Itacaré: leitores relatam dois assaltos na Tiririca no feriado

Praia do Resende, Itacaré

Post de 2012

Depois de um ano sem registrar novos depoimentos sobre assaltos nas trilhas, a questão da violência em Itacaré volta em cartaz aqui no site.

Dois leitores foram vítimas de assaltos semelhantes, no mesmo lugar, com diferença de dias, agora no feriadão de 1º de maio. Ambos estavam hospedados em pousadas na praia da Tiritica e foram interceptados por um encapuzado armado de revólver quando iam no fim da tarde para a Pituba (a rua dos bares e restaurantes, perto do centro).

A primeira foi a Bia, na sexta dia 27. “A polícia nem apareceu. Todo mundo sabia e ninguém avisou do perigo para a gente deste trecho no fim da tarde”, conta ela.

O segundo relato foi do Ari e da Mariana, que são portugueses e escolheram se hospedar na Tiririca para estar na praia e ao mesmo tempo perto do centro. Eles foram assaltados no 1º de maio. “Embora uma senhora no centro tenha nos avisado do perigo, o caminho era curto e facilitamos”, diz o seu relato.

Realmente, a distância é curta: 10, no máximo 15 minutinhos a pé. As pousadas na Tiririca são rústicas e são as únicas pé-na-areia na zona urbana de Itacaré. Durante o dia, tanto a Tiririca quanto a sua vizinha Resende (na foto do alto) são movimentadas; no fim da tarde é que a região fica erma.

Agora: se todo mundo na cidade sabe que acontecem assaltos no fim da tarde na região, por que raios não há policiamento?

Não dá para entender.

Leia mais:

Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

De ônibus pela Costa do Dendê

42 comentários

Já fui em Itacaré inumeras vezes (mais de 10 vezes ao longo dos ultimos 6 anos) e nunca vi, nem passei perto de nenhum episodio de violencia ou assalto, mas é sempre bom estar atento.

Acabei de ler praticamente todo o relato do Site e uma coisa me intrigou. Li diversos comentários sobre assaltos em Itacaré e cheguei até comparar com outros sites de noticias para me certificar da veracidade. Mas, de algum tempo para cá, talvez em média 1 ano, acabaram os comentários. Não estou julgando, mas, será que a cidade realmente virou referencia em segurança, as pessoas pararam de relatar, ou… outra coisa qualquer? Estou de viagem marcada para lá, quero muito conhecer pela beleza da região.. Vou pesquisar, entrevistar e procurar entender a situação real, na volta deixo o meu relato detalhado.

    Olá Daniel,
    voce chegou a viajar para Itacare ? O que constatou em relação a segurança e a estes relatos do assalto ?
    Estou indo para lá em breve.

    Quando fui à Itacaré, uns quatro anos atrás, já se falava nesses assaltos. Fui a tudo que é praia, muitas trilhas e não aconteceu nada. Não deixe de conhecer as praias mais lindas do litoral da Bahia. Imperdível.

    Estive em Itacaré em janeiro com minha esposa, e confesso que fiquei encantado com a tranquilidade do lugar. Me chamou a atenção o fato de eu não ver um polícia na cidade, ficamos dois dias lá. No entanto, não ouvi nenhum caso de assalto, pelo contrário, muita tranquilidade. Muitas famílias com crianças, as praias belíssimas, gastronomia muito boa e variada, pousadas excelentes.
    Um dos lugares mais bonitos que já visitei, indico para todos.

Oi Bóia,
Cheguei de uma viagem à Bahia semana passada. Sempre viajo com dicas do VNV, todas ótimas e depois que o conheci minhas viagens são muuuuito melhores, por isso sinto-me obrigada a colaborar com informações fresquinhas de Itacaré! Bom, fiz as trilhas, andei entre tiririca e conchas, com cuidado, é claro, mas o policiamento está muito melhor na cidade. Perguntei a um guia sobre os assaltos e ele me respondeu que os bandidos não eram da cidade, eram de fora e que a polícia “eliminou” o problema, uih! Nem perguntei como!
Fiz uma pequena enquete sobre o assunto com moradores e turistas que encontrei e ninguém viu ou ouviu falar. Apenas ouvi do garçom de um restaurante pra que eu tivesse cuidado com minha bolsa, mas isso eu tenho em qualquer lugar do mundo rsrs! Beijo e mais uma vez, obrigada!

    Obrigada Valeria pelo relato. Estou indo para Itacare em Junho e estava morrendo de medo, ate pensei em ir para outro lugar. Se alguem mais tiver noticias, agradeco o relato da experiencia.

    Mariana,
    Gostaria de saber como foi o seu passeio em Itacaré. Ainda recebo relatos de assalto na região, principalmente nas trilhas. Estou planejando uma viajem para lá no mês que vem.
    Se alguém tiver ido recentemente e quiser deixar o seu depoimento ficarei grato!

    sds,
    Daniel

Interessante perceber que relatos de assaltos em Itacaré estão sendo deletados. Muito estranho. Eram vários e se tornaram 2 conforme o título, vou espalhar por aí que site que era tão bom está fazendo isso. Uma pena

    Gostaria de saber sobre a segurança em itacaré (principalmente nas trilhas) e se os relatos sobre assaltos ainda continuam. Ficarei Hospedado no Ecoporam e gostaria de saber se existem relatos de assaldo nos percursos próximos a região.

    sds,
    Daniel

    Olá, Daniel! As últimas notícias são de que o trio que fazia os assaltos nas trilhas foi preso em janeiro. O policiamento aumentou na região. Se for fazer as trilhas, tenha cuidado e siga as recomendações dos guias.

Estou pensando em passar uma semana em maio em Itacaré. Goastaria de saber sobre o clima, se ainda estão ocorrendo assaltos nas trilhas e se a pousada Atlântica é bem cotada.
Agradeço pela atenção,
Ana Luísa

Passarei alguns dias no final deste ano na pousada Pedra Torta. Alguém já escutou falar? Comprei sem antes consultar a Bóia:( Ví as fotos depois e acho que não irei gostar…

Poxa! depois de ler os comentários estou feliz e confusa… Feliz por saber que podemos dar Graças à Bóia! por ter um site tão útil no Brasil(não viajo sem antes checar, de jeito nenhum.) Mas dessa vez foi uma correria. Comprei para depois checar e estou bem arrependida de não ter optado por Trancoso na hora que estava na agência…
Por falar nisso, alguém sabe quais são as regras legais no caso do consumidor se arrepender e desistir/ modificar o destino à véspera da viagem? (ps. comprei na agência de turismo – aéreo, pousada + transfer) Eu estou bem tentada a mudar para Trancoso, caso o preço fique quase ela por elas. Afinal, que graça tem viajar e ficar estressada com ladrão?

Nossa, tô muito assustada com esses relatos de assaltos… tô querendo ir pra lá no carnaval, mas diante desse quadro de violência, fica a dúvida: onde se hospedar? Na praia de Tiririca eu não me hospedarei justamente por causa dos assaltos. Não estou a procura específica de descanso ou badalação, quero apenas conhecer as praias lindas e o carnaval será a única oportunidade que terei. Alguém me sugere o melhor lugar pra eu pegar hotel/pousada? Desde já agradeço muito!

Estive lá agora no feriado de 2 de novembro. Houve um assalto numa trilha, a de Jeribucaçu. O pior é que a galera estava COM GUIA!!! Bateram no guia, renderam a galera, levaram máquinas, dinheiro, cartão, tudo! Isso foi no dia 31 de outubro. A cidade inteira ficou sabendo, mas até o dia que eu fui embora não pegaram ninguém lá. ITacaré é uma cidade maravilhosa, mas está ficando perigosa viu!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito