Leitores relatam problemas com o VTM do Banco do Brasil

Moedas

As reclamações vinham pipocando há algum tempo. Leitores se queixando que seus VTMs emitidos pelo Banco do Brasil não eram aceitos no comércio ou então eram engolidos na hora de fazer saque.

O problema de aceitação é comum a VTMs que não têm o nome impresso. Muitas lojas, sobretudo na Espanha, exigem documento de identificação para comparar com o nome do cartão. E sem nome no cartão, como comparar?

Já o engolimento do cartão pelos caixas automáticos parece ter a ver com a falta de chip. Só que há outros VTMs sem chip no mercado, que não parecem dar problema como o do BB. (Fui verificar o meu próprio VTM e vi que não tem chip; sempre saquei normalmente, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.)

Anteontem a leitora Mariana Nissen publicou este longo comentário na nossa página do Facebook. É um relato que ela está compatilhando em outros blogs e mídias sociais. Está tão bem escrito e embasado, que não dá para não tranformar em post:

Comprei euros através do serviço Visa Travel Money do Banco do Brasil acreditando na propaganda do funcionário que dizia ser essa a forma mais eficaz e segura de levar dinheiro para a Europa. No entanto, o cartão NÃO funciona na Espanha e me sinto agora refém do Banco do Brasil, com mais de 3.500 euros que não posso gastar, nem sacar.

1. Não é possível sacar dinheiro com o cartão. O meu cartão principal e o reserva ficaram retidos em caixas eletrônicos. Me queixei com o Banco do Brasil em Madri, e, excepcionalmente, me deram outros dois cartões, já que a central de atendimento disse que demoraria 21 dias para enviá-los e o Banco do Brasil confirmou que esse é um problema freqüente na Espanha. No entanto, ao tentar usar um desses cartões para saque, novamente o caixa eletrônico engoliu o cartão. A atendente da Central de Atendimento do Banco do Brasil me explicou que isso acontece porque alguns caixas eletrônicos não reconhecem os cartões sem chip. Por que então o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip? E como faço para me certificar que posso tirar o dinheiro e não ficar sem cartão e dinheiro novamente?

Solicitei ajudar para localizar um banco e/ou fazer um saque emergencial, para tirar o dinheiro pré-pago, ou seja, dinheiro meu, já adquirido. Mas o Banco do Brasil e o Visa dizem que não podem me ajudar. Que o meu papel é educar as lojas na Espanha sobre esse novo produto e as suas vantagens. Sinto muito, mas não estou aqui para educar ninguém, e muito menos atuar como embaixadora de empresas tão importantes como Visa e Banco do Brasil. Tudo o que eu quero é ter em mãos o meu dinheiro.

2. As lojas não aceitam porque não aparece nenhum nome de cliente no cartão, e na Espanha todos checam a identidade do cliente antes de finalizar a compra com cartão. Se insistir, ameaçam chamar os seguranças. Para evitar esse problema bastaria imprimir o nome do cliente no cartão.

3. Nas poucas vezes que aceitaram, depois de certa insistência, a máquina não solicita o pin. Ou seja, não existe nenhum tipo de segurança extra, tal como o Banco do Brasil vende. Por que o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip, não sei. Solucionaria também o seu uso em qualquer ATM com bandeira Plus, e não apenas em alguns, aleatórios, como ocorre no momento.

4. Me dão como solução estornar o dinheiro para a minha conta corrente, sendo que comprei o euro a 2.81 e querem me devolver a 2.54. Ou seja, não é uma solução, principalmente porque continuo na Espanha e necessito euros, não reais.

Resultado, estou na Espanha, com um saldo de mais de 3.500 euros no Travel Money, mas sem poder comprar ou retirar dinheiro com dito cartão. O Banco do Brasil e o Visa se negam a ajudar no meu caso, dizendo que não tem registro de outro procedimento. Tenho um bebê de sete meses, contas para pagar, dinheiro economizado, mas retido agora por um cartão inútil.

Tudo o que eu peço é uma indicação clara de como eu posso sacar todo o meu dinheiro e deixar para sempre de contar com o Visa Travel Money do Banco do Brasil, já que o serviço não funciona na Espanha.


Mais problemas com o VTM do Banco do Brasil na Europa

O Viaje na Viagem alerta: procure comprar VTM com nome impresso e chip. Sempre pergunte à sua corretora sobre a possibilidade de gravar o nome e sobre a disponibilidade de cartões com chip.

Volto a lembrar também a inconveniência de depender 100% de um único meio de pagamento. Todos podem dar chabu. Dinheiro pode ser perdido, cartões podem ter problema de rede ou senha, e você pode precisar de mais dinheiro do que levou. Leve um pouco de dinheiro vivo, habilite o cartão da sua conta bancária para saques internacionais, leve um VTM e um cartão de crédito em qualquer viagem.

Leia mais:

287 comentários

Estou com o mesmo problema em junho de 2015. Simplesmente o cartao VTM nao funciona e nao consigo fazer saques.

Me sinto aliviada por ter encontrado antes os comentários de vocês , pois estava prestes a adquirir o travel BB como uma acertada escolha , depois de ver tantos problemas , já desisti !

Bom dia, pessoal! Agora fiquei assustada! Esses problemas com visa travel bb continuam? Estou prestes a adquiri-lo! Tenho 2 cartoes internacionais (visa e master) mas sei que fica muito mais caro utiliza-los, embora vá ativar. Algumas agencias que contatei trabalham com cheques de viagem mas ja informaram q nao sao bem aceitos em Lisboa, pra onde vou em 2 semanas, e aconselharam levar $ espécie,(o que acho arriscado), pq o cartao tambem nao é mto bem aceito, além de eu precisar de grana trocada pra peq serviços pq nao dão troco. Impoem limite também (mínimo mil euros). Vou ficar só por uma semana. O que me sugerem?É minha primeira viagem internacional. Grata. Leh Miranda

    Morei por um ano em Portugal e nunca tive problemas com VTM, porém uso da B&T, que tem chip.

Apesar das explicações evasivas dadas pelo BB para o engolimento dos cartões, minha experiência me leva a acreditar que o problema é causado simplesmente pela mudança no material e/ou densidade dos cartões emitidos a partir de uma data que não sei precisar, em 2012 ou 2013.

A minha experiência: eu e mais 4 colegas passamos 2 anos na Itália (sempre viajando por diversos países); do final de 2011 ao final de 2013. Todos, em algum momento, usamos o VTM do BB. Três de nós, desde 2011. Nunca tivemos problemas com saques, o cartão “antigo” sempre funcionou, em centenas de caixas pela Europa (os meus ainda funcionam, final de 2013).

De nós 5, 2 decidiram adquirir o VTM tardiamente, e outro precisou pedir cartões novos, acredito que por ter perdido os originais. Os cartões novos eram notavelmente mais moles que os antigos. Percebemos isto antes de qualquer cartão ser engolido.

Não me lembro se, desses 6 cartões novos (2 por pessoa), algum permitiu algum saque bem sucedido – acredito que não. O que me lembro é que em poucos dias, todos os cartões tinham sido engolidos por máquinas diversas de bancos diversos.

Enfim, acho extremamente improvável que a ausência de chip tenha qualquer coisa a ver. Acredito, também, que o comunicado oficial enviado pelo BB aos clientes (algo do tipo “as novas máquinas da Europa estão engolindo os cartões, mas a culpa NÃO é nossa” – nos 2 anos na Itália não percebemos nenhuma atualização nos caixas que usávamos mais) seja ou uma tentativa de explicar um problema que eles não entenderam, OU simplesmente uma transferência de culpa – com que frequência você vê instituições do tipo assumirem erros?

Olá, confirmado ! É seis por meia dúzia ! o recall promovido pelo Banco do Brasil para os cartões VTM não será para troca-los por cartões com chip e nem ter a possibilidade de se colocar o nome !
O banco do Brasil está, para dizer o mínimo, um passo a traz em questões de tecnologia e segurança ! Gasta-se dinheiro para um recall que não resolverá os problemas apontados pelas maioria dos seus clientes ! Sem falar em não contar com um aplicativo para internet para se bloquear o cartão em caso do mesmo ser roubado ou engolido nos ATM´s do Primeiro Mundo. Mas o problema nunca é do banco emissor do cartão VTM sem chip e sem identificação de Terceiro Mundo! Haja Paciência !

Olá Bóia e todos! Vamos viajar com o Global Travel da AMEX para a Itália! Algum relato de recolhimento em caixa eletrônico ou não aceitação neste país?

Usei muito em Portugal e Sul da Espanha (Sevilha). Tive poucos problemas e foram raros os casos de solicitação de identificação e chip! O cartão foi bem aceito!

    Olá, Nanda! Deve ser semelhante ao que você experimentou na península ibérica.

Olá. Adquirimos o cartão Visa Travel do Banco do Brasil por ter mais confiança; utilizamos na Europa em março e abril deste ano, apenas em locais com atendente. Posto de combustível ou supermercado automático (autoserviço), nem adianta tentar que não funciona. Apenas em 1 supermercado se recusaram a aceitar e precisei pagar com dinheiro (euros).
Acho errado não colocarem o chip nem o nome, pois se vinculam (obrigam) a uma conta corrente, deveriam providenciar. E ao ligar para o 0800 do banco, tudo que sabem é dar respostas prontas, quase máquinas automáticas.

Também recebi a carta, as deu a entender que será seis por meia dúzia ! Continuará sem nome e sem CHIP ! Alguém já efetuou a troca para confirmar ? Só poderei trocar em janeiro/2014, estou curioso ! Também já perdi 2 cartões VTM BB em viagens distintas , sendo um em Madrid no próprio aeroporto e outo na Itália em Orvieto !

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito