma blusa termica com uma fina e casaco que será retirado) e o equipamento como falaram, alugar só na estação para não ter problemas de ajuste e tamanhos. Separar um bom dinheirinho porque se gasta um dinheiro neste dia, inclusive com aulas, teleférico para passeio que é separado.
Estava bem frio mas suportável, sempre com uma blusa térmica (ou segunda pele), outra blusa e o casaco.
Não conseguimos ir no Museu Interativo, deixa para uma outra vez…
Dia 30/7, voltamos para o RJ.

Em julho do proximo ano pretendo ir para Paris, Austria, Suiça e Alemanha e seu site será meu guia.

Beijos e obrigada

Olá pessoal. Mais uma vez, parabéns pelo site e pelas dicas. Vou esquiar no começo de Setembro, e como muitos, fiquei um pouco preocupado com a situação da neve. Então, pra resumir e pra ver se entendi: somente farellones está com problemas, correto? La parva, valle nevado e el colorado, estão funcionando a todo vapor???
Grande abraço

Ola, irei a Santiago ao inal do mês de agosto. Quero saber se há algum passeio para valle nevado que retorne o masi cedo possivel, pois não quero passar o dia inteiro lá, apenas conhecer e voltar. Obrigado.

Cada vez que leio mais posts fico mais confusa.
Devo comprar tickets para El Colorado e pegar o tal onibus gratuito para almoçar em farellones? Depois do almoço posso ficar brincando no tubbing ou algo assim…
Minha mae e sogra que nao vao esquiar so precisam alugar as botas? Porque eu tenho casacos impermeaveis que posso emprestar a elas… entao so gastariamos com as roupas completas de ski, eu, minha cunhada e meu marido! Estou achando esse passeio tao caro, realmente nao consigo entender o que esta incluido nos tickets, voces acham muito perrengue tentar reservar tudo assim que chegar em santiago? Porque pelo site acho que nao vou conseguir tomar nenhuma decisão…

    Olá, Claudia! Quem não vai esquiar só precisa de botas impermeáveis de verdade, luvas, gorro e casaco pesado. Alugue o que você não tiver.

    Oi Claudia, sei como é confuso e vou dar apenas sugestão.
    Roupa:
    -para sua mãe e sogra-empresta os casacos empermeáveis e aluga botas e luvas impermeáveis (não sei se as calças seriam realmente necessárias)
    -para vc, sua cunhada e seu marido-bota, calça, jaqueta, luva e oculos impermeavel (ideal levar gorro e jaqueta)
    -vc vai por conta propria? Se for vai bem cedo (7 hs da manha), senão vai em uma destas agencias ski total, turistour etc (alguns dias antes) e alugue o transporte de ida e volta e as roupa (sem equipamento)- será assim: no dia vc vai para a agencia, pega as roupas e sai para a estação, aconselho El Colorado.
    Chegando lá vc vai para o local onde se compra as aulas que se vcs nunca esquiaram é ideal comprar a aula coletiva com equipamento incluido para iniciantes que dura 2 hs e custa 39000 pesos por pessoa-dependendo da hora que chegar não sei se pegará a aula de 11 hs ou de 14 hs. Antes de pegar o equipamento, vá alugar o locker para guardar bolsas e deixar depois a bota (o locker e no subsolo da lanchonete).
    Desçam para o equipamento (perto do horario da aula, senão não conseguirão ficar andando com a bota do ski) e 16:3/17 hs é o horário que estarão descendo.
    Mães e sogras ficarão curtindo o café, almoçando e olhando a vista, se quiserem subir em um teleferico que é para quem nao vai esquiar, será 12000 por pessoa (se vcs tb quiserem ir com elas o ticket da aula que permite vcs ficarem zanzando pela pista, não dá direito a este teleferico, vcs terão que pagar separado pq o ticket de vcs dá direito ao teleferico de quem sobe para descer de esqui, estágio este que não cheguei ahah)
    Espero ter ajudado.

    Ana e A Bóia, pelo seu comentário, penso que você deve conhecer bem as 4 estações de esqui.
    Vou com marido e 2 filhos adolescentes em julho de 2013, planejando Santiago e ficar hospedada em alguma estação de esqui.
    Nosso objetivo, além de curtir o frio e a neve é também termos aulas de esqui.
    Pensei em ficar no máximo 3 noites.
    A princípio estava planejando ficar hospedada em Farellones (Custo/benefício), mas lendo este blog e comentários, estou em dúvida…
    Parece que você simpatiza mais com El colorado? Por quê?
    Ficar hospedada em Valle Nevado,fica muito mais caro que nas demais?
    Gostaria também de sugestões de locais para ficar hospedada.
    Aguardo.
    Mônica

    Olá, Moniquinha! El Colorado e Farellones são praticamente uma estação só. Farellones tem um parque de diversões na neve, El Colorado é uma estação de esqui mais convencional.

    Valle Nevado é mais cara.

    O site de El Colorado traz opções de hospedagem:
    https://www.elcolorado.cl/hospedaje/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito